Acompanhe seu processo

NATURALIZAÇÃO ITALIANA POR CASAMENTO

Comentários ( 6 )
  1. Mateus

    Bom dia!

    Gostaria de tirar uma dúvida, por favor: caso alguém que já tenha feito a naturalização italiana por casamento depois de preencher todos os requisitos temporais (3 anos sem filhos e a metade caso tenham filhos em comum) se divorcie do cônjuge, esta pessoa perderia o direito de ser cidadão italiano, uma vez que obteve sua cidadania exatamente pelo fato de estar casado com um cidadão?

    No caso de não haver perda da cidadania com o divórcio, e esta pessoa que manteve a cidadania casar novamente, tendo filhos neste novo casamento, poderá o seu novo cônjuge, bem como os filhos provenientes do novo casamento, pleitearem a obtenção da cidadania italiana a partir da pessoa naturalizada por matrimônio?

    Muito obrigado

    • gatto Post author

      Mateus,
      A cidadania não se perde no caso de divórcio.
      Poderá ser transmitida para o novo cônjuge e eventuais filhos frutos do novo matrimônio.
      Gatto

  2. Andressa

    Bom dia Gabriel, tenho dúvidas ainda. Somos brasileiros e tenho União estável aqui no Brasil há 3 anos. Tenho uma filha de 12 anos (de outro companheiro). Ocorre que eu e meu esposo estamos pensando em ir até a Itália, como turistas ou estudantes, para que ele consiga o reconhecimento de cidadania pelo motivo de que que seus bisavós nasceram na Itália. Sendo assim, caso ele consiga o reconhecimento da cidadania Italiana, para que eu possa tentar a naturalização italiana, teremos que casar no civil aqui ou na Itália, correto? E como fica a situação de minha filha? Você reside na Itália ou no Brasil? Tem correspondentes na Itália para indicar?

    • gatto Post author

      Andressa,

      Atualmente, a Itália reconhece a União Estável também. Portanto, você já poderia pedir a sua naturalização sem fazer o casamento propriamente dito.
      A sua filha será reconhecida automaticamente, no momento em que o seu marido for reconhecido cidadão italiano, desde que ele leve a certidão dela traduzida e apostilada.
      Gatto

  3. Glayse Almeida

    Sou casada desde 2004.
    Em 2005 meu Marido foi para Europa tentar a Cidadania Italiana que ele tinha direito. Agora depois de 12 anos ele finalmente conseguiu.
    Porém nestes 12 anos temos sustentado ele (eu e meus Pais) para ele correr atraz desta bendita cidadania que é claro ajudaria a mim também. Tivemos um filho em Londres em 2007 e depois disto tive de vir para o Brasil por problemas bem sérios de saúde.
    Mas agora tem uns 4 meses que ele pegou a Cidadania e não quer nos passar nem a mim e nem ao nosso filho e ainda disse ter uma namorada lá mas ainda é casado comigo legalmente.
    Quais direitos eu tenho?
    Podem me ajudar?

    • gatto Post author

      Gleyse, boa tarde.

      Vamos por partes.

      Em 1o lugar, precisamos entender porque seu marido levou tanto tempo para reconhecer a cidadania dele na Itália. Nem no pior dos piores cenários, posso imaginar um reconhecimento que leva 12 anos para se concluir!

      Levanto este ponto, pois é necessário entender como ele fez o reconhecimento. Foi por iure sanguinis, mesmo? Ele tinha um antenato italiano?

      Se ele fez tudo certo, vamos a outros dois pontos:

      1) É OBRIGAÇÃO dele declarar o filho junto ao consulado italiano. Além disso, caso ele tenha emitido o passaporte italiano, certamente fez declarando falso, pois o passaporte só e emitido com a autorização da esposa, para pessoas casadas, com filhos menores de 18 anos. Você sabe se ele tem o passaporte italiano?

      2) Se vocês são casados civilmente, ele também é obrigado a declarar ao governo italiano. E, sendo assim, você tem direito a pedir a naturalização por casamento com italiano. Na verdade, neste caso, você não precisa depender dele teoricamente. Só que será necessária a certidão de casamento transcrita na Itália e, portanto, precisaríamos saber onde ele a transcreveu (se é que transcreveu).

      Bom, para concluir, realmente sugiro que você busque um advogado. Este caso é passível de denúncia por diversos motivos! Se você precisar, podemos indicar um advogado para acompanhar o seu caso. Neste caso, entre em contato comigo, através do e-mail: gabriel@gattocidadania.com

      Um abraço,
      Gatto

Adicionar comentário

Seu e-mail não vai ser divulgado. Preencha todos os campos *

Gatto Cidadania - CNPJ: 21.528.457/0001-43
P. IVA: 03439590781

EnglishItalianPortugueseSpanish