Não!
Este é outro mito sobre o reconhecimento da cidadania italiana. Para que seja possível a transmissão, é necessário que se comprove a linha de descendência. Basta provar que o italiano foi quem originou a sua família e pronto.
Caso haja uma mulher no meio da árvore genealógica, é possível que o sobrenome do italiano tenha se perdido, pois muitas vezes só se passa o nome do pai para os filhos do casal.
Portanto, fiquem tranquilos. Basta comprovar a linha de descendência que a cidadania pode ser transmitida sem problema nenhum!
25 de junho de 2015 ∣ 21:04
Gilmar
Boa tarde,
Eu já tenho cidadania, mas gostaria de acrescentar o nome italiano ao meu nome.
Vocês trabalham com esse tipo de processo?
Att,
Gilmar.
29 de junho de 2015 ∣ 21:04
gatto
Boa tarde Gilmar, tudo bem?
Com certeza é possível. Trata-se de um processo de retificação de registro civil bastante simples.
Nossos consultores lhe enviarão uma proposta em breve por e-mail.
Conte conosco!
Equipe Gatto
1 de outubro de 2021 ∣ 21:04
LG
Olá.
É possível alterar o sobrenome deixando somente o italiano? Eu já tenho minha cidadania e queria deixar o passaporte italiano somente com o sobrenome italiano. Ou eu preciso alterar o sobrenome no Brasil também?
Sei que com outras nacionalidades isso é possível.
Grata desde já,
LG
25 de outubro de 2015 ∣ 21:04
Valdenice Colli Munhoz
Tenho a certidão de batismo do meu bisavô com o nome de Secondo Leonardo. No registro militar dele também é Secondo Leonardo. Mas, na certidão de casamento, realizado na Itália, consta Giocondo Leonardo. Todos os dados das três certidões “batem” como dia e local de nascimento, filiação, nome da esposa ( que consta no atestado de óbito). No atestado de óbito, aqui no Brasil, o nome é Segundo ( Secondo).Como devo proceder?
26 de outubro de 2015 ∣ 21:04
gatto
Olá Valdenice, tudo bem?
Eu sugeriria que Giocondo se trata de um segundo prenome. Isto é muito comum nos nomes italianos.
De todo modo, nós teríamos que analisar seus documentos para verificar a real situação. Talvez sejam necessárias algumas retificações.
Você poderia nos enviar seus documentos para o e-mail analisededocumentos@gattocidadania.com? Teremos o prazer de analisa-los sem qualquer compromisso e lhe orientar de forma individual e específica.
Conte conosco!
Equipe Gatto
27 de janeiro de 2016 ∣ 21:04
Luiz Alba
Gostaria de saber se o filho adotivo pode postular a dupla cidadania. O pai adotante é casado com a mãe do adotado
27 de março de 2018 ∣ 21:04
roberto italiano
bom dia. como faço para descobrir onde estão os familiares pelo nome de família? obrigado Roberto
11 de abril de 2018 ∣ 21:04
Nathalia Roque dos Santos
Bom dia,
Gostaria de uma ajuda, ao reunir os documentos para a cidadania, notei que na Italia minha avó foi registrada como Filomena Maria Pisani, aqui no Brasil todos os documentos desde que chegou ficou como Filomena Pisani apenas, eu terei que retificar todos os documentos da minha avó aqui, ou poderei pedir retificação de registro civil na italia para a retirada do nome Maria , minha avó é viva e ela autorizou a retirar esse nome, pois ela não quer mexer nos documentos brasileiros dela.
12 de abril de 2018 ∣ 21:04
gatto
Nathalia,
Nossa recomendação é que se retifique absolutamente todos os erros nas certidões, caso você pretenda apresentar o requerimento diretamente na Itália.
Gatto
23 de outubro de 2018 ∣ 21:04
Eduardo Secondo
Meu bisavô era italiano, chamado Miguel Secondo, e procurei na internet a lista dos imigrantes daquela época, e ele está nessa lista, mas que documentos dele eu preciso para começar essa jornada?
26 de novembro de 2018 ∣ 21:04
gatto
Eduardo,
Segue link com relação dos documentos necessários http://gattocidadania.com/documentos-necessarios/
Gatto
12 de março de 2019 ∣ 21:04
Katia Guerra
Estou atualizando documentos para pegar passaporte, e estou na dúvida se é necessário enviar a Certidão de Objeto e Pé, no caso referente a uma averbação de divórcio. Poderiam me informar se tem conhecimento a respeito desta certidão?
14 de março de 2019 ∣ 21:04
gatto
Katia,
Se você é divorciada, é necessário que o divórcio seja transcrito na Itália. Para isso, algumas partes do processo de divórcio devem ser emitidas, traduzidas e apostiladas para serem enviadas ao consulado. Somente a averbação do divórcio à certidão de casamento não serve! Uma das partes necessárias é a certidão de objeto e pé, junto com a petição inicial, ata de audiência, decisão judicial, carimbo de trânsito em julgado.
Gatto
20 de março de 2019 ∣ 21:04
Jessyka Braga Santos
Ola, gostaria de tirar algumas duvidas.
Estou querendo comecar o processo de cidadania italiana, porem a questao é que meu avo e descendente de italiano e portugues, ele nao foi casado com minha avo e tambem nao foi registrado nenhum dos filhos que ele teve, ele e falecido assim como minha vo e minha mae. Eu posso conseguir cidadania italiana se eu conseguir provar que sou neta dele atravez de Dna?
Por que existe filhos dele de outro casamento vivo, primos etc , e filhos do irmao dele tambem.
Eu gostaria de saber se e possivel antes de gastar com documentos e etc e depois falarem que nao tem jeito.
Agradeco
22 de abril de 2019 ∣ 21:04
Fabiana
Olá!, boa tarde.
Fiz todo o processo de reconhecimento e agora ao solicitar o passaporte me surgiu uma duvida: no formulário perguntam se gostaria de incluir o sobrenome do meu marido no documento, porém, minha identidade italiana, assim como os demais documentos consta o sobrenome dele. Minha duvida é, mesmo tendo todos os documentos com o sobrenome dele, posso ter o passaporte italiano sem o sobrenome do meu marido? Terei problemas futuros?
Muito obrigada!
7 de junho de 2019 ∣ 21:04
Diego
Bom dia! O sobrenome do italiano da minha família é Baldo, porém o da minha mãe (ainda viva) é Baldi, logo será necessário retificar a certidão de nascimento e de casamento dela? Assim, ela deverá, posteriormente, alterar todos os documentos (RG, CPF, Passaporte, etc)? Ou existe algo alternativo para retificar somente a certidão de nascimento e casamento e não ser necessário modificar os demais documentos? Muito obrigado.
10 de junho de 2019 ∣ 21:04
Fernanda
Tenho uma dúvida um pouco extensa e gostaria de auxilio para essa jornada.
Pretendo mudar meu primeiro nome e acrescentar o sobrenome do meu bisavo materno (o mesmo com o qual estou traçando a linhagem para obter minha cidadania), entretanto, gostaria de saber se eu devo dar entrada na cidadania APÓS ter feito essa modificação de nome/sobrenome ou se eu poderia dar a entrada agora e corrigir o nome depois.
12 de agosto de 2019 ∣ 21:04
Daniella Barreto
Bom dia,
Meu trisavô é Italiano e na certidão de nascimento da minha bisavó tem o termo” Filha Ilegítima dele”, ele é o declarante da certidão, registrou a minha bisavó (mas ela não tem o sobrenome dele, só da mãe). Tbm acho que não houve casamento no civil e ainda não sei se teve de fato o casamento religioso, como vem escrito na certidão dela, pois ainda não achei o registro na paróquia.
O termo ilegítima que costa na certidão e ela não ter o sobrenome dele me impede de tirar a cidadania?
Se não houver nenhuma certidão de casamento, tbm me impede?
Desde já agradeço a atenção.
Att,
Daniella Barreto.
24 de janeiro de 2020 ∣ 21:04
Rosely Correa Pagliarini
Bom dia ….por gentileza….a cidadania pode ser transmitida da minha avó che tinha os pais italianos ….seu sobrenome era Tiso ….e o meu Pagliarini…que è do meu avô…..e meu pai Pagliarini….pois è mais facil obter os documentos da parte da avó que do avô….eis o porque da pergunta…..obrigada
23 de março de 2020 ∣ 21:04
gatto
Rosely,
Sim. A transmissão é feita pelo sangue e não pelo sobrenome.
Veja o nosso artigo sobre isso: http://gattocidadania.com/saiba-mais-sobre-cidadania-italiana/preciso-ter-o-sobrenome-do-italiano-registrado-no-meu-nome/\
Gatto
9 de maio de 2020 ∣ 21:04
Emanoela
Minha tataravó dizia ser filha de italiano, como consigo obter documentos que comprovem isso? Pois como ela se casou o único nome que permaneceu na família foi Gonçalves, que é o segundo sobrenome da minha avó
1 de julho de 2020 ∣ 21:04
nilton elias cardoso citrangulo
Prezados Sr.s!
Consegui a certidão de Nascimento do meu avô na Itália e o nome lá está registrado como Pasquale Cetrangolo.
Aqui o registro está como Paschoal Citrangulo, Na Certidão de Casamento e de Óbito.
Preciso alterar até onde pra conseguir a minha cidadania?
Preciso retificar no nome de meu avô nas certidões de Casamento e de Óbito?
Preciso alterar o sobrenome do meu Pai?
Preciso alterar o meu sobrenome?
10 de julho de 2020 ∣ 21:04
Erica
Boa tarde!! estou começando agora a jornada para retirada da cidadania italiana, achei documentos do meu bisavô italiano e o sobrenome dele de fato é De petri e o meu Deprete, como devo proceder agora?
26 de novembro de 2020 ∣ 21:04
RAFAEL MAIA DOS SANTOS
Boa noite
Estou casando em.um relacionamento homoafetivo com um cidadão italo-brasileiro, futuramente pretendo entrar com o processo de naturalização, preciso colocar o sobrenome dele ou posso manter o meu nome de solteiro? Isso implica em algo?
25 de fevereiro de 2021 ∣ 21:04
gatto
Rafael,
Não há necessidade em colocar o sobrenome dele.
Gatto
10 de dezembro de 2020 ∣ 21:04
Ariane
Boa noite! Agradeço imensamente se me ajudarem com a seguinte dúvida: tenho todos os documentos necessários para entrar com o processo de dupla cidadania. Sei que preciso retificar todos os erros para dar entrada na Italia. Minha mãe se recusa em fazer essa retificação por ter usado a vida inteira o sobrenome com z ao invés de S.
Se ela não concorda, como consigo provar a linha de sucessão para mudar o meu sobrenome e dos meus filhos?
Nosso nome foi registrado como Cortez, sendo que o correto seria Cortes.
Fui orientada a não fazer o processo pois uma vez um um dos ascendentes vivos se recusa a retificar a sua documentação eu não consigo provar a minha descendência . O que fazer?
25 de fevereiro de 2021 ∣ 21:04
gatto
Ariane,
Realmente, se a sua mãe não está de acordo em retificar, você não conseguirá corrigir este erro.
No entanto, eu não vejo como a divergência Z/S no sobrenome Cortez pode afetar o entendimento da sua árvore genealógica. Verifique com o consulado/comune se realmente esta divergência deve ser retificada, pois há outros indicadores nas certidões que comprovam que sua árvore genealógica.
Gatto
11 de fevereiro de 2021 ∣ 21:04
Elizangela
Boa tarde. Gostaria de saber meu esposo foi adotado desde criança, passou pelo juiz só que não tem o sobrenome dos pais adotivo que são descendentes de italiano. Ele pode obter a cidadania com o sobrenome dos pais biológicos ou precisa retifica
25 de fevereiro de 2021 ∣ 21:04
gatto
Elizangela,
Se ele foi adotado pelas vias judiciais, é necessário que ele homologue a sentença em tribunal italiano para que a sentença tenha efeito na Itália. Deste modo, conseguirá reconhecer a cidadania, independente do sobrenome.
Gatto
21 de março de 2021 ∣ 21:04
Iara
Sou descendente italiano por via materna, Entretanto na minha certidão de nascimento só consta o sobrenome do meu Pai sem o sobrenome da minha mãe, ou seja sem o sobrenome italiano, pode ter algum impedimento na hora de conseguir a cidadania?
22 de março de 2021 ∣ 21:04
gatto
Iara, boa tarde.
Obrigado pelo seu comentário.
Não qualquer impedimento sobre isto.
O fato de o requerente não “carregar” o sobrenome do seu dante causa (ou seja, daquele que lhe transmite a cidadania italiana), não impede que o reconhecimento da cidadania italiana seja feito.
Lembre-se que a transmissão da cidadania é feito por transmissão de sangue (iure sanguinis) e não pelo sobrenome.
Gatto
3 de abril de 2021 ∣ 21:04
Paulo
Sobrenome PAULO tem origem italiana?
19 de maio de 2021 ∣ 21:04
gatto
Sim, é um nome bem comum e pode ter várias origens.
Na Itália, certamente seria PAOLO.
Gatto
16 de maio de 2021 ∣ 21:04
Elias
Olá!
Preciso de uma ajuda, meu bisavô está como Cristoforo Sante na Itália e no Brasil adotou o nome Santo excluindo Cristoforo e alterando o segundo nome, neste caso preciso retificar documentos no Brasil?
Não tenho urgência na cidadania e darei entrada no Brasil-Rio de Janeiro.
Sobrenome: Di Domenico.
19 de maio de 2021 ∣ 21:04
gatto
Elias,
Recomendo que você entre em contato diretamente com o consulado para verificar a necessidade de retificações em seus documentos.
Caso você não queira correr nenhum risco em seu processo, minha recomendação é retificar tudo, sempre.
No entanto, a aceitação de documentos com divergências varia muito de autoridade para a autoridade. Então, havendo a possibilidade de consultar previamente, faça!
Gatto
4 de agosto de 2021 ∣ 21:04
Clélia Scafuto
Bom dia! Gostaria de saber se é possível manter o sobrenome italiano grafado errado e incluir o sobrenome correto para a obtenção da cidadania italiana? Melhor explicando, um primo que já conseguiu a cidadania descobriu que o sobrenome correto do ascendente italiano é Scafura, mas a família brasileira recebeu o sobrenome Scafuto. Esse primo alterou o sobrenome para Scafura em seu registro civil, mas eu gostaria de manter o sobrenome Scafuto, por motivos afetivos e profissionais, gostaria apenas de acrescentar o Scafura, se isso for necessário para obter a cidadania. É possível?
26 de agosto de 2021 ∣ 21:04
Alexandre Debom
Boa noite, gostaria de começar meu processo de cidadania, mas tenho uma duvida a respeito do sobre nome, meu trisavo era italiano com seu sobrenome BONGIOVANNI e meu bisavo nasceu no BrasiL tambem com o sobrenome BONGIOVANNI, mas apartir de meu avo o sobre nome sofreu alteração e passou a ser DEBOM, tem algum problema para pedir minha cidadania italiana.
17 de setembro de 2021 ∣ 21:04
gatto
Alexandre,
É difícil dar um parecer sobre seus documentos sem ve-los.
No entanto, como houve alteração total do patronímico, eu não hesitaria em retificar estes documentos, pois a chance de haver problemas é bem grande.
Gatto
12 de setembro de 2021 ∣ 21:04
Julianne Melo
Boa-tarde! O tararavô da minha mãe era italiano, engravidou a empregada da casa, então não sabemos se o mesmo registrou o filho (que era bastardo). Nosso sobrenome é “Melo”. Existe alguma possibilidade de eu conseguir minha cidadania italiana?!
17 de setembro de 2021 ∣ 21:04
gatto
Bom dia Julianne,
É necessário verificar como está o registro deste filho.
Para isso, emita a certidão de nascimento dele em inteiro teor e veja quem foi o declarante.
Gatto
6 de outubro de 2021 ∣ 21:04
Vitória
Boa noite! Tenho dúvida em relação aos documentos… para conseguir a cidadania, os documentos podem ser copias( digo vindas do cartório) ou tem q ser realmente a original? Obrigada
11 de outubro de 2021 ∣ 21:04
gatto
Obrigatoriamente originais.
29 de outubro de 2021 ∣ 21:04
ENZO
Olá, Boa noite. já possuo a cidadania italiana e gostaria e acrescentar o sobrenome do meu avo ao meu nome na Itália, gostaria também de retirar um sobrenome meu para a inclusão deste outro, para o meu nome não ficar muito grande, gostaria de saber se isso é possível. No brasil eu sei que a retirada de um sobrenome é impossível mas eu não sei a respeito das leis da Itália. poderia me informar sobre por favor? desde de já agradeço.
23 de janeiro de 2022 ∣ 21:04
Cleusa cavalini
Boa tarde . Minha irmã mudou o sobrenome dela para italiano. Gostaria de saber se o sobrenome da minha mãe não serve mais no registro do meu casamento . Se meus documentos não vale mais perante a lei
25 de janeiro de 2022 ∣ 21:04
gatto
Cleusa,
Não entendi sua dúvida.
Por qual razão seus documentos não seriam mais válidos legalmente?
Gatto