Acompanhe seu processo

NATURALIZAÇÃO ITALIANA POR CASAMENTO

Depois de reconhecer a minha cidadania, meu cônjuge tem direito?

Todo cônjuge de cidadão italiano, homem ou mulher, pode requerer o que chamamos de NATURALIZAÇÃO POR MATRIMÔNIO.

Em primeiro lugar, deve-se entender qual é mesmo a diferença entre RECONHECER a sua cidadania italiana e NATURALIZAR-SE como italiano.

Como vários países da Europa, a cidadania italiana se baseia no princípio do “ius sanguinis” (direito de sangue). Deste modo, filhos de cidadãos italianos também são considerados italianos, independente do lugar onde nasceram.

Além disso, deve-se lembrar que a cidadania italiana não possui limite de gerações e que qualquer descendente pode reconhecer sua cidadania, mesmo que seus ascendentes não tenham feito.

Como em qualquer lugar do mundo, ao nascer um filho, você deverá declara-lo junto às autoridades da sua nação, para que ela possa reconhece-lo.

O que aconteceu em muitos casos, foi que os genitores italianos nunca declararam os nascimentos dos seus filhos e, portanto, estes descendentes nunca tiveram suas cidadanias reconhecidas, apesar de serem considerados italianos desde seus nascimentos.

Tal declaração só pode ser feita até o filho completar 18 anos. Caso não seja feita até este momento, o descendente deverá se manifestar através de sua própria vontade para reconhecer o seu direito à cidadania italiana.

É isto que vemos atualmente. Milhares de italianos não reconhecidos, pois jamais foram declarados junto às entidades governamentais italianas, e que, agora, estão se manifestando para reconhecer suas próprias cidadanias.

Portanto, vejam que o princípio “ius sanguinis” dá o DIREITO de qualquer descendente de italiano a RECONHECER a sua cidadania italiana, já que ele era italiano desde que nasceu, mas que ainda não foi reconhecido perante os órgãos italianos.

A NATURALIZAÇÃO, no entanto, não se trata de um reconhecimento. Na verdade, ela é uma possibilidade que o governo italiano dá a pessoas que cumprem alguns requisitos.

A naturalização pode ser dada de diversas maneiras, como por exemplo, tempo de residência na Itália e casamento com cidadão italiano. Como estamos falando da naturalização por casamento, vamos nos aprofundar apenas neste tópico.

A regulamentação dos pedidos de naturalização por matrimônio aos cônjuges de cidadãos italianos é feita pelo artigo 5, da lei de 05/02/1992, que sofreu modificações em 2009, com a lei 94.

Para que se possa requerer a naturalização italiana por casamento, é necessário cumprir alguns requisitos. Vejamos quais são:

  • Se residente na Itália, deverá comprovar residência no país, por no mínimo dois anos e comprovar que está casado com cidadão italiano por, pelo menos 2 anos também;
  • Se residente no exterior, é necessário confirmar apenas que está casado com o cidadão italiano por 3 anos. Se o casal tiver filhos menores de 18 anos, o tempo de casamento se reduz pela metade e passa a ser de 1,5 anos.

Se o requerente cumpre estes requisitos, ele poderá pedir sua naturalização imediatamente. Nós explicamos como, mais abaixo neste post.

O processo é bastante simples, mas é um pouco demorado. Depois da apresentação do requerimento, o prazo legal é de 730 dias. Na prática, vemos que alguns casos levam mais que isso e alguns outros levam menos. A verdade é que depende bastante de cada caso e do período em que se apresenta o pedido.

Deve-se lembrar que o casamento deve ter sido celebrado no civil e que não é válido o estado de união estável, pois isto não é reconhecido na Itália.

Além disso, deve-se comprovar que os cônjuges vivem juntos na mesma habitação e o casamento não pode ser interrompido durante o prazo de deferimento da naturalização, que se encerrará com o juramento junto à entidade responsável pelo atendimento em sua jurisdição de residência.

É muito fácil requerer a naturalização pelo casamento. Para entender melhor como faze-la, acesse o link do consulado de São Paulo, que detalha com muita minúcia os procedimentos até a apresentação do pedido:

http://www.conssanpaolo.esteri.it/consolato_sanpaolo/pt/i_servizi/per_i_cittadini/cittadinanza/cittadinanza.html

Caso tenham qualquer dúvida, por favor, comente em nosso blog ou página do facebook. Caso prefira, nos escreva um e-mail para contato@gattocidadania.com

Comentários ( 313 )
  1. Luiz Adriano

    Buongiorno.

    Espero que minha dúvida seja “meio boba”.

    Bom eu sou o “marido”, e vou tentar naturalizar italiano, isto através de minha esposa que tem cidadania italiana.
    No site Ministero degli Affari Estero, está escrito que não serão aceitas Certidões de Casamento, “”que não mencionem o nome adotado apos o casamento, mesmo que ele não tenha sido alterado””.

    Neste caso esta exigência se refere somente a minha esposa ??

    Pois como sou o “marido” não houve nenhuma alteração e nem se escreve nada sobre isto, mas no nome da minha esposa(é ela que é italiana) sim houve alteração no nome, e isto é discriminado separadamente como o nome adotado passou a ser…….

    Grazie in anticipo per la vostra attenzione.

    Adriano

    • gatto Post author

      Luiz,
      Peça ao cartório para incluir o nome que você passou a utilizar depois do casamento. Se não houve alterações em seu nome, geralmente o cartório faz referida menção na forma “Nome que o marido passou a utilizar: o mesmo”.
      Gatto

  2. Diego

    Boa tarde Gatto, tenho 2 dúvidas que gostaria de perguntar, a primeira é sobre o preenchimento do formulário AE no step 9, esta dizendo para inserir todos os endereços de moradia no exterior. Devo inserir todos os endereços do Brasil após os 14 anos dela? Outra coisa importante, nós moramos em Londres por um curto período (9 meses) entre 2015 e 2016, sendo assim verifiquei que é muito complicado conseguir o certificado de antecedentes criminais dela de Londres. Estou pensando em substituir o endereço de Londres pelo atual endereço de SP, será que haverá algum problema?
    A segunda dúvida é referente ao consulado, nós vamos dar a entrada pelo consulado de são paulo, porém ano que vem vamos nos mudar de país, como ficaria a questão do juramento??? Obrigado Diego

    • gatto Post author

      Diego, quando você se inscrever no consulado do país em que morar, informe ao Ministério para que eles alteram a jurisdição consular para o juramento.
      Sim, coloque todos os endereços que morou por mais de 6 meses e também colete as certidões de antecedentes penais de todos estes países.
      Gatto

  3. Sabrina

    Boa tarde,
    Tenho 27 anos, meu padrasto italiano teria como me passar a cidadania?
    Pelo que li, por ser maior não seria mais possível, é isso mesmo ou tem alguma chance?
    Obrigada.

  4. Karolay Guerra

    Boa tarde, tudo bem?
    Eu tenho a dupla cidadania, e quero dar a naturalização para meu marido, iremos a Itália daqui alguns meses. No momento em que nós chegar lá, que visto tenho que pegar para ele ficar legal no país para depois de dois anos solicitar a naturalização?
    Obrigada!!

  5. Lucas Uziel

    Olá, tudo bem?
    Minha mãe tem a cidadania italiana que conseguiu através do casamento, gostaria de saber se EU com 21 anos de idade, posso tirar uma cidadania italiana por ser filho dela?

    • gatto Post author

      Lucas,
      Se você for descendente de algum cidadão italiano, poderá considerar o reconhecimento por jure sanguinis.
      Mas a sua mãe não poderá lhe transmitir nada, porque você já é maior de 18 anos.
      Gatto

  6. Herbert Butturi

    Olá, bom dia

    Tenho dupla cidadania e já fiz todo o procedimento para minha esposa se naturalizar, gostaria de saber se ela irá perder a nacionalidade brasileira ?

    • gatto Post author

      Herbert,
      Há grande divergência sobre este assunto.
      Sugiro confirmar com o Ministério da Justiça brasileiro ou então com o Ministério das Relações Exteriores.
      Gatto

  7. Gustavo

    Olá.
    Sou brasileiro com cidadania italiana e passaporte já em mãos.
    Casado há um mês.
    Como funciona o visto de cônjuge para os outros países da União Europeia? Por exemplo, eu sendo italiano e morando na Alemanha. Sabe se minha esposa poderá estudar e trabalhar lá?

  8. Camila

    Boa tarde, não sou casada ainda.. mas meu namorado esta na em Londres p depois ir para a Italia tirar a cidadania dele pela familia, já deu entrada nas documentações e tudo. Eu casando com ele aqui no Brasil em Dezembro, consigo a cidadania em janeiro? Indo p Londres ou Italia? Ou tenho que esperar 3 anos de casada no papel p conseguir?

  9. Riaan

    Oi td bem,

    Gostaria de saber qual documentos preciso prar pedir naturalizaçao. Meu esposa e filho ja tem cidadenioa italiana. Vi no site que precisa meus atecedentes criminais, no meu caso da Africa do sul, e Brazil. Certidao de nacimento tudo traduzido. O que mais precisamos alem da taxa de 200 euros?

  10. Rodrigo Andersen

    Boa noite! Gostaria de uma ajuda/informação. Dei entrada no meu pedido de naturalização por matrimonio no dia 12/01. Desde então não recebi nenhuma comunicação informando que meu processo foi aceito ou não. Saberiam me dizer quanto tempo em média demora essa comunicação? Obrigado

  11. Milena

    Olá,
    Eu estou indo à Itália fazer o reconhecimento da minha cidadania. Sou casada apenas há um mês no Brasil e meu marido vai comigo… após ter o reconhecimento já podemos pedir o permesso di soggiorno para que ele fique residindo legalmente comigo na Itália?
    Sei que entre o pedido e o recebimento do permesso di soggiorno pode levar alguns meses, neste tempo ele já poderá trabalhar lá?
    Obrigada.

  12. Herbert Butturi

    Bom dia

    Sou cidadão italiano e acabei de receber uma notificação do Ministério do Interior Italiano para minha esposa comparecer no dia 18/04/2018 no consulado de SP para apresentar a documentação, gostaria de saber se a taxa que eles se referem é paga no momento da entrega, ou deve ser paga antes ?
    E como a Certidão de Antecedentes Criminais vence após 90 dias, devo providenciar outra ? ou entrego a mesma que foi escaneada e enviada para Roma ?

    Grato,
    Herbert

    • gatto Post author

      Herbert,
      A taxa foi paga no momento do pedido. Sem o pagamento desta taxa não é possível iniciar o pedido de naturalização.
      Gatto

      • Herbert Butturi

        Correto, fiz uma remessa internacional de 200 euros, achei que além desta taxa teria que pagar algo aqui em SP.
        E quanto a documentação, é somente eu apresentar os mesmos documentos que enviei escaneados ? ou preciso tirar uma nova Certidão de antecedentes criminais ?

    • Rodrigo Andersen

      Herbert, desculpa a intromissão mas poderia me responder uma coisa? Quando foi dada a entrada no processo da sua esposa? Pergunto porque dei entrada no meu no dia 12/01 e nao recebi nem o e-mail com o aceite e nem o chamado do consulado para apresentar os documentos. Obrigado!

      • Herbert Butturi

        Rodrigo, desculpe pela demora em responder.
        Dei entrada na documentação da minha esposa via site do ministerio do interior italiano no dia 22/09/2017
        Recebemos a convocação no dia 28/03/2018, para ela comparecer no dia 18/04/2018, exatamente na data que estou te respondendo, ela entregou toda a documentação que foi scaneana na época e pagou uma taxa de 50,00 reais.
        obs : a pessoa que atendeu ela passou a seguinte informação : manter o endereço em dia, por que irá receber uma carta registrada no prazo de 2,5 a 3 anos
        dica 1: no dia de ir no consulado, levar um comprovante de endereço no nome dela, senão tiver, vc consegue este comprovante no cartório eleitoral onde vota !!
        dica 2 : levar Xerox do RG

        estas dicas´são pelo fato de não constar no site do ministerio da italia

        boa sorte

    • Elaine Ihemis

      Olá!
      Gostaria de saber quanto tempo aproximadamente está demorando entre a entrega on line do pedido e a entrega dos documentos no Consulado de SP.

  13. BEATRIZ

    Bom dia!
    Meu marido tem a cidadania Italiana e já possuem passaporte, estamos casados a 4 anos… no caso eu teria direito de PEDIR a naturalização, certo?
    Gostaria de saber qual o procedimento que devo fazer?…. Como faço pra requerer?

    • gatto Post author

      Você não tem nenhum direito a pedir a naturalização.
      Você tem o privilégio de enquadrar-se com os pré requisitos necessários e pedir a naturalização ao governo italiano.
      Gatto

      • Priscilla

        Bem agressiva sua resposta, Gatto. Desnecessária, pois você entendeu muito bem o que ela quis dizer com “direito”.

        • gatto Post author

          Priscilla,
          Nosso intuito com este blog é educar de maneira correta.
          Há uma enorme diferença entre direitos e privilégios. Portanto, é necessário esclarecer a diferença entre os termos para evitar frustrações no futuro.
          De toda maneira, agradeço sua participação em nosso fórum.
          Gatto

          • Eu

            Na verdade existe uma interpretação na Italia de que é um direito subjetivo. Tanto que depois dos 730 dias da entrada, eles ficam impedidos de negar o pedido.
            Vi um caso de uma mulher divorciada que conseguiu por terem passado os 730 dias de analise. Pelo que eu tenho visto, tem durado uns 3 anos.

  14. Dario Mariani

    Boa tarde, sou cado desde o dia 24/01/1980, depois de terminado o processo e de ter reconhecida a minha cidadania como devo proceder para solicitar a cidadania de minha esposa, já que ela é automática por havermos casado antes de 1983? Grato.

    • gatto Post author

      Bastará traduzir a certidão de nascimento dela em Inteiro teor, apostilar a certidão e sua respectiva tradução e enviar ao comune, através do consulado.
      Gatto

  15. Luana França

    Olá, eu e meu namorado somos descendentes de italianos, entretanto eu não tenho documentação nenhuma e ele já tem tudo em mão. É mais fácil esperar a documentação dele ficar pronta e eu pedir a minha naturalização ou é melhor eu tentar minha cidadania também, em paralelo?

    é possível nos casarmos depois da entrada do processo, ou devemos esperar 3 anos d casados para ele dar entrada na papelada?

    Estou confusa em relação a isso

    • gatto Post author

      Luana,
      Certamente é melhor fazer através da sua própria árvore genealógica.
      Caso opte pela naturalização, o prazo é de 3 anos a partir do casamento (E NÃO DO RECONHECIMENTO DELE).
      Portanto, vale a pena casar o quanto antes, para este fim.
      Gatto

  16. Renan Padoin

    Bom dia,

    Namoro a 2 anos com minha mulher, ja adquirimos uma casa juntos porém não somos casados. Meus parentes conseguiram cidadania italiana, e eu pretendo fazer para poder ir para Portugal (União europeia…). Existe alguma maneira de ela ir comigo? uma alternativa..

    Muito grato.
    att;
    Renan Padoin

  17. maria ortega

    Gatto boa noite! quando iniciamos o processo de naturalização de meu marido morávamos no rio de janeiro. Agora estamos em São Paulo. Devo fazer minha inscrição no AIRE de São Paulo? Grata.

  18. eduardo lazzaretti

    Boa tarde.

    Vou me casar no civil e minha esposa terá direito a cidadania.
    Como tenho uma filha com ela, fica no tempo de 1 ano e meio, correto ?

    Ela precisa usar meu sobrenome para ter validade ?

    • gatto Post author

      Eduardo,
      Sua esposa não terá o direito à cidadania. Ela terá os requisitos mínimos para PEDIR a naturalização.
      Direito ao reconhecimento da cidadania somente os descendentes possuem, por sangue.
      Ela não precisa do seu sobrenome.
      Gatto

  19. Natalia

    Olá Gatto,
    Tudo bom?

    Eu tenho cidadania italiana e meu namorado está com a documentação para tirar a cidadania pela familia dele, contudo, o processo ainda nao esta pronto…uma duvida: se casarmos, ele pode morar comigo na Italia e teria direito à trabalhar até que ele dê entrada na cidadania dele? Para isso, ele deveria pedir o Permesso di Soggiorno?

    Mto obrigada!!

  20. Maristella Buffon Molin

    Já recebi o código k10 e vou levar a documentação em poucos dias. Depois disso sei que vai demorar 730 dias para eu receber a concessão. Quais os documentos que devo levar nesse dia do juramento?
    grata

    • gatto Post author

      Maristella,
      Você foi convocada para apresentar os documentos no consulado.
      Depois disso, receberá o decreto ministerial, autorizando a concessão da sua naturalização. Aí sim é que fará o juramento.
      Gatto

  21. Daniela

    Bom dia,
    Sou brasileira, casada a 3 anos com cidadão italiano, estamos comunicando ,através do Consulado de São Paulo, o nosso casamento a comune, parece que leva até 6 meses para ser feita a transcrição, gostaria de saber como fico sabendo que foi feita e como consigo o Certificato / Estratto di Matrimonio, para dar início ao meu pedido de naturalização.

    Muito obrigada.
    Daniela.

    • gatto Post author

      Daniela,
      O consulado avisa por e-mail quando a atualização for feita.
      O estratto di matrimonio deve ser obtido diretamente com o comune italiano onde está registrado o casamento.
      Gatto

      • Daniela

        Obrigada pelo retorno, mas como eu solicito o estratto di matrimonio ao comune?

        Daniela.

        • gatto Post author

          Daniela, deve-se entrar em contato com o comune telefonicamente ou por e-mail.
          Alternativamente, você pode contratar uma empresa que peça o documento pessoalmente para você.
          Gatto

          • Daniela

            Boa tarde, estou com uma dúvida para fazer o pedido de naturalização por matrimônio, tanto eu quanto meu cônjuge somos divorciados, queríamos saber se além dos documentos que solicitam no site do consulado precisamos enviar também nossos processos de divórcio traduzidos com certidão de objeto e pé ?
            Obrigada.
            Daniela.

          • gatto Post author

            Daniela,
            Não é necessário, pois seus atos civis não serão transcritos.
            Gatto

  22. Daiane Zago

    Ola,

    Como seria o processo para o meu marido que e espanhol?

    Obrigada

  23. Wilson Belfiori

    Gatto, boa noite.
    Acabei de entregar os documentos originais de minha esposa para a naturalização no consulado de São Paulo, mas não me deram nenhum recibo da entrega. O controle somente será pelo site do Ministero dell’interno?

  24. Aline menezes

    Olá bom dia , Sou cidadã italiana a uns 5 anos e casada a quase 2 anos , já vivi 5 anos na Europa e agora pretendo junto com meu marido regressar mas para Uk . A minha duvida é se meu marido já pode dar entrada na Itália diretamente ou precisamos dos 3 anos vividos em Itália . e Quanto seria o custo deste processo .

  25. Marcos

    Bom dia ! Eu tenho uma dúvida, eu fiz o juramento por naturalização por casamento a 3 meses , mais ainda nao voltou o certificado pra eu fazer o passaporte, que o prazo e de no máximo 6 meses , que eles atrasaram por que fizeram meu decreto em cima da certidão de casamento! Mas o que quero saber se eu me divórciar agora posso ter algum problema para eu obter a cidadania, ou já não corro mais risco

  26. Oi, boa tard! eu gostaria de saber qual o processo para pedir a nacionalidade italiana atraves da unial estavel! Nao somos casados, mas sim coabitantes legal ha 6 anos!!! desde ja agradeço pelo esclarecimento!

  27. Elton

    Boa tarde,

    Minha esposa ja e cidada Iataliana, estamos casados a mais de tres anos, em 06/09/2017 fiz o upload dos documentos necessarios para naturalizacao por casamento.
    O AIRE esta em Londres, onde moramos.
    Tenho o protocolo do Ministero Dell’interno confirmando o recebimento e com os numeros de protocolos.
    Pelo que li eles tem que Aceitar, Aceitar com ressalva ou recusar.

    Porem quando faco login no site do Ministero nao aparecere nada. Diz que nao tem nenhuma solicitacao.

    Voce sabe me dizer se esse ‘atraso’ na analise e normal?
    Obrigado

    • gatto Post author

      Elton,
      Até que o consulado lhe convoque para apresentação dos documentos originais, de fato, não aparecerá no site.
      Você precisa aguardar o contato e aí conseguirá ver sua solicitação no site.
      Gatto

  28. Matheus

    Bom dia. Tenho uma dúvida, meu pai é brasileiro e se naturalizou italiano recentemente, tenho direito a cidadania? Precisaria ir morar na Itália?

  29. Romana Cracco

    Boa tarde, Gatto!
    Meus pais são casados desde 1972, e minha mãe conseguiu o reconhecimento á cidadania italiana.
    Em vários sites, vejo a informação de que ambos os cônjuges tem direito à naturalização após 3 anos de casamento, no entanto parece que há uma ressalva para os casamentos celebrados antes de 1983, dando direito somente ao cônjuge italiano (homem) conceder a naturalização a cônjuge estrangeira “mulher”. É esse o entendimento mesmo? Neste caso, meu pai não teria direito a cidadania pelo matrimônio?
    Obrigada!
    Romana

    • gatto Post author

      Romana,
      Antes de tudo, deve-se entender melhor alguns conceitos. É para evitar este tipo de confusão que eu insisto bastante no entendimento da lógica e dos conceitos fundamentais.
      NATURALIZAÇÃO/CONCESSÃO NÃO É A MESMA COISA QUE RECONHECIMENTO/DIREITO À CIDADANIA.

      A naturalização/Concessão é um privilégio que o governo dá a algumas pessoas que se encaixam em alguns pré-requisitos, como casamento com italianos e tempo de residência na Itália.

      O reconhecimento à cidadania, sim, é um direito e tem como pressuposto fundamental a transmissão por sangue (jure sanguinis).

      Até 04.1983, as mulheres estrangeiras (por exemplo, brasileiras) casadas com italianos eram reconhecidas italianas (do nascimento) pelo conceito jure matrimoni. É um direito dessas mulheres e não uma concessão!!!! Ou seja, todas as mulheres estrangeiras casadas com italianos anteriormente a esta data, são também italianas, perante o ordenamento jurídico italiano vigente.

      Isto não acontecia com homens estrangeiros que casavam com italianas, infelizmente.

      A minha opinião pessoal é que esta legislação reflete os pensamentos machistas da época.

      Enfim, para que seu pai seja cidadão italiano, ele deve pedir a NATURALIZAÇÃO por casamento. Se fosse o contrário, bastaria pedir o reconhecimento.
      Gatto

  30. Mariana

    Bom dia! Estou levantando as documentações para tirar minha cidadania, (pelos bisavós e tataravós) moro no Brasil, tenho uma união estável e um filho de 2 anos, caso se confirme a documentação toda ok, eu pretendo casar no civil antes de ir e confirmar que moro na italia, o que não seria dificil ja que tenho 3 cunhadas que moram la e me dará o suporte necessário. Nesse caso de eu casar antes de dar entrada na cidadania, também tem esse prazo de 3 anos pra naturalidade do conjugue?, Ou por ter casado aqui , ja ter um filho de 2 anos, e apos isso regularizar a cidadania, ja da o direito a ele? Desde já obrigada!

  31. Keylla

    Olá,
    Estou com uma dúvida e acredito que você possa me ajudar.
    Meu marido tem cidadania italiana, e vamos entrar com meu pedido de naturalização aqui no Brasil.
    Como é um processo demorado, se nesse período mudarmos para a Europa, como fica meu processo? É possível o processo continuar correndo no Brasil? Eu terei que voltar ao Brasil para o juramento? Ou eu posso pedir que o processo seja levado para o consulado do país em que nós estivermos morando?
    Desde já, muito obrigada.

  32. Daniela

    Bom dia !

    Gostaria que me esclarecesse por gentileza as informações deste bate papo sobre cidadania, pois infelizmente venho recebendo muitas informações desencontradas e estou bastante confusa …rs .
    Vou requerer minha cidadania italiana este ano, porém, sou casada no Brasil à 04 anos e pretendo já transcrever o casamento na ocasião do protocolo. O meu entendimento seria que comprovado este tempo no Brasil, poderia já solicitar a naturalização do meu marido, devido esta comprovação. Porém, alguns dizem que a informação e esta mesma e outros dizem que estes 3 anos só passam a contar após a transcrição na Itália.
    Sendo assim, qual destas informações é a correta? Posso já fazer esta solicitação junto com o meu processo? Ou seria melhor fazer posteriormente via Consulado no Brasil?
    Obrigada desde já e parabéns pela prontidão em sanar as dúvidas de todos por aqui.

    • gatto Post author

      Daniela,
      não importa a data do reconhecimento mas SIM a do casamento.
      Portanto, se você já é casada há 4 anos, poderá pedir a naturalização do seu marido no dia seguinte que for reconhecida italiana.
      Você não só pode como DEVE transcrever a sua certidão de casamento (informar o estado civil é um DEVER de todo cidadão italiano). No entanto, esta transcrição refere-se ao SEU processo e NÃO ao do seu marido. Ter a sua certidão de casamento transcrita não tem nada a ver com o processo de naturalização dele. Este processo só se iniciará após vocês fazerem o pedido através do Ministério Público Italiano. Ter a certidão transcrita de casamento é um pré-requisito para inicia-lo, mas não o inicia automaticamente.
      Gatto
      Gatto

  33. Junio Rodrigues

    Bom dia,
    Tenho uma dúvida, sou casado com uma italiana desde 2010 e a mais de 2 anos atrás fiz o up load de todos os documentos no site do ministero dell’interno. No meio do ano passado enviaram um email pedindo novamente minha certidão de nascimento e antecendente criminal, assim precisei de uns 3 meses para fazer isso. Nunca recebemos nenhuma mensagem nesses anos, mas ontem minha mulher entrou no site e tem uma mensagem que diz que os documentos foram aceitos. Gostaria de saber se só agora começou o processo, e tenho que esperar mais 700 dias pela frente ou já está próximo de ser finalizado? Em novembro de 2016 tivemos um filho, minha esposa fez o registro dele no vice consul italiano do ES, até agora também não tivemos nenhuma resposta do registro dele também…
    Desde já agradeço pela atenção.
    Junio

  34. wanderson nascimento dos santos

    Eai beleza? minha duvida é simples, minha esposa e neta de italiana, depois de consegui a cidadania italiana, eu que sou casado com ela a três anos, consigo me naturalizar italiano pelo casamento aqui pelo brasil? ou precisamos ir a Itália fazer todo processo e ter que residir la por dois anos? depois de tudo certo conseguiremos trabalhar só na Itália lealmente ou em qualquer pais europeu?

    • gatto Post author

      Wanderson,
      Sua dúvida é amplamente resolvida pelo post e pelos comentários.
      Peço que pesquise melhor sobre o assunto e se mesmo assim restar dúvidas, publique nos comentários.
      Gatto

  35. Vítor

    Olá,

    Tenho dupla cidadania (Brasileira e Italiana) por causa do meu avô paterno. Me caso em março agora e gostaria de saber se minha noiva terá direito a cidadania e como devo fazer para solicitar.

    Obrigado,
    Vítor

    • gatto Post author

      Vitor,
      Todas as instruções se encontram no vídeo referente a este post. Peço que o veja com atenção e caso tenha alguma dúvida específica comente aqui para obter uma resposta.
      Gatto

  36. Rafaela

    Bom dia
    Eu tenho união estável, porém vou fazer conversão da união estável para casamento
    o consulado aceita a data retroactiva ou não ?

  37. Fernando Miras

    Olá, estou me casando em breve. E minha noiva é neta de italiano. Mas precisamente, italiana. A avó dela chegou ao Brasil com 15 anos de idade. A prima em segundo grau da minha noiva conseguiu recentemente a cidadania italiana. Eu me casando com ela, após o período de 3 anos, já poderei entrar com o pedido? Ou devo esperar sair a cidadania dela para pedir a minha?

    • gatto Post author

      Fernando, é necessário aguardar a conclusão do reconhecimento dela para iniciar o seu pedido, pois ela precisa ser cidadã italiana para o seu pedido ter efeitos legais.
      Gatto

  38. Kauana Oliveira

    boa tarde
    estou tirando muitas duvidas na sua pagina
    mas gostaria de um “conselho”
    meu noivo esta na etapa de traduçao dos documentos para a sua cidadania italiana.
    pretendemos nos casar no Brasil antes dele ir para Italia,para que eu possa me naturalizar.
    gostaria muito de ir e permanecer no pais após ele conseguir a cidadania,porem nao sei oque é mais indicado.
    eu pedir a permesso di soggiorno e morar lá já aguardando o prazo exigido de residencia e matrimonio para me naturalizar
    ou continuar no brasil até dar os 3 anos de casados para entao pedir a naturalizaçao?

    • gatto Post author

      Kauana,
      Se a intenção é ficar na Itália, minha sugestão é ir para a Itália quando ele for cidadão italiano reconhecido, pedir o permesso di soggiorno e, quando cumprir o prazo de residência exigido, pedir a naturalização.
      Gatto

  39. Viviane

    sou Brasileira e tenho cidadania Italiana. Se meu esposo tirar a naturalização dele pela Itália o processo é mais rápido?

    • gatto Post author

      Viviane,
      Para fazer o processo de naturalização por casamento na Itália, é necessário comprovar residência no país por 2 anos antes de fazer o pedido.
      Depois de submeter o requerimento, o prazo é de 730 para deferimento.
      Portanto, não vale a pena fazer o processo de naturalização por casamento na Itália. É melhor fazer pelo país onde você já é residente.
      Gatto

    • Sara

      Bom dia. Sou italiana de nascimento, regularmente inscrita no AIRE em SP e casada no Brasil com um brasileiro desde 2001. Ele gostaria de obter a naturalização italiana por casamento, porém limos que isso implicaria na perda da cidadania brasileira.
      Essa informação procede? Não há meios de manter a cidadania brasileira dele?
      Grata por um retorno.

      • gatto Post author

        Sara,
        Atualmente há bastante divergência neste assunto.
        Sugiro consultar o Ministério da Justiça Brasileiro ou então o Ministério das Relações Exteriores.
        Gatto

  40. Thiago

    Olá Gatto,

    Deixa eu ver se entendi,

    Vivo com minha namorada em uma união estável, estou juntando toda a documentação pra dar entrada na cidadania Italiana que vem dos meus bisavós maternos (ambos eram Italianos).

    Será necessário primeiramente eu me casar com ela no Brasil e depois ir até a Itália com toda a documentação, requerer a cidadania e morar por lá sem visto de trabalho até o policial ir na minha residência e receber a cidadania em um processo que levaria de 3 à 6 meses, é isso ?

    Após esse período, e com o passaporte em mãos, eu teria acesso à qualquer país membro da união européia para viver e trabalhar, mas ela teria que sempre pedir um visto de conjugue no país que formos residir para poder me acompanhar e trabalhar também ?

    E somente após os 3 anos de casados é que ela poderia requerer a naturalização Italiana e pegar um passaporte pra ela, não sendo mais necessário vistos de conjugue?

    Só estou escrevendo para ver se eu entendi as respostas de todos esses comentários.

    Obrigado pelas informações!

  41. Anderson Cesar da Silva

    O Processo da minha esposa está no consulado de Roma, sem pendência, só que tem mais de 5 anos e não avança.
    Duas questões:
    Quem pode me auxiliar no processo?
    Chegando a cidadania dela eu consigo trabalhar em Portugal? (10 anos de casado)

    • gatto Post author

      Anderson,
      Como assim o processo está no consulado de Roma? A Itália não possui consulados italianos.
      Por favor, seja mais claro em sua dúvida para que possa tentar lhe ajudar.
      Gatto

  42. Sadi Fernando

    Minha esposa teve sua cidadania reconhecida e temos 2 filhos, sendo um com 16 anos. Ambos com cidadania reconhecida tambem.
    Realizei meu pedido de naturalizaçao por matrimonio no site do consulato de Sao Paulo dia 18 de agosto. Recebi o comunicado de pedido aceito e agendamento para apresentar documentos enviados no dia 30.
    As perguntas são:
    Apos a apresentação desta documentaçao e comprovante de endereço só falta a emissao do reconhecimento?
    O prazo de 730 dias não seria para a apresentaçao desses documentos?
    Tenho a certidao de casamento em comune italiano que sera apresentado dia 30. O agendamento de eventual juramento jà podera ocorrer?
    Preciso atualizar eventuais documentos com mais de 180 dias de emissão?

    PS Pedido realizado apos AIRE no consulato de São Paulo.

    Muito obrigado

    • gatto Post author

      Fernando,
      O prazo de 730 passa a contar do dia em que você faz o pedido.
      Na prática, vemos que o ministério tem levado mais tempo que isso.
      No dia 30 você apresentará os documentos originais (já apresentados digitalmente).
      O juramento será agendado somente quando o decreto ministerial for emitido (que acontecerá no prazo de 730 dias).
      Sugiro que as certidões brasileiras tenham 1 ano de emissão. O certificado penal brasileiro tem validade de 90 dias e a certidão italiana sugiro que não tenha mais de 180 dias.
      Gatto

  43. Wellington Gevesier

    Bom dia.
    Sou casado no civil com cidadã italiana, há 10 anos, mas tenho dúvidas para requer minha Naturalização Italiana, pois sou funcionário público aqui no Brasil e tenho receio de perder meus direitos (salários, aposentadoria, benefícios e o principalmente o emprego), tendo em vista que o concurso tinha no seu Edital (como todos concursos no Brasil) o requisito de ser Brasileiro, há a possibilidade da perda do cargo tornando-me italiano?
    Obrigado.

    Wellington

    • gatto Post author

      Wellington,
      Não tenha medo. Tanto a Itália quando o Brasil permitem que seus cidadãos tenham múltiplas nacionalidades.
      Não há qualquer risco de você perder o seu cargo por se naturalizar italiano.
      Gatto

  44. Robinho

    Se eu me naturalizar italiano tenho o direito de retificar meu nome e sobrenome para me adequar ao país?

  45. Ricardo Sarraino

    Boa tarde, eu tenho cidadania italiana por direito sanguíneo (por pai e mãe) e tenho o passaporte italiano, de qualquer maneira nasci e só tenho residência no Brasil. Eu posso passar a cidadania para minha esposa? (Casados há 7 anos).

  46. Giovanna

    Olá. Sou brasileira e tenho a cidadania italiana. Estou aguardando completar 3 anos de casada pra dar entrada no pedido de solicitação de naturalização para o meu marido. Ele tem um filho de um casamento anterior de 9 anos, gostaria de saber se o filho dele também teria direito a cidadania após meu marido conseguir a dele (através de mim).

    Desde já, obrigada.

    • gatto Post author

      Giovanna,
      É mais complicado.
      Vocês teriam que comprovar residência na Itália (todos) e ainda que o filho dele vive com vocês, dentro do mesmo núcleo familiar.
      Gatto

  47. Edielton Camera

    Boa Noite.
    LI várias perguntas e respostas com receio de perguntar algo que já foi posto em questão, mas não encontrei as respostas que procurava, de qualquer forma, perdoe-me caso seja repetitivo.
    Vamos lá, tenho cidadania Italiana já reconhecida, porém resido no Brasil. Sou casado a três anos e temos uma menina de 2 anos. Pretendemos nos mudar para a Itália e fazer a naturalização da minha esposa, e minha dúvida é a seguinte: Durante o processo de naturalização, que durará em torno de 4 anos entre o tempo necessário para dar entrada, somado ao tempo relativo ao processo, minha esposa poderá exercer atividade remunerada, terá direitos a saúde ou mesmo a matricular-se em alguma universidade?
    Desde já, muito obrigado

    • gatto Post author

      Edielton,

      Sim! Sua esposa deverá pedir o permesso di soggiorno familiar. Assim que lhe for emitido, ela poderá viver, trabalhar e estudar normalmente na Itália até que a naturalização seja deferida.
      Gatto

  48. Vanessa

    Olá! Moro na irlanda com o meu namorado e nos casaremos no proximo mes e entao ele dará entrada na cidadania it. Minha duvida é: essa espera de 3 anos é somente para o brasil ou para qualquer pais que nao seja a italia? E mais, gostaria de saber se poderiam nos ajudar nesse processo. Ja localizamos as certidoes. Se sim, por favor, entre em contato pois tenho interesse!! Obrigada desde já!

    • gatto Post author

      Vanessa,
      Para pedir a naturalização por casamento (conforme descrito em nosso artigo) é necessário ter 3 anos de casados (ou 1,5 anos – caso tenha filhos).
      Este prazo se reduz para 2 anos, caso você seja residente com seu marido na Itália.
      Nós podemos lhe ajudar sim. Caso queira receber uma proposta, envie um e-mail para contato@gattocidadania.com
      Conte conosco!
      Gatto

  49. Tiffany

    Olá! Sou brasileira e possou a cidadania italiana. Atualmente moro com meu namorado no Canadá com visto de trabalho. Pretendemos mudar pra Irlanda, pois minha irmã mora lá. Na Irlanda conseguimos nos casar e pedir a permissão para que ele more comigo lá? Quanto tempo leva pra emissão dessa permissão? Obrigada!

    • gatto Post author

      Olá Tiffanny,
      Sim, é possível. Você precisa verificar junto ao governo Irlandês sobre o método para conseguir o visto de permanência para cônjuges, pois cada país na Europa segue um procedimento diferente.
      Gatto

  50. Patricia

    Sou brasileira, carioca e casada há 27 anos. Me casei com um brasileiro no Rio de Janeiro. Em 2008 me tornei cidadã italiana através do consulado do Rio de Janeiro e tive que traduzir vários documentos, entre eles a certidão de casamento, pois nossos filhos também se tornaram cidadãos italianos. Agora meu marido quer se naturalizar. Sei que preciso que nosso casamento seja transcrito na Itália. Como saber se na época em que solicitei minha cidadania, meu casamento foi transcrito? Se não foi, como fazer isso? Caso dê entrada agora na naturalização dele, preciso refrescar as certidões e traduções? Desde já agradeço. Patricia.

    • gatto Post author

      Patrícia,
      Se você entregou a sua certidão de casamento no momento do requerimento da cidadania, ele certamente foi transcrito (a menos que o comune tenha extraviado a certidão enviada pelo consulado – em Roma isto é muito comum acontecer com estas certidões antigas).

      Para haver a certidão de casamento italiana, basta que você peça tal certidão ao comune.

      Gatto

  51. Susanna

    Offline Message left on 28 Nov 2017, 08:02 AM (GMT+0)

    Olá! Obrigada por ajudar tantas pessoas. Eu também tenho uma dúvida. Sou casada há mais de 3 anos com um brasileiro que obteve a a cidadania italiana recentemente (4 meses atrás). Moramos os ultimos 3 anos na Noruega com um visto de trabalho (não mais ativo) e há 3 meses nos mudamos para a Itália. Eu entrei com visto de turista, e temos corrido atrás de toda documentação para o meu permesso de soggiorno porém ainda não obtive êxito. Meu visto de turista expira semana que vem!
    1. O que acontece agora?
    2. Eu tenho que retornar ao Brasil? 3. Eu posso viajar para outro país (França) no período de Natal?
    4. Eu posso ser deportada?
    5. Se eu permanecer, isso pode prejudicar meu processo? Obrigada!

    • gatto Post author

      Susanna,
      1a coisa: NÃO PERMANEÇA EM TERRITÓRIO EUROPEU POR MAIS DE 90 DIAS SEM UM TÍTULO PARA ISSO. É ILEGAL E PODE TE PREJUDICAR IMENSAMENTE!

      Caso você não consiga dar entrada em seu permesso di soggiorno, sugiro fortemente que você retorne ao Brasil ou saia da comunidade europeia.

      Sugiro que vocês se dirijam à Questura local e expliquem o caso. Vejam se conseguem ter algum tempo extra até organizarem as coisas.
      Gatto

  52. flavio

    Ola tenho uma grande duvida sou do Paraná, minha esposa é Italiana dei entrada no meu através do matrimonio, ja fiz o login no site do ministério italiano acompanho por la , este processo o consulado disse que seria no prazo nao menos de 730 dia que se da 2 anos !! Mas fez 2 anos em junho deste ano, vc alguém sabe me dizer se o prazo mudou tem 2 anos e 5 meses ja . Desde ja Obrigado

  53. Julya Picheco Rosa

    Olá,

    Eu sou brasileira e casei com uma cidadã italiana em abril de 2017 em Porto Alegre-RS. Quando minha esposa foi no consulado italiano da nossa cidade registrar o casamento, ela foi informada que assim que o registro fosse realizado, ela já poderia solicitar o meu passaporte. Isso contraria a informação de que é necessário estar casada por 3 anos. Houve alguma mudança na lei?

  54. Laila

    Boa tarde.

    Qual a diferença entre pessoas com cidadania e pessoas naturalizadas italianas.
    Caso me naturalize italiana (por casamento), tenho os mesmos direitos que um cidadão italiano?

  55. ALEX

    Bom dia, gostaria de saber quais documento serão entregues ao cidadão que requerer sua naturalização por matrimonio. O requerente assim que concluir todo o processo de naturalização, e cumprir com todas as exigencias legais para a conclusão terá passaporte, “RG” italianos?….como fica essa questão de documentos de identificação do requerente?

    • gatto Post author

      O naturalizado terá qualquer documento que desejar, pois é cidadão italiano como qualquer outro.
      Infelizmente o consulado italiano no Brasil não emite rg e, portanto, caso queira ter este documento, será necessário comparecer até a Itália para faze-lo.
      Gatto

  56. keila

    Bom dia, existe muita diferença ou algo relevante em se reconhecido italiano ou se naturalizar por casamento? sei que o naturalizado Nao transmite a cidadania mas existe algo mais importante alem disso? Uma pessoa que tem essas duas possibilidades qual o melhor caminho?

    • gatto Post author

      Keila,
      É um engano dizer que o naturalizado não transmite a cidadania. Ela não transmite somente aos filhos anteriores à naturalização. O que acontecer depois da naturalização é idêntico ao reconhecimento. Aliás, diria que esta é a única diferença entre reconhecimento e naturalização: reconhecimento parte do nascimento e naturalização parte da data em que o governo concede a cidadania ao requerente.
      Sugiro que você assista a este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4MqUVPuidf0
      Gatto

  57. Renata

    Boa tarde,
    Uma dúvida: ´posso me naturalizar italiana na Itália, considerando três anos do matrimônio residindo no Brasil se estiver residindo lá com “permesso di soggiorno” familiar?

  58. maria stela

    Olá, me tire uma dúvida: caso o conjuge de uma cidadã italiana seja naturalizado italiano, ele tem que abrir mão da cidadania brasileira? Ou pode com a dupla nacionalidade? Fique na dúvida pelo que li no site do consulado

    • gatto Post author

      Maria Stela,
      O brasileiro naturalizado não perde a cidadania brasileira.
      Sabemos que consta no site do consulado, mas é uma informação não verídica e mal interpretada por eles.
      Caso queira entender melhor, sugiro entrar no site do Ministério das Relações Exteriores brasileiro ou mesmo no site do Ministério da Justiça brasileiro.
      Gatto

  59. Priscila

    Ola
    Casar com italiano, se naturalizar italiano depois de Tres anos de casado, mas acabar se divorciando, perde o passaporte? Perde o direito de cidadania italiana?

  60. Nagao

    Por favor, me restaram algumas dúvidas, Tbm tem um prazo mínimo de casados pra solicitar o permeso di siggiorno? Ou pode se casar com um cidadão que conseguiu a cidadania Italiana em um mês e no outro já irem juntos legalmente pra Europa? Tudo se aplica da mesma forma em casamento no civil com pessoa do mesmo sexo?
    Mais uma coisa, eu moro no Japão, seria possível eu levantar todos os docs e traduções com sua assessoria e dar entrada no meu pedido de reconhecimento da cidadania num consulado italiano daqui? Ou só pode ser feito no Brasil e Itália?

    • gatto Post author

      Nagao, obrigado por sua participação!

      Não há tempo mínimo, basta estar casado. Para pessoas do mesmo sexo funciona igual atualmente.
      Para dar entrada via consulado no Japão, é necessário que você seja residente permanente por aí. Qual o seu status? Para falar sobre isso, peço que me envie um e-mail diretamente para gabriel@gattocidadania.com. Desta forma, poderei lhe indicar a melhor opção.
      Um abraço,
      Gatto

  61. Victor

    Boa tarde,Alguém poderia tirar uma duvida.
    Minha noiva é italiana. Caso nos casemos este ano. Posso morar legalmente na europa proximo ano portando apenas a certidão de casamento? Já que não teria naturalização devido ao prazo de 3 anos.

    Grato!

    • gatto Post author

      Victor, se você morar na Itália, é necessário pedir um visto (permesso di soggiorno) familiar.
      Em outros países da comunidade europeia também é possível. Basta verificar o procedimento do determinado país.
      Gatto

  62. Alice

    Olá boa noite,minha dúvida é a seguinte, meu namorado está na italia, encontra-se com o permesso di soggiorno e já está trabalhando, queria saber se posso ir pra Itália como turista, me casar lá e da entrada no meu permesso familiar

  63. Mirelle

    Ola alguem poderia me esclarecer algo? meu namorado vai tirar a cidadania italiana esse ano, tem um tempo minimo de permanecimento dele na italia pra eu poder ir pra la e tirar a minha ?seria melhor tirar a carta la ou aqui ? ai no caso nos casariamos antes aqui

    • gatto Post author

      Mirelle, não há tempo mínimo, mas vocês precisam OBRIGATORIAMENTE serem casados no civil. Com isto, você poderá pedir seu permesso di soggiorno (visto) familiar, podendo, então, trabalhar, estudar e viver normalmente na Itália.
      Gatto

  64. Cenatti

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Vou começar meu processo de reconhecimento de cidadania italiana via materna aqui no brasil em junho de 2018, pretendo me casar com meu namorado antes junho, para que ao final do processo de cidadania (passando 3 anos) ele possa começar o seu processo de naturalização e nós possamos mudar de país. Isso está correto? Pois pelo o que eu entendi o tempo de matrimônio (3 anos) podem passar concomitante ao processo de cidadania (2 ou mais anos). Obrigada.

    • gatto Post author

      Cenatti,
      Seu raciocínio está corretíssimo. O tempo passa a correr da data do casamento e não do reconhecimento da cidadania (mesmo porque sua cidadania será reconhecida a partir do seu nascimento).
      Conte conosco!
      Gatto

  65. Lucas

    Ola,
    Poderia me tirar uma duvida?
    Posso receber a cidadania por casamento em outro consulado diferente daquele que deu entrada?
    Já demos entrada na cidadania por casamento da minha esposa pelo consulado de Curitiba e já transcorreu um ano aproximadamente. Porem, estamos com planos de ir morar na Europa e como seria o procedimento se acaso estivermos morando la e recebêssemos uma convocação do consulado para o juramento?
    existe alguma forma de transferir o processo por casamento para uma outra jurisdição consular?
    Obrigado

    • gatto Post author

      Lucas,
      Para fazer esta mudança, ideal é comunicar o consulado. No entanto, eu realmente não recomendo esta mudança no meio do processo pois corre-se o risco de atrasos. O mais indicado é se puderem esperar até o final do processo e então planejarem a mudança para a Europa.
      Gatto

  66. Boa Tarde, gostaria de saber se ainda posso pedir a naturalização italiana, pois já me divorciei, fui casado mais de três anos com cidadã italiana.
    obrigado.

  67. Gustavo

    Boa noite,

    Uma dúvida caso eu seja reconhecido como italiano, minha esposa filha de pai italiano, mas sem o reconhecimento, pode pedir sua naturalização através do casamento comigo.
    Ela não tem contato com o pai e não quer ir atrás de seus documentos, mas em sua certidão de nascimento consta o pai italiano.
    Obrigado pela ajuda

    • gatto Post author

      Olá Gustavo, como vai?
      Certamente podemos lhe ajudar com esta emissão. Por sinal, nosso escritório é muito próximo da cidade de Diamante, o que nos permitiria ir até lá pessoalmente emitir a certidão.
      Peço sua gentileza de entrar em contato através do e-mail gabriel@gattocidadania.com, para receber um orçamento.
      Conte conosco!
      Gatto

  68. André Magri

    Bom dia.
    Por favor, meu nome é André, tenho minha cidadania Italiana à mais ou menos 4 anos, no momento estou vivendo em Valencia-ES (por estudos), sou casado a 6 anos com uma brasileira, gostaria de saber como faço a tramitação de pedido da cidadania (Italiana) para minha esposa através da Espanha. Muito obrigado desde já.
    Att.
    ANdré

  69. Hálisson

    Olá, sou casado e estamos em processo da dupla cidadania Italiana, minha esposa neste caso é a descente e serei reconhecido através dela. A pergunta seria: além de residir estamos indo para trabalhar, como ela é a cidadã italiana, ela pode retornar ao Brasil e eu ficar residindo e trabalhando na Itália, Alemanha ou Inglaterra?

  70. Frederico Puglia

    Prezado: Sou brasileiro e sou casado com uma brasileira a 27 anos. Em julho de 2016 consegui minha cidadania italiana e de meus dois filhos. Eu e meus filhos já temos também o passaporte europeu.
    Pergunto: A minha esposa pode obter a cidadania italiana por casamento, uma vez que pelo que eu entendi em suas explicações, somente esposas de italianos que tem a sua cidadania reconhecia é que tem o direito a naturalização por matrimônio?

  71. Renata

    Bom Dia,
    Sou casada a onze anos com um cidadão italiano e mãe de dois italianinhos, dentro de alguns meses nos mudaremos para Italia. Você me aconselha dar entrada a minha cidadania por matrimônio ainda pelo Brasil, ou só na Itália? E o prazo para dar entrada na Itália (2 anos de residência) cai para metade por termos filhos, como no Brasil? Tirando lá preciso levar traduzido juramentado do Brasil ou posso fazer a tradução lá?

    • gatto Post author

      Renata,
      Se você planeja se mudar para a Itália antes dos próximos 2 anos, eu recomendo fazer tudo pela Itália.
      Você poderá viver por aqui tranquilamente com um visto familiar (permesso di soggiorno) até que complete o prazo necessário para pedir a naturalização.

      O prazo de residência não cai pela metade não. Você precisará aguardar 2 anos para poder pedir a naturalização na Itália.
      Gatto

  72. Olá, sou neto de avós italianos, minha mãe é italiana, porem nasceu no Brasil, eu sou casado, e vou solicitar a cidadania italiana, assim que o processo estiver concluído, eu residindo com minha esposa na Itália ela já pode solicitar a naturalização por matrimonio? Eu serei considerado naturalizado na Itália ?

  73. Isabella

    Tenho cidadania italiana. Moro no brasil. Vou casar ano que vem. Pra dar entrada na naturalizaçao do meu marido precisamos estar casados por 3 anos no brasil ou metade do tem se tivermos filho. E se for dar entrada pela italia temos que residir 2 anos la para so depois dar entrada. Entendi certo? E voces aconselham casar no brasil ne?

    • gatto Post author

      Isabella,
      Você entendeu corretamente.
      Apenas uma observação: é necessário estar casado por 3 anos (ou 1,5, se tiver filhos), mesmo fazendo na Itália. Esta condição não muda de acordo com o local do pedido. A única coisa que muda é que para fazer na Itália, deve-se aguardar completar 2 anos de residência. Os demais pré-requisitos se mantém!!!!

      Aconselhamos casar no Brasil e mandar a certidão de casamento traduzida para transcrição na Itália.
      Gatto

  74. rafael

    Boa tarde. Estou acompanhando o artigo mas ainda estou com uma duvida. Meu namorado é brasileiro e ele vai vir para Italia fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana agora em Outubro. Pretendemos nos casar, mas minha duvida é: se eu me casar com ele ainda no brasil, ja começa a contar os 3 anos para que eu tenha direito a naturalização por casamento? Ou esse tempo 2 anos ou 3 anos (dependendo se for dentro ou fora da Italia) so vai começar a contar a partir do momento que ele se torna italiano?

    • gatto Post author

      Rafael,

      Sim, o tempo passa a contar do casamento (e não do reconhecimento). O tempo de 2 anos é só para quem pretende fazer o processo de naturalização NA ITÁLIA. Este tempo precisa passar INDEPENDENTE do tempo de casamento, pois são coisas distintas.

      Para se pedir na Itália é necessário ter 2 anos, no mínimo, de residência no país! (E obviamente ser casado há pelo menos 3, pois é outro requisito).
      Gatto

  75. adriana

    Salve, come va?

    Me chamo Adriana, sou brasileira e moro em Jundiaí sp. EM 2008 fui visitar a Italia, conheci um rapaz italiano e depois de 3 meses nos casamos para podermos continuar juntos. Nos casamos em Cagliari, porém nao enviei os documentos para a embaixada para formalizar o casamento no Brasil.Em Dezembro de 2008 viemos visitar o Brasil e resolvi ficar para comecar a faculdade. Ele voltou para a Italia para fechar a casa, resolver algumas coisas e depois retornar para o Brasil para morar aqui. Porem em junho de 2009 descobri uma traição e desde então não nos falamos mais, porém continuamos casados no papel, na Itália. Assim que casamos demos entrada na cidadania italiana (la em Cagliari), porém faltava somente a visita da imigração a casa nossa para ver se realmente estavamos casados, porém, viemos para o Brasil antes dessa visita. Gostaria de saber se nesse caso existe a possibilidade de eu conseguir a cidadania Italiana, visto que não estamos juntos, porém casados ainda no papel

    Grata

  76. PATRICIA

    Olá,
    Meu primo e casado com cidadã italiana e agora pretendem mudar-se para italia. Pelos comentários que eu li acima, ele poderá solicitar sua naturalização por matrimonio, o que levará em media 2 anos para ser ou não aceito, correto? Nesse meio tempo ele pode solicitar o permesso de sogiorno por matrimonio e poder trabalhar na itália? Quanto tempo leva para sair esse permesso?
    Mais ainda, tendo o mesmo uma filha de outro casamento com 17 anos que também deverá mudar-se com ele para a Itália, o melhor caminho seria solicitar um permesso por ajuntamento familiar? Tem idade maxima para esse pedido?
    Grata

    • gatto Post author

      Patrícia,

      Seu primo pode pedir a naturalização caso seja casado há pelo menos 3 anos com cidadã italina (ou 1,5 anos, caso tenha filhos com a cidadã italiana).

      Como a intenção é ir para a Itália, eu sugiro que ele vá e peça o permesso di soggiorno de cônjuge, depois que a esposa tiver fixado residência na Itália. Isso lhe dará o direito de permanecer na Itália, trabalhar e estudar normalmente.
      Depois de 2 anos de residência na Itália, ele poderá pedir a naturalização por casamento, na Itália (se for pelo Brasil, pode pedir imediatamente após completar 3 anos de casamento. Na Itália, é necessário ter 2 anos de residência no país).

      Quanto à filha do outro casamento, pode-se tentar o permesso familiar, mas não é certo que vai conseguir.
      Gatto

  77. Maristella Buffon Molin

    Li no site do consuladp que “no formulário de cadastro devem ser inseridos os dados de SOBRENOME – NOME – DATA DE NASCIMENTO assim como constam na certidão de nascimento. As mulheres deverão inserir o sobrenome de solteira e NÃO de casada. ”
    Penso que não fiz o correto. Coloquei o sobrenome de casada. Eu recebi a confirmação do envio em 30.07.17.
    Pensei em refazer meu pedido. Mas um novo pedido pode gerar alguns problemas, principalmente no que se refere ao pagamento da taxa, vez que o comprovante que apresentei está vinculado a esse pedido.
    Qual a sua sugestão?
    Agradecida

  78. Roger Souza Varjão

    Se caso minha esposa buscar e conseguir a naturalidade Italiana que ela tem direito, eu sendo casado com ela eu adquiro a NATURALIZAÇÃO ITALIANA POR CASAMENTO?

    Grato.

  79. Boa tarde estimado!

    fui casada com um argentino com descentes de italianos, meus ex sogros são imigrantes na argentina a muitos anos, mais sempre viajam para Itália, meu ex esposo que já é falecido também já tinha sua cidadania italiana, estivemos casados por 7 anos antes dele falecer, mais não tivemos filhos,nunca pensei em tirar a cidadania, porque nunca tive interesse, mais agora estou pensando seriamente, tenho direito? só que agora já estou casada de novo, não legalmente, e tenho filhos desse relacionamento atual, que é descendente de espanhol, levamos 10 anos juntos e temos 2 filhos, como estamos pensando ir viver fora do pais, quero saber que cidadania seria possível eu tirar, espero sua resposta, atualmente vivemos na argentina .

    • gatto Post author

      Rafaela,
      Pela naturalização, é impossível!
      A única chance seria caso vocês tivessem casado antes de abril/1983. Se for este o caso, responda a este comentário que eu lhe orientarei.
      Gatto

  80. Lorena

    Olá equipe Gatto, parabéns pelo brilhante trabalho. Dei entrada em meu pedido de cidadania por casamento esta semana e neste momento estamos morando no Brasil. Já pesquisei no site e vi que vocês recomendam que mesmo que a pessoa mude do país que retorne para finalizar o processo aqui e fazer o juramento no Consulado. Tenho 3 dúvidas: iremos morar na Itália ano que vem, eu posso solicitar o permesso de soggiorno lá independente do meu processo de cidadania iniciado aqui no Brasil? Ao chegar para morar lá tenho que informar a algum órgão da Itália que tenho este processo de cidadania iniciado no Brasil? O AIRE do meu marido terá sido transferido para lá, isso não impedirá o juramento no Consulado do Brasil? (pois sei que nosso endereço tem que ser o mesmo).
    Obrigada

    • gatto Post author

      Lorena, obrigado pelas palavras de incentivo!

      Vamos às suas respostas:

      1) Sim, você pode pedir o permesso di soggiorno, logo após seu marido ser residente na Itália. É necessário que ele seja residente aqui, para que você possa iniciar o seu processo de requerimento do permesso;

      2) Não é necessário que você informe absolutamente nenhum órgão, uma vez que você já informou ao Ministerio Público italiano, ao iniciar o pedido.

      3) Este caso é um pouco complicado, pois o consulado será informado da troca de endereço do seu marido. É possível, neste caso, que o processo seja indeferido por falta de competência do consulado onde já foi iniciado o processo.

      Sinceramente, sugiro que você procure o consulado para verificar esta informação. Só eles poderão lhe dar esta informação precisamente.
      Se possível, relate como o caso procedeu aqui no blog, para ajudar demais leitores.
      Conte conosco!
      Gatto

  81. Lucas B.

    Olá, solicito sua ajuda pra seguinte questão.

    Uma esposa com o pedido de naturalização por casamento em trâmite, iniciado no Brasil, muda-se para um país da Europa definitivamente. Qual o procedimento para a continuidade do pedido de naturalização sendo que não possui mais endereço de residência no Brasil, é possível transferir para o novo país de residência?

    Obrigado!

    • Arthur

      Sim e possivel, Estou nessa situacao..

      Nos mudamos para a Inglaterra e solicitei ao consulado de Sao Paulo a transferencia para o consulado de Londres.
      No sistema do ministerio do interior agora consta . Prefeitura de apresentacao “Consulado Sao Paulo” e Prefeitura competente ” consulado Londres”

  82. Lucas

    Olá,

    Acabei de receber minha cidadania Italiana e vou encaminhar a naturalização da minha esposa.
    Porém, minha esposa tem uma filha de antes de nos conhecermos (que obviamente não é minha filha legalmente). Após a minha esposa ser naturalizada italiana, a filha dela passa a ter direito de ser cidadã italiana também? Ela tem 11 anos.

    Obrigado.

    • gatto Post author

      Para isso é necessário que vocês vivam na Itália e comprovem que ela, de fato, vive com vocês dois e que faz parte do seu núcleo familiar.
      Gatto

  83. Debora

    Olá Gatto, tudo bem?
    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo ótimo trabalho.
    Estou indo para a Itália para reconhecer minha cidadania por “ius sanguinis”, já estou com toda a documentação pronta, traduzida e apostilada, sou casada no civil desde de outubro de 2013 e quero passar a naturalização para meu marido. Minhas duvidas são: Se eu já posso dar entrada na naturalização dele junto com a minha cidadania por ter mais de 3 anos de casados no civil ?
    Ele já possui dupla cidadania, a brasileira por nascimento e a americana por naturalização, se eu aplicar a naturalização italiana , ele terá que abrir mão da brasileira ou da americana?
    Obrigada e abraços.

    • gatto Post author

      Debora,
      Teoricamente, ele precisaria abrir mão da americana. No entanto, na prática, ele precisaria ir até o órgão governamental americano e declarar formalmente a intenção de ser concedido com a cidadania italiana e abdicar da americana.

      Não é possível entrar com a naturalização ao mesmo tempo que o pedido de reconhecimento. Simplesmente, pelo fato de que você precisa ser italiana reconhecida para que ele tenha os pré requisitos formais para o pedido. Até então, não é possível!
      Gatto

  84. viviane ximenes

    Oi Gatto! Nos documentos que devo anexar online estão: Minha Certidão de Nascimento e de Antecedentes Criminais, traduzidas e Apostiladas, Comprovante Pagamento e Documento de Identidade. Não pede neste momento a Certidão de Casamento Transcrita na Italia, nem comprovante de residência do casal no Brasil, nem Documento do cônjuge Italiano. É isto mesmo? Não precisa?
    Obrigada

    • gatto Post author

      Viviane,

      A certidão transcrita é exigida sim. Inclusive existe um campo para fazer o upload especificamente deste documento!
      Um abraço e conte sempre conosco!
      Gatto

  85. Pedro

    Prezados, está claro que a cidadania IUS SANGUINIS não implica em perda de nacionalidade. Porém a naturalização por casamento correria esse risco, apesar do estado brasileiro não estar aplicando esse dispositivo legal. Se naturalizando por casamento e sendo residente no Brasil qual o risco da perda de nacionalidade caso haja uma mudança de atuação do governo brasileiro? Vale a pena se naturalizar no Brasil ou só sendo residente no exterior onde é possível fazer uma interpretação mais “maleável” da lei?

    • gatto Post author

      Pedro,

      A nacionalidade brasileira só é perdida em caso de expressa renúncia do cidadão brasileiro que deseja renuncia-la. Não se preocupe com isso!
      Gatto

  86. luis eduardo zonaro

    Olá, farei o processo de reconhecimento na Italia, sou casado no Brasil ha 7 anos, apos o reconhecimento irei morar na Alemanha. Como fica o processo de naturalizaçao da minha esposa? e a situação dela em um pais da Europa?
    Agradeço desde já!
    Fekicidades

    • gatto Post author

      Luis,

      Ela poderá viver com você apenas com um visto familiar.
      Também poderá pedir a naturalização por casamento, mas até que o pedido seja deferido e a cidadania concedida, ela precisará do visto.
      Gatto

  87. Olá,
    Obrigada pelo post, muito esclarecedor para quem está iniciando o processo.

    Dei entrada pelo modo online em setembro de 2016.

    AInda nao recebi qualquer notificação ou o código K10/K10C mencionado no Recibo de envio do processo.. É assim mesmo? demora este primeiro contato?

    Um abraço!

    Mônica

    • gatto Post author

      Monica,
      Sugiro entrar em sua conta do Ministério, pois o prazo está muito maior que o normal. Já era para vc ter sido chamada. Normalmente, o contato para apresentação dos documentos no consulado se dá dentro de 1 ou 2 meses.
      Gatto

  88. Josany

    O processo de naturalização são 730 dias se der entrada no Brasil, mas qual o prazo se dermos entrada na Italia, o prazo é o mesmo?

    • gatto Post author

      Sim, o prazo é o mesmo para conclusão do processo.
      No entanto, para aplicar na Itália, é necessário ter 2 anos de residência no país. Portanto, não existe nenhuma vantagem em iniciar o processo na Itália, a não ser que você, de fato, queira morar no país.
      Gatto

    • Hilda

      Sou casada com uma pessoa que reconheceu a cidadania por descendência, morou 4 anos na Itália, mas já voltou ao Brasil há 5 anos… estamos casados há 2 meses… queremos morar na Itália. Precisamos ser casados na Itália também ou só no Brasil já basta?

      • gatto Post author

        Hilda,
        Você não precisa “casar” na Itália.
        Basta informar o casamento ao consulado italiano, para que eles enviem a certidão de casamento de vocês para ser transcrita na Itália.
        Com a transcrição do documento, você estará apta a pedir o “permesso di soggiorno”, através do casamento.
        Gatto

  89. olá.
    meu marido tem dupla cidadania,italiana e brasileira, seus pais são italianos.
    nos casamos a um mês e eu gostaria de saber quais os tramites legais para a minha obtenção da cidadania italiana?
    quanto tempo leva para me tornar cidadã italiana?
    quais documentos preciso?
    é verdade que com o passaporte italiano não necessita de visto para entrar nos EUA?
    por favor, me ajude!

    • gatto Post author

      Olá Marla,
      Todas as suas dúvidas estão respondidas no texto acima. Recomendo a leitura.
      De fato, não é necessário visto para entrada nos EUA. No entanto, é necessária a preparação de uma autorização online (ESTA) que custa 14 Dólares americanos.
      Gatto

  90. Fernanda

    Olá!
    Tenho uma duvida sobra cidadania.
    Meu esposo foi casado por 12 anos e se divorciou em 2014, casando-se comigo em 2017.
    Enquanto casados, a ex esposa não solicitou a cidadania Italiana, gostaria de saber se mesmo após o divórcio e ele contraindo novo matrimônio, ela ainda tem direito de obter a cidadania.

    Obrigada!

    • gatto Post author

      Fernanda,

      Pode ficar tranquila. Ela não tem qualquer direito em pedir naturalização após o divórcio. Enquanto casados, ela cumpria os requisitos mínimos para o pedido. Mas como não pediu, é impossível faze-lo depois de divorciado.

      Gatto

  91. Wilson Belfiori

    Boa noite Gatto,
    Muito bom seu trabalho, ótima explicação.
    Gostaria se possível, fazer quanto tempo leva para o ministero dell’interno confirma que o pedido de naturalização foi deferido após o preenchimento do formulário no site nullaostalavoro.dlci.interno.it?
    Por que estou perguntando isso? Porque fazem 20 dias que enviei o pedido, o recibo emitido automaticamente diz que está tudo ok, mas até o momento não recebi qualquer comunicação informando que o pedido foi deferido. Estou preocupado porque o prazo de validade dos documentos originais são de 6 meses.

    • gatto Post author

      Wilson,
      Atualmente (sei que vc mandou essa mensagem há algum tempo, mas infelizmente tive alguns problemas e não consegui responder com velocidade que gostaria) o consulado tem marcado a entrevista para cerca de 60 dias após o preenchimento do módulo.

      Fique tranquilo, pois eles te chamarão certamente (se é que ainda não chamaram neste meio tempo…).
      Gatto

      • Natália

        Olá, Gatto!
        Muito grata pelas suas explicações, bastante esclarecedoras.
        Se o processo da naturalização por matrimônio for iniciado aqui no Brasil, o tempo de espera é de quanto tempo? Pega-se a mesma fila para reconhecimento de cidadania ou é um serviço separado e mais rápido?

        Muito obrigada.

        • gatto Post author

          Natalia,
          O órgão responsável pelas naturalizações por casamento é o Ministero dell’Interno (Ministério Público Italiano), independente de onde você estiver residindo quando efetuar o pedido. Os consulados servem apenas como intermédio entre o Ministério e o requerente e recebe os documentos originais e, ao final do processo, é responsável também pelo juramento da bandeira.
          Desta forma, não é necessário pegar a fila do consulado, pois são procedimentos distintos. Basta fazer o pedido ao Ministério e aguardar as convocações que serão feitas pelo consulado. O processo levará ao todo, cerca de 2 anos e não há nada que se possa fazer para acelera-lo (nem mesmo ir para a Itália).

          Aliás, ir para a Itália neste caso retardaria o processo, pois é necessário ter 2 anos de residência em território italiano para poder pedir a naturalização por casamento no país.
          Gatto

  92. vagner castilho silveira

    como naturalizado, eu posso ter o passaporte europeu?

    • gatto Post author

      Vagner,

      Como naturalizado, você terá os mesmos direitos e deveres de um cidadão italiano qualquer.
      A única coisa que muda é o modo de haver a cidadania italiana.
      Gatto

    • gatto Post author

      Ricardo,

      Obrigado pela contribuição com o nosso blog. Porém esta notícia não tem absolutamente nada a ver com a naturalização italiana, ok?

      Recomendo ler o conteúdo da notícia e não limitar-se somente ao título.

      Um abraço,
      Gatto

  93. Carolina

    Ola!
    Vou ano que vem para Italia pedir minha cidadania. ficarei o período necessário para o processo. Neste neste periodo ja terei feito 2 anos de casada.
    Assim que receber minha cidadania, posso entrar com o processo de naturalização para meu marido, uma vez que estamos na Italia? Se sim, teremos que se estabelecer la ate a naturalização dele sair? Pois nossa intensão, a principio, é ficar residencia por alguns meses necessario para minha cidadania.
    Ou teriamos que aguardar os 3 anos de casados, uma vez que nao estaremos na Italia tempo integral?
    Desculpe, nao sei se fui bem clara. Agradeço desde ja!

    • gatto Post author

      Carolina,
      Todas as suas perguntas estão respondidas em nosso artigo. Peço que o leia com atenção e caso permaneça com dúvidas, nos ligue para esclarecer sobre o assunto.
      Conte conosco!
      Gatto

  94. Michelle

    Qual é a vantagem de pedir a naturalização italiana?

  95. Ana Cristina

    Meu marido e minha filha tiraram a cidadania italiana, ouvi dizer que se eu tirar perco a brasileira. Posso tirar? Quais são as vantagens em comparação com a cidadania?

    • gatto Post author

      Ana Cristina, obrigado pelo contato!

      Perder a cidadania brasileira ao se naturalizar ou reconhecer a cidadania italiana é mais um mito gerado por pessoas que gostam de criar dificuldades para vender facilidades.

      Tanto a Itália quando o Brasil aceitam que os seus cidadãos possuam dupla nacionalidade.

      Gatto

      • Ana Cristina

        Obrigado.
        Mas eu como esposa não poderia tirar a cidadania italiana, só poderia me naturalizar italiana (e não tirar a cidadania) e que isto acontecendo, eu perderia a naturalização brasileira automaticamente.

      • Ana Cristina

        Obrigado.
        Mas eu como esposa não poderia tirar a cidadania italiana, só poderia me naturalizar italiana (e não tirar a cidadania) e que eu me naturalizando italiana, perderia a naturalização brasileira automaticamente.

        • gatto Post author

          Ana Cristina,

          Em primeiro lugar, ninguém, em hipótese nenhuma, tira cidadania italiana. Uma nacionalidade é reconhecida ou adquirida.

          Independente do meio que você conseguir a sua nacionalidade italiana, isto não implicará na perda da brasileira. Não se preocupe absolutamente com isso!
          Gatto

    • Ana Cristina

      Obrigado.
      Mas eu como esposa não poderia tirar a cidadania italiana, só poderia me naturalizar italiana (e não tirar a cidadania) e que eu me naturalizando italiana, perderia a naturalização brasileira automaticamente.

  96. Olá Ricardo, tudo bem? já moro com meu atual marido a 8 anos mais nos casamos no civil a um mês e ele vai na Itália dar entrada na cidadania dele, casamos no regime (separação de bens obrigatório).Esse regime de casamento e aceito na Itália?

    • gatto Post author

      Olá Hedilaine, como vai?

      O que você quer dizer com “separação de bens obrigatório”? O regime de separação de bens é aceito na Itália, mas ele não é obrigatório.

      Gatto

  97. Amanda Silva*

    Bom dia.
    Eu estou solicitando a minha cidadania e já sou casada (completará 2 anos).
    Meu marido irá se naturalizar e ele tem um filho de 5 anos de outro relacionamento que não mora conosco no momento.
    Queria saber se o filho dele terá direito a cidadania, morar legalmente na Europa ou algo do género pelo pai ser naturalizado através de casamento com uma cidadã italiana.
    Muito obrigada!

    • gatto Post author

      Amanda, ótima pergunta!

      Ele terá direito sim!
      Aliás, se vocês puderem comprovar que o filho dele mora, de fato, junto de vocês dois (ambos cidadãos italianos), ele poderá pedir, depois de um tempo, a cidadania italiana também!

      Conte conosco!
      Equipe Gatto

    • fernando mendes

      aproveitando a pergunta eu tb tenho um filho da mesma idade e tb fora do meu atual casamento.A pergunta e e preciso meu filho morar com nos para pedir a naturalizacao dele ou ele pode estar morando com a mae normalmente.grato

      • gatto Post author

        Fernando,

        Seu a italiana é a sua cônjuge e você pedir a naturalização através dela, a única maneira de passar para o seu filho é conseguindo comprovar que ele mora com você e com a sua cônjuge italiana. Mesmo assim, existem outros requisitos para que ele se naturalize. Um deles é o tempo de residência na Itália.

        Conte conosco!
        Gatto

  98. Robson Rosa

    Boa noite!
    Minha esposa tem a cidadania italiana e moramos no Brasil. Agora estamos indo pra Itália para fixar residência. Eu preciso sair do Brasil com passagem de ida e volta?
    Obrigado

    • gatto Post author

      Robson,

      Nós sempre recomendamos que o requerente entre na Itália com passagem de ida e volta, para evitar potenciais problemas com a imigração.

      A passagem de volta não interfere em nada no processo em si, mas é recomendável te-la para apresentação na imigração,.

      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  99. Beatriz

    Olá, Gatto
    Meu noivo vai pedir a cidadania italiana dele, e vamos nos casar esse ano ainda, porém no começo de 2018 vamos fazer um intercâmbio pra Irlanda (atualmente estamos no Brasil) de 8 meses, quando termina o intercâmbio querermos ficar 3 meses na Itália para que o processo de dupla cidadania dele seja mais rápido. Bom minha pergunta é, é obrigatório eu como esposa reside os dois anos na Itália ou ele já com sua cidadania e nós estarmos casados podemos no caso viver na Irlanda tranquilamente enquanto a minha naturalização não pode ser pedida, já que tem com pedir após 3 anos de casados? É possível? Pois minha maior dúvida é se eu sendo esposa de um cidadão italiano (europeu) nós vamos poder morar tranquilamente em qualquer país da Europa, porque nossos planos não são de morar na Itália.
    Um abraço,
    Beatriz Cutrim.

    • gatto Post author

      Beatriz, bom dia.

      Ótima pergunta!

      Primeiro de tudo, devemos entender que naturalização é uma coisa e visto de permanência é outra coisa!

      A naturalização é a concessão da cidadania (neste caso italiana) para um cidadão. Ela se dá por vários motivos, entre eles, o casamento com um cidadão italiano.

      O prazo para poder pedir a naturalização na Itália é ser residente por dois anos no país. Cada jurisdição exige um prazo diferente e deve-se verificar no local onde você for aplicar, quais são os requisitos relativos a prazo de residência.

      Já o visto é uma concessão para estadia no local. Ele também se dá por diversos motivos, como por exemplo: trabalho, estudo, turismo E estar casado com um cidadão italiano.

      Cada país comunitário (integrante da União Europeia) possui seus próprios métodos para emissão do visto para cônjuges. No entanto, é sempre possível morar na Europa sendo cônjuge de um cidadão italiano, independente do local e do tempo que estão casados.

      A obtenção do visto não tem qualquer relacionamento com a naturalização italiana. Portanto, você pode certamente estar na Itália (ou em qualquer outro país membro da União Europeia), por ser cônjuge de cidadão italiano.

      Basta, para isso, verificar quais os documentos necessários para obtenção do visto no país em que você deseja morar com seu marido.

      Boa sorte e conte sempre conosco!
      Equipe Gatto

  100. Pollyanna Limas

    Olá,
    Estou na Itália para reconhecer minha cidadania italiana.
    Já sou casada a 7 anos e trouxe a certidão de casamento no meu processo.
    Minha dúvida é, se assim que concluir meu processo posso dar entrada na solicitação de naturalização do meu marido aqui na Itália mesmo?
    Porém não vou residir na Itália, irei para Inglaterra.
    Agradeço desde já.

    • gatto Post author

      Olá Pollyana, tudo bem?
      Você pode pedir a naturalização do seu marido sim, desde que sejam casados por pelo menos 3 anos (que é o caso).

      No entanto, você precisa estar com o seu AIRE atualizado e residência na Inglaterra definidas antes de iniciar o processo.

      Um abraço,
      Equipe Gatto

  101. Sylvia

    Bom dia! Moro no Brasil, sou cidada italiana e meu marido deu entrada na naturalizacao (enviando os documentos no site, etc), agora temos que aguardar cerca de 2 anos. Uma duvida: se formos agora morar na Italia ele pode pedir diretamente la o permesso di soggiorno.Parece que sai em no maximo 2 meses. Esse permesso é um visto somente para trabalhar na Italia, certo? Se formos morar em outro pais da Europa(como portugal por exemplo) esse permesso nao é valido. É isso mesmo? Obrigada, Sylvia

    • gatto Post author

      Olá Sylvia, tudo bem?
      O processo de naturalização leva, no máximo, 730 dias, de acordo com o próprio ministério público italiano.
      Portanto, se você já deu entrada pelo Brasil, o mais prudente é finaliza-lo pelo Brasil.

      O que você pode fazer, se quiser mudar para a Europa antes da finalização do processo de naturalização, você pode requerer um visto no país onde forem morar (não necessariamente na Itália). Então, se vocês forem morar em Portugal, o visto deve ser pedido diretamente em Portugal e não na Itália.

      Para verificar os procedimentos para cada país, é necessário entrar em contato com as prefeituras locais e saber quais os documentos e procedimentos para pedido de visto para cônjuge de cidadão comunitário.

      Se for esta a opção, eu recomendo que monitorem a convocação no consulado italiano do Brasil e voltem para jurar a bandeira. É a forma mais rápida para fazer isso.

      Um abraço,
      Equipe Gatto

  102. RICARDO BETIATTO

    Voltando ao tema.
    Há algo que difere a naturalização italiana da naturalização estadunidense, para que não haja o risco de um brasileiro nato (e posteriormente naturalizado italiano) ser deportado? Note-se que não estou falando acerca de cidadania originária, mas aquela adquirida por casamento (ou seja, a naturalização).
    Neste sentido o STF decidiiu em caráter final acerca de brasileira naturalizada norte americana: http://www.conjur.com.br/2017-mar-28/turma-stf-autoriza-extradicao-brasileira-acusada-homicidio?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

    Obrigado!!!

    • gatto Post author

      Olá Ricardo, tudo bem?
      Ótima pergunta!

      Existe um ponto chave que deve ser analisado na naturalização americana. Nos EUA é obrigatório que o neo cidadão faça o juramento e declare que está renunciando outras cidadanias que já possuia anteriormente.

      Já no caso da naturalização italiana é diferente, pois a Itália aceita que seus cidadãos possuam dupla cidadania.

      No caso da mulher homicida que foi deportada aos EUA é justamente por conta disto que o STF acatou o pedido de deportação.

      Equipe Gatto

  103. stefano

    Boa noite , o prazo legal é de 730 dias começa depois de três ano de casamento ? Total de quando casa
    temos um prazo de mais ou menos cinco ano ?

  104. Deisy

    Olá,

    Por favor, queria uma orientação… posso conseguir a cidadania italiana mesmo com o cônjuge falecido?
    Meu marido era italiano e estávamos casados no civil desde 2009, (já vivíamos juntos desde 2002, nos casamos na igreja em 2007 na Itália) o casamento civil foi informado ao consulado com todos os trâmites regulares; a única coisa é que acabamos não pedindo meu passaporte. Gostaria de saber se posso solicitá-lo mesmo ele tendo falecido. Temos também uma filha menor de idade tb declarada no AIRE e ela já tem o passaporte italiano.
    E caso eu decida me transferir para a Itália, mesmo sem o passaporte italiano isso seria possível legalmente?
    Desde já agradeço a atenção

    • gatto Post author

      Olá Deisy,

      Infelizmente não é possível pedir a naturalização com o cônjuge falecido.

      No entanto, você como mãe de cidadã italiana, teria muito mais facilidade em viver no país, caso ela se mude com você também.

      Equipe Gatto

  105. Guilherme Cisneiros

    Boa Tarde,
    Minha esposa e eu somos casados a 7 anos, ela tem cidadania italiana e temos uma filha que tambem tem cidadania italiana.
    Moramos em Londres e no proximo mes estarei aplicando para cidadania por matrimonio.
    Eu ja estou com quase todos os documentos prontos que vira do Brasil, porem minha duvida é a seguite:
    Eu solicitei a Certidao Criminal da Policia aqui de londres e claro vem em ingles, o que eu precisarei fazer aqui?
    Qual a ordem?

    Legalizacao?
    Traducao juramentada para italiano?
    Apostilagem?

    Um forte abraço,
    Guilherme Cisneiros

    • gatto Post author

      Olá Guilherme,

      Você precisa apostilar/legalizar a certidão negativa criminal, traduzi-la e apostilar/legalizar a tradução juramentada para o italiano.
      Este é o caminho seja para o Brasil, seja para os documentos ingleses.

      Equipe Gatto

  106. Bruna

    Bom dia!! Obrigada pelas informações! São bem esclarecedoras! Tenho uma dúvida: namoro há dois anos no Brasil e pretendemos casar em breve. Vou tirar a cidadania este ano e gostaria que ele fosse comigo até a Italia, pois já moramos juntos e temos um relacionamento como um casamento mesmo… seria melhor casarmos aqui ou na italia? Quero naturalizar ele para ficarmos juntos na europa, mas mesmo que casemos logo depois que eu tirar a cidadania, ele só poderá fazer o processo em dois anos? Depois que casarmos, mesmo aguardando o prazo, como fica o status dele na italia? Obrigada!!!!!

    • gatto Post author

      Bruna, tudo bem?

      Eu recomendo que vocês casem ainda no Brasil, pois a burocracia será bem menor. Assim que tiverem a certidão de casamento, procurem um tradutor juramentado para traduzi-la e, então, apostile a certidão e a tradução juramentada. Traga ela para a Itália (pois ela será necessária para o seu processo de reconhecimento da cidadania italiana).

      Depois que o seu processo de reconhecimento for finalizado, a sua certidão de casamento será transcrita também. A partir deste momento, você terá uma certidão de casamento italiana e, então, poderá pedir um “permesso di soggiorno” (visto) para o seu marido, para que ele possa estar legalizado no país, tendo os direitos de estudar e trabalhar normalmente.

      Após dois anos de residência na Itália, você poderá pedir ao Ministério Público italiano, a naturalização do seu marido. Mas enquanto isso, não se preocupe pois ele estará legalizado! Basta que vocês tenham residência na Itália e você poderá pedir o permesso para ele tá?

      Em breve vamos lançar um vídeo sobre este tal permesso, mas se você precisar de informações, escreve para gabriel@gattocidadania.com, que lhe ajudaremos, tá bom?

      Um abraço,
      Equipe Gatto

  107. cintia

    Eu moro na italia e quero fazer minha cidadania.gostaria de saber se os meus documentos necessario brasileiro deve ser traduzido e passado pelo consulado .

    • gatto Post author

      Olá Cintia,

      Você precisa traduzi-los por um tradutor obrigatoriamente juramentado.
      Depois disso, é necessário apostila-los (tanto as traduções quanto as certidões).

      Um abraço,
      Equipe Gatto

  108. Diemer Damini

    Boa tarde,
    Tenho dupla-cidadania e minha esposa tem interesse em naturalizar-se italiana. A naturalização dela pressupõe que ela abdique da cidadania brasileira? Vivemos no Brasil e não temos interesse que ela abdique dos direitos de brasileira.

  109. Leandro Santos

    Ola, minha esposa cidadã Italiana, somos casados a 5 anos e temos uma filha de 1 ano e meio, já temos as certidões Italianas e vamos dar entrada com os documentos no Consulado Italiano, gostaria de saber quando tempo poderá demorar até que seja conseguida minha naturalização, e também só o juramento quando o processo estiver pronto, tenho que ter algum nível da língua Italiana pra fazer esse juramento? Muito obrigado.

    • gatto Post author

      Leandro,

      O prazo máximo para finalização do processo de naturalização é de 730 dias. Este é o prazo legal divulgado pelas autoridades italianas.

      Quanto ao juramento, este é feito em italiano e, portanto, é legal que se tenha alguma noção básica, no mínimo!
      Equipe Gatto

  110. milton Moura

    Sou casado com cidada italiana e pretendo requerer minha naturaliza@ao por matrimonio, porem tenho um filho de 16 anos do primeiro casamento, ele tem direito a naturalizaçao? Peço a dele junto com a minha? se caso eu nao possa pedir a dele agora ele pode pedir depois por mim visto que ele ja tera maioridade?

  111. Katia Reis

    Boa tarde, gostaria de fazer minha cidadania por matrimônio. Aguardo o contato. Obrigado

  112. Rudá Corrêa

    Meu sogro é filho de italiano. Minha esposa (filha dele) pode obter a cidadania sem o meu sogro solicitá-la?
    E temos 3 filhos, uma menina de 14, e dois meninos de 10 e 8. Eles obterão as cidadanias somente após minha esposa obtê-la ou podem ser solicitadas as 4 juntas? Somente após isso tudo, posso me candidatar à naturalização por estar casado há 18 anos com ela?
    Pretendemos morar na Itália…

  113. Andre Gotha

    Olá,
    Minha ex esposa adquiriu a cidadania italiana por minha parte. Se ela casar novamente pode passar a cidadania para para o seu novo cônjuge?
    Obrigado.

  114. Ezequiel Silva

    Olá boa tarde, minha mulher recém conseguiu a nacionalidade Italiana e sou casado com ela a 3 anos, o seja estes 3 anos são antes dela ter a nacionalidade então gostaria de saber se posso pedir a naturalização ou se os 3 anos são válidos somente após a cidadania dela ter sido concedida.

    • gatto Post author

      Ezequiel,
      O prazo passa a contar da data do casamento, pois a cidadania dela é reconhecida desde o nascimento dela.
      Portanto, você pode pedir a sua própria naturalização agora.
      Equipe Gatto

  115. Vanessa

    Olá,
    Meu marido tem dupla cidadania, e casamos ha 5 anos no Brasil. Nunca regularizamos o casamento no consulado da Itália.
    Hoje moramos na França. Eu posso fazer as traduções e apostilamentos no Brasil, e dar entrada no registro de casamento no consulado de Paris? Pois eles pedem comprovante de residência, e nosso endereço fixo é na França.

    • gatto Post author

      Vanessa,

      O pedido de naturalização é feito sempre ao Ministero dell’Interno.

      O consulado apenas recebe a documentação original e marca uma data para jurar a bandeira.

      No entanto, para entregar os documentos no consulado italiano na França, é necessário estar com a sua residência atualizada no país.
      Equipe Gatto

  116. marivonemiola@yahoo.com.br

    Tenho uma dúvida, estou com todos os documentos prontos, vou dar entrada via Itália, sou casada a 5 anos e tenho um filho de 4 anos, posso já pedir a naturalização do meu esposo no mesmo processo? o prazo será o mesmo?

    • gatto Post author

      Olá,

      Não. Para pedir a naturalização do seu marido é necessário ser italiana. Isto será feito somente após a conclusão do seu processo de reconhecimento.

      São processos completamente distintos.

  117. Aline Borges

    Olá meu marido está solicitando a cidadania italiana. Porém não somos casados no civil. Como procedo para solicitar a minha? e quais os documentos necessários? Quanto tempo de casamento é necessário para solicitar? Como ele já deu entrada nos documentos no consulado é possível anexar os meus no decorrer do processo ou tenho que abrir novo processo após o reconhecimento da cidadania dele?

  118. pergunta; mulher nascida no Brasil, de pai italiano. Teve registro de nascimento efetuado no Consulado, ou teve reconhecimento de decendencia e possui o passaporte italiano. Nasceu e morou no Brasil, casou-se com brasileiro. A certidão de casamento, ou registro de casamento, tem que ser averbado, registrado, arquivado, ou que nome se queira ou possa dar, junto ao Consulado italiano, previamente, ou em um comunne na Italia, e qual seria esta competente ?

    • gatto Post author

      Ernesto,
      Toda mudança de estado civil deve ser comunicado ao comune onde está registrado o nascimento da pessoa. O consulado faz o intermédio para enviar ao comune, para transcrição na Itália.

  119. primeira questão: meu pai nasceu no Brasil, em 1910. Em 1930 ele foi à Italia e naquela ocasião prestou serviço militar. Tenho comigo o Certificado original. Posso iniciar processo de reconhecimento de descendencia, a partir de meu pai, mediante comprovação desse fato ? Segunda questão: tendo todos os documentos exigidos pela Italia, desde o registro de nascimento de meu avô, ocorrido na Italia e todos os documentos brasileiros, certidão de casamento de meu avô e óbito, idem de meu pai e meus, devidamente apostilados, devo preencher o formulario de inscrição no Consulado e aguardar o tempo de chamada, que é mais ou menos de 10 anos, para apresenta-los afim de serem triados, ou seja, se estão todos em ordem, ou este primeiro passo se dá imediatamente após preenchimento de formulario proprio, e depois permanecer na fila de espera ?

  120. Mary santos

    eu me tornei Italiana através Do Meu casamento, posso passar pra o meu filho Do outro casamento? Mto obrigada.

  121. Paloma

    Olá!
    Meu marido está com trâmites legais para a cidadania italiana. Encontrei muitas informações sobre ela, mas pouca coisa sobre naturalização. Quais os direitos/vantagens para os naturalizados?

    • gatto Post author

      Paloma,

      Os direitos e deveres para naturalizados são exatamente os mesmos de qualquer outro cidadão italiano. O que muda é o princípio pelo qual você terá a cidadania italiana.

      Enquanto o reconhecimento jure sanguinis (descendência) é um direito, a naturalização por casamento é uma concessão do governo italiano.

      Equipe Gatto

  122. Priscila

    Bom dia. Tenho cidadania italiana a 15 anos, e sou casada a 9 anos. Moro no Brasil.
    Gostaria de saber se eu der entrada no processo de naturalização do meu esposo, se ele perde a Brasileira, li isso em alguns lugares e fiquei preocupada com essa questão, já que não pretendo morar fora do pais. Em caso de naturalização, meu esposo tem direito a tirar o passaporte Italiano? Ele tem os mesmo diretos que um cidadão? Em caso de viajar sozinho etc…ele nao fica mais meu Dependente?
    Obrigada

    • gatto Post author

      Olá Priscila,
      A naturalização italiana não implica na perda da cidadania italiana. Apesar de o próprio consulado dizer isso, não passa de um grande mito, pois tanto o Brasil quanto a Itália aceitam dupla nacionalidade.

      Uma vez naturalizado, seu marido terá os mesmos direitos e deveres de qualquer outro cidadão italiano. Ele pode viajar sozinho e terá seu próprio passaporte.

      Mesmo que vocês, porventura, se divorciassem, ele continuaria sendo cidadão italiano.
      Equipe Gatto

    • Luciane

      Eu fiz o cadastro e enviei os documentos scaneados. Estou aguardando o e-mail pra poder saber se aceitaram o pedido da naturalização para o processo poder correr . Quanto tempo costumam demorar para essa confirmação? Mandei a “comanda” dia 23/11

  123. Ana Maria silva santos palitta

    Ola boa noite meu nome é Ana Maria silva santos palitta. sou casada com um cidadao italiano desde 27/08/2009 gostaria de saber como faço pra pedir a minha cidadania Italiana pois estou morando em portugal por motivo de doença, meu marido est+a na sardegna nos moravamos juntos no Brasil aye que ele decidiu voltar para europa e me mandou vim na frente fiquei em portugal a espera dele ate que ele descubrio que tinha um cançer no intestino e tinha que fazer uma cirugia. logo depois de terminar a quimioterapia do cancer do intestino foi descoberto outro cancer no ficado…ele passou por outra cirugia eu acompanhei nas quimio em milão logo depois fui pra casa com ele na sardegna entretanto ele me pediu pra sair de casa por est+a revoltado com a doença a minha pergunta +e eu posso pedir minha cidadania morando em oortugal.. aguardo resposta mande por e-mail anabahiana@hotmail.it

  124. Ivan

    Olá, tudo bem? Tenho uma dúvida: se der entrada no processo residindo na Itália, por 2 anos a pessoa que está solicitando por matrimônio fica com algum tipo de documento para estar legal na Itália? É preciso fazer algum documento de permesso? A pessoa pode trabalhar normal nesse período? Obrigado

    • gatto Post author

      Olá Ivan,

      É possível pedir o permesso di soggiorno para cônjuges. Basta provar que vocês moram juntos na mesma residência e que vocês de fato são casados.

      Ela poderá trabalhar e estudar sem problema nenhum.
      Equipe Gatto

  125. Carlos Renato Marmo

    Alguém sabe me dizer quanto tempo leva para ser convocado para entregar os documentos originais após ter feito o cadastro do pedido no site e upload dos documentos escaneados? Geralmente é rápido (30 dias)?

  126. Roberta

    Ola,
    Que tipo de comprovante de residencia juntos é necessario?!

  127. Sandro Pereira

    Ola, dei entrada na naturalização por matrimonio em Verona, como estava vindo para o Brasil fiz a transferência para Porto Alegre, finalmente fui chamado para o juramento a bandeira, mas devido ao comprovante de endereço que o responsável não aceitou, e por outros documentos que ele foi pedindo, a cada vez que eu levava um ele pedia outro(documentos que não tinham nada a ver com o processo) o prazo de 180 dias para o juramento acabou esgotado, e meu processo voltou para Roma, e já tem 1 ano que esta parado, e eu não tenho informação,(Stato della pratica:
    E’ stata riavviata l’istruttoria a seguito di richiesta di riammissione al giuramento ed è attualmente ancora in corso). seu escritório teria como me ajudar nesse caso, lembrando que o responsável no consulado foi afastado por varias reclamações por dificultar os procedimentos

  128. Cintia

    Bom dia,

    Com a assinatura do tratado muda alguma coisa para quem dizer cidadania por matrimonio?
    Vou fazer minha cidadania na Italia devo levar ao consulado italiano a minha traduçao juramentada da certidao d nascimento e de antecedentes criminais?
    Obrigada

    • gatto Post author

      Cintia,

      Muda, pois não precisarão mais ser legalizados. Deverão seguir o modelo de apostilas, que entrará em vigor a partir do dia 15/08 (14/08 é domingo e, por isso, será impossível fazer qualquer coisa neste dia).
      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  129. Ricardo Betiatto

    Qual o posicionamento de vocês acerca desta recente decisão do STF:

    http://jota.uol.com.br/stf-decide-brasileiro-nato-pode-perder-nacionalidade-e-ser-extraditado

    • gatto Post author

      Olá Ricardo, tudo bem?
      Esta notícia não age sobre pessoas que reconheceram suas cidadanias, através do princípio IUS SANGUINIS.
      Veja que a notícia retrata o caso de uma pessoa que RENUNCIOU a cidadania brasileira, ao optar pela cidadania americana.
      A renúncia à cidadania brasileira só se dá mediante uma declaração de própria vontade do requerente. Nestes caso, como a pessoa não era mais brasileira, esteve sujeita à extradição por ter cometido um crime no país onde possui nacionalidade, no caso, os Estados Unidos.
      Descendentes que reconhecem a cidadania italiana jamais precisarão renunciar a cidadania brasileira, a menos que queiram e o façam por livre e expontânea vontade.
      Um abraço,
      Equipe Gatto

Adicionar comentário

Seu e-mail não vai ser divulgado. Preencha todos os campos *

Gatto Cidadania - CNPJ: 21.528.457/0001-43
P. IVA: 03439590781

EnglishItalianPortugueseSpanish