Depois de reconhecer a minha cidadania, meu cônjuge tem direito?
Todo cônjuge de cidadão italiano, homem ou mulher, pode requerer o que chamamos de NATURALIZAÇÃO POR MATRIMÔNIO.
Em primeiro lugar, deve-se entender qual é mesmo a diferença entre RECONHECER a sua cidadania italiana e NATURALIZAR-SE como italiano.
Como vários países da Europa, a cidadania italiana se baseia no princípio do “ius sanguinis” (direito de sangue). Deste modo, filhos de cidadãos italianos também são considerados italianos, independente do lugar onde nasceram.
Além disso, deve-se lembrar que a cidadania italiana não possui limite de gerações e que qualquer descendente pode reconhecer sua cidadania, mesmo que seus ascendentes não tenham feito.
Como em qualquer lugar do mundo, ao nascer um filho, você deverá declara-lo junto às autoridades da sua nação, para que ela possa reconhece-lo.
O que aconteceu em muitos casos, foi que os genitores italianos nunca declararam os nascimentos dos seus filhos e, portanto, estes descendentes nunca tiveram suas cidadanias reconhecidas, apesar de serem considerados italianos desde seus nascimentos.
Tal declaração só pode ser feita até o filho completar 18 anos. Caso não seja feita até este momento, o descendente deverá se manifestar através de sua própria vontade para reconhecer o seu direito à cidadania italiana.
É isto que vemos atualmente. Milhares de italianos não reconhecidos, pois jamais foram declarados junto às entidades governamentais italianas, e que, agora, estão se manifestando para reconhecer suas próprias cidadanias.
Portanto, vejam que o princípio “ius sanguinis” dá o DIREITO de qualquer descendente de italiano a RECONHECER a sua cidadania italiana, já que ele era italiano desde que nasceu, mas que ainda não foi reconhecido perante os órgãos italianos.
A NATURALIZAÇÃO, no entanto, não se trata de um reconhecimento. Na verdade, ela é uma possibilidade que o governo italiano dá a pessoas que cumprem alguns requisitos.
A naturalização pode ser dada de diversas maneiras, como por exemplo, tempo de residência na Itália e casamento com cidadão italiano. Como estamos falando da naturalização por casamento, vamos nos aprofundar apenas neste tópico.
A regulamentação dos pedidos de naturalização por matrimônio aos cônjuges de cidadãos italianos é feita pelo artigo 5, da lei de 05/02/1992, que sofreu modificações em 2009, com a lei 94.
Para que se possa requerer a naturalização italiana por casamento, é necessário cumprir alguns requisitos. Vejamos quais são:
- Se residente na Itália, deverá comprovar residência no país, por no mínimo dois anos e comprovar que está casado com cidadão italiano por, pelo menos 2 anos também;
- Se residente no exterior, é necessário confirmar apenas que está casado com o cidadão italiano por 3 anos. Se o casal tiver filhos menores de 18 anos, o tempo de casamento se reduz pela metade e passa a ser de 1,5 anos.
Se o requerente cumpre estes requisitos, ele poderá pedir sua naturalização imediatamente. Nós explicamos como, mais abaixo neste post.
O processo é bastante simples, mas é um pouco demorado. Depois da apresentação do requerimento, o prazo legal é de 730 dias. Na prática, vemos que alguns casos levam mais que isso e alguns outros levam menos. A verdade é que depende bastante de cada caso e do período em que se apresenta o pedido.
Deve-se lembrar que o casamento deve ter sido celebrado no civil e que não é válido o estado de união estável, pois isto não é reconhecido na Itália.
Além disso, deve-se comprovar que os cônjuges vivem juntos na mesma habitação e o casamento não pode ser interrompido durante o prazo de deferimento da naturalização, que se encerrará com o juramento junto à entidade responsável pelo atendimento em sua jurisdição de residência.
É muito fácil requerer a naturalização pelo casamento. Para entender melhor como faze-la, acesse o link do consulado de São Paulo, que detalha com muita minúcia os procedimentos até a apresentação do pedido:
http://www.conssanpaolo.esteri.it/consolato_sanpaolo/pt/i_servizi/per_i_cittadini/cittadinanza/cittadinanza.html
Caso tenham qualquer dúvida, por favor, comente em nosso blog ou página do facebook. Caso prefira, nos escreva um e-mail para contato@gattocidadania.com
1 de maio de 2016 ∣ 08:56
Ricardo Betiatto
Qual o posicionamento de vocês acerca desta recente decisão do STF:
http://jota.uol.com.br/stf-decide-brasileiro-nato-pode-perder-nacionalidade-e-ser-extraditado
2 de maio de 2016 ∣ 08:56
gatto
Olá Ricardo, tudo bem?
Esta notícia não age sobre pessoas que reconheceram suas cidadanias, através do princípio IUS SANGUINIS.
Veja que a notícia retrata o caso de uma pessoa que RENUNCIOU a cidadania brasileira, ao optar pela cidadania americana.
A renúncia à cidadania brasileira só se dá mediante uma declaração de própria vontade do requerente. Nestes caso, como a pessoa não era mais brasileira, esteve sujeita à extradição por ter cometido um crime no país onde possui nacionalidade, no caso, os Estados Unidos.
Descendentes que reconhecem a cidadania italiana jamais precisarão renunciar a cidadania brasileira, a menos que queiram e o façam por livre e expontânea vontade.
Um abraço,
Equipe Gatto
2 de julho de 2016 ∣ 08:56
Cintia
Bom dia,
Com a assinatura do tratado muda alguma coisa para quem dizer cidadania por matrimonio?
Vou fazer minha cidadania na Italia devo levar ao consulado italiano a minha traduçao juramentada da certidao d nascimento e de antecedentes criminais?
Obrigada
6 de julho de 2016 ∣ 08:56
gatto
Cintia,
Muda, pois não precisarão mais ser legalizados. Deverão seguir o modelo de apostilas, que entrará em vigor a partir do dia 15/08 (14/08 é domingo e, por isso, será impossível fazer qualquer coisa neste dia).
Conte conosco!
Equipe Gatto
26 de julho de 2016 ∣ 08:56
Sandro Pereira
Ola, dei entrada na naturalização por matrimonio em Verona, como estava vindo para o Brasil fiz a transferência para Porto Alegre, finalmente fui chamado para o juramento a bandeira, mas devido ao comprovante de endereço que o responsável não aceitou, e por outros documentos que ele foi pedindo, a cada vez que eu levava um ele pedia outro(documentos que não tinham nada a ver com o processo) o prazo de 180 dias para o juramento acabou esgotado, e meu processo voltou para Roma, e já tem 1 ano que esta parado, e eu não tenho informação,(Stato della pratica:
E’ stata riavviata l’istruttoria a seguito di richiesta di riammissione al giuramento ed è attualmente ancora in corso). seu escritório teria como me ajudar nesse caso, lembrando que o responsável no consulado foi afastado por varias reclamações por dificultar os procedimentos
29 de setembro de 2016 ∣ 08:56
Roberta
Ola,
Que tipo de comprovante de residencia juntos é necessario?!
11 de outubro de 2016 ∣ 08:56
Carlos Renato Marmo
Alguém sabe me dizer quanto tempo leva para ser convocado para entregar os documentos originais após ter feito o cadastro do pedido no site e upload dos documentos escaneados? Geralmente é rápido (30 dias)?
21 de outubro de 2016 ∣ 08:56
gatto
Olá Carlos,
No geral, cerca de 30 dias.
Equipe Gatto
24 de outubro de 2016 ∣ 08:56
Ivan
Olá, tudo bem? Tenho uma dúvida: se der entrada no processo residindo na Itália, por 2 anos a pessoa que está solicitando por matrimônio fica com algum tipo de documento para estar legal na Itália? É preciso fazer algum documento de permesso? A pessoa pode trabalhar normal nesse período? Obrigado
5 de novembro de 2016 ∣ 08:56
gatto
Olá Ivan,
É possível pedir o permesso di soggiorno para cônjuges. Basta provar que vocês moram juntos na mesma residência e que vocês de fato são casados.
Ela poderá trabalhar e estudar sem problema nenhum.
Equipe Gatto
2 de novembro de 2016 ∣ 08:56
Ana Maria silva santos palitta
Ola boa noite meu nome é Ana Maria silva santos palitta. sou casada com um cidadao italiano desde 27/08/2009 gostaria de saber como faço pra pedir a minha cidadania Italiana pois estou morando em portugal por motivo de doença, meu marido est+a na sardegna nos moravamos juntos no Brasil aye que ele decidiu voltar para europa e me mandou vim na frente fiquei em portugal a espera dele ate que ele descubrio que tinha um cançer no intestino e tinha que fazer uma cirugia. logo depois de terminar a quimioterapia do cancer do intestino foi descoberto outro cancer no ficado…ele passou por outra cirugia eu acompanhei nas quimio em milão logo depois fui pra casa com ele na sardegna entretanto ele me pediu pra sair de casa por est+a revoltado com a doença a minha pergunta +e eu posso pedir minha cidadania morando em oortugal.. aguardo resposta mande por e-mail anabahiana@hotmail.it
7 de novembro de 2016 ∣ 08:56
Priscila
Bom dia. Tenho cidadania italiana a 15 anos, e sou casada a 9 anos. Moro no Brasil.
Gostaria de saber se eu der entrada no processo de naturalização do meu esposo, se ele perde a Brasileira, li isso em alguns lugares e fiquei preocupada com essa questão, já que não pretendo morar fora do pais. Em caso de naturalização, meu esposo tem direito a tirar o passaporte Italiano? Ele tem os mesmo diretos que um cidadão? Em caso de viajar sozinho etc…ele nao fica mais meu Dependente?
Obrigada
13 de novembro de 2016 ∣ 08:56
gatto
Olá Priscila,
A naturalização italiana não implica na perda da cidadania italiana. Apesar de o próprio consulado dizer isso, não passa de um grande mito, pois tanto o Brasil quanto a Itália aceitam dupla nacionalidade.
Uma vez naturalizado, seu marido terá os mesmos direitos e deveres de qualquer outro cidadão italiano. Ele pode viajar sozinho e terá seu próprio passaporte.
Mesmo que vocês, porventura, se divorciassem, ele continuaria sendo cidadão italiano.
Equipe Gatto
14 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
Luciane
Eu fiz o cadastro e enviei os documentos scaneados. Estou aguardando o e-mail pra poder saber se aceitaram o pedido da naturalização para o processo poder correr . Quanto tempo costumam demorar para essa confirmação? Mandei a “comanda” dia 23/11
30 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Luciane,
Apenas confirmando, você enviou os documentos escaneados pelo site do ministero dell’interno, né?
22 de dezembro de 2016 ∣ 08:56
Paloma
Olá!
Meu marido está com trâmites legais para a cidadania italiana. Encontrei muitas informações sobre ela, mas pouca coisa sobre naturalização. Quais os direitos/vantagens para os naturalizados?
25 de dezembro de 2016 ∣ 08:56
gatto
Paloma,
Os direitos e deveres para naturalizados são exatamente os mesmos de qualquer outro cidadão italiano. O que muda é o princípio pelo qual você terá a cidadania italiana.
Enquanto o reconhecimento jure sanguinis (descendência) é um direito, a naturalização por casamento é uma concessão do governo italiano.
Equipe Gatto
28 de dezembro de 2016 ∣ 08:56
Mary santos
eu me tornei Italiana através Do Meu casamento, posso passar pra o meu filho Do outro casamento? Mto obrigada.
1 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Olá Mary, em algumas situações pode sim. O seu filho é menor de 18 anos e convive com vc e com seu marido italiano?
4 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
ernesto nazareno tocafundo
primeira questão: meu pai nasceu no Brasil, em 1910. Em 1930 ele foi à Italia e naquela ocasião prestou serviço militar. Tenho comigo o Certificado original. Posso iniciar processo de reconhecimento de descendencia, a partir de meu pai, mediante comprovação desse fato ? Segunda questão: tendo todos os documentos exigidos pela Italia, desde o registro de nascimento de meu avô, ocorrido na Italia e todos os documentos brasileiros, certidão de casamento de meu avô e óbito, idem de meu pai e meus, devidamente apostilados, devo preencher o formulario de inscrição no Consulado e aguardar o tempo de chamada, que é mais ou menos de 10 anos, para apresenta-los afim de serem triados, ou seja, se estão todos em ordem, ou este primeiro passo se dá imediatamente após preenchimento de formulario proprio, e depois permanecer na fila de espera ?
4 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
ernesto nazareno tocafundo
pergunta; mulher nascida no Brasil, de pai italiano. Teve registro de nascimento efetuado no Consulado, ou teve reconhecimento de decendencia e possui o passaporte italiano. Nasceu e morou no Brasil, casou-se com brasileiro. A certidão de casamento, ou registro de casamento, tem que ser averbado, registrado, arquivado, ou que nome se queira ou possa dar, junto ao Consulado italiano, previamente, ou em um comunne na Italia, e qual seria esta competente ?
6 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Ernesto,
Toda mudança de estado civil deve ser comunicado ao comune onde está registrado o nascimento da pessoa. O consulado faz o intermédio para enviar ao comune, para transcrição na Itália.
4 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
Aline Borges
Olá meu marido está solicitando a cidadania italiana. Porém não somos casados no civil. Como procedo para solicitar a minha? e quais os documentos necessários? Quanto tempo de casamento é necessário para solicitar? Como ele já deu entrada nos documentos no consulado é possível anexar os meus no decorrer do processo ou tenho que abrir novo processo após o reconhecimento da cidadania dele?
6 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Aline,
Sem ser casado “no papel” é impossível pedir a naturalização.
15 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
marivonemiola@yahoo.com.br
Tenho uma dúvida, estou com todos os documentos prontos, vou dar entrada via Itália, sou casada a 5 anos e tenho um filho de 4 anos, posso já pedir a naturalização do meu esposo no mesmo processo? o prazo será o mesmo?
26 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Olá,
Não. Para pedir a naturalização do seu marido é necessário ser italiana. Isto será feito somente após a conclusão do seu processo de reconhecimento.
São processos completamente distintos.
16 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
Vanessa
Olá,
Meu marido tem dupla cidadania, e casamos ha 5 anos no Brasil. Nunca regularizamos o casamento no consulado da Itália.
Hoje moramos na França. Eu posso fazer as traduções e apostilamentos no Brasil, e dar entrada no registro de casamento no consulado de Paris? Pois eles pedem comprovante de residência, e nosso endereço fixo é na França.
26 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Vanessa,
O pedido de naturalização é feito sempre ao Ministero dell’Interno.
O consulado apenas recebe a documentação original e marca uma data para jurar a bandeira.
No entanto, para entregar os documentos no consulado italiano na França, é necessário estar com a sua residência atualizada no país.
Equipe Gatto
29 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
Ezequiel Silva
Olá boa tarde, minha mulher recém conseguiu a nacionalidade Italiana e sou casado com ela a 3 anos, o seja estes 3 anos são antes dela ter a nacionalidade então gostaria de saber se posso pedir a naturalização ou se os 3 anos são válidos somente após a cidadania dela ter sido concedida.
30 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Ezequiel,
O prazo passa a contar da data do casamento, pois a cidadania dela é reconhecida desde o nascimento dela.
Portanto, você pode pedir a sua própria naturalização agora.
Equipe Gatto
29 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
Andre Gotha
Olá,
Minha ex esposa adquiriu a cidadania italiana por minha parte. Se ela casar novamente pode passar a cidadania para para o seu novo cônjuge?
Obrigado.
30 de janeiro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Olá André,
Pode sim!
6 de fevereiro de 2017 ∣ 08:56
Rudá Corrêa
Meu sogro é filho de italiano. Minha esposa (filha dele) pode obter a cidadania sem o meu sogro solicitá-la?
E temos 3 filhos, uma menina de 14, e dois meninos de 10 e 8. Eles obterão as cidadanias somente após minha esposa obtê-la ou podem ser solicitadas as 4 juntas? Somente após isso tudo, posso me candidatar à naturalização por estar casado há 18 anos com ela?
Pretendemos morar na Itália…
19 de fevereiro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Rudá,
Sim, a sua esposa pode pedir o reconhecimento mesmo que o pai não faça o seu próprio reconhecimento. Nós escrevemos um post sobre isso. Leia mais aqui: http://gattocidadania.com/saiba-mais-sobre-cidadania-italiana/meu-pai-precisa-reconhecer-a-cidadania-italiana-antes-de-mim/
As suas filhas, por serem menores de 18 anos, terão as cidadanias reconhecidas automaticamente, no momento em que ela tiver o reconhecimento efetivado.
Somente após o reconhecimento dela é que você poderá pedir a sua naturalização por casamento.
Conte conosco, Equipe Gatto
20 de fevereiro de 2017 ∣ 08:56
Katia Reis
Boa tarde, gostaria de fazer minha cidadania por matrimônio. Aguardo o contato. Obrigado
1 de março de 2017 ∣ 08:56
gatto
Katia,
Nos envie um e-mail para contato@gattocidadania.com, para receber uma proposta e informações.
Conte conosco,
Equipe Gatto
21 de fevereiro de 2017 ∣ 08:56
milton Moura
Sou casado com cidada italiana e pretendo requerer minha naturaliza@ao por matrimonio, porem tenho um filho de 16 anos do primeiro casamento, ele tem direito a naturalizaçao? Peço a dele junto com a minha? se caso eu nao possa pedir a dele agora ele pode pedir depois por mim visto que ele ja tera maioridade?
5 de março de 2017 ∣ 08:56
gatto
Milton,
O seu filho do 1o casamento não possui direito à naturalização.
Equipe Gatto
27 de fevereiro de 2017 ∣ 08:56
Leandro Santos
Ola, minha esposa cidadã Italiana, somos casados a 5 anos e temos uma filha de 1 ano e meio, já temos as certidões Italianas e vamos dar entrada com os documentos no Consulado Italiano, gostaria de saber quando tempo poderá demorar até que seja conseguida minha naturalização, e também só o juramento quando o processo estiver pronto, tenho que ter algum nível da língua Italiana pra fazer esse juramento? Muito obrigado.
5 de março de 2017 ∣ 08:56
gatto
Leandro,
O prazo máximo para finalização do processo de naturalização é de 730 dias. Este é o prazo legal divulgado pelas autoridades italianas.
Quanto ao juramento, este é feito em italiano e, portanto, é legal que se tenha alguma noção básica, no mínimo!
Equipe Gatto
3 de março de 2017 ∣ 08:56
Diemer Damini
Boa tarde,
Tenho dupla-cidadania e minha esposa tem interesse em naturalizar-se italiana. A naturalização dela pressupõe que ela abdique da cidadania brasileira? Vivemos no Brasil e não temos interesse que ela abdique dos direitos de brasileira.
5 de março de 2017 ∣ 08:56
gatto
Diemer,
Para se naturalizar italiano não é necessário abdicar da cidadania brasileira.
Tanto a Itália quanto o Brasil aceitam que seus cidadãos tenham dupla nacionalidade.
Equipe Gatto
5 de março de 2017 ∣ 08:56
Diemer Damini
De momento, muito obrigado.
3 de março de 2017 ∣ 08:56
cintia
Eu moro na italia e quero fazer minha cidadania.gostaria de saber se os meus documentos necessario brasileiro deve ser traduzido e passado pelo consulado .
5 de março de 2017 ∣ 08:56
gatto
Olá Cintia,
Você precisa traduzi-los por um tradutor obrigatoriamente juramentado.
Depois disso, é necessário apostila-los (tanto as traduções quanto as certidões).
Um abraço,
Equipe Gatto
16 de março de 2017 ∣ 08:56
Bruna
Bom dia!! Obrigada pelas informações! São bem esclarecedoras! Tenho uma dúvida: namoro há dois anos no Brasil e pretendemos casar em breve. Vou tirar a cidadania este ano e gostaria que ele fosse comigo até a Italia, pois já moramos juntos e temos um relacionamento como um casamento mesmo… seria melhor casarmos aqui ou na italia? Quero naturalizar ele para ficarmos juntos na europa, mas mesmo que casemos logo depois que eu tirar a cidadania, ele só poderá fazer o processo em dois anos? Depois que casarmos, mesmo aguardando o prazo, como fica o status dele na italia? Obrigada!!!!!
16 de março de 2017 ∣ 08:56
gatto
Bruna, tudo bem?
Eu recomendo que vocês casem ainda no Brasil, pois a burocracia será bem menor. Assim que tiverem a certidão de casamento, procurem um tradutor juramentado para traduzi-la e, então, apostile a certidão e a tradução juramentada. Traga ela para a Itália (pois ela será necessária para o seu processo de reconhecimento da cidadania italiana).
Depois que o seu processo de reconhecimento for finalizado, a sua certidão de casamento será transcrita também. A partir deste momento, você terá uma certidão de casamento italiana e, então, poderá pedir um “permesso di soggiorno” (visto) para o seu marido, para que ele possa estar legalizado no país, tendo os direitos de estudar e trabalhar normalmente.
Após dois anos de residência na Itália, você poderá pedir ao Ministério Público italiano, a naturalização do seu marido. Mas enquanto isso, não se preocupe pois ele estará legalizado! Basta que vocês tenham residência na Itália e você poderá pedir o permesso para ele tá?
Em breve vamos lançar um vídeo sobre este tal permesso, mas se você precisar de informações, escreve para gabriel@gattocidadania.com, que lhe ajudaremos, tá bom?
Um abraço,
Equipe Gatto
22 de março de 2017 ∣ 08:56
Guilherme Cisneiros
Boa Tarde,
Minha esposa e eu somos casados a 7 anos, ela tem cidadania italiana e temos uma filha que tambem tem cidadania italiana.
Moramos em Londres e no proximo mes estarei aplicando para cidadania por matrimonio.
Eu ja estou com quase todos os documentos prontos que vira do Brasil, porem minha duvida é a seguite:
Eu solicitei a Certidao Criminal da Policia aqui de londres e claro vem em ingles, o que eu precisarei fazer aqui?
Qual a ordem?
Legalizacao?
Traducao juramentada para italiano?
Apostilagem?
Um forte abraço,
Guilherme Cisneiros
25 de março de 2017 ∣ 08:56
gatto
Olá Guilherme,
Você precisa apostilar/legalizar a certidão negativa criminal, traduzi-la e apostilar/legalizar a tradução juramentada para o italiano.
Este é o caminho seja para o Brasil, seja para os documentos ingleses.
Equipe Gatto
22 de março de 2017 ∣ 08:56
Deisy
Olá,
Por favor, queria uma orientação… posso conseguir a cidadania italiana mesmo com o cônjuge falecido?
Meu marido era italiano e estávamos casados no civil desde 2009, (já vivíamos juntos desde 2002, nos casamos na igreja em 2007 na Itália) o casamento civil foi informado ao consulado com todos os trâmites regulares; a única coisa é que acabamos não pedindo meu passaporte. Gostaria de saber se posso solicitá-lo mesmo ele tendo falecido. Temos também uma filha menor de idade tb declarada no AIRE e ela já tem o passaporte italiano.
E caso eu decida me transferir para a Itália, mesmo sem o passaporte italiano isso seria possível legalmente?
Desde já agradeço a atenção
25 de março de 2017 ∣ 08:56
gatto
Olá Deisy,
Infelizmente não é possível pedir a naturalização com o cônjuge falecido.
No entanto, você como mãe de cidadã italiana, teria muito mais facilidade em viver no país, caso ela se mude com você também.
Equipe Gatto
22 de março de 2017 ∣ 08:56
stefano
Boa noite , o prazo legal é de 730 dias começa depois de três ano de casamento ? Total de quando casa
temos um prazo de mais ou menos cinco ano ?
25 de março de 2017 ∣ 08:56
gatto
Stefano,
O prazo de 730 dias é para deferimento do pedido.
O prazo de 3 anos de casado é para poder pedir a naturalização!
Equipe Gatto
28 de março de 2017 ∣ 08:56
RICARDO BETIATTO
Voltando ao tema.
Há algo que difere a naturalização italiana da naturalização estadunidense, para que não haja o risco de um brasileiro nato (e posteriormente naturalizado italiano) ser deportado? Note-se que não estou falando acerca de cidadania originária, mas aquela adquirida por casamento (ou seja, a naturalização).
Neste sentido o STF decidiiu em caráter final acerca de brasileira naturalizada norte americana: http://www.conjur.com.br/2017-mar-28/turma-stf-autoriza-extradicao-brasileira-acusada-homicidio?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook
Obrigado!!!
31 de março de 2017 ∣ 08:56
gatto
Olá Ricardo, tudo bem?
Ótima pergunta!
Existe um ponto chave que deve ser analisado na naturalização americana. Nos EUA é obrigatório que o neo cidadão faça o juramento e declare que está renunciando outras cidadanias que já possuia anteriormente.
Já no caso da naturalização italiana é diferente, pois a Itália aceita que seus cidadãos possuam dupla cidadania.
No caso da mulher homicida que foi deportada aos EUA é justamente por conta disto que o STF acatou o pedido de deportação.
Equipe Gatto
31 de março de 2017 ∣ 08:56
RICARDO BETIATTO
OK. Entendi. Realmente eu não sabia se o juramento para adquirir a naturalização italiana possuía ou não essa tal “cláusula” de renúncia de outra cidadania.
Obrigado pelos esclarecimentos.
3 de abril de 2017 ∣ 08:56
gatto
Conte sempre conosco!
3 de abril de 2017 ∣ 08:56
Sylvia
Bom dia! Moro no Brasil, sou cidada italiana e meu marido deu entrada na naturalizacao (enviando os documentos no site, etc), agora temos que aguardar cerca de 2 anos. Uma duvida: se formos agora morar na Italia ele pode pedir diretamente la o permesso di soggiorno.Parece que sai em no maximo 2 meses. Esse permesso é um visto somente para trabalhar na Italia, certo? Se formos morar em outro pais da Europa(como portugal por exemplo) esse permesso nao é valido. É isso mesmo? Obrigada, Sylvia
3 de abril de 2017 ∣ 08:56
gatto
Olá Sylvia, tudo bem?
O processo de naturalização leva, no máximo, 730 dias, de acordo com o próprio ministério público italiano.
Portanto, se você já deu entrada pelo Brasil, o mais prudente é finaliza-lo pelo Brasil.
O que você pode fazer, se quiser mudar para a Europa antes da finalização do processo de naturalização, você pode requerer um visto no país onde forem morar (não necessariamente na Itália). Então, se vocês forem morar em Portugal, o visto deve ser pedido diretamente em Portugal e não na Itália.
Para verificar os procedimentos para cada país, é necessário entrar em contato com as prefeituras locais e saber quais os documentos e procedimentos para pedido de visto para cônjuge de cidadão comunitário.
Se for esta a opção, eu recomendo que monitorem a convocação no consulado italiano do Brasil e voltem para jurar a bandeira. É a forma mais rápida para fazer isso.
Um abraço,
Equipe Gatto
6 de abril de 2017 ∣ 08:56
Pollyanna Limas
Olá,
Estou na Itália para reconhecer minha cidadania italiana.
Já sou casada a 7 anos e trouxe a certidão de casamento no meu processo.
Minha dúvida é, se assim que concluir meu processo posso dar entrada na solicitação de naturalização do meu marido aqui na Itália mesmo?
Porém não vou residir na Itália, irei para Inglaterra.
Agradeço desde já.
7 de abril de 2017 ∣ 08:56
gatto
Olá Pollyana, tudo bem?
Você pode pedir a naturalização do seu marido sim, desde que sejam casados por pelo menos 3 anos (que é o caso).
No entanto, você precisa estar com o seu AIRE atualizado e residência na Inglaterra definidas antes de iniciar o processo.
Um abraço,
Equipe Gatto
12 de abril de 2017 ∣ 08:56
Beatriz
Olá, Gatto
Meu noivo vai pedir a cidadania italiana dele, e vamos nos casar esse ano ainda, porém no começo de 2018 vamos fazer um intercâmbio pra Irlanda (atualmente estamos no Brasil) de 8 meses, quando termina o intercâmbio querermos ficar 3 meses na Itália para que o processo de dupla cidadania dele seja mais rápido. Bom minha pergunta é, é obrigatório eu como esposa reside os dois anos na Itália ou ele já com sua cidadania e nós estarmos casados podemos no caso viver na Irlanda tranquilamente enquanto a minha naturalização não pode ser pedida, já que tem com pedir após 3 anos de casados? É possível? Pois minha maior dúvida é se eu sendo esposa de um cidadão italiano (europeu) nós vamos poder morar tranquilamente em qualquer país da Europa, porque nossos planos não são de morar na Itália.
Um abraço,
Beatriz Cutrim.
12 de abril de 2017 ∣ 08:56
gatto
Beatriz, bom dia.
Ótima pergunta!
Primeiro de tudo, devemos entender que naturalização é uma coisa e visto de permanência é outra coisa!
A naturalização é a concessão da cidadania (neste caso italiana) para um cidadão. Ela se dá por vários motivos, entre eles, o casamento com um cidadão italiano.
O prazo para poder pedir a naturalização na Itália é ser residente por dois anos no país. Cada jurisdição exige um prazo diferente e deve-se verificar no local onde você for aplicar, quais são os requisitos relativos a prazo de residência.
Já o visto é uma concessão para estadia no local. Ele também se dá por diversos motivos, como por exemplo: trabalho, estudo, turismo E estar casado com um cidadão italiano.
Cada país comunitário (integrante da União Europeia) possui seus próprios métodos para emissão do visto para cônjuges. No entanto, é sempre possível morar na Europa sendo cônjuge de um cidadão italiano, independente do local e do tempo que estão casados.
A obtenção do visto não tem qualquer relacionamento com a naturalização italiana. Portanto, você pode certamente estar na Itália (ou em qualquer outro país membro da União Europeia), por ser cônjuge de cidadão italiano.
Basta, para isso, verificar quais os documentos necessários para obtenção do visto no país em que você deseja morar com seu marido.
Boa sorte e conte sempre conosco!
Equipe Gatto
13 de abril de 2017 ∣ 08:56
Robson Rosa
Boa noite!
Minha esposa tem a cidadania italiana e moramos no Brasil. Agora estamos indo pra Itália para fixar residência. Eu preciso sair do Brasil com passagem de ida e volta?
Obrigado
13 de abril de 2017 ∣ 08:56
gatto
Robson,
Nós sempre recomendamos que o requerente entre na Itália com passagem de ida e volta, para evitar potenciais problemas com a imigração.
A passagem de volta não interfere em nada no processo em si, mas é recomendável te-la para apresentação na imigração,.
Conte conosco!
Equipe Gatto
18 de abril de 2017 ∣ 08:56
Amanda Silva*
Bom dia.
Eu estou solicitando a minha cidadania e já sou casada (completará 2 anos).
Meu marido irá se naturalizar e ele tem um filho de 5 anos de outro relacionamento que não mora conosco no momento.
Queria saber se o filho dele terá direito a cidadania, morar legalmente na Europa ou algo do género pelo pai ser naturalizado através de casamento com uma cidadã italiana.
Muito obrigada!
18 de abril de 2017 ∣ 08:56
gatto
Amanda, ótima pergunta!
Ele terá direito sim!
Aliás, se vocês puderem comprovar que o filho dele mora, de fato, junto de vocês dois (ambos cidadãos italianos), ele poderá pedir, depois de um tempo, a cidadania italiana também!
Conte conosco!
Equipe Gatto
4 de setembro de 2019 ∣ 08:56
Jairo Francisco Calheiro
Bom dia equipe Gatto!
Parabéns pelo brilhante trabalho em esclarecer as dúvidas.
Meu caso é semelhante. Minha esposa está solicitando a cidadania. Tão logo ela consiga, irei pedir a minha naturalização, porém, tenho três filhos maiores de 21 anos e gostaria que também tivessem naturalização. Nesse caso eles terão direito à cidadania? Caso positivo, quais as providências necessárias ? Sou descendente de italianos, mas estou tendo dificuldade em encontrar a certidão de nascimento do meu trisavô na Itália. Isso ajudaria na naturalização dos meus filhos sabendo que também são descendente de italianos?
29 de abril de 2017 ∣ 08:56
fernando mendes
aproveitando a pergunta eu tb tenho um filho da mesma idade e tb fora do meu atual casamento.A pergunta e e preciso meu filho morar com nos para pedir a naturalizacao dele ou ele pode estar morando com a mae normalmente.grato
4 de maio de 2017 ∣ 08:56
gatto
Fernando,
Seu a italiana é a sua cônjuge e você pedir a naturalização através dela, a única maneira de passar para o seu filho é conseguindo comprovar que ele mora com você e com a sua cônjuge italiana. Mesmo assim, existem outros requisitos para que ele se naturalize. Um deles é o tempo de residência na Itália.
Conte conosco!
Gatto
26 de abril de 2017 ∣ 08:56
Hedilane Reis Coitinho Chefer
Olá Ricardo, tudo bem? já moro com meu atual marido a 8 anos mais nos casamos no civil a um mês e ele vai na Itália dar entrada na cidadania dele, casamos no regime (separação de bens obrigatório).Esse regime de casamento e aceito na Itália?
26 de abril de 2017 ∣ 08:56
gatto
Olá Hedilaine, como vai?
O que você quer dizer com “separação de bens obrigatório”? O regime de separação de bens é aceito na Itália, mas ele não é obrigatório.
Gatto
3 de maio de 2017 ∣ 08:56
Ana Cristina
Meu marido e minha filha tiraram a cidadania italiana, ouvi dizer que se eu tirar perco a brasileira. Posso tirar? Quais são as vantagens em comparação com a cidadania?
4 de maio de 2017 ∣ 08:56
gatto
Ana Cristina, obrigado pelo contato!
Perder a cidadania brasileira ao se naturalizar ou reconhecer a cidadania italiana é mais um mito gerado por pessoas que gostam de criar dificuldades para vender facilidades.
Tanto a Itália quando o Brasil aceitam que os seus cidadãos possuam dupla nacionalidade.
Gatto
4 de maio de 2017 ∣ 08:56
Ana Cristina
Obrigado.
Mas eu como esposa não poderia tirar a cidadania italiana, só poderia me naturalizar italiana (e não tirar a cidadania) e que isto acontecendo, eu perderia a naturalização brasileira automaticamente.
4 de maio de 2017 ∣ 08:56
Ana Cristina
Obrigado.
Mas eu como esposa não poderia tirar a cidadania italiana, só poderia me naturalizar italiana (e não tirar a cidadania) e que eu me naturalizando italiana, perderia a naturalização brasileira automaticamente.
4 de maio de 2017 ∣ 08:56
gatto
Ana Cristina,
Em primeiro lugar, ninguém, em hipótese nenhuma, tira cidadania italiana. Uma nacionalidade é reconhecida ou adquirida.
Independente do meio que você conseguir a sua nacionalidade italiana, isto não implicará na perda da brasileira. Não se preocupe absolutamente com isso!
Gatto
4 de maio de 2017 ∣ 08:56
Ana Cristina
Obrigado.
Mas eu como esposa não poderia tirar a cidadania italiana, só poderia me naturalizar italiana (e não tirar a cidadania) e que eu me naturalizando italiana, perderia a naturalização brasileira automaticamente.
4 de maio de 2017 ∣ 08:56
Michelle
Qual é a vantagem de pedir a naturalização italiana?
4 de maio de 2017 ∣ 08:56
gatto
Michelle, isto é relativo à cada pessoa.
Nós escrevemos um artigo sobre isso: http://gattocidadania.com/cidadania-italiana/vantagens/
Gatto
10 de maio de 2017 ∣ 08:56
Carolina
Ola!
Vou ano que vem para Italia pedir minha cidadania. ficarei o período necessário para o processo. Neste neste periodo ja terei feito 2 anos de casada.
Assim que receber minha cidadania, posso entrar com o processo de naturalização para meu marido, uma vez que estamos na Italia? Se sim, teremos que se estabelecer la ate a naturalização dele sair? Pois nossa intensão, a principio, é ficar residencia por alguns meses necessario para minha cidadania.
Ou teriamos que aguardar os 3 anos de casados, uma vez que nao estaremos na Italia tempo integral?
Desculpe, nao sei se fui bem clara. Agradeço desde ja!
17 de maio de 2017 ∣ 08:56
gatto
Carolina,
Todas as suas perguntas estão respondidas em nosso artigo. Peço que o leia com atenção e caso permaneça com dúvidas, nos ligue para esclarecer sobre o assunto.
Conte conosco!
Gatto
12 de maio de 2017 ∣ 08:56
Ricardo
http://gazetanews.com/brasileiro-pode-perder-nacionalidade-de-origem-ao-se-tornar-cidadao-de-outro-pais/
13 de maio de 2017 ∣ 08:56
gatto
Ricardo,
Obrigado pela contribuição com o nosso blog. Porém esta notícia não tem absolutamente nada a ver com a naturalização italiana, ok?
Recomendo ler o conteúdo da notícia e não limitar-se somente ao título.
Um abraço,
Gatto
6 de novembro de 2017 ∣ 08:56
Aurelio
Gatto,
Antes de tudo, parabéns pelo trabalho. Excelente, muito didático. Contudo, tenho grandes dúvidas em relação a eventuais problemas com a cidadania brasileira após a naturalização. Estou estudando o assunto, e, confesso, que essa jurisprudência do STF (li a decisão na integra, não apenas notícias) me deixou preocupado.
Embora, de fato, não tenha qualquer ligação com a naturalização italiana pelo casamento, o fundamento da decisão não poderia ser aplicado a quem se naturaliza italiano em decorrência do casamento?
Obrigado.
26 de maio de 2017 ∣ 08:56
vagner castilho silveira
como naturalizado, eu posso ter o passaporte europeu?
28 de junho de 2017 ∣ 08:56
gatto
Vagner,
Como naturalizado, você terá os mesmos direitos e deveres de um cidadão italiano qualquer.
A única coisa que muda é o modo de haver a cidadania italiana.
Gatto
28 de maio de 2017 ∣ 08:56
Wilson Belfiori
Boa noite Gatto,
Muito bom seu trabalho, ótima explicação.
Gostaria se possível, fazer quanto tempo leva para o ministero dell’interno confirma que o pedido de naturalização foi deferido após o preenchimento do formulário no site nullaostalavoro.dlci.interno.it?
Por que estou perguntando isso? Porque fazem 20 dias que enviei o pedido, o recibo emitido automaticamente diz que está tudo ok, mas até o momento não recebi qualquer comunicação informando que o pedido foi deferido. Estou preocupado porque o prazo de validade dos documentos originais são de 6 meses.
28 de junho de 2017 ∣ 08:56
gatto
Wilson,
Atualmente (sei que vc mandou essa mensagem há algum tempo, mas infelizmente tive alguns problemas e não consegui responder com velocidade que gostaria) o consulado tem marcado a entrevista para cerca de 60 dias após o preenchimento do módulo.
Fique tranquilo, pois eles te chamarão certamente (se é que ainda não chamaram neste meio tempo…).
Gatto
4 de outubro de 2017 ∣ 08:56
Natália
Olá, Gatto!
Muito grata pelas suas explicações, bastante esclarecedoras.
Se o processo da naturalização por matrimônio for iniciado aqui no Brasil, o tempo de espera é de quanto tempo? Pega-se a mesma fila para reconhecimento de cidadania ou é um serviço separado e mais rápido?
Muito obrigada.
4 de outubro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Natalia,
O órgão responsável pelas naturalizações por casamento é o Ministero dell’Interno (Ministério Público Italiano), independente de onde você estiver residindo quando efetuar o pedido. Os consulados servem apenas como intermédio entre o Ministério e o requerente e recebe os documentos originais e, ao final do processo, é responsável também pelo juramento da bandeira.
Desta forma, não é necessário pegar a fila do consulado, pois são procedimentos distintos. Basta fazer o pedido ao Ministério e aguardar as convocações que serão feitas pelo consulado. O processo levará ao todo, cerca de 2 anos e não há nada que se possa fazer para acelera-lo (nem mesmo ir para a Itália).
Aliás, ir para a Itália neste caso retardaria o processo, pois é necessário ter 2 anos de residência em território italiano para poder pedir a naturalização por casamento no país.
Gatto
2 de junho de 2017 ∣ 08:56
Fernanda
Olá!
Tenho uma duvida sobra cidadania.
Meu esposo foi casado por 12 anos e se divorciou em 2014, casando-se comigo em 2017.
Enquanto casados, a ex esposa não solicitou a cidadania Italiana, gostaria de saber se mesmo após o divórcio e ele contraindo novo matrimônio, ela ainda tem direito de obter a cidadania.
Obrigada!
28 de junho de 2017 ∣ 08:56
gatto
Fernanda,
Pode ficar tranquila. Ela não tem qualquer direito em pedir naturalização após o divórcio. Enquanto casados, ela cumpria os requisitos mínimos para o pedido. Mas como não pediu, é impossível faze-lo depois de divorciado.
Gatto
8 de junho de 2017 ∣ 08:56
maria
olá.
meu marido tem dupla cidadania,italiana e brasileira, seus pais são italianos.
nos casamos a um mês e eu gostaria de saber quais os tramites legais para a minha obtenção da cidadania italiana?
quanto tempo leva para me tornar cidadã italiana?
quais documentos preciso?
é verdade que com o passaporte italiano não necessita de visto para entrar nos EUA?
por favor, me ajude!
28 de junho de 2017 ∣ 08:56
gatto
Olá Marla,
Todas as suas dúvidas estão respondidas no texto acima. Recomendo a leitura.
De fato, não é necessário visto para entrada nos EUA. No entanto, é necessária a preparação de uma autorização online (ESTA) que custa 14 Dólares americanos.
Gatto
12 de junho de 2017 ∣ 08:56
Josany
O processo de naturalização são 730 dias se der entrada no Brasil, mas qual o prazo se dermos entrada na Italia, o prazo é o mesmo?
28 de junho de 2017 ∣ 08:56
gatto
Sim, o prazo é o mesmo para conclusão do processo.
No entanto, para aplicar na Itália, é necessário ter 2 anos de residência no país. Portanto, não existe nenhuma vantagem em iniciar o processo na Itália, a não ser que você, de fato, queira morar no país.
Gatto
5 de julho de 2017 ∣ 08:56
Hilda
Sou casada com uma pessoa que reconheceu a cidadania por descendência, morou 4 anos na Itália, mas já voltou ao Brasil há 5 anos… estamos casados há 2 meses… queremos morar na Itália. Precisamos ser casados na Itália também ou só no Brasil já basta?
10 de julho de 2017 ∣ 08:56
gatto
Hilda,
Você não precisa “casar” na Itália.
Basta informar o casamento ao consulado italiano, para que eles enviem a certidão de casamento de vocês para ser transcrita na Itália.
Com a transcrição do documento, você estará apta a pedir o “permesso di soggiorno”, através do casamento.
Gatto
3 de julho de 2017 ∣ 08:56
Monica Landgraf
Olá,
Obrigada pelo post, muito esclarecedor para quem está iniciando o processo.
Dei entrada pelo modo online em setembro de 2016.
AInda nao recebi qualquer notificação ou o código K10/K10C mencionado no Recibo de envio do processo.. É assim mesmo? demora este primeiro contato?
Um abraço!
Mônica
10 de julho de 2017 ∣ 08:56
gatto
Monica,
Sugiro entrar em sua conta do Ministério, pois o prazo está muito maior que o normal. Já era para vc ter sido chamada. Normalmente, o contato para apresentação dos documentos no consulado se dá dentro de 1 ou 2 meses.
Gatto
15 de julho de 2017 ∣ 08:56
luis eduardo zonaro
Olá, farei o processo de reconhecimento na Italia, sou casado no Brasil ha 7 anos, apos o reconhecimento irei morar na Alemanha. Como fica o processo de naturalizaçao da minha esposa? e a situação dela em um pais da Europa?
Agradeço desde já!
Fekicidades
2 de agosto de 2017 ∣ 08:56
gatto
Luis,
Ela poderá viver com você apenas com um visto familiar.
Também poderá pedir a naturalização por casamento, mas até que o pedido seja deferido e a cidadania concedida, ela precisará do visto.
Gatto
25 de julho de 2017 ∣ 08:56
Pedro
Prezados, está claro que a cidadania IUS SANGUINIS não implica em perda de nacionalidade. Porém a naturalização por casamento correria esse risco, apesar do estado brasileiro não estar aplicando esse dispositivo legal. Se naturalizando por casamento e sendo residente no Brasil qual o risco da perda de nacionalidade caso haja uma mudança de atuação do governo brasileiro? Vale a pena se naturalizar no Brasil ou só sendo residente no exterior onde é possível fazer uma interpretação mais “maleável” da lei?
2 de agosto de 2017 ∣ 08:56
gatto
Pedro,
A nacionalidade brasileira só é perdida em caso de expressa renúncia do cidadão brasileiro que deseja renuncia-la. Não se preocupe com isso!
Gatto
25 de julho de 2017 ∣ 08:56
viviane ximenes
Oi Gatto! Nos documentos que devo anexar online estão: Minha Certidão de Nascimento e de Antecedentes Criminais, traduzidas e Apostiladas, Comprovante Pagamento e Documento de Identidade. Não pede neste momento a Certidão de Casamento Transcrita na Italia, nem comprovante de residência do casal no Brasil, nem Documento do cônjuge Italiano. É isto mesmo? Não precisa?
Obrigada
2 de agosto de 2017 ∣ 08:56
gatto
Viviane,
A certidão transcrita é exigida sim. Inclusive existe um campo para fazer o upload especificamente deste documento!
Um abraço e conte sempre conosco!
Gatto
27 de julho de 2017 ∣ 08:56
Debora
Olá Gatto, tudo bem?
Primeiramente quero parabeniza-lo pelo ótimo trabalho.
Estou indo para a Itália para reconhecer minha cidadania por “ius sanguinis”, já estou com toda a documentação pronta, traduzida e apostilada, sou casada no civil desde de outubro de 2013 e quero passar a naturalização para meu marido. Minhas duvidas são: Se eu já posso dar entrada na naturalização dele junto com a minha cidadania por ter mais de 3 anos de casados no civil ?
Ele já possui dupla cidadania, a brasileira por nascimento e a americana por naturalização, se eu aplicar a naturalização italiana , ele terá que abrir mão da brasileira ou da americana?
Obrigada e abraços.
28 de julho de 2017 ∣ 08:56
gatto
Debora,
Teoricamente, ele precisaria abrir mão da americana. No entanto, na prática, ele precisaria ir até o órgão governamental americano e declarar formalmente a intenção de ser concedido com a cidadania italiana e abdicar da americana.
Não é possível entrar com a naturalização ao mesmo tempo que o pedido de reconhecimento. Simplesmente, pelo fato de que você precisa ser italiana reconhecida para que ele tenha os pré requisitos formais para o pedido. Até então, não é possível!
Gatto
27 de julho de 2017 ∣ 08:56
Lucas
Olá,
Acabei de receber minha cidadania Italiana e vou encaminhar a naturalização da minha esposa.
Porém, minha esposa tem uma filha de antes de nos conhecermos (que obviamente não é minha filha legalmente). Após a minha esposa ser naturalizada italiana, a filha dela passa a ter direito de ser cidadã italiana também? Ela tem 11 anos.
Obrigado.
28 de julho de 2017 ∣ 08:56
gatto
Para isso é necessário que vocês vivam na Itália e comprovem que ela, de fato, vive com vocês dois e que faz parte do seu núcleo familiar.
Gatto
28 de julho de 2017 ∣ 08:56
Lucas B.
Olá, solicito sua ajuda pra seguinte questão.
Uma esposa com o pedido de naturalização por casamento em trâmite, iniciado no Brasil, muda-se para um país da Europa definitivamente. Qual o procedimento para a continuidade do pedido de naturalização sendo que não possui mais endereço de residência no Brasil, é possível transferir para o novo país de residência?
Obrigado!
17 de novembro de 2017 ∣ 08:56
Arthur
Sim e possivel, Estou nessa situacao..
Nos mudamos para a Inglaterra e solicitei ao consulado de Sao Paulo a transferencia para o consulado de Londres.
No sistema do ministerio do interior agora consta . Prefeitura de apresentacao “Consulado Sao Paulo” e Prefeitura competente ” consulado Londres”
7 de agosto de 2017 ∣ 08:56
Lorena
Olá equipe Gatto, parabéns pelo brilhante trabalho. Dei entrada em meu pedido de cidadania por casamento esta semana e neste momento estamos morando no Brasil. Já pesquisei no site e vi que vocês recomendam que mesmo que a pessoa mude do país que retorne para finalizar o processo aqui e fazer o juramento no Consulado. Tenho 3 dúvidas: iremos morar na Itália ano que vem, eu posso solicitar o permesso de soggiorno lá independente do meu processo de cidadania iniciado aqui no Brasil? Ao chegar para morar lá tenho que informar a algum órgão da Itália que tenho este processo de cidadania iniciado no Brasil? O AIRE do meu marido terá sido transferido para lá, isso não impedirá o juramento no Consulado do Brasil? (pois sei que nosso endereço tem que ser o mesmo).
Obrigada
8 de agosto de 2017 ∣ 08:56
gatto
Lorena, obrigado pelas palavras de incentivo!
Vamos às suas respostas:
1) Sim, você pode pedir o permesso di soggiorno, logo após seu marido ser residente na Itália. É necessário que ele seja residente aqui, para que você possa iniciar o seu processo de requerimento do permesso;
2) Não é necessário que você informe absolutamente nenhum órgão, uma vez que você já informou ao Ministerio Público italiano, ao iniciar o pedido.
3) Este caso é um pouco complicado, pois o consulado será informado da troca de endereço do seu marido. É possível, neste caso, que o processo seja indeferido por falta de competência do consulado onde já foi iniciado o processo.
Sinceramente, sugiro que você procure o consulado para verificar esta informação. Só eles poderão lhe dar esta informação precisamente.
Se possível, relate como o caso procedeu aqui no blog, para ajudar demais leitores.
Conte conosco!
Gatto
8 de agosto de 2017 ∣ 08:56
Lorena
Pode deixar que retornarei aqui para passar as informações. Obrigada
29 de novembro de 2017 ∣ 08:56
Carlos
Olá Lorena, estou com uma situação similar… você conseguiu as informações de como proceder neste caso? Obrigado.
29 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Carlos,
Um de nossos leitores relatou que fez a troca de endereço e que correu tudo bem…
De qualquer forma, é sempre bom ter uma nova informação.
Lorena, quando possível, volte para nós sobre o seu caso.
Gatto
14 de agosto de 2017 ∣ 08:56
Rafaela
Boa tarde estimado!
fui casada com um argentino com descentes de italianos, meus ex sogros são imigrantes na argentina a muitos anos, mais sempre viajam para Itália, meu ex esposo que já é falecido também já tinha sua cidadania italiana, estivemos casados por 7 anos antes dele falecer, mais não tivemos filhos,nunca pensei em tirar a cidadania, porque nunca tive interesse, mais agora estou pensando seriamente, tenho direito? só que agora já estou casada de novo, não legalmente, e tenho filhos desse relacionamento atual, que é descendente de espanhol, levamos 10 anos juntos e temos 2 filhos, como estamos pensando ir viver fora do pais, quero saber que cidadania seria possível eu tirar, espero sua resposta, atualmente vivemos na argentina .
15 de agosto de 2017 ∣ 08:56
gatto
Rafaela,
Pela naturalização, é impossível!
A única chance seria caso vocês tivessem casado antes de abril/1983. Se for este o caso, responda a este comentário que eu lhe orientarei.
Gatto
15 de agosto de 2017 ∣ 08:56
Roger Souza Varjão
Se caso minha esposa buscar e conseguir a naturalidade Italiana que ela tem direito, eu sendo casado com ela eu adquiro a NATURALIZAÇÃO ITALIANA POR CASAMENTO?
Grato.
15 de agosto de 2017 ∣ 08:56
gatto
Roger,
É exatamente sobre este tema o artigo que você está comentando. Vc chegou a ler o artigo?
Gatto
25 de agosto de 2017 ∣ 08:56
Maristella Buffon Molin
Li no site do consuladp que “no formulário de cadastro devem ser inseridos os dados de SOBRENOME – NOME – DATA DE NASCIMENTO assim como constam na certidão de nascimento. As mulheres deverão inserir o sobrenome de solteira e NÃO de casada. ”
Penso que não fiz o correto. Coloquei o sobrenome de casada. Eu recebi a confirmação do envio em 30.07.17.
Pensei em refazer meu pedido. Mas um novo pedido pode gerar alguns problemas, principalmente no que se refere ao pagamento da taxa, vez que o comprovante que apresentei está vinculado a esse pedido.
Qual a sua sugestão?
Agradecida
27 de agosto de 2017 ∣ 08:56
gatto
Maristella,
Vc já foi convocada a apresentar seus documentos no consulado?
Sugiro aguardar a manifestação do Ministério, para evitar desencontros. Este sistema é, de fato, um pouco burocrático e quanto menos confusão, melhor!
Gatto
28 de agosto de 2017 ∣ 08:56
Maristella Buffon Molin
Ainda não fui convocada. Mas, realmente procede esta informação sobre colocar o sobrenome de solteira?
Grata
28 de agosto de 2017 ∣ 08:56
gatto
Sim, procede!!
30 de agosto de 2017 ∣ 08:56
PATRICIA
Olá,
Meu primo e casado com cidadã italiana e agora pretendem mudar-se para italia. Pelos comentários que eu li acima, ele poderá solicitar sua naturalização por matrimonio, o que levará em media 2 anos para ser ou não aceito, correto? Nesse meio tempo ele pode solicitar o permesso de sogiorno por matrimonio e poder trabalhar na itália? Quanto tempo leva para sair esse permesso?
Mais ainda, tendo o mesmo uma filha de outro casamento com 17 anos que também deverá mudar-se com ele para a Itália, o melhor caminho seria solicitar um permesso por ajuntamento familiar? Tem idade maxima para esse pedido?
Grata
31 de agosto de 2017 ∣ 08:56
gatto
Patrícia,
Seu primo pode pedir a naturalização caso seja casado há pelo menos 3 anos com cidadã italina (ou 1,5 anos, caso tenha filhos com a cidadã italiana).
Como a intenção é ir para a Itália, eu sugiro que ele vá e peça o permesso di soggiorno de cônjuge, depois que a esposa tiver fixado residência na Itália. Isso lhe dará o direito de permanecer na Itália, trabalhar e estudar normalmente.
Depois de 2 anos de residência na Itália, ele poderá pedir a naturalização por casamento, na Itália (se for pelo Brasil, pode pedir imediatamente após completar 3 anos de casamento. Na Itália, é necessário ter 2 anos de residência no país).
Quanto à filha do outro casamento, pode-se tentar o permesso familiar, mas não é certo que vai conseguir.
Gatto
1 de setembro de 2017 ∣ 08:56
adriana
Salve, come va?
Me chamo Adriana, sou brasileira e moro em Jundiaí sp. EM 2008 fui visitar a Italia, conheci um rapaz italiano e depois de 3 meses nos casamos para podermos continuar juntos. Nos casamos em Cagliari, porém nao enviei os documentos para a embaixada para formalizar o casamento no Brasil.Em Dezembro de 2008 viemos visitar o Brasil e resolvi ficar para comecar a faculdade. Ele voltou para a Italia para fechar a casa, resolver algumas coisas e depois retornar para o Brasil para morar aqui. Porem em junho de 2009 descobri uma traição e desde então não nos falamos mais, porém continuamos casados no papel, na Itália. Assim que casamos demos entrada na cidadania italiana (la em Cagliari), porém faltava somente a visita da imigração a casa nossa para ver se realmente estavamos casados, porém, viemos para o Brasil antes dessa visita. Gostaria de saber se nesse caso existe a possibilidade de eu conseguir a cidadania Italiana, visto que não estamos juntos, porém casados ainda no papel
Grata
9 de setembro de 2017 ∣ 08:56
rafael
Boa tarde. Estou acompanhando o artigo mas ainda estou com uma duvida. Meu namorado é brasileiro e ele vai vir para Italia fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana agora em Outubro. Pretendemos nos casar, mas minha duvida é: se eu me casar com ele ainda no brasil, ja começa a contar os 3 anos para que eu tenha direito a naturalização por casamento? Ou esse tempo 2 anos ou 3 anos (dependendo se for dentro ou fora da Italia) so vai começar a contar a partir do momento que ele se torna italiano?
11 de setembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Rafael,
Sim, o tempo passa a contar do casamento (e não do reconhecimento). O tempo de 2 anos é só para quem pretende fazer o processo de naturalização NA ITÁLIA. Este tempo precisa passar INDEPENDENTE do tempo de casamento, pois são coisas distintas.
Para se pedir na Itália é necessário ter 2 anos, no mínimo, de residência no país! (E obviamente ser casado há pelo menos 3, pois é outro requisito).
Gatto
15 de setembro de 2017 ∣ 08:56
Isabella
Tenho cidadania italiana. Moro no brasil. Vou casar ano que vem. Pra dar entrada na naturalizaçao do meu marido precisamos estar casados por 3 anos no brasil ou metade do tem se tivermos filho. E se for dar entrada pela italia temos que residir 2 anos la para so depois dar entrada. Entendi certo? E voces aconselham casar no brasil ne?
18 de setembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Isabella,
Você entendeu corretamente.
Apenas uma observação: é necessário estar casado por 3 anos (ou 1,5, se tiver filhos), mesmo fazendo na Itália. Esta condição não muda de acordo com o local do pedido. A única coisa que muda é que para fazer na Itália, deve-se aguardar completar 2 anos de residência. Os demais pré-requisitos se mantém!!!!
Aconselhamos casar no Brasil e mandar a certidão de casamento traduzida para transcrição na Itália.
Gatto
11 de outubro de 2017 ∣ 08:56
Eugenio De Masi
Olá, sou neto de avós italianos, minha mãe é italiana, porem nasceu no Brasil, eu sou casado, e vou solicitar a cidadania italiana, assim que o processo estiver concluído, eu residindo com minha esposa na Itália ela já pode solicitar a naturalização por matrimonio? Eu serei considerado naturalizado na Itália ?
19 de outubro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Eugenio,
Existe uma grande diferença entre naturalização e reconhecimento. Recomendo este vídeo para entender: http://gattocidadania.com/videos-explicativos/naturalizacao-por-casamento/
Sua esposa precisará aguardar 2 anos de residência na Itália para pedir a naturalização por aqui. Recomendo o seguinte artigo: http://gattocidadania.com/saiba-mais-sobre-cidadania-italiana/naturalizacao-italiana-por-casamento/
Conte conosco!
Gatto
15 de outubro de 2017 ∣ 08:56
Renata
Bom Dia,
Sou casada a onze anos com um cidadão italiano e mãe de dois italianinhos, dentro de alguns meses nos mudaremos para Italia. Você me aconselha dar entrada a minha cidadania por matrimônio ainda pelo Brasil, ou só na Itália? E o prazo para dar entrada na Itália (2 anos de residência) cai para metade por termos filhos, como no Brasil? Tirando lá preciso levar traduzido juramentado do Brasil ou posso fazer a tradução lá?
19 de outubro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Renata,
Se você planeja se mudar para a Itália antes dos próximos 2 anos, eu recomendo fazer tudo pela Itália.
Você poderá viver por aqui tranquilamente com um visto familiar (permesso di soggiorno) até que complete o prazo necessário para pedir a naturalização.
O prazo de residência não cai pela metade não. Você precisará aguardar 2 anos para poder pedir a naturalização na Itália.
Gatto
17 de outubro de 2017 ∣ 08:56
Frederico Puglia
Prezado: Sou brasileiro e sou casado com uma brasileira a 27 anos. Em julho de 2016 consegui minha cidadania italiana e de meus dois filhos. Eu e meus filhos já temos também o passaporte europeu.
Pergunto: A minha esposa pode obter a cidadania italiana por casamento, uma vez que pelo que eu entendi em suas explicações, somente esposas de italianos que tem a sua cidadania reconhecia é que tem o direito a naturalização por matrimônio?
19 de outubro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Frederico,
Sim, sua esposa já pode pedir a naturalização!
Gatto
22 de outubro de 2017 ∣ 08:56
Hálisson
Olá, sou casado e estamos em processo da dupla cidadania Italiana, minha esposa neste caso é a descente e serei reconhecido através dela. A pergunta seria: além de residir estamos indo para trabalhar, como ela é a cidadã italiana, ela pode retornar ao Brasil e eu ficar residindo e trabalhando na Itália, Alemanha ou Inglaterra?
27 de outubro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Não.
23 de outubro de 2017 ∣ 08:56
André Magri
Bom dia.
Por favor, meu nome é André, tenho minha cidadania Italiana à mais ou menos 4 anos, no momento estou vivendo em Valencia-ES (por estudos), sou casado a 6 anos com uma brasileira, gostaria de saber como faço a tramitação de pedido da cidadania (Italiana) para minha esposa através da Espanha. Muito obrigado desde já.
Att.
ANdré
24 de outubro de 2017 ∣ 08:56
gatto
André, por favor leia o nosso post e assista aos nossos vídeos (inclusive passo a passo) que fizemos para responder esta pergunta.
Gatto
25 de outubro de 2017 ∣ 08:56
Gustavo
Boa noite,
Uma dúvida caso eu seja reconhecido como italiano, minha esposa filha de pai italiano, mas sem o reconhecimento, pode pedir sua naturalização através do casamento comigo.
Ela não tem contato com o pai e não quer ir atrás de seus documentos, mas em sua certidão de nascimento consta o pai italiano.
Obrigado pela ajuda
25 de outubro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Olá Gustavo, como vai?
Certamente podemos lhe ajudar com esta emissão. Por sinal, nosso escritório é muito próximo da cidade de Diamante, o que nos permitiria ir até lá pessoalmente emitir a certidão.
Peço sua gentileza de entrar em contato através do e-mail gabriel@gattocidadania.com, para receber um orçamento.
Conte conosco!
Gatto
25 de outubro de 2017 ∣ 08:56
OSMAR CELIO DERETTI
Boa Tarde, gostaria de saber se ainda posso pedir a naturalização italiana, pois já me divorciei, fui casado mais de três anos com cidadã italiana.
obrigado.
25 de outubro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Infelizmente não, pois é necessário estar casado com cidadão italiano no momento do pedido.
Conte conosco!
Gatto
28 de outubro de 2017 ∣ 08:56
Lucas
Ola,
Poderia me tirar uma duvida?
Posso receber a cidadania por casamento em outro consulado diferente daquele que deu entrada?
Já demos entrada na cidadania por casamento da minha esposa pelo consulado de Curitiba e já transcorreu um ano aproximadamente. Porem, estamos com planos de ir morar na Europa e como seria o procedimento se acaso estivermos morando la e recebêssemos uma convocação do consulado para o juramento?
existe alguma forma de transferir o processo por casamento para uma outra jurisdição consular?
Obrigado
2 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Lucas,
Para fazer esta mudança, ideal é comunicar o consulado. No entanto, eu realmente não recomendo esta mudança no meio do processo pois corre-se o risco de atrasos. O mais indicado é se puderem esperar até o final do processo e então planejarem a mudança para a Europa.
Gatto
30 de outubro de 2017 ∣ 08:56
Cenatti
Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Vou começar meu processo de reconhecimento de cidadania italiana via materna aqui no brasil em junho de 2018, pretendo me casar com meu namorado antes junho, para que ao final do processo de cidadania (passando 3 anos) ele possa começar o seu processo de naturalização e nós possamos mudar de país. Isso está correto? Pois pelo o que eu entendi o tempo de matrimônio (3 anos) podem passar concomitante ao processo de cidadania (2 ou mais anos). Obrigada.
2 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Cenatti,
Seu raciocínio está corretíssimo. O tempo passa a correr da data do casamento e não do reconhecimento da cidadania (mesmo porque sua cidadania será reconhecida a partir do seu nascimento).
Conte conosco!
Gatto
1 de novembro de 2017 ∣ 08:56
Mirelle
Ola alguem poderia me esclarecer algo? meu namorado vai tirar a cidadania italiana esse ano, tem um tempo minimo de permanecimento dele na italia pra eu poder ir pra la e tirar a minha ?seria melhor tirar a carta la ou aqui ? ai no caso nos casariamos antes aqui
2 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Mirelle, não há tempo mínimo, mas vocês precisam OBRIGATORIAMENTE serem casados no civil. Com isto, você poderá pedir seu permesso di soggiorno (visto) familiar, podendo, então, trabalhar, estudar e viver normalmente na Itália.
Gatto
5 de novembro de 2017 ∣ 08:56
Alice
Olá boa noite,minha dúvida é a seguinte, meu namorado está na italia, encontra-se com o permesso di soggiorno e já está trabalhando, queria saber se posso ir pra Itália como turista, me casar lá e da entrada no meu permesso familiar
6 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Alice,
Qual permesso di soggiorno seu namorado possui?
Gatto
6 de novembro de 2017 ∣ 08:56
Victor
Boa tarde,Alguém poderia tirar uma duvida.
Minha noiva é italiana. Caso nos casemos este ano. Posso morar legalmente na europa proximo ano portando apenas a certidão de casamento? Já que não teria naturalização devido ao prazo de 3 anos.
Grato!
9 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Victor, se você morar na Itália, é necessário pedir um visto (permesso di soggiorno) familiar.
Em outros países da comunidade europeia também é possível. Basta verificar o procedimento do determinado país.
Gatto
15 de novembro de 2017 ∣ 08:56
Nagao
Por favor, me restaram algumas dúvidas, Tbm tem um prazo mínimo de casados pra solicitar o permeso di siggiorno? Ou pode se casar com um cidadão que conseguiu a cidadania Italiana em um mês e no outro já irem juntos legalmente pra Europa? Tudo se aplica da mesma forma em casamento no civil com pessoa do mesmo sexo?
Mais uma coisa, eu moro no Japão, seria possível eu levantar todos os docs e traduções com sua assessoria e dar entrada no meu pedido de reconhecimento da cidadania num consulado italiano daqui? Ou só pode ser feito no Brasil e Itália?
15 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Nagao, obrigado por sua participação!
Não há tempo mínimo, basta estar casado. Para pessoas do mesmo sexo funciona igual atualmente.
Para dar entrada via consulado no Japão, é necessário que você seja residente permanente por aí. Qual o seu status? Para falar sobre isso, peço que me envie um e-mail diretamente para gabriel@gattocidadania.com. Desta forma, poderei lhe indicar a melhor opção.
Um abraço,
Gatto
15 de novembro de 2017 ∣ 08:56
Priscila
Ola
Casar com italiano, se naturalizar italiano depois de Tres anos de casado, mas acabar se divorciando, perde o passaporte? Perde o direito de cidadania italiana?
15 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Priscila,
Absolutamente não!
Gatto
19 de novembro de 2017 ∣ 08:56
maria stela
Olá, me tire uma dúvida: caso o conjuge de uma cidadã italiana seja naturalizado italiano, ele tem que abrir mão da cidadania brasileira? Ou pode com a dupla nacionalidade? Fique na dúvida pelo que li no site do consulado
23 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Maria Stela,
O brasileiro naturalizado não perde a cidadania brasileira.
Sabemos que consta no site do consulado, mas é uma informação não verídica e mal interpretada por eles.
Caso queira entender melhor, sugiro entrar no site do Ministério das Relações Exteriores brasileiro ou mesmo no site do Ministério da Justiça brasileiro.
Gatto
20 de novembro de 2017 ∣ 08:56
Renata
Boa tarde,
Uma dúvida: ´posso me naturalizar italiana na Itália, considerando três anos do matrimônio residindo no Brasil se estiver residindo lá com “permesso di soggiorno” familiar?
23 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Renata, não entendi sua dúvida. Vc está residindo na Itália ou no Brasil?
21 de novembro de 2017 ∣ 08:56
keila
Bom dia, existe muita diferença ou algo relevante em se reconhecido italiano ou se naturalizar por casamento? sei que o naturalizado Nao transmite a cidadania mas existe algo mais importante alem disso? Uma pessoa que tem essas duas possibilidades qual o melhor caminho?
23 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Keila,
É um engano dizer que o naturalizado não transmite a cidadania. Ela não transmite somente aos filhos anteriores à naturalização. O que acontecer depois da naturalização é idêntico ao reconhecimento. Aliás, diria que esta é a única diferença entre reconhecimento e naturalização: reconhecimento parte do nascimento e naturalização parte da data em que o governo concede a cidadania ao requerente.
Sugiro que você assista a este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4MqUVPuidf0
Gatto
21 de novembro de 2017 ∣ 08:56
ALEX
Bom dia, gostaria de saber quais documento serão entregues ao cidadão que requerer sua naturalização por matrimonio. O requerente assim que concluir todo o processo de naturalização, e cumprir com todas as exigencias legais para a conclusão terá passaporte, “RG” italianos?….como fica essa questão de documentos de identificação do requerente?
23 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
O naturalizado terá qualquer documento que desejar, pois é cidadão italiano como qualquer outro.
Infelizmente o consulado italiano no Brasil não emite rg e, portanto, caso queira ter este documento, será necessário comparecer até a Itália para faze-lo.
Gatto
22 de novembro de 2017 ∣ 08:56
Laila
Boa tarde.
Qual a diferença entre pessoas com cidadania e pessoas naturalizadas italianas.
Caso me naturalize italiana (por casamento), tenho os mesmos direitos que um cidadão italiano?
23 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Laila,
Sugiro o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4MqUVPuidf0
Gatto
27 de novembro de 2017 ∣ 08:56
Julya Picheco Rosa
Olá,
Eu sou brasileira e casei com uma cidadã italiana em abril de 2017 em Porto Alegre-RS. Quando minha esposa foi no consulado italiano da nossa cidade registrar o casamento, ela foi informada que assim que o registro fosse realizado, ela já poderia solicitar o meu passaporte. Isso contraria a informação de que é necessário estar casada por 3 anos. Houve alguma mudança na lei?
29 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Julya,
Esta informação está absoluta e completamente errada!
Gatto
27 de novembro de 2017 ∣ 08:56
flavio
Ola tenho uma grande duvida sou do Paraná, minha esposa é Italiana dei entrada no meu através do matrimonio, ja fiz o login no site do ministério italiano acompanho por la , este processo o consulado disse que seria no prazo nao menos de 730 dia que se da 2 anos !! Mas fez 2 anos em junho deste ano, vc alguém sabe me dizer se o prazo mudou tem 2 anos e 5 meses ja . Desde ja Obrigado
29 de novembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Flavio, o prazo continua o mesmo.
Infelizmente, temos verificado alguns atrasos nos processos de naturalização.
Comunique o Ministério dell’Interno para verificar a posição do seu processo.
Gatto
21 de dezembro de 2017 ∣ 08:56
flavio
como faço isso qual e mail ??
4 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Faça isso através do menu de comunicações do próprio portal do Ministero dell’Interno.
9 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
flavio
obrigado fiz isso hoje
26 de dezembro de 2017 ∣ 08:56
Marcio Ferraro
Ola Flavio. Estou com o mesmo processo que o seu, porem é da minha esposa que é brasileira. Fizemos tudo pelo site do Ministero dello Intermo em setembro. Porem nao recebi nenhuma comunicacao do andamento e não consigo acompanhar o andamento do processo pelo site. Como voce consegue saber esse andamento? Pode me dar uma ajuda? Obrigado, Marcio.
30 de novembro de 2017 ∣ 08:56
Susanna
Offline Message left on 28 Nov 2017, 08:02 AM (GMT+0)
Olá! Obrigada por ajudar tantas pessoas. Eu também tenho uma dúvida. Sou casada há mais de 3 anos com um brasileiro que obteve a a cidadania italiana recentemente (4 meses atrás). Moramos os ultimos 3 anos na Noruega com um visto de trabalho (não mais ativo) e há 3 meses nos mudamos para a Itália. Eu entrei com visto de turista, e temos corrido atrás de toda documentação para o meu permesso de soggiorno porém ainda não obtive êxito. Meu visto de turista expira semana que vem!
1. O que acontece agora?
2. Eu tenho que retornar ao Brasil? 3. Eu posso viajar para outro país (França) no período de Natal?
4. Eu posso ser deportada?
5. Se eu permanecer, isso pode prejudicar meu processo? Obrigada!
2 de dezembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Susanna,
1a coisa: NÃO PERMANEÇA EM TERRITÓRIO EUROPEU POR MAIS DE 90 DIAS SEM UM TÍTULO PARA ISSO. É ILEGAL E PODE TE PREJUDICAR IMENSAMENTE!
Caso você não consiga dar entrada em seu permesso di soggiorno, sugiro fortemente que você retorne ao Brasil ou saia da comunidade europeia.
Sugiro que vocês se dirijam à Questura local e expliquem o caso. Vejam se conseguem ter algum tempo extra até organizarem as coisas.
Gatto
7 de dezembro de 2017 ∣ 08:56
Patricia
Sou brasileira, carioca e casada há 27 anos. Me casei com um brasileiro no Rio de Janeiro. Em 2008 me tornei cidadã italiana através do consulado do Rio de Janeiro e tive que traduzir vários documentos, entre eles a certidão de casamento, pois nossos filhos também se tornaram cidadãos italianos. Agora meu marido quer se naturalizar. Sei que preciso que nosso casamento seja transcrito na Itália. Como saber se na época em que solicitei minha cidadania, meu casamento foi transcrito? Se não foi, como fazer isso? Caso dê entrada agora na naturalização dele, preciso refrescar as certidões e traduções? Desde já agradeço. Patricia.
9 de dezembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Patrícia,
Se você entregou a sua certidão de casamento no momento do requerimento da cidadania, ele certamente foi transcrito (a menos que o comune tenha extraviado a certidão enviada pelo consulado – em Roma isto é muito comum acontecer com estas certidões antigas).
Para haver a certidão de casamento italiana, basta que você peça tal certidão ao comune.
Gatto
13 de dezembro de 2017 ∣ 08:56
Tiffany
Olá! Sou brasileira e possou a cidadania italiana. Atualmente moro com meu namorado no Canadá com visto de trabalho. Pretendemos mudar pra Irlanda, pois minha irmã mora lá. Na Irlanda conseguimos nos casar e pedir a permissão para que ele more comigo lá? Quanto tempo leva pra emissão dessa permissão? Obrigada!
13 de dezembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Olá Tiffanny,
Sim, é possível. Você precisa verificar junto ao governo Irlandês sobre o método para conseguir o visto de permanência para cônjuges, pois cada país na Europa segue um procedimento diferente.
Gatto
15 de dezembro de 2017 ∣ 08:56
Vanessa
Olá! Moro na irlanda com o meu namorado e nos casaremos no proximo mes e entao ele dará entrada na cidadania it. Minha duvida é: essa espera de 3 anos é somente para o brasil ou para qualquer pais que nao seja a italia? E mais, gostaria de saber se poderiam nos ajudar nesse processo. Ja localizamos as certidoes. Se sim, por favor, entre em contato pois tenho interesse!! Obrigada desde já!
18 de dezembro de 2017 ∣ 08:56
gatto
Vanessa,
Para pedir a naturalização por casamento (conforme descrito em nosso artigo) é necessário ter 3 anos de casados (ou 1,5 anos – caso tenha filhos).
Este prazo se reduz para 2 anos, caso você seja residente com seu marido na Itália.
Nós podemos lhe ajudar sim. Caso queira receber uma proposta, envie um e-mail para contato@gattocidadania.com
Conte conosco!
Gatto
4 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
Edielton Camera
Boa Noite.
LI várias perguntas e respostas com receio de perguntar algo que já foi posto em questão, mas não encontrei as respostas que procurava, de qualquer forma, perdoe-me caso seja repetitivo.
Vamos lá, tenho cidadania Italiana já reconhecida, porém resido no Brasil. Sou casado a três anos e temos uma menina de 2 anos. Pretendemos nos mudar para a Itália e fazer a naturalização da minha esposa, e minha dúvida é a seguinte: Durante o processo de naturalização, que durará em torno de 4 anos entre o tempo necessário para dar entrada, somado ao tempo relativo ao processo, minha esposa poderá exercer atividade remunerada, terá direitos a saúde ou mesmo a matricular-se em alguma universidade?
Desde já, muito obrigado
5 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Edielton,
Sim! Sua esposa deverá pedir o permesso di soggiorno familiar. Assim que lhe for emitido, ela poderá viver, trabalhar e estudar normalmente na Itália até que a naturalização seja deferida.
Gatto
5 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
Giovanna
Olá. Sou brasileira e tenho a cidadania italiana. Estou aguardando completar 3 anos de casada pra dar entrada no pedido de solicitação de naturalização para o meu marido. Ele tem um filho de um casamento anterior de 9 anos, gostaria de saber se o filho dele também teria direito a cidadania após meu marido conseguir a dele (através de mim).
Desde já, obrigada.
9 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Giovanna,
É mais complicado.
Vocês teriam que comprovar residência na Itália (todos) e ainda que o filho dele vive com vocês, dentro do mesmo núcleo familiar.
Gatto
9 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
Ricardo Sarraino
Boa tarde, eu tenho cidadania italiana por direito sanguíneo (por pai e mãe) e tenho o passaporte italiano, de qualquer maneira nasci e só tenho residência no Brasil. Eu posso passar a cidadania para minha esposa? (Casados há 7 anos).
9 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Ricardo, recomendo as seguintes leituras/vídeos:
http://gattocidadania.com/videos-explicativos/naturalizacao-por-casamento/
http://gattocidadania.com/saiba-mais-sobre-cidadania-italiana/naturalizacao-italiana-por-casamento/\
Gatto
17 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
Robinho
Se eu me naturalizar italiano tenho o direito de retificar meu nome e sobrenome para me adequar ao país?
17 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Robinho,
Sinceramente não entendi sua dúvida.
Seu nome e sobrenome estão errados?
Gatto
23 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
Robinho
Meu nome é Robson Norberto Alves, gostaria de saber se posso ao adquirir a naturalização mudar meu nome para Robert Norberto
25 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Não recomendamos fazer esta alteração.
Gatto
23 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
Robinho
Vou me naturalizar por casamento com minha esposa que é italiana
25 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Muito bom, Robinho!
Gatto
18 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
Wellington Gevesier
Bom dia.
Sou casado no civil com cidadã italiana, há 10 anos, mas tenho dúvidas para requer minha Naturalização Italiana, pois sou funcionário público aqui no Brasil e tenho receio de perder meus direitos (salários, aposentadoria, benefícios e o principalmente o emprego), tendo em vista que o concurso tinha no seu Edital (como todos concursos no Brasil) o requisito de ser Brasileiro, há a possibilidade da perda do cargo tornando-me italiano?
Obrigado.
Wellington
25 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Wellington,
Não tenha medo. Tanto a Itália quando o Brasil permitem que seus cidadãos tenham múltiplas nacionalidades.
Não há qualquer risco de você perder o seu cargo por se naturalizar italiano.
Gatto
19 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
Sadi Fernando
Minha esposa teve sua cidadania reconhecida e temos 2 filhos, sendo um com 16 anos. Ambos com cidadania reconhecida tambem.
Realizei meu pedido de naturalizaçao por matrimonio no site do consulato de Sao Paulo dia 18 de agosto. Recebi o comunicado de pedido aceito e agendamento para apresentar documentos enviados no dia 30.
As perguntas são:
Apos a apresentação desta documentaçao e comprovante de endereço só falta a emissao do reconhecimento?
O prazo de 730 dias não seria para a apresentaçao desses documentos?
Tenho a certidao de casamento em comune italiano que sera apresentado dia 30. O agendamento de eventual juramento jà podera ocorrer?
Preciso atualizar eventuais documentos com mais de 180 dias de emissão?
PS Pedido realizado apos AIRE no consulato de São Paulo.
Muito obrigado
25 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Fernando,
O prazo de 730 passa a contar do dia em que você faz o pedido.
Na prática, vemos que o ministério tem levado mais tempo que isso.
No dia 30 você apresentará os documentos originais (já apresentados digitalmente).
O juramento será agendado somente quando o decreto ministerial for emitido (que acontecerá no prazo de 730 dias).
Sugiro que as certidões brasileiras tenham 1 ano de emissão. O certificado penal brasileiro tem validade de 90 dias e a certidão italiana sugiro que não tenha mais de 180 dias.
Gatto
8 de março de 2018 ∣ 08:56
Cesar Fedri
Saudações!
Minha esposa está esperando sua naturalização já faz 1 ano e 3 meses.
Na prática é totalmente diferente, já enviei vários e-mails para o consulado, porém, nunca obtive resposta.
Abraço cordial.
12 de março de 2018 ∣ 08:56
gatto
O prazo máximo é 730 dias. Está no prazo ainda.
Gatto
20 de março de 2018 ∣ 08:56
Giorgio Caputo
Já se passaram mais de 2 anos e ainda nada… como posso proceder para pedir novas informaçoes?
3 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Entre em contato com o Ministero dell’Interno, através da aba de comunicações do portal online.
Gatto
22 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
Anderson Cesar da Silva
O Processo da minha esposa está no consulado de Roma, sem pendência, só que tem mais de 5 anos e não avança.
Duas questões:
Quem pode me auxiliar no processo?
Chegando a cidadania dela eu consigo trabalhar em Portugal? (10 anos de casado)
25 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Anderson,
Como assim o processo está no consulado de Roma? A Itália não possui consulados italianos.
Por favor, seja mais claro em sua dúvida para que possa tentar lhe ajudar.
Gatto
24 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
Thiago
Olá Gatto,
Deixa eu ver se entendi,
Vivo com minha namorada em uma união estável, estou juntando toda a documentação pra dar entrada na cidadania Italiana que vem dos meus bisavós maternos (ambos eram Italianos).
Será necessário primeiramente eu me casar com ela no Brasil e depois ir até a Itália com toda a documentação, requerer a cidadania e morar por lá sem visto de trabalho até o policial ir na minha residência e receber a cidadania em um processo que levaria de 3 à 6 meses, é isso ?
Após esse período, e com o passaporte em mãos, eu teria acesso à qualquer país membro da união européia para viver e trabalhar, mas ela teria que sempre pedir um visto de conjugue no país que formos residir para poder me acompanhar e trabalhar também ?
E somente após os 3 anos de casados é que ela poderia requerer a naturalização Italiana e pegar um passaporte pra ela, não sendo mais necessário vistos de conjugue?
Só estou escrevendo para ver se eu entendi as respostas de todos esses comentários.
Obrigado pelas informações!
25 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Perfeitamente. Seu entendimento está correto.
Gatto
25 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
Viviane
sou Brasileira e tenho cidadania Italiana. Se meu esposo tirar a naturalização dele pela Itália o processo é mais rápido?
25 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Viviane,
Para fazer o processo de naturalização por casamento na Itália, é necessário comprovar residência no país por 2 anos antes de fazer o pedido.
Depois de submeter o requerimento, o prazo é de 730 para deferimento.
Portanto, não vale a pena fazer o processo de naturalização por casamento na Itália. É melhor fazer pelo país onde você já é residente.
Gatto
1 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
Sara
Bom dia. Sou italiana de nascimento, regularmente inscrita no AIRE em SP e casada no Brasil com um brasileiro desde 2001. Ele gostaria de obter a naturalização italiana por casamento, porém limos que isso implicaria na perda da cidadania brasileira.
Essa informação procede? Não há meios de manter a cidadania brasileira dele?
Grata por um retorno.
7 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Sara,
Atualmente há bastante divergência neste assunto.
Sugiro consultar o Ministério da Justiça Brasileiro ou então o Ministério das Relações Exteriores.
Gatto
25 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
marilia
Oi, tenho uma dúvida.
Estou indo para a europa esse ano, já dei inicio ao processo de legalização do meu documento de casamento.
Mas e se eu não quiser morar na Itália, mas em outro país do acordo europeu. Como proceder? Todos os links que vejo só falam da carta di soggiorno. Devo ficar um tempo na itália para pegar o documento de permissão do meu esposo? Pegando a carta di soggiorno poderiamos morar em portugal ou na espanha?
Fico no aguardo!
Obrigada
29 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
Luiz Carlos Radiante
Na naturalização italiana por casamento, o cônjuge solicitante perde a nacionalidade brasileira? pois na constituição parece que não há amparo para este tipo de naturalização! ( por casamento) Vide este caso recente da brasileira que se naturalizou americana e foi extraditada.
30 de janeiro de 2018 ∣ 08:56
Kauana Oliveira
boa tarde
estou tirando muitas duvidas na sua pagina
mas gostaria de um “conselho”
meu noivo esta na etapa de traduçao dos documentos para a sua cidadania italiana.
pretendemos nos casar no Brasil antes dele ir para Italia,para que eu possa me naturalizar.
gostaria muito de ir e permanecer no pais após ele conseguir a cidadania,porem nao sei oque é mais indicado.
eu pedir a permesso di soggiorno e morar lá já aguardando o prazo exigido de residencia e matrimonio para me naturalizar
ou continuar no brasil até dar os 3 anos de casados para entao pedir a naturalizaçao?
7 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Kauana,
Se a intenção é ficar na Itália, minha sugestão é ir para a Itália quando ele for cidadão italiano reconhecido, pedir o permesso di soggiorno e, quando cumprir o prazo de residência exigido, pedir a naturalização.
Gatto
1 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
Fernando Miras
Olá, estou me casando em breve. E minha noiva é neta de italiano. Mas precisamente, italiana. A avó dela chegou ao Brasil com 15 anos de idade. A prima em segundo grau da minha noiva conseguiu recentemente a cidadania italiana. Eu me casando com ela, após o período de 3 anos, já poderei entrar com o pedido? Ou devo esperar sair a cidadania dela para pedir a minha?
5 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Fernando, é necessário aguardar a conclusão do reconhecimento dela para iniciar o seu pedido, pois ela precisa ser cidadã italiana para o seu pedido ter efeitos legais.
Gatto
2 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
Rafaela
Bom dia
Eu tenho união estável, porém vou fazer conversão da união estável para casamento
o consulado aceita a data retroactiva ou não ?
5 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Rafaela, o consulado aceita a partir da data do casamento.
Gatto
18 de março de 2021 ∣ 08:56
Augusto Lelli Neto
Gatto, sou neto de italianos e já possuo cidadania, assim como, todos os meus filhos e netos! Pergunto: Meu filho mais velho casou-se em 2006 e gostaria de conseguir a cidadania dela! Ela tem direito?
22 de março de 2021 ∣ 08:56
gatto
Augusto,
Os cônjuges não possuem qualquer direito. O que eles possuem são requisitos para se enquadrar ao privilégio do governo italiano dado a algumas pessoas.
É possível pedir ao governo a naturalização italiana por casamento. Para isto, é necessário estar casado com cidadão italiano por pelo menos 3 anos (ou 1,5 anos se tiverem filhos), além de comprovar proficiência em italiano através de prova certificadora.
Gatto
5 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
Vítor
Olá,
Tenho dupla cidadania (Brasileira e Italiana) por causa do meu avô paterno. Me caso em março agora e gostaria de saber se minha noiva terá direito a cidadania e como devo fazer para solicitar.
Obrigado,
Vítor
12 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Vitor,
Todas as instruções se encontram no vídeo referente a este post. Peço que o veja com atenção e caso tenha alguma dúvida específica comente aqui para obter uma resposta.
Gatto
5 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
wanderson nascimento dos santos
Eai beleza? minha duvida é simples, minha esposa e neta de italiana, depois de consegui a cidadania italiana, eu que sou casado com ela a três anos, consigo me naturalizar italiano pelo casamento aqui pelo brasil? ou precisamos ir a Itália fazer todo processo e ter que residir la por dois anos? depois de tudo certo conseguiremos trabalhar só na Itália lealmente ou em qualquer pais europeu?
5 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Wanderson,
Sua dúvida é amplamente resolvida pelo post e pelos comentários.
Peço que pesquise melhor sobre o assunto e se mesmo assim restar dúvidas, publique nos comentários.
Gatto
6 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
Junio Rodrigues
Bom dia,
Tenho uma dúvida, sou casado com uma italiana desde 2010 e a mais de 2 anos atrás fiz o up load de todos os documentos no site do ministero dell’interno. No meio do ano passado enviaram um email pedindo novamente minha certidão de nascimento e antecendente criminal, assim precisei de uns 3 meses para fazer isso. Nunca recebemos nenhuma mensagem nesses anos, mas ontem minha mulher entrou no site e tem uma mensagem que diz que os documentos foram aceitos. Gostaria de saber se só agora começou o processo, e tenho que esperar mais 700 dias pela frente ou já está próximo de ser finalizado? Em novembro de 2016 tivemos um filho, minha esposa fez o registro dele no vice consul italiano do ES, até agora também não tivemos nenhuma resposta do registro dele também…
Desde já agradeço pela atenção.
Junio
5 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Junio, entre em contato com o consulado para verificar a sua situação.
Os 730 dias começam a valer da data do pedido.
Gatto
6 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
Daniela
Bom dia !
Gostaria que me esclarecesse por gentileza as informações deste bate papo sobre cidadania, pois infelizmente venho recebendo muitas informações desencontradas e estou bastante confusa …rs .
Vou requerer minha cidadania italiana este ano, porém, sou casada no Brasil à 04 anos e pretendo já transcrever o casamento na ocasião do protocolo. O meu entendimento seria que comprovado este tempo no Brasil, poderia já solicitar a naturalização do meu marido, devido esta comprovação. Porém, alguns dizem que a informação e esta mesma e outros dizem que estes 3 anos só passam a contar após a transcrição na Itália.
Sendo assim, qual destas informações é a correta? Posso já fazer esta solicitação junto com o meu processo? Ou seria melhor fazer posteriormente via Consulado no Brasil?
Obrigada desde já e parabéns pela prontidão em sanar as dúvidas de todos por aqui.
12 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Daniela,
não importa a data do reconhecimento mas SIM a do casamento.
Portanto, se você já é casada há 4 anos, poderá pedir a naturalização do seu marido no dia seguinte que for reconhecida italiana.
Você não só pode como DEVE transcrever a sua certidão de casamento (informar o estado civil é um DEVER de todo cidadão italiano). No entanto, esta transcrição refere-se ao SEU processo e NÃO ao do seu marido. Ter a sua certidão de casamento transcrita não tem nada a ver com o processo de naturalização dele. Este processo só se iniciará após vocês fazerem o pedido através do Ministério Público Italiano. Ter a certidão transcrita de casamento é um pré-requisito para inicia-lo, mas não o inicia automaticamente.
Gatto
Gatto
13 de setembro de 2018 ∣ 08:56
ANA CLAUDIA
Gatto,
Agora achei o que eu gostaria de saber.
Mas há possibilidade de requerer minha cidadania juntamente com o pedido de naturalização do meu esposo? Sim ou não?
Obrigada
6 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
Keylla
Olá,
Estou com uma dúvida e acredito que você possa me ajudar.
Meu marido tem cidadania italiana, e vamos entrar com meu pedido de naturalização aqui no Brasil.
Como é um processo demorado, se nesse período mudarmos para a Europa, como fica meu processo? É possível o processo continuar correndo no Brasil? Eu terei que voltar ao Brasil para o juramento? Ou eu posso pedir que o processo seja levado para o consulado do país em que nós estivermos morando?
Desde já, muito obrigada.
12 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Keylla,
Esta questão já foi amplamente discutida neste fórum. Peço que pesquise um pouco melhor que encontrará sua resposta.
Gatto
5 de março de 2018 ∣ 08:56
Ana Magalhães
Eu tenho a mesma dúvida que a KeyLa e nâo a hei a resposta.Tb quero saber se vale a pena começar o processo de naturalização no Brasil ou se início esse processo quando formos p Portugal.
14 de março de 2018 ∣ 08:56
gatto
Vale a pena fazer no país em que vocês forem morar.
Gatto
7 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
Mariana
Bom dia! Estou levantando as documentações para tirar minha cidadania, (pelos bisavós e tataravós) moro no Brasil, tenho uma união estável e um filho de 2 anos, caso se confirme a documentação toda ok, eu pretendo casar no civil antes de ir e confirmar que moro na italia, o que não seria dificil ja que tenho 3 cunhadas que moram la e me dará o suporte necessário. Nesse caso de eu casar antes de dar entrada na cidadania, também tem esse prazo de 3 anos pra naturalidade do conjugue?, Ou por ter casado aqui , ja ter um filho de 2 anos, e apos isso regularizar a cidadania, ja da o direito a ele? Desde já obrigada!
12 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Mariana,
Se vocês tem filhos, o prazo é de 1,5 anos de casado.
Gatto
14 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
Romana Cracco
Boa tarde, Gatto!
Meus pais são casados desde 1972, e minha mãe conseguiu o reconhecimento á cidadania italiana.
Em vários sites, vejo a informação de que ambos os cônjuges tem direito à naturalização após 3 anos de casamento, no entanto parece que há uma ressalva para os casamentos celebrados antes de 1983, dando direito somente ao cônjuge italiano (homem) conceder a naturalização a cônjuge estrangeira “mulher”. É esse o entendimento mesmo? Neste caso, meu pai não teria direito a cidadania pelo matrimônio?
Obrigada!
Romana
14 de março de 2018 ∣ 08:56
gatto
Romana,
Antes de tudo, deve-se entender melhor alguns conceitos. É para evitar este tipo de confusão que eu insisto bastante no entendimento da lógica e dos conceitos fundamentais.
NATURALIZAÇÃO/CONCESSÃO NÃO É A MESMA COISA QUE RECONHECIMENTO/DIREITO À CIDADANIA.
A naturalização/Concessão é um privilégio que o governo dá a algumas pessoas que se encaixam em alguns pré-requisitos, como casamento com italianos e tempo de residência na Itália.
O reconhecimento à cidadania, sim, é um direito e tem como pressuposto fundamental a transmissão por sangue (jure sanguinis).
Até 04.1983, as mulheres estrangeiras (por exemplo, brasileiras) casadas com italianos eram reconhecidas italianas (do nascimento) pelo conceito jure matrimoni. É um direito dessas mulheres e não uma concessão!!!! Ou seja, todas as mulheres estrangeiras casadas com italianos anteriormente a esta data, são também italianas, perante o ordenamento jurídico italiano vigente.
Isto não acontecia com homens estrangeiros que casavam com italianas, infelizmente.
A minha opinião pessoal é que esta legislação reflete os pensamentos machistas da época.
Enfim, para que seu pai seja cidadão italiano, ele deve pedir a NATURALIZAÇÃO por casamento. Se fosse o contrário, bastaria pedir o reconhecimento.
Gatto
15 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
Matheus
Bom dia. Tenho uma dúvida, meu pai é brasileiro e se naturalizou italiano recentemente, tenho direito a cidadania? Precisaria ir morar na Itália?
5 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Se ele se naturalizou por casamento e você for maior de 18 anos, não é possível pedir a cidadania italiana pelo seu pai.
Gatto
15 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
Elton
Boa tarde,
Minha esposa ja e cidada Iataliana, estamos casados a mais de tres anos, em 06/09/2017 fiz o upload dos documentos necessarios para naturalizacao por casamento.
O AIRE esta em Londres, onde moramos.
Tenho o protocolo do Ministero Dell’interno confirmando o recebimento e com os numeros de protocolos.
Pelo que li eles tem que Aceitar, Aceitar com ressalva ou recusar.
Porem quando faco login no site do Ministero nao aparecere nada. Diz que nao tem nenhuma solicitacao.
Voce sabe me dizer se esse ‘atraso’ na analise e normal?
Obrigado
5 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Elton,
Até que o consulado lhe convoque para apresentação dos documentos originais, de fato, não aparecerá no site.
Você precisa aguardar o contato e aí conseguirá ver sua solicitação no site.
Gatto
21 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
claudia luzia da silva
Oi, boa tard! eu gostaria de saber qual o processo para pedir a nacionalidade italiana atraves da unial estavel! Nao somos casados, mas sim coabitantes legal ha 6 anos!!! desde ja agradeço pelo esclarecimento!
14 de março de 2018 ∣ 08:56
gatto
É necessário ter união estável registrado em cartório.
Gatto
17 de março de 2018 ∣ 08:56
claudia luzia da silva
somos registrados na comuna aqui da nossa cidade!!! é isso ?
19 de março de 2018 ∣ 08:56
gatto
Não entendi esta pergunta, desculpe.
Gatto
16 de abril de 2018 ∣ 08:56
claudia luzia da silva
Desculpe, como eu disse anteriormente somos registrados na comuna de nossa cidade aqui na Belgica, e gostaria de saber se isso é o suficiente para que eu possa entrar com o processo de cidadania Italiana, ja que nomos coabitantes legais!! obrigada
5 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Continuo sem entender a dúvida.
Gatto
22 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
Marcos
Bom dia ! Eu tenho uma dúvida, eu fiz o juramento por naturalização por casamento a 3 meses , mais ainda nao voltou o certificado pra eu fazer o passaporte, que o prazo e de no máximo 6 meses , que eles atrasaram por que fizeram meu decreto em cima da certidão de casamento! Mas o que quero saber se eu me divórciar agora posso ter algum problema para eu obter a cidadania, ou já não corro mais risco
5 de março de 2018 ∣ 08:56
Marcos
Teria alguém pra tirar minha dúvida
12 de junho de 2018 ∣ 08:56
alex mantovan
Oi marcos, demorou quanto tempo para vc depois jurar bandeira depois que foi aceito em roma?
13 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Marcos,
Se o decreto já foi emitido, não corre mais risco!
Gatto
17 de maio de 2018 ∣ 08:56
alice
Então se divorciar depois não perde a cidadania? É obrigatória adotar o sobrenome do cônjuge italiano?
25 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Não.
22 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
Aline menezes
Olá bom dia , Sou cidadã italiana a uns 5 anos e casada a quase 2 anos , já vivi 5 anos na Europa e agora pretendo junto com meu marido regressar mas para Uk . A minha duvida é se meu marido já pode dar entrada na Itália diretamente ou precisamos dos 3 anos vividos em Itália . e Quanto seria o custo deste processo .
14 de março de 2018 ∣ 08:56
gatto
Aline, Sugiro que você leia o post em que está comentando.
Gatto
23 de fevereiro de 2018 ∣ 08:56
Wilson Belfiori
Gatto, boa noite.
Acabei de entregar os documentos originais de minha esposa para a naturalização no consulado de São Paulo, mas não me deram nenhum recibo da entrega. O controle somente será pelo site do Ministero dell’interno?
14 de março de 2018 ∣ 08:56
gatto
Wilson, sim!
Gatto
2 de março de 2018 ∣ 08:56
Daiane Zago
Ola,
Como seria o processo para o meu marido que e espanhol?
Obrigada
12 de março de 2018 ∣ 08:56
gatto
Igual. O processo é idêntico para qualquer nacionalidade.
Gatto
16 de abril de 2018 ∣ 08:56
Daniela
Muito obrigada pelo retorno.
4 de março de 2018 ∣ 08:56
Daniela
Bom dia,
Sou brasileira, casada a 3 anos com cidadão italiano, estamos comunicando ,através do Consulado de São Paulo, o nosso casamento a comune, parece que leva até 6 meses para ser feita a transcrição, gostaria de saber como fico sabendo que foi feita e como consigo o Certificato / Estratto di Matrimonio, para dar início ao meu pedido de naturalização.
Muito obrigada.
Daniela.
14 de março de 2018 ∣ 08:56
gatto
Daniela,
O consulado avisa por e-mail quando a atualização for feita.
O estratto di matrimonio deve ser obtido diretamente com o comune italiano onde está registrado o casamento.
Gatto
18 de março de 2018 ∣ 08:56
Daniela
Obrigada pelo retorno, mas como eu solicito o estratto di matrimonio ao comune?
Daniela.
19 de março de 2018 ∣ 08:56
gatto
Daniela, deve-se entrar em contato com o comune telefonicamente ou por e-mail.
Alternativamente, você pode contratar uma empresa que peça o documento pessoalmente para você.
Gatto
20 de março de 2018 ∣ 08:56
Daniela
Obrigada.
25 de março de 2018 ∣ 08:56
Daniela
Boa tarde, estou com uma dúvida para fazer o pedido de naturalização por matrimônio, tanto eu quanto meu cônjuge somos divorciados, queríamos saber se além dos documentos que solicitam no site do consulado precisamos enviar também nossos processos de divórcio traduzidos com certidão de objeto e pé ?
Obrigada.
Daniela.
13 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Daniela,
Não é necessário, pois seus atos civis não serão transcritos.
Gatto
5 de março de 2018 ∣ 08:56
Maristella Buffon Molin
Já recebi o código k10 e vou levar a documentação em poucos dias. Depois disso sei que vai demorar 730 dias para eu receber a concessão. Quais os documentos que devo levar nesse dia do juramento?
grata
14 de março de 2018 ∣ 08:56
gatto
Maristella,
Você foi convocada para apresentar os documentos no consulado.
Depois disso, receberá o decreto ministerial, autorizando a concessão da sua naturalização. Aí sim é que fará o juramento.
Gatto
6 de março de 2018 ∣ 08:56
Natalia
Olá Gatto,
Tudo bom?
Eu tenho cidadania italiana e meu namorado está com a documentação para tirar a cidadania pela familia dele, contudo, o processo ainda nao esta pronto…uma duvida: se casarmos, ele pode morar comigo na Italia e teria direito à trabalhar até que ele dê entrada na cidadania dele? Para isso, ele deveria pedir o Permesso di Soggiorno?
Mto obrigada!!
14 de março de 2018 ∣ 08:56
gatto
Natalia,
Sim! Ele pode pedir o permesso di soggiorno por estar casado com você que já é cidadã italiana.
Gatto
8 de março de 2018 ∣ 08:56
eduardo lazzaretti
Boa tarde.
Vou me casar no civil e minha esposa terá direito a cidadania.
Como tenho uma filha com ela, fica no tempo de 1 ano e meio, correto ?
Ela precisa usar meu sobrenome para ter validade ?
12 de março de 2018 ∣ 08:56
gatto
Eduardo,
Sua esposa não terá o direito à cidadania. Ela terá os requisitos mínimos para PEDIR a naturalização.
Direito ao reconhecimento da cidadania somente os descendentes possuem, por sangue.
Ela não precisa do seu sobrenome.
Gatto
23 de março de 2018 ∣ 08:56
maria ortega
Gatto boa noite! quando iniciamos o processo de naturalização de meu marido morávamos no rio de janeiro. Agora estamos em São Paulo. Devo fazer minha inscrição no AIRE de São Paulo? Grata.
3 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Sim!
Gatto
23 de março de 2018 ∣ 08:56
Renan Padoin
Bom dia,
Namoro a 2 anos com minha mulher, ja adquirimos uma casa juntos porém não somos casados. Meus parentes conseguiram cidadania italiana, e eu pretendo fazer para poder ir para Portugal (União europeia…). Existe alguma maneira de ela ir comigo? uma alternativa..
Muito grato.
att;
Renan Padoin
3 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Deve-se verificar com as autoridades portuguesas.
Gatto
26 de março de 2018 ∣ 08:56
Luana França
Olá, eu e meu namorado somos descendentes de italianos, entretanto eu não tenho documentação nenhuma e ele já tem tudo em mão. É mais fácil esperar a documentação dele ficar pronta e eu pedir a minha naturalização ou é melhor eu tentar minha cidadania também, em paralelo?
é possível nos casarmos depois da entrada do processo, ou devemos esperar 3 anos d casados para ele dar entrada na papelada?
Estou confusa em relação a isso
3 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Luana,
Certamente é melhor fazer através da sua própria árvore genealógica.
Caso opte pela naturalização, o prazo é de 3 anos a partir do casamento (E NÃO DO RECONHECIMENTO DELE).
Portanto, vale a pena casar o quanto antes, para este fim.
Gatto
26 de março de 2018 ∣ 08:56
Dario Mariani
Boa tarde, sou cado desde o dia 24/01/1980, depois de terminado o processo e de ter reconhecida a minha cidadania como devo proceder para solicitar a cidadania de minha esposa, já que ela é automática por havermos casado antes de 1983? Grato.
3 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Bastará traduzir a certidão de nascimento dela em Inteiro teor, apostilar a certidão e sua respectiva tradução e enviar ao comune, através do consulado.
Gatto
27 de março de 2018 ∣ 08:56
BEATRIZ
Bom dia!
Meu marido tem a cidadania Italiana e já possuem passaporte, estamos casados a 4 anos… no caso eu teria direito de PEDIR a naturalização, certo?
Gostaria de saber qual o procedimento que devo fazer?…. Como faço pra requerer?
3 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Você não tem nenhum direito a pedir a naturalização.
Você tem o privilégio de enquadrar-se com os pré requisitos necessários e pedir a naturalização ao governo italiano.
Gatto
22 de abril de 2018 ∣ 08:56
Priscilla
Bem agressiva sua resposta, Gatto. Desnecessária, pois você entendeu muito bem o que ela quis dizer com “direito”.
5 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Priscilla,
Nosso intuito com este blog é educar de maneira correta.
Há uma enorme diferença entre direitos e privilégios. Portanto, é necessário esclarecer a diferença entre os termos para evitar frustrações no futuro.
De toda maneira, agradeço sua participação em nosso fórum.
Gatto
24 de maio de 2018 ∣ 08:56
Eu
Na verdade existe uma interpretação na Italia de que é um direito subjetivo. Tanto que depois dos 730 dias da entrada, eles ficam impedidos de negar o pedido.
Vi um caso de uma mulher divorciada que conseguiu por terem passado os 730 dias de analise. Pelo que eu tenho visto, tem durado uns 3 anos.
2 de abril de 2018 ∣ 08:56
Herbert Butturi
Bom dia
Sou cidadão italiano e acabei de receber uma notificação do Ministério do Interior Italiano para minha esposa comparecer no dia 18/04/2018 no consulado de SP para apresentar a documentação, gostaria de saber se a taxa que eles se referem é paga no momento da entrega, ou deve ser paga antes ?
E como a Certidão de Antecedentes Criminais vence após 90 dias, devo providenciar outra ? ou entrego a mesma que foi escaneada e enviada para Roma ?
Grato,
Herbert
2 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Herbert,
A taxa foi paga no momento do pedido. Sem o pagamento desta taxa não é possível iniciar o pedido de naturalização.
Gatto
2 de abril de 2018 ∣ 08:56
Herbert Butturi
Correto, fiz uma remessa internacional de 200 euros, achei que além desta taxa teria que pagar algo aqui em SP.
E quanto a documentação, é somente eu apresentar os mesmos documentos que enviei escaneados ? ou preciso tirar uma nova Certidão de antecedentes criminais ?
3 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Herbert,
Basta apresentar os documentos que foram escaneados.
Gatto
4 de abril de 2018 ∣ 08:56
Rodrigo Andersen
Herbert, desculpa a intromissão mas poderia me responder uma coisa? Quando foi dada a entrada no processo da sua esposa? Pergunto porque dei entrada no meu no dia 12/01 e nao recebi nem o e-mail com o aceite e nem o chamado do consulado para apresentar os documentos. Obrigado!
18 de abril de 2018 ∣ 08:56
Herbert Butturi
Rodrigo, desculpe pela demora em responder.
Dei entrada na documentação da minha esposa via site do ministerio do interior italiano no dia 22/09/2017
Recebemos a convocação no dia 28/03/2018, para ela comparecer no dia 18/04/2018, exatamente na data que estou te respondendo, ela entregou toda a documentação que foi scaneana na época e pagou uma taxa de 50,00 reais.
obs : a pessoa que atendeu ela passou a seguinte informação : manter o endereço em dia, por que irá receber uma carta registrada no prazo de 2,5 a 3 anos
dica 1: no dia de ir no consulado, levar um comprovante de endereço no nome dela, senão tiver, vc consegue este comprovante no cartório eleitoral onde vota !!
dica 2 : levar Xerox do RG
estas dicas´são pelo fato de não constar no site do ministerio da italia
boa sorte
5 de abril de 2018 ∣ 08:56
Elaine Ihemis
Olá!
Gostaria de saber quanto tempo aproximadamente está demorando entre a entrega on line do pedido e a entrega dos documentos no Consulado de SP.
13 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Cerca de 90 dias.
Gatto
2 de abril de 2018 ∣ 08:56
Milena
Olá,
Eu estou indo à Itália fazer o reconhecimento da minha cidadania. Sou casada apenas há um mês no Brasil e meu marido vai comigo… após ter o reconhecimento já podemos pedir o permesso di soggiorno para que ele fique residindo legalmente comigo na Itália?
Sei que entre o pedido e o recebimento do permesso di soggiorno pode levar alguns meses, neste tempo ele já poderá trabalhar lá?
Obrigada.
3 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Milena,
Sim, pode-se pedir assim que o reconhecimento for efetivado.
Enquanto o permesso di soggiorno não sair, ele não pode trabalhar.
Gatto
4 de abril de 2018 ∣ 08:56
Rodrigo Andersen
Boa noite! Gostaria de uma ajuda/informação. Dei entrada no meu pedido de naturalização por matrimonio no dia 12/01. Desde então não recebi nenhuma comunicação informando que meu processo foi aceito ou não. Saberiam me dizer quanto tempo em média demora essa comunicação? Obrigado
13 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Cerca de 90 dias.
Gatto
19 de junho de 2018 ∣ 08:56
Rosineide Consolaro
O meu processo foi em 07 02 2017 e até agora não recebi nada pelo e-mail
Alguém sabe se esse procedimento é assim tão demorado?
27 de julho de 2018 ∣ 08:56
Rodrigo Andersen
Boa tarde! Ja faz quase 7 meses e nada…estão sabendo de alguma demora ou problema?Obrigado!
17 de setembro de 2018 ∣ 08:56
van
Demorou 13 meses. Entrada em 06/16 e acomunicação chegou em 09/17.
4 de abril de 2018 ∣ 08:56
Riaan
Oi td bem,
Gostaria de saber qual documentos preciso prar pedir naturalizaçao. Meu esposa e filho ja tem cidadenioa italiana. Vi no site que precisa meus atecedentes criminais, no meu caso da Africa do sul, e Brazil. Certidao de nacimento tudo traduzido. O que mais precisamos alem da taxa de 200 euros?
13 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Riaan,
Sugiro que estude melhor nossos materiais.
Esta pergunta está amplamente respondida seja pelos posts que pelos comentários.
Gatto
6 de abril de 2018 ∣ 08:56
Camila
Boa tarde, não sou casada ainda.. mas meu namorado esta na em Londres p depois ir para a Italia tirar a cidadania dele pela familia, já deu entrada nas documentações e tudo. Eu casando com ele aqui no Brasil em Dezembro, consigo a cidadania em janeiro? Indo p Londres ou Italia? Ou tenho que esperar 3 anos de casada no papel p conseguir?
12 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Camila,
Estude melhor nossos artigos. Todas as suas perguntas já estão amplamente respondidas seja pelos posts que pelos comentários.
Gatto
9 de abril de 2018 ∣ 08:56
Gustavo
Olá.
Sou brasileiro com cidadania italiana e passaporte já em mãos.
Casado há um mês.
Como funciona o visto de cônjuge para os outros países da União Europeia? Por exemplo, eu sendo italiano e morando na Alemanha. Sabe se minha esposa poderá estudar e trabalhar lá?
12 de abril de 2018 ∣ 08:56
gatto
Gustavo,
Sim, com certeza!
Consulte as autoridades alemãs para verificar condições e requisitos.
Gatto
18 de abril de 2018 ∣ 08:56
Herbert Butturi
Olá, bom dia
Tenho dupla cidadania e já fiz todo o procedimento para minha esposa se naturalizar, gostaria de saber se ela irá perder a nacionalidade brasileira ?
5 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Herbert,
Há grande divergência sobre este assunto.
Sugiro confirmar com o Ministério da Justiça brasileiro ou então com o Ministério das Relações Exteriores.
Gatto
20 de abril de 2018 ∣ 08:56
Lucas Uziel
Olá, tudo bem?
Minha mãe tem a cidadania italiana que conseguiu através do casamento, gostaria de saber se EU com 21 anos de idade, posso tirar uma cidadania italiana por ser filho dela?
5 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Lucas,
Se você for descendente de algum cidadão italiano, poderá considerar o reconhecimento por jure sanguinis.
Mas a sua mãe não poderá lhe transmitir nada, porque você já é maior de 18 anos.
Gatto
8 de maio de 2018 ∣ 08:56
Karolay Guerra
Boa tarde, tudo bem?
Eu tenho a dupla cidadania, e quero dar a naturalização para meu marido, iremos a Itália daqui alguns meses. No momento em que nós chegar lá, que visto tenho que pegar para ele ficar legal no país para depois de dois anos solicitar a naturalização?
Obrigada!!
14 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Permesso di soggiorno por motivos familiares.
Gatto
14 de maio de 2018 ∣ 08:56
Sabrina
Boa tarde,
Tenho 27 anos, meu padrasto italiano teria como me passar a cidadania?
Pelo que li, por ser maior não seria mais possível, é isso mesmo ou tem alguma chance?
Obrigada.
25 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Sabrina,
Nenhuma chance, infelizmente.
Gatto
18 de julho de 2018 ∣ 08:56
sergio
existe uma possibilidade ! adoção de pessoa maior de idade , pesquize e veja os requisitos….minha esposa Italiana está adotando minha filha brasileira de maior de idade, do meu primeiro casamento.
16 de maio de 2018 ∣ 08:56
Diego
Boa tarde Gatto, tenho 2 dúvidas que gostaria de perguntar, a primeira é sobre o preenchimento do formulário AE no step 9, esta dizendo para inserir todos os endereços de moradia no exterior. Devo inserir todos os endereços do Brasil após os 14 anos dela? Outra coisa importante, nós moramos em Londres por um curto período (9 meses) entre 2015 e 2016, sendo assim verifiquei que é muito complicado conseguir o certificado de antecedentes criminais dela de Londres. Estou pensando em substituir o endereço de Londres pelo atual endereço de SP, será que haverá algum problema?
A segunda dúvida é referente ao consulado, nós vamos dar a entrada pelo consulado de são paulo, porém ano que vem vamos nos mudar de país, como ficaria a questão do juramento??? Obrigado Diego
25 de maio de 2018 ∣ 08:56
gatto
Diego, quando você se inscrever no consulado do país em que morar, informe ao Ministério para que eles alteram a jurisdição consular para o juramento.
Sim, coloque todos os endereços que morou por mais de 6 meses e também colete as certidões de antecedentes penais de todos estes países.
Gatto
29 de maio de 2018 ∣ 08:56
Kelly Nazare
Minha mãe conseguiu sua cidadania italiana casando-se com um italiano, eu moro no Brasil e gostaria de saber se eu consigo morar legalmente com meu esposo na italia.
e se é possivel eu conseguir cidadania tambem.
4 de junho de 2018 ∣ 08:56
Edson Fernandes
Boa noite!
Sou casado desde nov82, minha esposa tem dupla nacionalidade, eu tenho direito a dupla nacionalidade também por casamento, se tiver quais os documentos que devo tirar para enviar ao Consulado Italiano no Brasil.
Edson
12 de junho de 2018 ∣ 08:56
sebastião ferreira cantarino
Boa noite! Tenho uma pergunta:
Digamos que eu queira entrar com processo de cidadania italiana, pelo lado paterno, porém minha mãe é viúva desde 2003. Eu posso incluí-la no processo para que ela obtenha a cidadania ou ela perdeu esse direito com a morte do meu pai ?
Muito obrigado .
12 de junho de 2018 ∣ 08:56
alex mantovan
Boa noite, ira fazer 3 anos em agosto proximo que dei entrada na cidadania por matrimonio aqui por londres, recebi o comunicado no site que o decreto esta firmado, entao vai fazer um em agosto des dessa mensagen, ja passou do tempo? oque devo fazer se nao receber a carta do juramento por favor?
13 de junho de 2018 ∣ 08:56
Edson Fernandes
Gatto, boa noite.
Lhe enviei uma msg neste mês que passou, não obtive resposta, sei que sua cx de msg deve estar cheia, mas aguardo assim mesmo uma resposta sua, segue abaixo dados de meu e-mail.
Grato
15 de junho de 2018 ∣ 08:56
Weslei Palozi Almeida
Ola tudo bem?
Me chamo Wesley, estou tirando a cidadania italiana de minha esposa, somos casados a 7anos temos 2 filhos menores e pretendemos morar em Londres. Gostaria de saber se tirando a cidadania por parte dela eu tenho direito ou nao a cidadania italiana, se sim já posso dar entrada em minha naturalização ou cidadania italiana mesmo indo morar em Londres?
20 de junho de 2018 ∣ 08:56
Pollyana
Olá Gatto!
25 de junho de 2018 ∣ 08:56
EDUARDO DUARTE DE LIMA
Olá, estive olhando meu processo hoje dia 25/06/2018 e o status mudou, se não engano e a terceira ou quarta vez que muda, sera que falta muito para assinar a papelada ??rsrs..
Prefeitura de Apresentação:
Rappr.Cons. de BRASILE / Cons. G. RIO DE JANEIRO
Prefeitura competente:
Rappr.Cons. de BRASILE / Cons. G. RIO DE JANEIRO
Data de apresentação:
2017/01/13
artigo:
Art.5
Estado da prática:
A investigação dos escritórios competentes começou
26 de junho de 2018 ∣ 08:56
Alex
Boa noite
Quero tirar
Uma dúvida
Sou homossexual e meu companheiro é brasileiro porém ele tem decadência italiana, Caso fomos morar na Itália posso se casar com ele é adquirir tb a cidadania italiana ?
28 de junho de 2018 ∣ 08:56
Mariela
Olá,
Uma prima que mora no Sul da Itália se casou com um italiano no Brasil no ano de 2011. Para ela requerer a cidadania por casamento ela deve requerer direto na Itália ou deve requerer no Brasil, pelo fato do casamento ter sido aqui?
Caso seja na Itália, tem que ser na Comune que ele nasceu ou poderia ser na Comune que eles vivem?
Agradeço a ajuda.
17 de julho de 2018 ∣ 08:56
Albert
olá, tudo bem?
Sou recém casado, com uma mulher brasileira, que ira pegar a cidadania italiana através da tia dela, eu consigo pegar a cidadania através dela?
21 de julho de 2018 ∣ 08:56
Luiz Adriano
Buongiorno.
Espero que minha dúvida seja “meio boba”.
Bom eu sou o “marido”, e vou tentar naturalizar italiano, isto através de minha esposa que tem cidadania italiana.
No site Ministero degli Affari Estero, está escrito que não serão aceitas Certidões de Casamento, “”que não mencionem o nome adotado apos o casamento, mesmo que ele não tenha sido alterado””.
Neste caso esta exigência se refere somente a minha esposa ??
Pois como sou o “marido” não houve nenhuma alteração e nem se escreve nada sobre isto, mas no nome da minha esposa(é ela que é italiana) sim houve alteração no nome, e isto é discriminado separadamente como o nome adotado passou a ser…….
Grazie in anticipo per la vostra attenzione.
Adriano
26 de julho de 2018 ∣ 08:56
gatto
Luiz,
Peça ao cartório para incluir o nome que você passou a utilizar depois do casamento. Se não houve alterações em seu nome, geralmente o cartório faz referida menção na forma “Nome que o marido passou a utilizar: o mesmo”.
Gatto
6 de novembro de 2018 ∣ 08:56
Anderson Bento
Boa noite,
Tem sessenta dias que eu fiz o upload dos documentos no Ministero dell’interno e não me atentei a esse detalhe do nome que passei a utilizar. Nesse caso o processo é rejeitado ou aceitado parcialmente (envio os documentos atualizados) ?
26 de novembro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Anderson,
Provavelmente seu processo será aceito com ressalvas. Neste momento, o Ministério pedirá para que você complete a documentação da forma correta.
Gatto
23 de agosto de 2018 ∣ 08:56
Rafael
Olá a todos.
Dei entrada, com sucesso, pelo site do Ministério, com toda a documentação da minha naturalização por casamento no começo de março de 2018, porém, até agora o consulado (SP) ainda não me chamou para levar os originais.
É normal essa demora?
Outra coisa, se demorarem mais um tempo para me chamarem, é possível que não aceitem os documentos, pois perderam validade, ou o que interessa de fato são os mesmo documento enviados pelo site do Ministério?
Obrigado
16 de outubro de 2018 ∣ 08:56
Giorgia
Prezado Sr Gatto,
o meu marido é em possesso de todos os requisidos para pedir a naturarilazação para casamento, sendo que esta casado comigo (cidadã italiana inscrita no Aire do Consulado de São Paulo) desde 2012. Fizemos o pedido de naturalização no portal do Ministerio dos Internos da Italia em Março 2018. Até agora não recebemos o codigo K10/K10C. O consulado não responde as email que enviamos pedindo esclarecimentos. E’normal não ter recebido ainda esse codigo? Para quem devemos escrever? Para prefeitura na Italia (Modena no nosso caso), para o Ministerio do Interno ou para o Consulado de São Paulo? Qual dessas instituções deveria nos dar esse codigo? Muito obrigada!!!!
26 de julho de 2018 ∣ 08:56
Ana Thereza Fiori Duarte
Boa noite, minha dúvida é a seguinte, quero entrar com o processo de pedido de cidadania italiana por ser filha de italiano. Gostaria de saber se meu marido já pode pedir junto o reconhecimento da cidadania dele por casamento ou se seria necessário sair a minha documentação primeiro. Muito obrigada.
31 de julho de 2018 ∣ 08:56
Lurdiceia Siqueira Pereira
Bom dia! Preciso sanar algumas dúvidas.
Primeira: Estou a cinco anos em uma união estável com um italiano;
Segunda: Ele ainda está casado com outra brasileira e separado a mais de seis anos da mesma. Porém, a mesma veio embora para o Brasil e não se divorciou,
Terceira: Eu gostaria de saber se esta mulher perde o Soggiorno dela uma vez que não se encontra mais debaixo do mesmo teto.
Quarta: Na época do casamento dos dois, foi também enviado ao Consulado aqui do Brasil a certidão para que a mesma fosse validada aqui.
Quinta: Como proceder com o processo de um divórcio se não sabe do paradeiro da mesma.
Sexta: Quais direitos ele tem aqui no Brasil.
Agradeço muito pela atenção e aguardo respostas e possíveis mais contatos.
3 de agosto de 2018 ∣ 08:56
kelly nakisha
olá meu nome é nakisha eu quero que todos vocês se juntem a mim para agradecer a este homem por restaurar minha casa com meu ex marido que me dispensou por outra mulher por 5 anos. No começo eu nunca acreditei que DR OGUDUGU será capaz de me ajudar a recuperar meu EX HUSBAND dessa outra mulher, mas porque eu ainda o amo e preciso dele na minha vida … eu trabalho e sigo as instruções DR OGUDUGU e me surpreendo que depois de 3 Dias de lançar o feitiço e trabalhar com DR OGUDUGU, meu ex marido me ligou me pedindo para perdoar e esquecer tudo o que ele fez para mim que ele ainda me ama … agora eu e meu marido estão se recuperando juntos e estamos muito feliz com a nossa nova vida … tudo graças a DR OGUDUGU pelo grande trabalho que ele fez por mim .. eu prometo sempre compartilhar o seu bom trabalho para todo o mundo e se algum corpo está lá fora, passando por qualquer dificuldade de relacionamento deve gentilmente entrar em contato com ele via e-mail: drogudugusolutionspell@gmail.com ou whatsapp +2349097050691
ESPECIALIZA-SE TAMBÉM NOS SEGUINTES PROBLEMAS
(1) Se você quer seu ex de volta.
(2) se você sempre tiver sonhos ruins.
(3) Você quer ser promovido em seu escritório.
(4) Você quer mulheres / homens para correr atrás de você.
(5) Se você quer um filho
(6) Você quer ser rico.
(7) Você quer amarrar seu marido / esposa para ser
para sempre teu.
(8) Se você precisar de assistência financeira.
(9) Cuidados com ervas.
contate DR OGUDUGU através de seu email para uma solução total drogudugusolutionspell@gmail.com
5 de agosto de 2018 ∣ 08:56
Elaine
Olá, tudo bem?
Minha mãe tem a cidadania italiana que conseguiu através do casamento, gostaria de saber se EU com 21 anos de idade, posso tirar uma cidadania italiana por ser filho dela?
gatto Post author
5 de maio de 2018 at 20:59 RESPONDER
Lucas,
Se você for descendente de algum cidadão italiano, poderá considerar o reconhecimento por jure sanguinis.
Mas a sua mãe não poderá lhe transmitir nada, porque você já é maior de 18 anos.
Gatto
Bom dia!
Minha pergunta é a mesma acima, mas gostaria de saber se a filha maior pode solicitar a cidadania por juris sanguinis mesmo apos a mae ter obtido a cidadania por matrimonio?(Naturalizacao)?
8 de agosto de 2018 ∣ 08:56
Lilian
Olá, pode me responder uma dúvida, por gentileza?
Tenho reconhecimento da cidadania pelo princípio “ius sanguinis” desde os meus 16 anos.
Sei que por isso não necessito de visto para entrar nos EUA para turismo, pelo prazo de 90 dias.
Sou casada há 12 anos, temos filhos menores de idade e se meu esposo requerer a naturalização por matrimônio, ele também poderá dispensar o visto para entrar nos EUA, ou ainda assim é necessário?
Grata desde já.
14 de agosto de 2018 ∣ 08:56
Bernardete
Boa tarde! Vou dar entrada no processo de naturalização por matrimônio.
O que acontece é que após juntar todos os documentos, traduzir, apostilar… verifiquei que na certidão de nascimento não consta a observação: após o matrimônio passou a chamar-se…..
Terei que refazer tudo novamente?
Obrigada!!
16 de agosto de 2018 ∣ 08:56
NAYARA PEREIRA PAIM
Tenho a cidadania Italiana , meu esposo tem direito esta mexendo com a dele , eu consigo viaja para os EUA sem o visto so com a cidadania , ele tbm consegue mexendo com os documentos dele , lembrando que a cidadania dele ainda nao foi aprovada
20 de agosto de 2018 ∣ 08:56
Vinicius
Boa tarde, minha esposa e nossa filha em comum tem cidadania italiana, residimos no Brasil. Porém, eu tenho um filho de 9 de idade do meu primeiro casamento, caso eu venha me naturalizar italiano pelo matrimônio com minha esposa atual poderei passar para meu filho a cidadania? Ou ele poderá pedir naturalização?
Grato
21 de agosto de 2018 ∣ 08:56
Victor Espinoza
Boa tarde,
Minha esposa tem cidadania italiana e queremos residir na Itália, porém não temos 2 anos de casados ainda. Há a possibilidade da gente ir pra lá mesmo assim e após esse período requerer minha naturalização ? O que devemos fazer ?
22 de agosto de 2018 ∣ 08:56
Daniel Augusto Miranda
Olá, excelentes o seu site.
Minha dúvida. Sou cidadão italiano e minha esposa não é. Somos casamos a pouco tempo, 3 meses. Posso morar na europa (Portugal) com ela até o processo de naturalização e o período de 3 anos serem finalizados? Seria um permesso di soggiorno familiar?
Ela tem filhos de outro casamento, os filhos dela podem morar lá também até o processo de naturalização da mãe, no caso minha esposa?
Forte abraço
23 de agosto de 2018 ∣ 08:56
Diogo Amato
Boa tarde, primeiramente parabéns pelo artigo, é um dos mais completos e de fácil entendimento que achei na internet.
Porém ainda tenho uma dúvida sobre meu caso:
Estou indo em outubro para a italia reconhecer minha cidadania italiana, estou casado a 1 mês e vou sozinho nessa parte,
Após eu reconhecer minha cidadania e tirar todos o passaporte e carteira de identidade italiana, pretendo ir morar na espanha, e ai sim minha esposa viajará diretamente para a espanha.
Qual documento preciso para ela, ficar morando na espanha comigo, uma vez que não deu os 3 anos do casamento?
Esse documento vale para toda a união européia? ela poderá viajar comigo para outros lugares e ficar mais de 90 dias ?
Desde já obrigado, e parabéns!
29 de agosto de 2018 ∣ 08:56
Kelen Alvin
Boa tarde Gatto,
Sou brasileira e meu namorado é italiano. Se eu for para lá e nos casarmos no comune, eu posso ficar morando lá legalmente ou tenho que voltar até que o processo de naturalização fique pronto?
Grata!
29 de agosto de 2018 ∣ 08:56
Lilian Rovaris Semeniuk
Boa tarde,
Tenho 36 anos e tenho a cidadania IUS SANGUINIS desde os 16 anos. Me casei nesse espaço de tempo e tive dois filhos. Fui informada que quem possui cidadania IUS SANGUINIS não precisa de visto para entrar a turismo nos Estados Unidos. Gostaria de saber se meu esposo requerer a naturalização pelo matrimônio, ele também consegue entrar nos Estados Unidos sem a necessidade de visto?
13 de setembro de 2018 ∣ 08:56
ANA CLAUDIA REBULI BERTAPELI
Olá Gatto, boa tarde!
Tenho duas dúvidas, se puder me orientar. Vi alguns comentários com perguntas “parecidas”, mas não exatamente o que estou querendo saber.
1) Posso requerer minha cidadania italiana (sou bisneta de italiano) e juntamente solicitando a naturalização do meu esposo? isso para poder tirar tudo junto. (Já somos casados há mais de 3 anos e temos dois filhos pequenos.
2) Meu esposo irá precisar adicionar meu sobrenome na certidão de nascimento dele para se naturalizar italiano?
Muito obrigada
Ana
15 de setembro de 2018 ∣ 08:56
ane
Sou casada com italiano e tenho 1 ano de residência na italia, em 2019 faço dois anos de residência, pelo tempo que demora essa análise de documentos posso ja dar entrada ou tenho que esperar fechar redondinho os dois anos de residência para poder fazer o pedido?
17 de setembro de 2018 ∣ 08:56
airton soares
ola bom dia minha esposa tem dupla cidadania brasileira e italiana,a 2 anos atras moravamos na inglaterra dei entrada no consulado de londres a minha cidadania por casamento ,onde esta o aire dela…hoje dia 17/09/2018 estamos morando no brasil em sao paulo interior …se minha esposa mudar o aire para sao paulo o processo de cidadania por casamento continua em sao paulo ou fica em londres…desde ja agradeco obrigado
19 de setembro de 2018 ∣ 08:56
Ana
olá.. meu namorado é brasileiro com cidadania italiano, iremos casar no ano que vem, pretendo depois do prazo requerer a minha naturalização, mas tenho um filho de 7 anos do meu primeiro relacionamento, gostaria de saber como fica o caso do meu filho, visto que ele não tem contato com o pai biológico, somente leva o nome. Se poderemos morar juntos e trabalhar normalmente na Europa por ser casada com cidadão italiano; ele já mora na Europa a 4 anos.
19 de setembro de 2018 ∣ 08:56
Ana
meu filho terá direito a naturalização?
22 de setembro de 2018 ∣ 08:56
Ana Regina
Ola Gatto,
Meu esposo irá solicitar a cidadania Italiana, temos um filho de 8 anos, mas não somos casados no cartório, há como eu solicitar? Mesmo que seja necessário o casamento civil.
24 de setembro de 2018 ∣ 08:56
Daniela
Bom dia, por favor, gostaria de tirar uma dúvida.
Preciso efetuar o pagamento da taxa de cidadania por matrimônio ao Ministero dell Interno,posso fazer transferência on line de meu banco na França ou preciso ir ao caixa?
Eles aceitam o PDF do comprovante on linda?
Muito obrigada.
28 de setembro de 2018 ∣ 08:56
Leonardo D’Aquino
Boa tarde Gatto.
Procurei estas respostas e não encontrei. Espero que possa me ajudar.
Já fiz o reconhecimento da minha cidadania e agora estou dando entrada para fazer a naturalização da minha esposa.
Dúvidas
Quem tem que se cadastrar no portal do Ministero dell’Interno? Eu ou ela??
Qual o melhor jeito de pagar a taxa de 200 euros daqui do Brasil?
Ao preencher a identificação do pagamento coloco o meu nome ou o dela?
Obrigado!
Leonardo D’Aquino
1 de outubro de 2018 ∣ 08:56
Leonardo D’Aquino
Gatto
desconsidere as perguntas achei o video que explica tudo isso
obrigado
1 de outubro de 2018 ∣ 08:56
Luciano Maccagnini
Boa noite, tenho cidadania italiana e meus dois filhos menores de idade também.
Quero obter a cidadania por matrimônio para minha esposa.
Nossa mudança de estado civil já foi homologada em Roma.
Pergunto para você: o processo é o mesmo, via site?
Esse documento já registrado em Roma, reduz o tempo de espera?
Obrigado
3 de outubro de 2018 ∣ 08:56
SILVANIA GONÇALVES DA SILVA
Meu marido vai requerer a cidadania italiana, tem descendência dos seus bisavós paternos, somos casados há 2 anos, ele tem uma filha e eu tenho dois filhos, do outro casamento, pergunto, poderei pedir a naturalização ao governo italiano? ou não me enquadraria com os pré requisitos necessários?
15 de outubro de 2018 ∣ 08:56
Paulo Ferreira
Buongiorno,
Há pelo menos 2 anos e meio solicitei minha Naturalização Italiana por matrimônio, ainda não obtive resposta sobre o andamento. Pergunto : Quanto tempo em média leva este processo.
Obrigado
27 de outubro de 2018 ∣ 08:56
Augusto
Olá
Eu tenho minha cidadania italiana reconhecida por descendência paterna, mas meu pai faleceu, e nunca se reconheceu como cidadão italiano, minha mãe pode se naturalizar pelo casamento mesmo assim?
26 de novembro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Augusto, infelizmente não.
Gatto
30 de outubro de 2018 ∣ 08:56
Karina
Olá!
Possuo passaporte italiano e em janeiro de 2019 completarei 3 anos de casada e estamos nos preparando para dar entrada no pedido de naturalização para o meu marido. Porém, estou esperando uma filha para dezembro 2018. A minha dúvida é a seguinte: qual pedido devo fazer primeiro, da minha filha ou marido? Se dermos entrada no pedido de naturalização para o meu marido primeiro (porque é mais demorado) e depois registrar a certidão de nascimento da minha filha, isso impactaria ou atrasaria o processo dele?
Obrigada
26 de novembro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Karina,
Uma coisa não depende absolutamente da outra.
Para a naturalização, antes do nascimento da filha, você só poderá pedir depois de completar os 3 anos de casada.
Para o nascimento da filha, é sua obrigação declará-la em até 90 dias do nascimento.
Gatto
5 de novembro de 2018 ∣ 08:56
AGOSTINHO LEVY CAVALIERI JUNIOR
Olá
parabéns pelo site
estou lançando o pedido online de cidadania por casamento para minha esposa e no primeiro item pedi para assinalar K10 ou K10/C
seria eu o requerente ou ela que precisa fazer este pedido de cidania?
26 de novembro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Agostinho,
É a sua esposa que faz o pedido, pois é ela quem está pedindo a naturalização pelo casamento com um italiano.
Gatto
6 de novembro de 2018 ∣ 08:56
Gustavo
Olá..
Possuo cidadania Italiana e minha esposa entrou com o processo para adquiri-la através do nosso casamento.
Gostaria de saber das possibilidades de ela conseguir algum visto que a permita trabalhar enquanto a cidadania dela não chega. Tanto na Itália, quanto em outros países..
26 de novembro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Gustavo,
Sim, é possível.
Deve-se escolher primeiro o lugar para, então, verificar as regras e procedimentos.
Gatto
7 de novembro de 2018 ∣ 08:56
Roberto
Parabéns pelo site!
Vou solicitar minha cidadania via casamento, gostaria de saber se meu filho de 10 anos de idade de outro relacionamento pode adquirir através da minha cidadania italiana?
26 de novembro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Roberto,
É possível, desde que vocês morem na Itália e comprovem que ele vive com vocês.
É um processo complicado.
Gatto
7 de novembro de 2018 ∣ 08:56
SF
Gatto,
Bom dia!
Tenho 3 perguntas que não consegui a resposta nem pelo consulado e nem achei no seu blog.
A cidadania da minha mulher acabou de sair e no documento que ela recebeu do consulado já consta o meu nome como Coniuge e que nosso “atto di matrimonio trasmesso a XXX”
1a pergunta é que Vou dar entrada no meu pedido de naturalização e gostaria de saber se preciso enviar novamente o “Estratto per riassunto dai registri di matrimonio”, 2ª via recente, emitido pelo Comune italiano competente, uma vez que nosso casamento já está registrado e documentado?
2a – Após o reconhecimento que documento eu terei para comprovar essa naturalização? O consulado me respondeu que “o passaporte italiano é emitido exclusivamente aos cidadãos italianos”
3a -Nossa filha acabou de nascer e também estamos pedindo a cidadania dela. Gostaria de saber se Podemos dar entrada nesses dois pedidos em paralelo e se o fato de termos um filho recente diminui o tempo de espera da minha naturalização?
Muito obrigada pela atenção
26 de novembro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Olá, como vai?
Seguem minhas respostas abaixo:
1) Se você já possui um estratto per riassunto dell’atto di matrimonio original com você, não é necessário pedir outro. Peça somente se o consulado pedir, na data de convocação;
2) Depois que você se naturalizar, você será cidadão italiano e poderá emitir seu passaporte normalmente;
3) Sim, você pode entrar com os dois pedidos paralelamente. O nascimento do filho não altera o prazo para a sua naturalização;
Gatto
21 de novembro de 2018 ∣ 08:56
Diego
Boa noite.
Minha noiva tem a cidadania italiana e vamos nos casar em breve, gostaria de saber se logo que casarmos, poderíamos ir para a Itália ou qualquer país da Europa para morar e trabalhar… ou se eu posso ir primeiro, antes dela e ela ir depois de algum tempo.
Obrigado!
26 de novembro de 2018 ∣ 08:56
gatto
Diego,
Para que você possa trabalhar regularmente na Europa, é necessário requerer um visto. Para isto, sua esposa precisa estar presente com você e residir regularmente na Europa.
Gatto
1 de dezembro de 2018 ∣ 08:56
ROSINALDO BERTI
Oi, tudo bem, dei entrada na cidadania por casamento (ESPOSA iTALIANA), recebi esta mensagem do ministério do interior, em 13/11/2018::
BRASIL – Contras G. CURITIBA
beneficiário
Berti Rosinaldo
referência
K10 / C / 0550880
anexos
assunto
APLICAÇÃO ACEITADA
texto
Prezado-a-senhor-a, informamos que sua solicitação foi aceita. Pedimos gentilmente a atenção da mensagem com os dados para apresentação dos documentos. (OBS) como proceder, att BERTI
3 de dezembro de 2018 ∣ 08:56
Debora
Ola !
Gostaria de tirar uma dúvida. Meu esposo nasceu e mora no Brasil e é cidadão italiano pela linha do avô.
Em 2009 nos casamos aqui no Brasil.
agora estamos dando entrada na minha cidadania através do casamento. Obs – ele já havia informado o casamento e está com tudo atualiado.
Nos deparammos na entrada de documentos no site que pede A CERTIDAO DE CASAMENTO TRANSCRITA PELO COMUNI ( estratto per riassunto dell’atto di matrimonio ), porém ele diz que nunca recebeu nada desta certidão , apesar de ter comunicado e ter mandado na epoca a certidão de casamento traduzida etc.. e estar tudo atualizado lá na Italia..
Como faco para conseguir uma segunda via atualizada deste documento que ele diz não ter ?
Demora ?
Aguardo urgente !
5 de dezembro de 2018 ∣ 08:56
João Guedes Bondioli
Olá. Boa tarde. Obtive minha cidadania italiana há cerca de um ano, e agora estamos tentando entrar com a solicitação de naturalização por matrimônio para a minha esposa. No entanto, estamos encontrando dificuldade quanto ao pagamento da taxa. Já fomos a duas agências do Banco do Brasil (onde temos contas) e nenhum funcionário sabe como proceder para fazer o pagamento. Você poderia me orientar quanto a isso?
12 de dezembro de 2018 ∣ 08:56
Roger
Olá,
Eu e meus dois filhos já temos a cidadania italiana. Dei entrada em agosto de 2017 no processo de naturalização italiana para minha esposa no site do Ministero dell’Interno. Fizemos o upload dos documentos pelo site e ela já entregou os originais no Consulado Italiano. Ou seja, agora temos que aguardar a tramitação do processo.
Minha dúvida é sobre o Decreto Salvini que acabou de entrar em vigor na Itália. Particularmente sobre a questão de naturalização por casamento, o decreto altera o valor do processo (passa de 200 para 250 euros), o prazo máximo para conclusão do processo (de 2 para 4 anos) e inclui um teste de proficiência na língua italiana (tem que atingir nível intermediário B1). Como ficam os processos de naturalização (como o da minha esposa) que foram abertos antes do início da nova lei? Eles também seguirão a nova lei automaticamente (minha esposa vai ter que esperar 2 anos a mais, pagar mais 50 euros e estudar para prova de proficiência de italiano)?
Obrigado, Roger.
12 de dezembro de 2018 ∣ 08:56
Rogerio brandão
Boa tarde,
O pagamento da taxa pode ser realizado através de casas de cambio?
Quanto custa aproximadamente o envio desta ordem de pagamento ao exterior?
Obrigado
10 de janeiro de 2019 ∣ 08:56
gatto
Rogério,
Basta que o dinheiro seja enviado por alguma instituição autorizada a fazer remessas ao exterior.
O custo varia muito em função do mercado e das taxas aplicadas pela instituição escolhida.
Gatto
24 de dezembro de 2018 ∣ 08:56
Leonardo
Ola Gatto,
Minha família está se organizando para obter a cidadania italiana e tenho uma questão que não consigo solucionar.
Meu bisavô por parte de mãe transmite a cidadania. Minha mãe, porém, é falecida. Consigo reconhecer a cidadania dela e transmití-la ao meu pai por casamento?
Obrigado!
3 de janeiro de 2019 ∣ 08:56
michele
salve! uma orientacao por favor, eu dei entrada na minha cidadinaca por casamento ja fui convocada apresentei tudo,estou so no aguardo da carta chegar na minha residencia, acontece que tenho que mudar de cidade,residencia por causa de trabalho, qual procedimento tenho que tomar?
15 de janeiro de 2019 ∣ 08:56
Danuza Yoneda
Bom dia Ricardo,
Tenho cidadania italiana e aproveitei um curso que fiz na Itália ano passado para pegar minha identidade e passaporte. Quando fiz o processo muitos anos atrás pelo consulado de Curitiba eu já estava casada mas ainda não demos entrada no processo do meu marido. Ele quer aplicar para trabalhar na Alemanha e Inglaterra, acredito que ele possa trabalhar lá sem problemas sendo casado comigo, nao? Voce saberia me dizer como funciona? Pois se dermos entrada na naturalização dele aqui no Brasil vai ser muito demorado. Obrigada pela atenção 🙂
29 de janeiro de 2019 ∣ 08:56
Guilherme
Bom dia,
já há alguma informação sobre como e quando será exigida a comprovação de fluência em italiano para os requerentes de nacionalidade por matrimônio com cidadão italiano?
14 de março de 2019 ∣ 08:56
gatto
Sim,
No momento de convocação consular para apresentação dos documentos originais. Hoje, em São Paulo, cerca de 180 dias após o pedido.
Gatto
2 de fevereiro de 2019 ∣ 08:56
Henrique
Parabéns pelo Site!
Sou brasileiro, casado com uma Italiana, tirei minha minha cidadania Italiana por ter mais de 3 anos de matrimonio pela “NATURALIZAÇÃO/CONCESSÃO”, gostaria de saber se agora que tenho minha cidadania:
1) Meus Pais podem requerer a naturalização ?
2) Meus Irmãos podem requerer a naturalização ?
3) Meus sobrinhos podem requerer a naturalização?
4) Meus primos e tios podem requerer a naturalização?
Muito Obrigado !
14 de março de 2019 ∣ 08:56
gatto
Henrique.
Não para todas as suas perguntas.
Gatto
8 de fevereiro de 2019 ∣ 08:56
Wagner
Bom dia gatto.
Agora para acessar o site do Ministério do Interno precisa fazer um cadastro SPID.
Mas para fazer esse cadastro voce precisa de documentos Italianos que eu ainda não tenho.
Pois eu quero acessar o site para dar entrada no processo de naturalização por casamento.
Como faço agora?
Obrigado antecipado !!!
4 de março de 2019 ∣ 08:56
Ana Paula
Olá,
Agradeço se puder me esclarecer a seguinte dúvida: pois sou casada há 10 anos e meu marido tem cidadania italiana ( casamento já registrado na italia ), pretendo iniciar o processo de cidadania para mim, neste caso minha filha, nascida antes do nosso casamento, hoje com 12 anos, poderá ter algum tipo de permissão, caso no futuro resolvamos morar na Europa?
Grata
14 de março de 2019 ∣ 08:56
gatto
Ana Paula,
Sim, sem dúvidas! Bastará que vocês comprovem que ela faz parte do núcleo familiar e que é sustentada por vocês dois.
Gatto
9 de março de 2019 ∣ 08:56
Suzana
Boa tarde,
entrei com pedido de naturalização por matrimônio´por ser mais rápido que o “iuris sangüis”, e já entreguei os documentos há mais 6 meses. Agora estou com receio de continuar no processo em vista da possibilidade de perder minha nacionalidade brasileira.
Se eu quiser entrar com processo para dupla cidadania por iuris sangüis, qual é o procedimento correto?
14 de março de 2019 ∣ 08:56
gatto
Suzana,
Basta iniciar o processo jure sanguinis e abandonar o processo de naturalização.
Veja que o processo de naturalização é mais demorado (e não mais rápido) que o processo de reconhecimento jure sanguinis.
Entre em contato conosco através do e-mail contato@gattocidadania.com para verificar as possibilidades de reconhecimento.
Gatto
12 de março de 2019 ∣ 08:56
Joyce
Tenho um filho com um brasileiro que está em processo de reconhecimento de sua cidadania italiana.
Após meu filho ser reconhecido como italiano ele pode solicitar cidadania italiana para mim?
Obs. Não sou casada com o pai dele.
14 de março de 2019 ∣ 08:56
gatto
Joyce,
Se você não é casada com ele, não existe nenhuma possibilidade de pedir a cidadania através do pai do seu filho.
Gatto
13 de março de 2019 ∣ 08:56
Myrna
Olá. Tudo bom?
Sou casada legalmente, e meu marido tem direito a cidadania por trisavós, minha dúvida é sé tenho que esperar ele tirar a cidadania e pedir a minha depois ou se ja posso dar entrada num processo so? Ah também temos uma filha e gostatiamos de pedir a dela também. Ficou meio confuso mas espero que entenda.
Parabéns pelo site!
14 de março de 2019 ∣ 08:56
gatto
Myma,
Você só poderá solicitar a naturalização pelo casamento, depois que o seu marido for italiano. Este é o pressuposto fundamental (ser casada com italiano).
A sua filha, se for menor de 18 anos será reconhecido ao mesmo tempo que o seu marido. Bastará apresentar a certidão de nascimento dele, traduzida e apostilada. Se for maior de 18 anos, precisará fazer um pedido individualmente.
Gatto
20 de março de 2019 ∣ 08:56
Alexandre Ramos de Assis
Bom dia, minha duvida e bem simples, minha esposa vai requerer a dupla cidadania dela por ius sanguinis o trisavô dela nasceu em verona, ela conseguindo eu poderia pedir a minha e dos meus filhos em seguida ou tenho que espera algum tempo? Somos casadas a 14 anos e tenho dois filhos menor de idade! Ela poderia pedir a deles junto com a dela?
Obrigado!
23 de março de 2019 ∣ 08:56
ELIZABETH MONTEIRO
Boa tarde
Meu esposo, filhos e netos já obtiveram a cidadania italiana.
Há possibilidade, sendo mãe e avó de cidadãos italianos, obter também a cidadania ?
Obrigada
29 de março de 2019 ∣ 08:56
J Neto Lino
Oi Pessoal Do Gatto.
Tenho um processo de cidadania por casamento a 2 anos pelo consulado italiano em londres . Ate agora nao obtive resposta de nenhum lado . O que devo fazer ? Meu processo foi encaminhado em 2017.
Sempre entro no Portal nao sempre fala que eu tenho queter o codico K10, SENDO que eu nunca recebir.
Obrigado
11 de abril de 2019 ∣ 08:56
Luis
Boa tarde, Gatto.
Minha esposa tem cidadania italiana desde pequena e nossas filhas também já estão com a cidadania italiana. Vou solicitar a minha nacionalidade por matrimônio (tenho mais de três anos de casado) e gostaria de saber como se dá o processo de comprovação de residente na Itália – temos um endereço fixo que podemos utilizar na Itália (é da família da minha esposa, dá para comprovar pelo sobrenome dela), mas ainda não moramos lá, o que pretendemos fazer daqui a 1 ano e meio – é possível dar entrada por lá agora para ir adiantando, aproveitando que o prazo lá é bem menor) e retornar ao Brasil neste período?
Desde já obrigado!
18 de abril de 2019 ∣ 08:56
EDUARDO DUARTE DE LIMA
Olá, estou com uma duvida, meu processo de naturalização por casamento esta na fase final (aguardando agendamento para juramento),tenho um filho de 9 anos do primeiro casamento depois da minha naturalização e possível meu filho também ter a cidadania?
26 de abril de 2019 ∣ 08:56
Lázaro
Olá,
Após meu cônjuge requerer a naturalização por matrimônio, caso nós venhamos a nos separar, ela perde a cidadania italiana dela?
Att Lázaro,
1 de maio de 2019 ∣ 08:56
Edielton Camera
Bom dia Gatto.
Vou em alguns meses para a Itália fazer o reconhecimento da minha cidadania por sangue, meus irmãos já têm a deles reconhecida e meu processo será na mesma comune. Minha dúvida está relacionada a minha família, sou casado a 4 anos e tenho uma filha com 3, entendo que o direito a cidadania da minha pequena se dá de forma automática (corrija-me se estiver enganado) logo que finalizado o meu processo, e que ela poderia ser beneficiada pelo permesso de soggiorno caso o processo se alongue além do prazo de turismo,de 90 dias, mas minha dúvida é em relação a minha esposa, ela poderá permanecer comigo na Itália caso isso ocorra? ou seja, posso também garantir a legalidade dela através de um permesso mesmo ela não estando solicitando reconhecimento? Caso, possa, logo após a conclusão do primeiro ano morando na Itália que posso dar entrada no processo de naturalização dela, ou um ano após a conclusão do meu processo de cidadania?
Muito obrigado pela atenção, e me perdoe caso as perguntas sejam repetidas
10 de maio de 2019 ∣ 08:56
ELENITA KUSTEr
Boa tarde.
Tenho cidadania por casamento. Meu marido ja faleceu e moro no Brasil. Minha neta de 15 anos, que praticamente foi criada por mim, poderia ter cidadania tb.
Obrigada
14 de maio de 2019 ∣ 08:56
Luiz Carlos
Olá!!!
Minha esposa já tem a cidadania reconhecida e tb o passaporte Italiano…
Somos casados a mais de 30 anos e temos 2 filhos…
Já realizei todas as fases documentais do processo de naturalização e, inclusive, consta no site do Ministero Dell”Interno o reconhecimento definitivo….
Entreguei toda documentação em 15 de Abril de 2018 no Consulado em Porto Alegre para ser enviado ao Ministero Dell”Interno e disseram-me que deveria aguardar um prazo máximo de até 2 anos a comunicação para agendamento do juramento e passaporte, contudo, tenho acompanhado notícias onde algumas pessoas estão comentando que este prazo aumentou para até 4 anos..isto procede?
Pela data que ingressei com o processo necessitarei realizar o exame de proficiência da língua italiana?
Se estivermos residindo na Itália existe alguma possibilidade de apresentar estes documentos e agilizar o processo junto ao Ministero Dell”Interno ?
Muito obrigado!!!!!
18 de maio de 2019 ∣ 08:56
Nathan
Oi Gatto. Você poderia me ajudar?
Após adquirir minha naturalização italiana por casamento com um descendente de italiano naturalizado, eu posso me separar do meu marido e permanecer com a dupla cidadania? Perco a cidadania italiana? Ou, eu teria que optar entre a cidadania brasileira e a italiana?
22 de maio de 2019 ∣ 08:56
André
Olá tenho uma pergunta,tenho dupla cidadania,pretendo morar em Londres,minha namorada vai tirar passaporte “normal” o brasileiro,é preciso ela tirar europeu para viajar para lá? E tambem gente pretende casar,como é? Eu como dupla cidadania se comprar casa em Londres,trabalhar e tal mostrando que sou fixo ela pode casar comigo e morar lá?
27 de maio de 2019 ∣ 08:56
monique
Boa noite!
Minha companheira possui cidadania italiana, mas vive atualmente na Holanda, nunca residiu na Itália. Eu ainda estou no Brasil, mas queremos nos casar. Não encontrei muitas informações sobre união afetiva e casamento de não residentes. Tenho 2 dúvidas:
1) Você saberia dizer se é possível eu conseguir um permesso de sogiorno após o casamento?
2) O casamento precisa ser realizado na Itália, ou pode ser no Brasil?
Obrigada!
27 de maio de 2019 ∣ 08:56
monique
casamento homoafetivo, quis dizer.
28 de agosto de 2019 ∣ 08:56
gatto
Monique,
Não importa onde seja realizada a união.
É possível tanto o permesso quanto a cidadania atualmente.
Porém verifique as regras locais do país onde desejam fixar-se.
Gatto
4 de junho de 2019 ∣ 08:56
Jessé soares
Gostaria de saber o que é melhor eu perdir minha cidadania através do meu marido ou ius sanguinis?
28 de agosto de 2019 ∣ 08:56
gatto
Jessé,
Eu sempre acho melhor pedir através do ius sanguinis, uma vez que você terá a oportunidade de resgatar suas origens.
Gatto
11 de junho de 2019 ∣ 08:56
Letícia
Olá, tudo bem? Tenho cidadania italiana e pretendemos solicitar a naturalização por matrimônio para meu marido. Minha dúvida é a seguinte: ele possui uma filha de outro relacionamento, após ele conseguir a naturalização, minha enteada poderá de alguma forma obter também cidadania/naturalização, ou apenas meus filhos legítimos ou filhos adotados que possuem esse direito? Outra dúvida: quando tivermos nossos filhos, seremos todos cidadãos e apenas meu marido nacionalizado, ou existe alguma forma dele vir a ser cidadão? E no caso de nos separarmos e ele já ter a nacionalização, ele a perde ou mantém? Desde já agradeço!
18 de junho de 2019 ∣ 08:56
Marcos
Olá, bom dia! Obrigado por compartilhar todas estas informações connosco.
Dei entrada no processo de naturalização online em setembro de 2018 e, até o momento, não recebi nenhum comunicado da Embaixada de Lisboa ( resido há 3 anos em Portugal). Após ter submetido os docs e realizado o pagamento recebi via email um papel de que estava tudo ok e que seria contactado futuramente…Saberia me dizer se este prazo é normal ou há algo de errado?
Melhores cumprimentos,
Marcos
19 de junho de 2019 ∣ 08:56
Izabelle Cristine Rygielski
Olá!
Meu Noivo deu entrada com o processo de cidadania Italiana e vamos nos casar.
Temos intensão de morar em outro país da UE. Minha dúvida é se eu vou precisar ir para a Itália para conseguir o permesso di soggiorno ou carta di soggiorno para só depois então ir para outros países, ou essa permissão é somente para a Itália e com os documentos de meu marido e a certidão de casamento consigo ir com ele para outro país?
Estando no País, tenho os mesmos direitos a estudo com custos mais baixos por ser cidadão, trabalho e saúde, como um cidadão da UE ou não?
22 de junho de 2019 ∣ 08:56
Gerson Nastri
Boa tarde,Gatto,
Tive minha cidadania italiana reconheciada e formalizada em 2018. Sou casado desde 1979. Pelo que tenho lido minha esposa tem o direito automático a Cidadania por Casamento.
1) Está certa essa afirmação?
2) Reuno os documentos necessários conforme consta do site do Consulado e vou direto no Consulado da Italia em São Paulo?
3) Nessa situação ela está dispensada da proficiência em italiano nivel B1?
Grato
10 de julho de 2019 ∣ 08:56
Diogo Balestrin
Olá boa tarde!!!
tenho uma dúvida. Minha esposa esta em processo de cidadania por ter um trisavô Italiano. Eu vi que tem direito ao naturalização depois de 3 anos de casado. Isso conta a partir do momento que a cidadania dela estiver resolvida ou só esperarmos completar os 3 anos para dar entrada por matrimonio?
Desde já obrigado!!!
15 de julho de 2019 ∣ 08:56
Rogerio
Prezados bom dia. Peço a gentileza de me informar o que pode significar a mensagem que recebi, pois demos entrada na minha cidadania a 2 anos e 4 meses.
Prática definida. Você receberá uma comunicação da Prefeitura / Consulado.
– VEJA COMUNICAÇÕES –
Grato
Rogerio
20 de julho de 2019 ∣ 08:56
carla
Ola eu estou indo para a Italia com meus dois filhos de menor , conexao em Roma depois Venezia , meu marido esta na italia ha 9 meses e ja tem a cidadania Italiana , estao me aconselhando a entrar como turista com os meus filhos e a carta de convite dele . estou desesperada sem saber o que fazer , vc tambem me indicaria isso?
9 de agosto de 2019 ∣ 08:56
Wanderson Alves
Olá
Minha mão é naturalizada italiana, por casamento. Seu marido que era italiano já é falecido. Ela mora na Suíça atualmente. Eu como filho poderia me naturalizar italiano, e se for possível minha mãe poderia iniciar o processo la fora pra mim? Obrigado.
30 de agosto de 2019 ∣ 08:56
Lari
Olá!
Estarei me mudando para a Europa como dependente do meu pai e irei dar entrada na minha cidadania italiana. Meu noivo continuará aqui e quando eu tirar a minha cidadania iremos nos casar. Assim que o matrimônio for feito no civil, ele pode ir em seguida morar comigo e trabalhar normalmente na Europa?
30 de agosto de 2019 ∣ 08:56
Larissa
Olá!
Estarei me mudando para a Europa como dependente do meu pai e irei dar entrada na minha cidadania italiana. Meu noivo continuará aqui e quando eu tirar a minha cidadania iremos nos casar. Assim que o matrimônio for feito no civil, ele pode ir em seguida morar comigo e trabalhar normalmente na Europa?
12 de setembro de 2019 ∣ 08:56
Matheus André Bernardelli
Boa tarde ;
Gostaria de tirar uma dúvida e acho que poderiam me auxiliar ;
Eu estou indo tirar minha cidadania via administrativa na Itália , eu sou recém casado e gostaria de saber ; minha esposa poderia estar indo junto comigo ?
Se sim, como ela poderia permanecer no país legalmente até chegar a data mínima para que ela também possa pegar os documentos do país ?
1 de outubro de 2019 ∣ 08:56
Meire Cézar
Boa noite. Sou casada com Italiano há 6 anos dei entrada na minha cidadania. Tudo certo espero só me chamaram para o juramento. Pergunta: tenho 2 filhos do meu 1° casamento ambos já maiores. Se eles quiserem a Cidadania através de mim eles podem pedir visto que já são maiores e não posso passar direto.???? Obrigada .
9 de outubro de 2019 ∣ 08:56
Jana
Casados antes de 83, separados judicialmente em 84 e divorciados em 2016. Se o homem adquire a cidadania italiana a partir da agora (2019), a ex-mulher pode adquirir a cidadania iuri matrimoni mesmo tendo o vinculo já dissolvido há muitos anos, só pelo fato de terem se casado antes de 83?
29 de outubro de 2019 ∣ 08:56
Sandra
Olá. Prestei meu juramento de naturalização (matrimônio) no consulado de Curitiba, em setembro. Quanto tempo devo aguardar para solicitar meu passaporte? Estou pesquisando há alguns dias, e as informações são desencontradas. Aguardo e agradeço.
26 de março de 2020 ∣ 08:56
gatto
Sandra,
Assim que você estiver com o cadastro AIRE atualizado no consulado, você já poderá emitir seu passaporte via consulado de Curitiba.
Sua cidadania está válida no dia seguinte ao juramento.
Gatto
25 de novembro de 2019 ∣ 08:56
Kelly
Olá,
Minha mãe e eu já temos cidadania, que é por parte da família dela, porém me informaram que meu pai não tem direito devido ao fato dela ser mulher e não conseguir passar para ele. Eles estão casados desde 1979. Procede essa informação?
Agradeço desde já
26 de março de 2020 ∣ 08:56
gatto
Kelly,
Procede no sentido que a transmissão não é automática. Se ele quiser se naturalizar italiano, é possível, mas é necessário pedir ao ministério.
Nós temos amplo material sobre isto em nosso site.
Gatto
27 de novembro de 2019 ∣ 08:56
M Ignez
Gatto :Tenho cidadania italiana pelo marido a bastante tempo e continuei usando o nome dele em todos meus documentos inclusive Bancos, Cartões e Negocios por opçao e direito e mesmo depois que nos Divorciamos pela lei brasileira.
Hoje tenho que renovar meu passaporte, Quero declarar o divorcio a Comune da Italia. Pergunto :-
Na minha cidadania italiana perco o Direito a Usar o Nome do meu ex marido e dos meus filhos No passaporte italiano ?
Grata
M Ignez
23 de março de 2020 ∣ 08:56
gatto
Ignez,
Seu nome na Itália sempre terá sido o de solteira, pois na Itália não é possível adquirir o nome do cônjuge, após o matrimônio.
Gatto
9 de janeiro de 2020 ∣ 08:56
Danielle
om dia.
Eu estou na fila para cidadania italiana por ius sanguinis. Porém dei entrada em 2018, previsão de ser chamada apenas em 2030.
Me caso no meio desse ano, meu futuro marido esta em processo final para cidadania tbm por ius sanguinis.
Após no casarmos, se eu der entrada por casamento (caso a cidadania dele já estejá válida), eu serei naturalizada ou serei cidadã italiana, por também ter direito e já estar na fila.
Agradeço desde já.
23 de março de 2020 ∣ 08:56
gatto
Danielle,
Em ambos os casos você será cidadã italiana, com direitos e deveres iguais a qualquer outro cidadão italiano.
A diferença é que se você pedir a naturalização pelo casamento, você será naturalizada. Se fizer por jus sanguinis, será reconhecida.
Recomendo o seguinte post: http://gattocidadania.com/videos-explicativos/naturalizacao-por-casamento/
Gatto
16 de janeiro de 2020 ∣ 08:56
Paula
Sou casada com cidadão italiano que já tem passaporte eutopeu. Queremos viajar para EUA… ele consegue o visto eletrônico…. e eu? O que devo fazer?
23 de março de 2020 ∣ 08:56
gatto
Paula,
Você deve pedir visto ao consulado americano.
Gatto
9 de março de 2020 ∣ 08:56
Ana Maria
Olá, sou cidadã Italiana! Fiz o permesso di soggiorno p meu marido! Sabe me dizer, quantos meses mais ou menos um permesso di soggiorno por matrimonio leva p ficar pronto?
22 de maio de 2020 ∣ 08:56
Maico
Olá,
Gostaria de saber se sou eu que devo pedir o registro do nosso casamento na comune ou se é o consulado que intermedia a solicitação? E na sequência o que acontece?
6 de junho de 2020 ∣ 08:56
Raphael Farias
Boa noite,
Estou correndo atrás de tirar minha cidadania italiana, mas tenho algumas duvidas em relação ao conjugue. É melhor eu me casar com minha noiva antes ou depois de conseguir a cidadania italiana? E por ela se casar comigo, meus sogros e a irmã dela (11 anos) tem direito de ficar legal na Europa por tempo indeterminado e com permissão para trabalho?
27 de junho de 2020 ∣ 08:56
Nathan Lucca
Olá, boa noite!
Minha noiva mora na Itália e tem o permesso di soggiorno visto que foi casada com um cidadão italiano, vamos nos casar por procuração, ela na Itália e eu no Brasil, posso embarcar logo após o casamento ou preciso ir ao consulado para receber algum tipo de visto?
23 de julho de 2020 ∣ 08:56
Seabra
Olá. Uma dúvida: Minha esposa, que tem passaporte italiano, irá se mudar p Londres, queria saber como faço p obter a minha cidadania por “matrimônio”, pois o plano anterior era viver na Itália mesmo, porém, com essa pandemia os planos mudaram…
Obrigado.
31 de julho de 2020 ∣ 08:56
Neto
Boa tarde amg,
Eu moro no brasil mas minha mãe mora na itália, é casada com um italiano e já se naturalizou por casamento! Eu consigo morar na itália? E como (no brasil pedindo um permesso por reagrupamento familiar ou na italia pedindo a cidadania, pois ela já é naturalizada italiana e tem até o passaporte italiano)? (msm sendo maior? vou precisar ir morar com ela? Por quanto tempo? vou poder trabalhar?)
Se puder esclarecer minha dúvida agradeço
21 de setembro de 2020 ∣ 08:56
Rubens Souza
Boa Tarde!
Após ler boa parte das perguntas e respostas dadas por vocês, tive todas as informações que precisava…
Parabéns pela dedicação e atenção com que responde a todos, mesmo sendo perguntas repetidas.
Abraço.
3 de outubro de 2020 ∣ 08:56
Horácio Nunes da Silva
Boa tarde Gatto
Casados à 42 anos, minha esposa teve a cidadania reconhecida na Itália agora em 2019. Tenho uma dúvida : o prazo de 2 ou 3 anos de residência na Itália ou no Brasil, é levado em consideração ou vale a data efetiva de nosso casamento para pleitear a naturalização por matrimonio. Temos dois filhos maiores sendo uma já italiana.
Obrigado e parabéns pelo blog
17 de novembro de 2020 ∣ 08:56
gatto
Horário,
Não há tempo mínimo de residência no Brasil para o pedido de naturalização por casamento.
O prazo mínimo diz respeito ao casamento.
Como vocês estão casados há 42 anos, já cumpriram de longe este requisito.
Gatto
5 de outubro de 2020 ∣ 08:56
PIETRO P LOPORCHIO
Vou me casar no final do ano, e por questões burocráticas, de ter que renovar passaporte e vistos hoje validos… pode interferir algo no futuro, Casar e ela não registar meu sobrenome ?? para depois no futuro ela ter direto a cidadania…sendo que eu já tenho a minha cidadania italiana??
Grato
17 de novembro de 2020 ∣ 08:56
gatto
Pietro,
O sobrenome não influencia em nada na questão da cidadania. Basta que seja descendente ou cônjuge.
Gatto
12 de novembro de 2020 ∣ 08:56
Thais Oliveira de Paula Santaniello
Boa noite! Meu marido é italiano, somos casados a 04 anos, temos uma filha de 01 ano e eu tenho uma filha de 12 anos de união anterior. Eu e minha filha de 12 anos temos permesso di soggiorno válido até 2022. Entendi que eu posso solicitar a minha naturalização por casamento e que a cidadania de nossa filha pequena seria simples. Minha dúvida é sobre a minha filha de 12 anos: ela pode ter também a naturalização? Se sim, teria que pedir a dela somente depois que a minha fosse autorizada ou posso fazer as duas solicitações ao mesmo tempo? Agradeco desde já.
17 de novembro de 2020 ∣ 08:56
gatto
Thais, se a sua naturalização sair antes dela completar 18 anos, você passará para ela também.
Gatto
30 de novembro de 2020 ∣ 08:56
Sonia
Boa tarde. Meu nome sonia , me filho tem cidadania italiana e se casou no Brasil em 2016 e foram morar em Londres, lá deram a entrada no visto para ela e há um ano já estão separamos de casa,
Ele veio morar no Brasil e ela continua morando em Londres.
Agora ela está a passeio no Brasil e não quer pedir o divórcio aqui, ela quer o divórcio lá em Londres.
Ela quer que ele de a ela uma cópia do passaporte e um extrato da conta do banco para ela fazer o divórcio aqui.
O interesse dela é pegar o passaporte iltaliano.
O que temos que fazer?
Meu filho não tem que dar a ela a cidadania.
25 de fevereiro de 2021 ∣ 08:56
gatto
Sonia,
Sugiro que você entre em contato com um advogado especializado em problemas de família.
Gatto
4 de dezembro de 2020 ∣ 08:56
Lorena
Ual, otimas explicações ! Obrigada por se disponibilizar a tirar a dúvida de todos. Eu tenho uma dúvida sobre a carta de suggiorno..
Minha sogra se divorciou do meu sogro e é casada novamente, a 10 anos.
O atual marido dela tem direito a carta de suggiorno?
25 de fevereiro de 2021 ∣ 08:56
gatto
Obrigado Lorena!
Depende. Sua sogra é italiana?
Gatto
19 de dezembro de 2020 ∣ 08:56
Mariana Bortolotto
Olá, uma curiosidade. Sou cidadã italiana e durante meu casamento, meu marido adquiriu a naturalização por casamento. Anos depois, nos divorciamos. ele casou de novo e teve uma filha. Ele pode repassar essa cidadania a atual esposa e à sua filha?
25 de fevereiro de 2021 ∣ 08:56
gatto
Mariana,
Sim, ele poderá passar para elas sim!
Gatto
26 de fevereiro de 2021 ∣ 08:56
romario
gostei muito do seu site e do conteúdo. vou acompanhar toda semana as atualizações
22 de março de 2021 ∣ 08:56
gatto
Obrigado Romário!
14 de abril de 2021 ∣ 08:56
Shanti
Boa tarde Gatto,
Sou venezuelana com filho venezuelano, moramos no Brasil e meu companheiro é cidadão italiano ele quer nos levar para Itália, mas meu filho tem o passaporte vencido. Nosso pais a Venezuela esta atravessando uma situação muito critica. Eles não dão retorno para ninguém, eu já fiz tudo o processo para prorrogação do passaporte do meu filho e nada adianta, sem retorno. Gostaria saber se ele como cidadão italiano pode nos levar sem precisar meu filho desse passaporte venezuelano. Ele ligou para a embaixada italiana e pediram para ele ligar aqui no Brasil. Mas ninguem sabe dar resposta. Agradeço muito seu retorno.
19 de maio de 2021 ∣ 08:56
gatto
Shanti,
Sinto muito pela situação em que se encontra a Venezuela.
O problema que vejo será na hora de embarcar. Não creio que a companhia aérea permita o embarque sem que seu filho tenha um passaporte válido.
Se você conseguir embarcar, bastará comprovar ao oficial de imigração que ele é filho de um cidadão italiano e (apesar das verificações necessárias) será possível entrar no país.
Além disso, recomendo que você tente o registrar como cidadão italiano, junto à embaixada italiana na Venezuela, o quanto antes. Seu filho, por ter pai italiano, também é italiano. É possível que consiga fazer o passaporte italiano na embaixada, em menos tempo.
Gatto
30 de abril de 2021 ∣ 08:56
JOYCE
tenho uma duvida, tenho a cidadania Italiana e meu esposo ainda nao tem a dele por matrimonio.
só podemos morar na Italia pra ele ter permissao para trabalhar ou pode ser em outro pais da europa?
grata
19 de maio de 2021 ∣ 08:56
gatto
Joyce,
Vocês poderão morar em qualquer um dos países membros da comunidade europeia.
Não esqueça de verificar as regras e requisitos burocráticos do país membro que decidirem morar, para pedir a permissão para ele.
Gatto
4 de maio de 2021 ∣ 08:56
Chay
Olá!
Sou casada na Itália com meu ex marido desde 2008, não cheguei a dar entrada na cidadania e vim embora para o Brasil após muitas brigas. Não tive mais contato com ele, segui com a minha vida. Gostaria de saber como funciona o processo do divórcio, até então isso não influenciava na minha vida, mas hoje gostaria de finalizar oficialmente o casamento. Mesmo não tendo sido registrado no Brasil, é necessário fazer o divórcio para que eu possa casar novamente no Brasil? Antes de divorciar, eu tenho direito à cidadania ainda? Qual seria o melhor caminho? Obrigada
19 de maio de 2021 ∣ 08:56
gatto
Chay,
Não entendi. Vocé é casada com o seu ex-marido? Então, ele ainda é seu marido, certo?
Não existe casamento na Itália e casamento no Brasil. Casar duas vezes, em diferentes lugares não é permitido por lei.
Se você já se divorciou, isto é válido para absolutamente todos os países.
Gatto
18 de maio de 2021 ∣ 08:56
Vitoria
Boa noite.
Possuo cidadania italiana e tenho União Estável reconhecida em cartório. Sou brasileira, mas pretendo morar em Portugal com meu companheiro em Maio de 2022. Ele não tem cidadania italiana, mas minha pergunta é se ele possui algum direito legal de permanecer no país, morando comigo em Portugal no mesmo endereço ou terá que passar por todos os processos que um brasileiro passaria.
Obrigada desde já,
Vitória.
19 de maio de 2021 ∣ 08:56
gatto
Vitoria,
Sim, Portugal reconhece união estável para que ele possa viver com você no país.
Gatto
28 de junho de 2021 ∣ 08:56
Marina
Olá, estou repassando a seguinte duvida:
Meu marido é italiano naturalizado por matrimonio. Ele se separou, nos casamos e tivemos um filho. Nosso filho já foi reconhecido como cidadao italiano. Eu posso pedir a naturalizacao, uma vez que ele é naturalizado? Obrigada
23 de setembro de 2021 ∣ 08:56
gatto
Marina,
Pode sim!
30 de junho de 2021 ∣ 08:56
Roseli
Boa tarde, Dei entrada no meu processo de cidadania por matrimonio no dia 13 09 2018. na Lei antiga que o prazo para a finalização era de 720 dias, e não havia a necessidade de se fazer o exame B1. Como fica o meu processo sigo com a lei antiga ou a lei nova?
23 de setembro de 2021 ∣ 08:56
gatto
Roseli,
Você será tratada com a lei antiga, sem a necessidade de apresentar o certificado de proficiência em italiano.
Gatto
13 de setembro de 2021 ∣ 08:56
Fernando Pinto Zacharias
prezado
Dei entrada do pedido de naturalizacao italiana por casamento em 26/06/2018 e entreguei os documentos originais no consulado de S.Paulo em janeiro de 2019, nao estou conseguindo obter informacoes sobre o andamento do processo, vcs poderiam me ajudar ?
17 de setembro de 2021 ∣ 08:56
gatto
Boa tarde Fernando!
Vc já fez a associação de sua conta no novo portal do governo italiano?
Lá aparecerão todas as comunicações e informações sobre seu pedido.
Realmente, os pedidos estão atrasados (como sempre).
Nós tivemos êxito recentemente em um processo iniciado em 2017.
Gatto
8 de outubro de 2021 ∣ 08:56
Fernando Pinto Zacharias
vc poderia me fazer a gentileza de dar todo o caminho do portal, pois não estou conseguindo nenhuma informação.
Durante um periodo consegui entrar , mas nao estou conseguindo mais. antecipadamente agradeço.
26 de dezembro de 2021 ∣ 08:56
Mirieli
Olá, meu ex marido obteve a naturalização italiana por meio da minha cidadania. Porém, estamos separados atualmente. Se eu casar novamente, meu novo cônjuge poderá fazer o pedido de naturalização também? O anterior não interfere neste novo processo? Obrigada
27 de dezembro de 2021 ∣ 08:56
gatto
Olá Mirieli, boa tarde.
Sim, será possível transmitir para seu futuro marido, desde que vcs cumpram os requisitos mínimos, ou seja, estarem casados por pelo menos 3 anos (ou 1,5 anos se tiverem filhos) E ele falar italiano (nível mínimo B1) e comprovar por meio de prova CILS ou CELI.
A naturalização anterior não interfere em futuras transmissões por casamento.
Gatto