Acompanhe seu processo

O QUE É AIRE E COMO SE INSCREVER.

Em primeiro lugar, todo cidadão italiano deve entender o que significa a sigla A.I.R.E. É por aqui que iniciamos este artigo de instruções.
Cada comune italiano possui um ofício (ou setor) que se chama anagrafe (ufficio anagrafe). Este setor se encarrega de manter atualizado os dados de endereço e de residência do cidadão italiano.
A questão da residência é tratada de forma muito séria na Itália e o governo exige que cada um os cidadãos mantenha seus dados cadastrais de endereço atualizados sempre que o alterarem.
Para um cidadão que reside na Itália, basta notificar o ufficio anagrafe do comune que se vai residir para que ele atualize estas informações. Alguns procedimentos são necessários e tudo
é feito através deste setor do comune.
Já para os cidadãos italianos que não residem na Itália (ou seja, que vivem no exterior), foi criado um setor anagrafe específico.
Este setor anagrafe se chama A.I.R.E “anagrafe per gli italiani residenti all’estero”, ou em português, Anagrafe para os italianos residentes no exterior.
Os consulados italianos no Brasil são responsáveis por intermediar a inscrição e atualização A.I.R.E para estes cidadãos que vivem por aqui e, por isso, basta seguir as instruções a
seguir para que o consulado prossiga com o seu cadastro A.I.R.E e para que você tenha acesso a todos os serviços que os consulados italianos no Brasil oferecem aos cidadãos italianos
vivendo por aqui.

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E ATUALIZAÇÃO A.I.R.E
Se você acabou de reconhecer a sua cidadania italiana na Itália e voltou ao Brasil, tem o dever de se inscrever no A.I.R.E e informar seus dados de residência. É um procedimento muito fácil.

ATENÇÃO: A PARTIR DE 01.05.2017, O PROCEDIMENTO PARA 1A INSCRIÇÃO AIRE NO CONSULADO DE SÃO PAULO MUDOU. ASSISTA O VÍDEO COM INSTRUÇÕES: https://www.youtube.com/watch?v=t7IB8_dM32U&t=5s
1º passo: preenchimento do formulário que se pode acessar através deste botão:

Download “Formulário para inscrição AIRE (São Paulo)” Formulario-AIRE-São-Paulo.pdf – Baixado 4326 vezes – 209 KB


2º passo: acessar o sistema online SE.CO.LI, através deste link: Inscrição AIRE SÃO PAULO 

Você terá que fazer upload dos seguintes documentos:

1) Comprovante nominal de residência recente (máximo 1 mês de emissão)
2) Eventual cópia de passaporte ou de carteira de identidade italiana, mesmo se vencidos;
3) Fotocópia do R.G brasileiro;
4) formulário descrito no item 1 + formulário gerado pelo sistema SE.CO.LI. Como o sistema permite somente upload de 3 documentos, aconselhamos que você escaneie os dois formulários em um arquivo único, para fazer o upload e evitar perda de tempo.

Depois de seguir os procedimentos e feito o pedido online, deve-se aguardar a confirmação de inscrição que será feita por e-mail. lembrando que com este procedimento, é possível ver o status sempre online. Depois desta confirmação, você já estará em dia com as suas obrigações e já poderá contar com todos os serviços oferecidos pelo consulado italiano, como por exemplo, a emissão do passaporte.

ATENÇÃO: ESTE PROCEDIMENTO É VÁLIDO APENAS PARA 1A INSCRIÇÃO. Para alterações de endereço, ainda é necessário enviar por e-mail!

Qualquer dúvida, basta enviar um e-mail para contato@gattocidadania.com.
Conte sempre conosco!

 

Obs: Nós utilizamos o consulado italiano de São Paulo para as instruções deste artigo. Se o seu consulado não é São Paulo, recomendamos que entre em contato diretamente no site do consulado ou nos envie um e-mail que teremos muito prazer em lhe auxiliar.

Comentários ( 688 )
  1. Géssica Lorenzon

    Olá, estou com a seguinte dúvida, fui a primeira da minha familia a obter o reconhecimento da cidadania italiana na italia retornei ao Brasil e acabei de fazer o registro no AIRE. Meu pai foi a italia para obter o reconhecimento da cidadania dele e do meu irmão que é menor, quando ele foi fazer o AIRE deve se registrar normalmente sem nenhum “vinculo” com o meu cadastro ou eu que devo atulizar o meu cadastro quando ele chegar com o estratto dell nascita dele, o registro do casamento dele, e o estratto dell nascita do meu irmão? E quanto ao casamento, só o fat de enviar o certificado de matrimonio obitdo no comune é o suficiente para que minha mãe viva na europa e emita um passaporte? Espero que possa me ajudar,

    Atenciosamente, Géssica Lorenzon

    • gatto Post author

      Géssica,
      Cada maior de 18 anos deve fazer um cadastro AIRE individual. Seu irmão, como é menor de 18 anos, poderá entrar no núcleo familiar do seu pai.
      Gatto

  2. Alan Zerbini

    Prezados, Boa tarde
    Recebi uma carta do consulado de sp confirmando a cidadania, porém não recebi uma certidão de nascimento transcrita, somente uma carta informando positivamente.
    O que devo fazer para conseguir o RG Italiano? Preciso ir na comune que aprovou minha cidadania?
    Obrigado

    • gatto Post author

      Alan,
      Para fazer o RG, deve-se ir pessoalmente ao comune italiano, lá na Itália.
      Para a certidão de nascimento, você pode pedir online, por e-mail ou através de uma empresa de despachos.
      Gatto

  3. Guilherme

    Boa tarde. Assisti ao seu vídeo tutorial para a inscrição no AIRE, porém meu caso é diferente do explanado no vídeo.
    Eu obtive minha cidadania no Brasil via Consulado de Curitiba, resido em São José-SC, e não precisei apresentar documentos do meu antepassado italiano pois uma outra parte da minha família já havia obtido a cidadania à uns 15 anos atrás, por isso já constava uma pasta com os documentos italianos de minha família no consulado.
    Meu problema é que não estou conseguindo fazer a inscrição do AIRE por não saber como preencher o fomulário on-line nas seguintes perguntas:

    1 – Comune italiano di trascrizione atto di nascita (Cidade Italiana da Transcrição de Certidão de Nascimento) :

    2 – Comune d’iscrizione elettorale (Município de inscrição eleitoral) :

    3 – Comune italiano di ultima residenza (Município italiano da última residência) :

    4 – Anno di prima emigrazione (Ano da primeira emigração)
    – Data di arrivo nella circo.ne consolare (Data de chegada no tribunal consular)

    Gostaria de uma ajuda nesse sentido.

    Grato desde já,
    Guilherme Longo

    • gatto Post author

      Guilherme, seguem minhas respostas abaixo:
      1, 2 e 3) É o nome do município italiano onde sua certidão de nascimento está registrada. Se você não souber, pergunte ao consulado;
      4) Ignore, pois você não emigrou da Itália;
      Gatto

  4. Marcelo Andreolli

    Fiz a inscrição no AIRE e mudei de casa porém na mesma cidade. Preciso Atualizar o Endereço ou somente quando mudo de cidade/estado?

  5. Luana Massa Pires

    Olá,

    Gostaria de tirar uma duvida. Minha mãe é filha de Italiano falecido que residia aqui no Brasil. Mesmo falecido ele precisa estar cadastrado no AIRE ? Como faço isso ?

    Outra pergunta, Minha mãe tendo a cidadania Italiana, a minha cidadania como funciona ? Tenho que entrar na fila normal de 10 anos ? Ou tem alguma facilidade para a minha ?

    • gatto Post author

      Luana,
      Ele não precisa estar inscrito no AIRE, mas é importante que se envie o óbito dele para registro na Itália.
      Sua mãe sendo cidadã italiana não altera em nada o seu caso. Você deverá enfrentar a fila consular da mesma maneira. O canal direto servirá apenas para a sua mãe que é filha de italianos (porém ela não conseguirá utilizar deste canal, caso seu avô não estivesse devidamente inscrito no AIRE).
      Gatto

  6. kelly

    Boa tarde,

    Tenho cidadania italiana já a alguns anos, Esse ano tive duas filhas gemeas, sou solteira e no registro delas consta apenas meu nome, Gostaria de saber se posso para pedir a cidadania para elas somente atualizando o aire? Se esse processo é feito pelos correios ou deve-se ir até o consulado pessoalmente.

    Agradeço a ajuda.

    • gatto Post author

      Kelly,
      Você tem a OBRIGAÇÃO de atualizar os registros.
      Este procedimento é feito inteiramente online e você pode baixar os devidos formulários em nosso site.
      Gatto

  7. Airine Benetti Jaloretto

    Boa tarde
    Fiz o reconhecimento da cidadania italiana na Itália, atualmente estou no Brasil e já solicitei o AIRE que inclusive já foi confirmado pelo consulado por e-mail. A minha dúvida é se tem prazo máximo para efetuar o agendamento para emissão do passaporte no consulado de SP, pois estou com viagem ao exterior a trabalho marcada para o mês 06/2018, mas não sei exatamente a semana, e tenho receio de agendar em dias que coincidam com a viagem, então gostaria de fazer o agendamento somente em julho. Poderia por favor informar se há prazo para esse agendamento? Obrigada

    • gatto Post author

      Airine,
      O passaporte não passa de um documento de viagem.
      Muitos cidadãos (italianos ou não) viverão a vida toda sem ter um passaporte.
      Portanto, não existe qualquer prazo para emissão do referido documento pelo simples motivo de que ele não é obrigatório. Basta que você esteja com o AIRE atualizado e poderá emitir o passaporte a qualquer momento.
      Gatto

  8. Tuscano

    Ciao, primeiramente gostaria da parabeniza-lo pelo ótimo site!
    Precisava saber se eu posso fazer o passaporte na italia pela primeira vez, mesmo estando com o AIRE cadastrado aqui no Brasil, ou terei que confirmar residencia lá antes ?
    Obrigado e continue com esse excelente trabalho.

  9. Bruna Landini

    Estou preenchendo o formulário para atualização do AIRE. Já era cadastrada no consulado de São Paulo, porém mudei de residência. No formulário tenho que colocar o nome do meu cônjuge, pois ele é familiar convivente maior de 18 anos. Minha pergunta é a seguinte: para atualizar o aire devo anexar os documentos do meu cônjuge também, mesmo ele não sendo cidadão italiano?

  10. Fabricia

    Boa noite.
    Fiz meu processo de cidadania na Itália e estou esperando me enviarem a certidão de nascimento aqui no Brasil. Uma pessoa vai pegar pra mim na Itália através de procuração.
    Para solicitar o passaporte eu preciso mudar o AIRE primeiro? Ou solicito o passaporte e no mesmo ato já peço para mudar o AIRE para minha residencia no Brasil?

  11. GabrielB

    Obrigado pelo excelente conteúdo que vc compartilha conosco…
    Uma pergunta, enviei para o consulado de Curitiba meu os documentos necessários para fazer o AIRE pela primeira vez, só que já fazem 190 dias isso, e até agora não recebi nenhuma confirmação, já mandei uns 3 emails pro consulado tanto em português como em italiano e nada, já mandei email pra Comune lá na Italia perguntando se chegou lá e também nenhuma resposta 🙁
    Agora pra minha surpresa a partir do dia 3 do mês que vem o AIRE vai ser todo online pelo consulado de Curitiba, infelizmente não pude contar com isso, já que poderia ver o status online…
    Precisava mesmo fazer meu passaporte até agosto pois pretendo ir pra Irlanda, só que esta espera pelo AIRE tem acabado com meus planos, vc tem alguma recomendação pro meu caso ? Será que já posso agendar a entrevista pro passaporte mesmo assim, sem medo de ser feliz ? rsrs

    • gatto Post author

      Gabriel,
      Sugiro que você vá pessoalmente ao consulado verificar o seu caso.
      Infelizmente, algumas vezes, o consulado não confirma a situação.
      Gatto

      • GabrielB

        Descobri que no site do consulado de curitiba pede uma requisição, que deve ser assinada e enviada por email para que eles possam responder essa informação, enviei a requisição a umas 2 semanas mas obtive resposta novamente 🙁
        Estou pensando em ir novamente para a Italia e fazer lá o passaporte, vc saberia dizer se o meu AIRE estiver aqui no Brasil eu poderei fazer o passaporte lá na Italia indo em uma questura, ou terei que esperar atualizarem o AIRE lá primeiro, antes de dar entrada no passaporte mesmo que eu esteja por lá ? Inclusive pretendo ficar na mesma residencia/comune em que tirei minha cidadania.
        Obrigado pela atenção!

      • danilo

        viaje com seu passaporte brasileiro e leve sua identidade Italiana. Não terá problemas.

  12. MARIANA GOULART

    Boa tarde,

    Estou indo fazer um mestrado na Itália e meu marido vai junto comigo.
    Tudo aconteceu muito rápido e só agora pude enviar os documentos para atualização do meu estado civil, apesar de já estar casada há 8 meses.
    Estou indo pra Itália daqui a 4 meses e gostaria de pedir a permissão de residência para o meu marido, porém, com o tempo que o consulado tem demorado para efetuar a atualização, tenho medo que ainda não esteja casada perante a Itália no momento da minha ida.
    Você sabe se é possível que eu faça a alteração no estado civil pessoalmente perante a minha comune, ou nesse caro, como possuo AIRE fora do país, a única forma é pelo consulado?

    • gatto Post author

      Mariana,
      É possível pedir a transcrição do casamento diretamente no comune de residência.
      Para isso, você precisará, primeiro, ser residente. Aí, você precisará pedir a transcrição, apresentando a certidão de casamento traduzida e apostilada.
      Gatto

  13. Ada

    Bom dia!
    Sou cidadã italiana e o meu passaporte venceu em janeiro/2018 e preciso solicitar um novo passaporte. Porém me casei e precisei atualizar os meus dados junto ao AIRE. Levei ao consulado italiano, em Belo Horizonte, toda a documentação solicitada no final do mês de março.
    Fiz pesquisas pelo site e não ficou claro para mim se preciso aguardar todo o trâmite de regularização do meu registro civil de casamento na Itália ou se já posso agendar para fazer o novo passaporte.
    Obrigada!

  14. lesliane porto

    Olá equipe Gatto, parabéns pelo excelente site.
    Preciso fazer o AIRE , pois tirei minha cidadania na italia e retornei ao Brasil.Resido em Brasília, e a embaixada não fornece regras claras para registrar o AIRE, como de São Paulo que tem link e cadastro on line, você saberia me dizer como faço o AIRE em Brasília? Obrigada

  15. Eduardo

    Bom dia!
    Tenho uma dúvida que talvez me possam sanar.
    Estou em vias de pedir minha cidadania por matrimônio pois sou casado há muitos anos com cidadã italiana. Tenho direito também à cidadania italiana por descendência mas o tempo por matrimônio será com certeza menos demorado.

    Cerca de vinte anos atrás meu tio entrou com pedido de cidadania para ele, seus filhos e para mim também. Ele obteve a cidadania e seus filhos idem. Quando conversei com ele, me informou que meu processo não tinha seguido em frente porque eu teria me desinteressado pelo mesmo. Não sei o que houve, mas acredito que ele tenha se confundido com alguma coisa junto ao advogado que cuidava do caso.
    Hoje porém me veio a dúvida: será que o processo pode ter sido concluído e eu tenha a cidadania sem saber? Veja, estou falando de algo ocorrido há mais de vinte anos… Acho muito improvável que já tenha a cidadania reconhecida, porém não tenho certeza disso.
    Existe alguma forma de eu saber se tenho essa cidadania?
    Seria possível obter alguma informação como se estou inscrito no AIRE ou se tenho meu nascimento transcrito no Comune?

    • gatto Post author

      Eduardo,
      Isto é mais comum do que você imagina.
      Você pode contatar o consulado através do e-mail sanpaolo.anagrafe1@esteri.it, explicar o caso e perguntar se você está cadastrado no anagrafe consular.
      É possível sim que você tenha a cidadania reconhecida, pois as regras passadas eram um pouco mais flexíveis, não exigiam taxas consulares e nem assinaturas que são exigidas atualmente.
      Nos faça saber depois que tiver a resposta, pois ficarei curioso.
      Conte conosco!
      Gabriel

  16. Lara Castellano

    Sou cidadã Italiana, estou residindo na Irlanda há 5 meses, moro com me namorado, não tenho comprovante de residência em meu nome. Como posso fazer o AIRE?

  17. Larissa

    Olá,
    Seguindo suas dicas realizei meu Aire, e hoje “parece” que ele saiu! Recebi um email com um doc, dizendo que meu AIRE foi fornecido. Mas ao final, tem o nome do Ufficiale d’Anagrafe, mas não contém sua assinatura. Há algum problema?

    Obrigada!

  18. Amanda

    Boa noite
    Antes de tudo desculpem-me pelos erros ortograficos, por conta do teclado em outra configuracao.
    Recorro à ajuda de voces quanto a uma duvida que tenho sobre o AIRE e residencia na Italia.
    Sou cidada italiana e brasileira e com residencia na Italia ja a mais de um ano.
    Pouco tempo atras o comune onde sou residente (porem onde nao moro mais, apesar de morar na Italia) me contatou dizendo que nao receberam minha troca de residencia e que corro o risco da minha residencia ser cancelada. Ate ai “tudo bem”…. Eu sei que é da minha responsabilidade trocar-la ja que nao moro mais la realmente ja vai fazer um ano.
    A questao é que ainda nao tive a possibilidade/oportunidade de colocar minha residencia em outro imovel ou comune, ja que sou sempre em “affitta camere” e considerando as exigencias para se alugar um imovel por conta propria aqui na Italia (trabalho estavel e referencias por exemplo).
    Esse imovel onde sou residente, nao domiciliata, é um imovel do proprio comune, por isso estao tratando o caso diretamente comigo.. até de maneira informal (via mensagens e telefone). Foi um imovel que pude alugar por 4 meses logo que cheguei na Italia, para fazer minha cidadania, etc. Entao tratei sempre tudo com o comune. Inclusive com contrato intermediado por uma imobiliaria e tudo mais.
    Depois de explicada um pouco a historia vem a minha pergunta….
    Eu disse ao anagrafe desse comune da minha impossibilidade de trocar minha residencia de la.. simplesmente nao tenho onde colocar-la.Perguntei dos problemas em ter minha residencia cancelada (o que nao foi respondido.. ????), e perguntei da possibilidade de recolocar-la de novo no Brasil (o que eu pensei que seria uma opcao, ja que atualmente nao existe outra). E o anagrafe me disse que devo me inscrever no AIRE. Apesar de que nao tenho nenhuma intencao de voltar/morar no Brasil, independente do tempo. Ou seja, nao estarei realmente no Brasil para ter de fazer todo esse registro e comprovar minha residencia no Brasil.
    De tudo que li posso ainda nao ter entendido direito. Entao gostaria de saber a real necessidade de me inscrever no AIRE (segundo orientacao do comune) e o qual a relacao disso com a minha residencia aqui na Italia ser cancelada ou nao, ja que eu penso que se declaro minha residencia no exterior – Brasil – ela sera cancelada do mesmo jeito aqui na Italia). Eu moro na Italia e tenho uma vida aqui, tenho um trabalho, e no sentido de direitos e deveres, infelizmente o dever de manter a minha residencia aqui atualizada ainda nao posso cumprir, porem tenho receio de perder direitos como assistencia sanitaria ou do INPS por exemplo. Muito provavelmente conseguirei fazer o cambio residenza em julho ou agosto mas ainda faltam alguns meses.
    Em resumo, eu ainda nao sei no que tudo isso implica e agradeceria um possivel esclarecimento de voces.
    Desde ja sou muito grata.
    Amanda

  19. Fabio

    Ola, meu passaporte venceu ano passado e não tenho a ID, meu ultimo AIRE foi registrado em Londres a mais ou menos 6 anos de la para cá não o atualizei e estou morando no Brasil tive dois filhos e casei como proceder da maneira mais rápida para poder atualizar tudo, pretendo viajar para a Itália e fazer minha ID o quanto antes para retornar ao Reino Unido?

    • gatto Post author

      Prepare as certidões e nascimento e casamento, assim como comprovante de endereço para atualizar seu status AIRE no Brasil.
      Então, quando tudo estiver atualizado, peça o passaporte.
      Gatto

  20. Paula

    Fiz o reconhecimento da minha cidadania na Itália mas precisei voltar para o Brasil antes da liberação da minha certidão de nascimento italiana.

    Em janeiro fiz a transferência do AIRE para o Brasil, mas o consulado me informou que tem 180 dias para a inclusão no cadastro. Mas eu inicio um mestrado em Portugal já em julho, e não terei tempo para esperar esse prazo.

    Eu posso tirar meu RG italiano na Comune onde fui reconhecida mesmo com meu AIRE não estando lá na Itália?

    Obrigada

  21. Gabriela

    Olá! Eu já tenho um horário marcado no consulado há algumas semanas mas nesse meio tempo acabei mudando de apartamento. Não terei tempo de atualizar a AIRE. Terei problemas para emitir o passaporte? Muito obrigada!

  22. Boa tarde,

    Ótimo artigo, muito obrigada pelo compartilhamento de conhecimento.
    Voltei há um mês da Itália e não tive tempo de obter meu passaporte, voltei apenas com a carta de identità. Morando em SC, posso obter o passaporte tanto em PR quanto em RS. Minha pergunta é: Devo me cadastrar no AIRE no mesmo estado que pretendo emitir meu passaporte italiano, ou é indiferente? Tal cadastro assim como prazo muda de acordo com tal estado? Digo, via e-mail, ou via sedex, etc..
    Me cadastrei no Consulado de Porto Alegre, como aparantemento não há disponibilidade de dias até o final do ano, não consigo mais agendar pelo Consulado de Curitiba. Aiutami, per favore!

  23. tony

    Buongiorno,
    Tenho uma questao relativa a nascimento do meu filho.
    Meu filho tem 4 dias que acabou de nascer, ate nem fiz o registro dele ainda no cartorio , mais estou precisando de renovar meu passaporte italiano no consulado de bh.
    O que eu teria que fazer pra renovar meu passaporte?
    Eu teria que registrar ele primeiro no consulado ou poderia aplicar logo pra renovar meu passaporte?
    Se eu tiver que registrar o nascimento dele primeiro vc saberia me informar quanto tempo terei de esperar pra renovar o meu passaporte?
    Desde ja agradeco a ajuda.

    • gatto Post author

      Tony, como vai?
      O correto é declara-lo antes, pois você precisará da autorização da mãe dele para poder fazer o seu passaporte.
      Omitir a informação do nascimento seria uma infração penal.
      Portanto, sugiro que o declare antes, deixe sua situação AIRE atualizada e, então, peça o seu passaporte (inclusive, poderá pedir o do seu filho junto com você).
      O tempo para atualização gira em torno de 180 dias (prazo máximo legal).
      Gatto

  24. Sarah

    Olá,
    boa tarde!
    Meu passaporte venceu e preciso emitir um novo (viajo em Maio e por isso tenho certa urgência), como me casei em 2016 e mudei de residencia, enviei os documentos para atualização no A.I.R.E. Sabem me dizer quanto tempo leva para atualizarem o cadastro após o envio dos documentos? Enviei há 15 dias e estou com receio de não conseguir o passaporte novo a tempo da minha viagem. Como posso me certificar?
    Agradeço.
    Sarah

  25. Andrea Terezzino

    Estou com duvidas como preencher o formulário AIRE. Tenho passaporte italiano que venceu em fev/18. Preciso tirar um novo passaporte. Tenho 21 anos e moro com meus pais no Brasil (endereço já cadastrado no consulado) mas mudei de endereço, na verdade só mudei de apto, o endereço é o mesmo. Preciso mesmo preencher o AIRE somente por esta informação?

    No formulário AIRE consta o campo FAMILIARI NELLA STESSA ABITAZIONE (conjuge e FIGLI MINORENNI) que não é o meu caso, pois moro com meus pais. Deixo esse campo em branco?

    Obrigada,

    • gatto Post author

      Andrea,
      O correto é você declarar seu endereço de residência real. No entanto, você ainda pode declarar que tem residência legal com seus pais e domicilio neste novo endereço.
      Gatto

  26. Mariana Pentagna

    Olá equipe Gatto, boa noite,

    Fiz minha inscrição A.I.R.E pelo Consulado de São Paulo. Sou do Rio de Janeiro, mas me mudei para São Paulo e sei que preciso atualizar meu novo endereço. Como já tenho usuário e senha no Consuldo de SP, parti para fazer a inscrição A.I.R.E. Sou nascida no Brasil e todo meu processo (da minha família) de cidadania foi feito no Brasil (RJ). Meu passaporte italiano venceu e preciso providenciar um novo (soube que não se fala em renovação), mas sei – pelo que vi nos vídeos de vocês no YouTube – que preciso primeiro fazer a inscrição A.I.R.E no Consulado onde estou morando, São Paulo. Já apresentei a inscrição com os documentos solicitados, mas fiquei com dúvidas:

    – Apenas fiz upload do formulário que consta no site do Consulado de SP, fora conta de luz, RG Brasileiro e até coloquei meu passaporte italiano, mesmo vencido. Não acrescentei o formulário que vocês mencionam em um dos vídeos que está para download no site de vocês. Será que terei algum problema?

    – Na parte “del Comune di ultima residenza in Italia” (o Comune di origine dei genitori)” coloquei San Giovanni a Piro, mas como nunca morei na Itália não sei se está certo. Coloquei pois meus antepassados, incluindo avô, viram de lá;

    – Na parte “riceve la cartolina elettorale dal comune di” coloquei também San Giovanni a Piro pelo mesmo motivo do item acima;

    – Na parte “Anno di prima emigrazione, Data di arrivo nella circ.ne Consolare” fiquei com muita dúvida, pois nunca me mudei da Itália para o Brasil e vice-versa. Acabei colocando a data de expedição do meu primeiro passaporte italiano;

    Gatto, preenchi esses campos dessa maneira, mesmo com dúvidas, pois o preenchimento de todos os campos era necessário e fui pessoalmente ao Consulado e ninguém me ajudou. Chegaram a ser ríspidos.

    Será que terei problemas? Como posso proceder caso a inscrição A.I.R.E seja negada? Posso retificar alguma coisa já?

    Última coisa. Pelo que vi nos vídeos (alías, muito bons) de vocês no Youtube, só depois dessa inscrição pode entrar com pedido de novo passaporte. Estou certa ou entendi errado?

    Desculpa tanta pergunta. É que vocês nos ajudam muito, o serviço é excelente. Ajuda esta que por vias consulares estou vendo que é bem difícil.

    Desde já, muito obrigada,
    Abçs,
    Mariana

    • gatto Post author

      Mariana,

      Suas respostas:
      1) Não, não tem problema. Apesar de o site do consulado informar que precisa, percebemos na prática que eles fazem mesmo sem ele;
      2) Neste caso, sugeriria que você colocasse “circoscrizione consolare Rio de Janeiro”;
      3) Sim, está correto;
      4) Aqui, você tem que colocar a data que você chegou na circunscrição consular de São Paulo. Não tem nada a ver com a emissão do seu passaporte;

      Não sei se será negada, mas eventualmente seu cadastro estará incorreto.
      Após a conclusão do cadastro, você poderá emitir seu passaporte.
      Gatto

  27. Rafael Honorio dos Santos

    Boa tarde gostaria de uma informação:
    Minha esposa fez o processo de cidadania dela na Itália, porem não tirou o passaporte, quando os documentos chegaram para ela aqui no Brasil, ela ficou uns meses e não deu entrada no AIRE e somente depois de 6 meses mandou a documentação para cadastro e assim tirar o passaporte, enviamos a documentação para Curitiba porem não tivemos nenhum retorno e não sabemos como esta o processo, também não conseguimos contato nem por telefone, gostaria de saber se esse processo demora mesmo? fazem 4 meses que enviamos a documentação.
    Desde já obrigado

    • gatto Post author

      Rafael,
      A única forma de obter esta informação é junto ao consulado.
      No entanto, como informado diversas vezes aqui neste fórum, o prazo máximo para conclusão do cadastro consular é de 180 dias.
      Gatto

  28. Michael

    Bom dia,
    Fiz a inscrição da minha esposa no A.I.R.E e depois de 6 meses o status ainda continua como “In Lavorazione”.
    Quanto tempo demora para obter a resposta?
    Ja enviei e-mail para o consulado da Italia e até agora nada.
    Minha esposa tambem enviou e-mail para o consulado de SP no setor de anagrafe.

    Existe algo que eu possa fazer pra obter esse OK?

    Obrigado

  29. Fabricio Bertolli

    Olá parabéns por tudo que está fazendo e sucesso!!!

    Tenho dúvidas e gostaria que me orientasse.

    – Estou com minha cidadania Italiana reconhecida na Itália agora em Jan/2018 OK, tenho que fazer minha inscrição no A.I.R.E. porém eu vim para Inglaterra e vou trabalhar e viver aqui e minha família ficou no Brasil para posteriormente também vir pra cá, tenho esposa (Cidadã Brasileira) e uma filha menor de idade (que tem direito a cidadania).
    Quando solicitei minha cidadania, o Comune não aceitou o documento da minha filha (certidão de nascimento traduzida e legalizada) para para estar junto com os meus no mesmo processo.

    1ª Tenho dúvida de onde fazer minha inscrição do A.I.R.E. se na Inglaterra (Londres) ou no Brasil (São Paulo)?
    Para depois solicitar a transcrição do documento da minha filha e solicitar o passaporte para ela. Onde é o correto ou melhor? Lembrando que eu não estarei no Brasil mas minha Esposa e filha sim, onde temos residência em meu nome.

    2ª) É possível fazer o cadastro do AIRE e junto já solicitar a transcrição da minha filha e também o passaporte? Ou são solicitações separadas?

    3ª) Se for melhor em Londres, eu consigo fazer sem a presença da minha filha?

    4ª) No Brasil, se necessário algum agendamento e comparecer no consulado, minha esposa poderá ir e ser responsável pelo pedido da transcrição e passaporte da nossa filha?

    Resumindo; Onde fica melhor EU fazer meu A.I.R.E. para fazer as solicitações para minha filha da transcrição e passaporte para ela?

    Agradeceria imensamente se pudesse me orientar com essas dúvidas e acho que vai ajudar muitas outras pessoas também com essas dúvidas.

    Fico aguardando um retorno e desde já agradeço sua atenção e DEUS abençoe todos!

    Abraços e muito sucesso!

    • gatto Post author

      Fabricio, suas respostas abaixo:
      1) Na Inglaterra, pois é onde você vive;
      2)Sim, faça isso!;
      3) Sim!
      4) Não aplicável, pois você precisa fazer isso em Londres;
      Conte conosco!
      Gatto

  30. Breno Desiderio

    Olá, boa tarde. Em abril de 2017 tirei minha cidadania na Itália. Assim que retornei ao Brasil, mandei toda documentação no A.I.R.E; porém até hoje consta ”In Lavorazione” (Em processamento). Como lido nopróprio site, para estar tudo certo, o status deve estar ”Definito”; mas o problema é que preciso tirar o passaporte e vai fazer um ano e o comune da cidade onde tirei na Itália não reconheceu que estou morando no Brasil. Alguma dica ou instrução diferente, pois pelo que li não posso emitir o passaporte sem estar ”definito”. O da minha mãe já veio em casa pelos correios uma carta do próprio comune informando que a dela ja foi reconhecida, que ela está morando no Brasil novamente; porém no site está a mesma coisa, ”in lavorazione”.
    Grato desde já!

  31. Bom dia, morei na Inglaterra e transferi minha residencia do consulado italiano de Londres para SP há um ano. Agora estou tentando fazer o agendamento online, pois pretendo viajar em agosto. Acontece que apareceu uma boa proposta e vendi minha casa e preciso me mudar em um mês. E agora?

    Quando eu for ao consulado para levar os documentos, inclusive o envelope com remetente, posso colocar outro endereço? Diferente daquele do AIRE? Ou devo fazer uma outra mudança de endereço antes???

    Obrigado

    JR

    • gatto Post author

      Jair,
      Toda alteração de endereço deve ser informada ao consulado.
      Tente agendar e explicar o ocorrido ao consulado.
      Sugiro levar documentos como proposta de de compra, por exemplo, para corroborar com a sua história e facilitar a aceitação pelo consulado. Eventualmente eles podem fazer tal alteração de maneira imediata.
      Gatto

  32. Bom dia, preciso fazer o AIRE no consulado de Brasilia, mas é diferente de SP, já entrei no site de brasília, mas não há explicação, vcs sabem como devo proceder? obrigada

  33. Anderson

    Boa noite,

    Estou com uma duvida, recebi o deferimento do consulado, agora quero solicitar a naturalização por matrimonio de minha esposa, conforme orientação no site do consulado italiano de Curitiba é necessário solicitar o “richiesta_estratto_di_matrimonio” para incluir no processo, no modelo disponível para solicitação está assim:

    “Il predetto atto è stato trasmesso a codesto Comune dal Consolato d’Italia a Curitiba (Brasile), con Nota nr. _____ del ______

    como devo proceder? Qual numero (NOTA) que devo colocar (seria o Anagrafe Consulare?)
    Obrigado

  34. Lorenço Franco

    Ola , Bom dia
    Tenho meu AIRE registrado em Londres no ano de 2008 e em 2013 voltei para o Brasil e nao renovei , qual procedimento devo fazer ja que meu passaporte venceu em 2017 .
    muito obrigado
    Lorenço

  35. Vinícius

    Boa noite. Em julho de 2016 fiz o processo de reconhecimento da minha cidadania na Itália. O processo foi concluído em janeiro de 2017 e em fevereiro do mesmo ano solicitei o registro AIRE no consulado de Porto Alegre. Na ocasião me deram um prazo de 90 dias para a conclusão do AIRE. Passou esse prazo e nada ocorreu. Entrei em contato com o consulado e me informaram que estavam aguardando o envio do Nulla Osta da Questura. Já entrei diversas vezes em contato com o consulado e sempre recebo a mesma explicação e que infelizmente terei que aguardar até que a Questura envie o Nulla Osta. Poderiam me ajudar, se isto está correto? O que eu poderia fazer para que isto seja resolvido mais rapidamente? Já estou há mais de um ano aguardando e nada de o processo andar. Muito obrigado pelo ajuda desde já!

  36. Eduardo Pilla Portilho

    Olá,

    Fiz a minha inscrição no A.I.R.E. no RIo de Janeiro e tenho passaporte italiano válido, porém ,e mudei recentemente para Estocolmo, na Suécia. Eu preciso transferir meu A.I.R.E. para Estocolmo ou basta atualizar meu endereço junto ao consulado do Rio de Janeiro?

    Muito obrigado

  37. Marlon Faccio

    Boa tarde,
    Minha AIRE esta em Londres, pois morava la, agora moro em Curitiba e nao estou conseguindo mudar a residencia para ca. Por acaso vc sabe me indicar uma maneira mais rapida de trocar o AIRE para ca por favor?
    Obrigado
    Marlon Faccio

  38. Amanda

    Olá!
    Preciso atualizar meu estado civil e endereço. Eu estou morando na Irlanda e me casei por procuração no Brasil. Eu terei algum problema pra atualizar o AIRE e transcrever minha certidão de casamento por ser um casamento feito por procuração? Ou posso fazer o processo normalmente?

    Agradeço a atenção!

  39. então, chegando na tela de informação de documentos, não tenho documento italiano e segui sua orientação colocando os dados do meu passaporte brasileiro; ao teclar continuare , não vai! seria por estar fora do horario de atendimento no consulado? grato

    OBS estava seguindo no youtube sobre cadastramento no A I R E

  40. Alexandre Fusco

    Ola, recentemente minha mãe faleceu e estou tentando resgatar as condições em relação a minha cidadania italiana. Poderia por gentileza me instruir como retomar este processo frente a algumas informações abaixo?

    1) Minhã mãe possuía cidadania italiana proveniente da minha vó, nascida na italia
    2) Possuo um passaporte italiano da minha mãe onde consta anexo meu passaporte italiano infantil. Isso é uma garantia que já possuo cidadania? Minha mãe sempre citava que eu já possuía cidadania, mas precisava fazer apenas o “desmembramento do passaporte infantil”.
    3) Todo o processo da minha mãe foi feito na comuna de São Paulo, mas atualmente resido em Belo Horizonte. Todo agendamento que tento fazer na comuna de Belo Horizonte diz que já possuo cadastro na comuna de São Paulo e não consigo dar seguimento a nenhum agendamento.

    Agradeço antecipadamente a atenção.

  41. Rodrigo Porto de Oliveira

    Gostaria, por gentileza, de esclarecimentos sobre a inscrição da AIRE para quem obteve a cidadania mediante processo judicial (via materna), mais precisamente, quanto ao preenchimento das questões referentes ao lugar vivido na Itália, bem como sobre a data de ingresso nesta Circunscrição.
    Em algum momento precisarei apresentar o registro da certidão de nascimento italiana? Devo anexar a certidão no pedido via online?
    Conta de telefone ou correspondência bancária servem como comprovante de residência?
    Por derradeiro, no momento de preenchimento do registro, qual orientação da data de vencimento para quem indica o RG como documento válido
    Muito obrigado pela atenção dispensada.
    Abraço.

    • gatto Post author

      Rodrigo,
      1) Nós aconselhamos anexar a certidão de nascimento italiano. O consulado confirmará com o comune, mas enviar a certidão acelera ligeiramente o processo;
      2) Contas de telefone e correspondências bancárias servem como comprovante de residência, desde que estejam em seu nome;
      3) O RG brasileiro tem 10 anos de validade, por definição;

      Conte conosco!
      Gatto

  42. Liza

    Ola, Moro na Italia com meu marido e minha filha. Meu enteado tirou a cidadania e mora no Brasil. Como faço o AIRE para menor de idade?
    Obrigada

  43. Daniela

    Olá!
    Meus pais obtiveram a cidadania italiana em Siena, na Itália, em 2010.
    Estou fazendo a inscrição deles no AIRE pela primeira vez, Consulado na cidade de São Paulo e estou com algumas dúvidas. Será que poderia me ajudar? Aqui vão:
    – Comune italiano di transcrizione atto di nascita? ( Siena ?)
    – Comune d’iscrizione elettorale? (Siena ?)
    – Anno di prima emigrazione ??
    – Data di arrivo nella circo-ne consolare ??
    – Nazione di provenienza? (Itália?)
    – Luogo di provenienza? (Siena?)

    Além disso, também foi transcrito o atto di matrimonio e minha mãe também obteve a cidadania. Como faço para inscrevê-la?

    Abraços e desde já, muito obrigada!

    • gatto Post author

      Daniela, seguem respostas abaixo:
      – Comune italiano di transcrizione atto di nascita? Siena
      – Comune d’iscrizione elettorale? Siena
      – Anno di prima emigrazione Deixar em branco
      – Data di arrivo nella circo-ne consolare A data em que você chegou nesta circunscrição consular. Ou seja, qnd vc voltou da Itália.
      – Nazione di provenienza? Itália
      – Luogo di provenienza? Siena

      Gatto

    • Leandro Esmaniotto

      Eu to com a mesma duvida na parte de data di arrive nella circo ne consolare ,Nazione di provenienza e luogo di provenienza . Eu fiz minha cidadania na italia em 2006 e no final de 2006 fui pra inglaterra e la transferi meu aire era simples e fiquei por anos na Inglaterra fui pro brasil em 2017 mas nao transferi meu aire pra minha cidade e fui pra irlanda e agora apareceu essas perguntas o q devo colocar
      Data di Arrive nella circo ne consolare
      Nazione di proveninza
      Luogo di provienza
      porfavor me ajudem to super confuso obrigado

  44. Aloisio

    Olá sou Alosio, li grande parte das duvida acima e gostaria de uma confirmação do que entendi, tenho a cidadania desde 2009, através do Consulado em Belo Horizonte, sempre morei no Brasil, não tive nenhuma alteração no meu cadastro, recebi varias correspondências da Itália tratando de eleições e plebiscito, etc. Entendi que não preciso fazer o cadastro AIRE, estou correto?
    Obrigado.

  45. Larissa

    Olá.
    Primeiro, parabéns pelos vídeos e pelo site.

    Já tenho a cidadania italiana, deferida pelo meu pai na Comune de Rovigo, na Itália, em 2006.
    Quando meu pai deferiu a cidadania eu ainda era menor de idade. Assim, entrei em contato com o consulado e eles me informaram que meu pai não inscreveu meu nominativo enquanto menor e considerando que agora eu sou maior de idade, em tendo efetivamente a cidadania italiana reconhecida, é necessário que eu solicite minha inscrição no AIRE.
    Porém, eu nunca morei na Itália e não sei o que preencher nestas partes:
    “Comune italiano di ultima residenza”
    “Circoscrizone consolare – Anno di prima emigrazione”
    “Data di arrivo nella circo.ne consolare”
    “Nazione di provenienza”
    “Luogo di provenienza”.

    Ficaria muito grata se pudesse me ajudar, Obrigada.

    • gatto Post author

      Larissa, seguem suas respostas abaixo:
      “Comune italiano di ultima residenza” – deixar em branco ou escrever “não se aplica”
      “Circoscrizone consolare – Anno di prima emigrazione” deixar em branco ou escrever “não se aplica”
      “Data di arrivo nella circo.ne consolare” deixar em branco ou escrever “não se aplica”
      “Nazione di provenienza” deixar em branco ou escrever “não se aplica”
      “Luogo di provenienza” deixar em branco ou escrever “não se aplica”

  46. Giordano Cordaro

    Quando eu tinha 7 anos, meu pai deu entrada na solicitação de cidadania e de expedição do meu passaporte. Ele não soube me dizer sobre o A.I.R.E. e agora que sou maior de idade estou planejando viajar para a Itália este ano,

    Gostaria de saber: como maior de idade, eu preciso fazer meu registro no A.I.R.E. novamente?

    Desde já obrigado pela ajuda!

    • gatto Post author

      Giordano,
      Se o seu pai fez o seu procedimento através do consulado italiano, você foi registrado automaticamente no AIRE.
      De todo modo, recomendo que você entre em contato com o consulado, através do e-mail: sanpaolo.anagrafe1@esteri.it e pergunte qual a sua situação.
      Se você for morar na Itália, não há que se fazer registro AIRE, pois este é um registro para os italianos residentes no exterior.
      Gatto

  47. Isamara Dezena

    Olá, obtive a cidadania italiana pelo consulado de Recife e estou tentando preencher o Aire para transferir meu endereço para SP. Será que pode me ajudar em algumas questões onde tenho dúvida? São elas:
    1- Comune italiano di transcrizione atto di nascita(????)
    2- Comune d’iscrizione elettorale(????)
    3- Anno di prima emigrazione(????)
    4- Data di arrivo nella circo-ne consolare(Pode ser a data de hoje?)
    5- nazione di provenienza(????)
    6- luogo di provenienza(será que é Recife?)

    • gatto Post author

      Isamara,
      1) Onde foi transcrita a sua certidão de nascimento? Caso não saiba, deverá descobrir. Um bom modo é entrar em contato com o consulado de Recife;
      2) Idem;
      3) Não se aplica para quem fez o processo no Brasil;
      4) Quando vc chegou em SP?
      5) Brasil;
      6) Recife (sua residência anterior);
      Gatto

  48. Roberto Rigobello Filho

    Olá,
    Recebi recentemente o comunicado do consulado da minha cidadania italiana.
    Isto quer dizer que o CONSULADO registrou-me no AIRE automaticamente? Ou precisarei requerer o rgistro no AIRE?
    O Cadastro Consula (ANAGRAFE) também já foi atualizado nestas condições, ou seja, acabo de receber o comunicado do consulado sobre a minha cidadania italiana?
    Meu objetivo é requerer o pasaporte italiano.
    Muito obrigado.

    • gatto Post author

      Roberto,
      Se você fez o pedido através do consulado italiano, quando o pedido for finalizado, você estará automaticamente inscrito no AIRE e no anagrafe consular (cadastro consular).

      Estando cadastrado, você está apto a pedir o passaporte junto ao consulado.
      Gabriel

  49. Rebeca

    Ola,
    Eu estou fazendo meu cadastro no AIRE e cheguei na parte “Circoscrizione consolare” e pergunta sobre primeira emigracao, data de chegada ao consulado, pais de origem….. Essas informacoes sao sobre mim ou meu antenato? devo colocar a data que eu cheguei na Italia ou que meu antenato chegou no Brasil? Obrigada

  50. Cristina

    Olá Gatto, tudo bem?

    Eu recebi um email de deferimento do meu processo de cidadania (e da minha familia) no ano passado, porém não foi emitido nenhum tipo de certificado, tenho apenas o email mesmo. No email consta o número do “cadastramento familiar na anagrafe consolare’ e algumas outras informações. Fiz o processo pelo consulado de Curitiba. Isso é normal?

    Outra dúvida, é que percebi somente agora que no deferimento da cidadania (email que mencionei acima) o nome da minha mãe veio como de solteira (ela obteve a cidadania por casamento), mas ela usa o sobrenome do meu pai desde o casamento (1981) e toda documentação apresentada (com exceção a certidão de nascimento dela) apresenta o nome de casada. Nesse caso, é necessário fazer uma atualização do sobrenome junto à Anagrafe antes de fazer o pedido do passaporte dela ou isso não interfere no processo?

    Agradeço imensamente à tua ajuda e aproveito para te parabenizar pelo teu suporte com relação a este tema, pois o site dos consulados nem sempre trazem informações claras. Parabéns pelo trabalho!

    • gatto Post author

      Cristina,
      Sim, é normal receber somente o e-mail. Mesmo porque, o cosulado não emite certificados de estado civil.
      O que aconteceu foi que o consulado analisou seus documentos e concluiu que você tinha o direito ao reconhecimento. Então, enviou seus certificados para a Itália para que fossem transcritos (a transcrição das certidões é o momento em que vocês se tornam cidadãos italianos).

      Quanto ao sobrenome da sua mãe, será sempre o de solteira, já que o estado civil segue a normativa italiana que impede a transmissão do sobrenome do marido/esposa para o cônjuge.

      Gatto

      • Cristina

        Oi Gatto, muito obrigada pelos esclarecimentos.
        Já abusando um pouquinho, eu queria atirar mais uma dúvida.
        Para a emissão do passaporte via consulado de Curitiba, será necessário preencher uma requisição na presença do funcionário do Consulado. Eu dei uma olhada no site do Consulado de São Paulo para ter uma idéia de como seria esse formulário e uma das perguntas é sobre o ‘Comune A.I.R.E.’.
        Já antevendo que esta pergunta pode estar no formulário do consulado de Curitiba, como eu poderia confirmar a cidade na Itália onde estou inscrita? Meu antenato é de Asolo, então imagino que devo considerar esta comune, certo? Mas existe alguma forma de termos acesso direto ao cadastro AIRE sem ser via email/correspondencia com o consulado?
        Novamente, muito obrigada pelo suporte!
        Abraços.

        • gatto Post author

          Cristina,
          Muito provavelmente seu AIRE está registrado em Asolo sim! (cidade onde nasceu seu antenato). Antigamente, as certidões eram transcritas todas em Roma, mas como você disse que seu reconhecimento é recente, quase certeza que está no comune do Antenato.

          De qualquer forma, o consulado poderia verificar isto na hora, se você não se sentir confortável em preencher isto agora.
          Outra maneira seria entrar em contato com o próprio comune, caso você fale italiano.

          Infelizmente, ainda não é possível ter acesso online ao seu cadastro AIRE.
          Gatto

  51. Giovanna

    Boa tarde,

    Por gentileza, gostaria de uma informação se for possível. Estou na Itália, vim fazer a minha cidadania, agora estou voltando para o Brasil. E necessário que eu retire o meu nome da residencia que eu usei na Itália para pode ir embora e fazer o AIRE que agora vou passar a residir no Brasil.

  52. Bárbara

    Olá, tudo bem?

    Tenho uma dúvida: Possuir a cidadania italiana automaticamente garante o cadastro no AIRE? Lembrando que recebo as correspondências do Consulado Italiano em meu endereço.

    A atualização deve ser feita apenas em caso de mudança de endereço e/ou estado civil?

    Muitíssimo obrigada!

    • gatto Post author

      Bárbara,

      O que você quer dizer com “possuir a cidadania italiana automaticamente”?
      De qualquer forma, se você recebe as correspondências consulares, certamente possui cadastro AIRE. Você deve atualiza-lo caso mude de endereço, troque de estado civil ou tenha algum filho.
      Gatto

  53. Nanda

    Olá, Gatto! Tudo bem?

    Vou me mudar para Dublin e gostaria de tirar umas dúvidas. Pode me ajudar?

    Tenho cidadania italiana e já possuo o passaporte faz bastante tempo, eu preciso fazer algum registro do AIRE aqui no BRA? Acredito que apenas quando chegar em Dublin com o endereço novo, correto?!

    Tenho já agendado uma data no consulado italiano do RJ para atualizar meu registro civil, pois casei em setembro e devo partir para Dublin logo em seguida.

    Poderia me ajudar com esta dúvida sobre o AIRE?

    Muito obrigada desde já.

    Nanda.

    • gatto Post author

      Nanda,
      O registro no Brasil você já deveria ter, independente de se mudar para Dublin ou não.
      De qualquer forma, você precisará se inscrever no AIRE através do consulado de Dublin, quando chegar lá e tiver residência fixa.
      Gatto

  54. Sandra

    Boa noite,

    Gostaria de saber se há algum, jeito de confirmar que o registro no AIRE está correto. Depois de semanas tentando consegui marcar uma data para fazer o passaporte da minha filha de 3 anos, fiz a solicitação em nome dela, mas fico com medo de chegar lá e eles falarem que alguma informação não está correta. Quando ela nasceu mandei toda a documentação solicitada para a inscrição dela por correio, mas não me recordo de ter recebido nenhuma confirmação. Tem alguma forma de saber se está tudo atualizado antes da data marcada para o passaporte?

    Muito obrigada,

    Sandra

  55. Gabe

    Olá, gostaria de saber quanto tempo em média leva pra o consulado (de curitiba nesse caso) para comunicar o comune ? Eu enviei os documentos para fazer o AIRE há uns 3 meses atrás, e até agora não recebi nenhuma noticia nem do consulado nem do comune sobre a minha situação. Estou esperando alguma confirmação de que minha residencia esta atualizada, para dar entrada no pedido do passaporte.

    • gatto Post author

      Gabe,
      O prazo máximo para atualização AIRE é 180 dias.
      Gatto

      • Gabe

        Olá, obrigado pela atenção e pelo ótimo site.
        Sem querer abusar, vc saberia dizer como eu saberei que meu AIRE foi atualizado ? Eles costumam comunicar por telefone/email ? E quem faz isso geralmente é o consulado ou a comune ?

        • gatto Post author

          Gabe,
          O consulado deverá lhe enviar um e-mail assim que o cadastrar. O comune também deveria lhe enviar uma carta informando que o AIRE foi finalizado. No entanto, nem sempre os comunes fazem isso…
          Gatto

  56. Beatriz

    Olá! Sou menor de idade filha de mãe italiana (minha mãe já possui seu cadastro atualizado). Também preciso de cadastro no AIRE para solicitar o passaporte?

    • gatto Post author

      Beatriz,
      Sem dúvidas! Sua certidão precisa estar transcrita na Itália. Vc sabe se a sua mãe já informou o seu nascimento ao consulado?
      De toda forma, quem faz o procedimento é a sua mãe e não você.
      Procure saber se ela informou o seu nascimento ao consulado. Se sim, seu AIRE já estará atualizado conjuntamente com a sua mãe (no mesmo núcleo familiar).
      Gatto

  57. Carol

    Oi Gabriel, boa noite!

    Vi seus textos, respostas de comentários e o video (absurdamente excelentes) sobre a atualizaçao AIRE e tenho uma dúvida.

    Meu marido possui cidadania italiana há anos e nos mudamos há alguns meses para Londres.

    Ele precisa atualizar a AIRE para Londres E atualizar o status Civil para Casado (casamos há pouco tempo).

    Li em suas respostas que é possível fazer ambas atualizações em um único requerimento.

    A minha pergunta é: Como podemos deixar claro que estamos fazendo ambas atualizações (Matrimônio + Endereço)?

    Ele já fez o cadastro no site e neste momento estamos com o passo 1 de atualização da AIRE aberto.

    Entendo que existe a possibilidade de anexar documentos no último passo. Porém – de acordo com o consulado Italiano em Londres – para atualizar o estado civil é necessário ENVIAR os documentos ORIGINAIS por correio, o que seria bem diferente de apenas anexar cópia escaneadas. A instrução do consulado Italiano em Londres diz:

    “attach a full marriage certificate (long form) in original (not photocopies) completed with the ‘’Apostille’’ (international legalisation)”.

    Eu tenho a nossa certidão apostilada e traduzida, exatamente como eles pedem. O que você acha? Poderia tentar nos dar uma luz, por favor?

    Agradecemos muito a sua ajuda!

    • gatto Post author

      Olá Carol, tudo bem?

      Novamente, obrigado pelo elogio.

      O consulado de São Paulo possui um formulário que permite que você coloque múltiplos requerimentos “ao mesmo tempo”. Por isso, nos casos das pessoas que precisam se inscrever E atualizar o estado civil, bastaria mandar este formulário junto com as certidões traduzidas, marcando as opções que se deseja.

      Na verdade, o consulado de Londres também disponibiliza esta modalidade, através dos correios (veja este link: http://www.conslondra.esteri.it/consolato_londra/it/i_servizi/per_i_cittadini/anagrafe/airepostale.html). Neste caso, vocês deveriam mandar os dois requerimentos por correio e seria possível fazer os dois requerimentos “ao mesmo tempo”, com uma única carta. Mas como vocês já pediram a inscrição pelo site, é melhor não enviar outro requerimento de inscrição AIRE (Em se tratando de processos burocráticos na Itália, quanto menos requerimento fizer, melhor! rsrs).

      Para a atualização do estado civil, não é possível fazer online, porque, como você disse, eles precisam dos certificados originais para mandar ao comune italiano, onde serão transcritos nos registros.

      Portanto, você precisará envia-los por correio mesmo, junto com o requerimento disponibilizado no site do consulado italiano de Londres.

      Antes de qualquer coisa, eu sugeriria que se fosse possível, vocês se dirigissem pessoalmente ao consulado para explicar a situação e verificar qual o procedimento indicado por eles. Meu medo é que o requerimento de transcrição chegue antes da definição AIRE e o oficial que o receber simplesmente retorne para vocês por não ter encontrado o registro no sistema. Os setores não se conversam muito e há chances de informações desencontradas.

      Caso não seja possível, minha recomendação é que vocês preencham o formulário de requerimento de transcrição do casamento e coloquem uma observação dizendo que vocês já fizeram o requerimento de inscrição AIRE e que estão aguardando a conclusão. Se possível, coloque o número de protoloco do requerimento que o sistema SE.COLI gera.

      Isto ajudará a evitar que o oficial que receber o seu requerimento simplesmente devolva o pedido por não encontrar o seu marido no sistema (caso o AIRE ainda não esteja definido).

      Creio que você já tenha encontrado, mas o link para o requerimento e o endereço para enviar é: http://www.conslondra.esteri.it/consolato_londra/it/i_servizi/per_i_cittadini/stato_civile/registrare-matrimonio.html

      Seu caso é interessante e se possível, comente aqui de volta quando tudo se encerrar. Isto sempre pode ajudar demais pessoas que se encontram no mesmo caso.

      Espero ter ajudado.
      Gatto

      • Carol

        Oi Gatto,

        Muitíssimo obrigada pela sua resposta. Vou atualizar a resposta conforme for avançando!

        Abraços

        • gatto Post author

          Perfeito Carol, aguardamos suas notícias e boa sorte!
          Gatto

          • Carol

            Oi Gatto!

            Poderia tirar mais uma dúvida rápida, por favor?
            Nós ainda não submetemos a nossa atualização AIRE aqui pro Reino Unido pois descobrimos que este processo demora 6 MESES para completar.
            O passaporte do meu marido expirará em fevereiro de 2018 e precisamos renová-lo o mais breve possível.
            É possível atualizar apenas o status do casamento por aqui (conforme escrevemos a cima, por correio)?
            Se conseguíssemos fazer isto sem ter que esperar os 6 meses do AIRE poderíamos renovar o passaporte dele sem problemas. A questão é que não sei se o casamento pode ser registrado por aqui sem submeter o AIRE com endereço novo.
            Você sabe esta resposta ou teria alguma uma sugestão? Talvez fazer isso pelo Brasil ou até mesmo ir à Italia? Nossa prioridade é renovar o passaporte o mais rápido possível, e para isto o mínimo necessário é registrar o casamento, pois é possível renová-lo sem atualizar o endereço no AIRE.

            Muito obrigada pela ajuda, como sempre.

          • gatto Post author

            Carol,
            Para fazer o passaporte em qualquer lugar, é necessário que você tenha residência neste local. Portanto, não é possível fazer o passaporte junto ao consulado sem ter a residência registrada aí (basicamente, o AIRE).
            Além disso, não faria sentido pedir o registro do casamento e não pedir a atualização do endereço, uma vez que os prazos são os mesmos (180 dias).
            Se vocês tiverem o AIRE registrado no Brasil, sem dúvidas, será mais rápido fazer por lá. Caso contrário, o mesmo processo seria necessário…
            Além disso, uma outra sugestão seria ir até a Itália, no comune onde foi transcrita a sua certidão e que provavalmente está registrado o AIRE e pedir uma carta d’identità. Para grande parte das coisas, a carta d’identità italiana já resolve aí no Reino Unido.
            Gatto

  58. Fátima

    Boa Tarde!

    Tenho cidadania italiana, casamento atualizado no consulado ( casada com brasileiro), fiquei viúva, vou renovar meu passaporte. Preciso atualizar o aire, óbito do meu marido?

    No aguardo,

    Obrigada

    • gatto Post author

      Sem dúvidas!
      É dever de qualquer cidadão italiano ter o seu estado civil atualizado perante as autoridades italianas.
      Gatto

    • Willer

      Boa tarde!

      Estou com o mesmo problema, porém já tenho meu cadastro no AIRE de Sao Paulo, porém preciso renovar meu passaporte urgente.

      Perguntas são:
      1. Quanto tempo em média pra constar a atualização de matrimonio no cadastro AIRE para que no dia do meu agendamento eles vejam no sistema?
      2. Teria problema se eu renovasse o passaporte como solteiro e fizesse a atualização depois caso este tempo for acima de 30 dias?

      Obrigado!

      • Willer

        Desculpe, mesmo problema da Carol. Logo acima.

      • gatto Post author

        Willer,
        As atualizações AIRE podem levar até 180 dias para se concretizarem.
        Você tem o dever de manter seu estado civil perante o consulado. Nos módulos que preencherá, precisará declarar seu estado civil e, declarando falso, estará passível de incorrer as decorrências penais.
        Gatto

  59. Bom dia! Estou tendo dúvidas referente a minha situação. O deferimento da minha cidadania italiana está pra sair em poucos dias. Estou morando atualmente em Dublin como estudante e minha família continua morando no Brasil. Meu pai e minha irmã moram em Santa Catarina e deverão tirar o passaporte no Consulado de Curitiba? O processo para enfim ter o passaporte em mãos, tanto para eles como para mim, é qual? Sei que depois do deferimento precisamos nos cadastrar [cada um por si] no A.I.R.E do país que estamos vivendo. Na minha situação, vou continuar morando e vivendo em Dublin, ou seja, preciso me cadastrar em Dublin. Correto? Você, por gentileza, poderia me ajudar para não ocorrer atrasos ou equívocos sobre o procedimento pós deferimento? Super obrigada desde já! Abraços.

    • gatto Post author

      Pamela,

      Seus parentes, assim como você serão cadastrados automaticamente junto ao consulado de Curitiba, pois, pelo que entendi, estão fazendo o processo por lá. Deste modo, vocês já estarão cadastrados todos no AIRE.

      Portanto, seus parentes não precisam se cadastrar novamente. Após a conclusão do processo deles, bastará agendar o passaporte e emiti-lo.
      Este seria o seu caso, se estivesse em Curitiba também. Como não está, precisará mudar o seu AIRE para Dublin para, então, emitir seu passaporte por aí.
      Gatto

  60. Sandra

    Bom dia,
    Escrevo para esclarecer algumas dúvidas.
    Realizei em 2008 inscrição para conseguir a cidadania italiana. (eu e mais 4 pessoas da família) Fui convocada para comparecer ao consulado geral da Italia em Sp. na ocasião levei toda documentação exigida no site que por sua vez, foi verificada pelo uncionário do consulado que pediu pra que eu fizesse o pagamento de taxas e posterior a isso carimbou selou todos os documentos. O que isso significa: estou OK basta aguardar para receber a cidadania: Como acontece esta notificação,
    Também gostaria de saber quanto tempo leva para efetivar a cidadania e como posso acompanhar o andamento da situação. existe algum canal para isto
    Agradeço a atenção. Obrigada

    • gatto Post author

      Sandra,
      No geral, o consulado informa por carta e e-mail que o processo foi concluído.
      De qualquer forma, é conveniente que você entre em contato com o consulado para verificar.
      Em tempo, o prazo para conclusão do processo, após entrega dos documentos ao consulado, é de 730 dias.
      Gatto

  61. Renato

    Boa tarde, muito bom o site!
    Gostaria de saber se você pode me ajudar com uma duvida, fiz minha cidadania na Italia, e vim para o Brasil em 2007 , onde mudei minha residencia para o Consulado de São Paulo , e por este motivo acredito que ja tenho meu cadastro no AERI correto? A questão é, neste tempo me casei e tive um filho, e agora gostaria de atualizar meu AIRE, e com esse sistema novo não sei como atualizar , pois só encontro o local para primeiro AIRE. Devo fazer um cadastro como um novo e a partir dai colocar as informações de minha familia?

    Obrigado

    • gatto Post author

      Renato, não é necessário fazer um novo cadastro. Você precisa atualizar o seu cadastro já feito em 2007.
      Para atualizações de cadastro incluindo novos registros (no seu caso, casamento e nascimento de filho) é necessário preparar as respectivas certidões e traduções para envio ao consulado por correio. É necessário enviar o formulário também que está disponível em nosso site. É o segundo botão, neste link: http://gattocidadania.com/consulado-sao-paulo/.
      Deve-se enviar tudo ao consulado por carta registrada com Aviso de Recebimento.
      Gatto

  62. Vanessa

    Bom dia!
    Sou cidadã italiana e preciso atualizar perante o consulado meu endereço, estado civil e nascimento de meu filho. Gostaria de saber se devo fazer todas essas atualizações simultaneamente, ou se primeiro preciso atualizar meu endereço para posteriormente fazer as demais alterações?

  63. Naligia

    Boa noite. tenho uma pergunta. Já possuo cidadania Italiana desde 2005, e sou casada desde 2005, Já sou inscrita no AIRE. Pedi a cidadania para meu esposo por casamento, na hora de informar o endereço informei outro endereço diferente do AIRE POR EQUIVOCO, veio a resposta que o processo foi negado por motivo do AIRE informado ser divergente do cadastrado. Como vou proceder agora? vou perder todas as taxas pagas para o consulado Italiano e traduções? ou posso dar entrada novamente mesmo dizendo que foi negado por divergência de endereço, não sei como agir, gostaria que me ajuda-se.
    Grata.

    • gatto Post author

      Naligia,
      Não, você não vai perder o pagamento de nada.
      Utilize o mesmo comprovante em uma nova aplicação com o endereço correto.
      Caso tenha, de fato, mudado de endereço, é necessário antes atualizar o endereço AIRE e somente depois pedir a naturalização.
      Gatto

  64. juliana

    Olá! Acabo de me tornar cidadã e me mudei para Amsterdam porém minha assessora quer transferir meu AIRE para o Brasil porque ainda não tenho comprovante de residência na holanda. Tem algum problema eu nao estar no Brasil com meu AIRE lá? Depois posso transferir de novo numa boa?

    • gatto Post author

      Juliana,
      O correto é você transferir o AIRE para o lugar onde vai ficar permanentemente. No seu caso, Amsterdam.
      A assessora precisa tirar sua residência da casa dela, pois está pagando taxas relativas a isso. Além do mais, você está ocupando um lugar nesta casa, impedindo que ela possa colocar outra pessoa. Por este motivo é que ela está pedindo para você se inscrever no AIRE no Brasil, pois sabe que as pessoas demoram para encontrar moradia pela Europa.
      As assessorias mais profissionais, geralmente, comunicam o comune de sua saída, dias antes de você ir embora (sempre com a assinatura do requerente, é claro). Se ela fez isso, caso sua inscrição AIRE não chegue ao comune no prazo de 90 dias, poderão fazer um processo de cancelamento da sua residência por “irrperibilità”. Não é nada grave, mas você ficará com alguns direitos bloqueados até que se regularize.
      O ideal é que você foque com a maior urgência se inscrever no AIRE aí na Holanda. De importância a isso, pois é de fato importante!
      Gatto

  65. bruna bonsangue

    bom dia!
    tenho algumas dúvidas, se puderem me responder, irá me ajudar muito.

    Meu pai é italiano, e irei fazer a primeira inscrição da AIRE para ele. Enviarei os formularios e o documentos basicos que esta no site.
    E depois de aprovado, tenho que enviar outros documentos (certidão de casamento, óbito da esposa, e certidão dos nascimentos dos filhos) para atualizar a situação dele perante o consulado (setor de registro civil) (tudo traduzido e apostilado, obviamente).

    Dúvida. Quando eu for convocada para a cidadania, terei que levar todos esses documentos novamente? . Pois no site do consulado não especifica essa situação…ou vcs aconselham a não atualizar a situação dele (casamento etc) e deixo para levar tudo isso só qdo eu for convocada?

    Obrigada

    • gatto Post author

      Bruna,
      São situações completamente distintas. Ambas são obrigatórias e necessárias.
      Seu pai tem obrigação legal de ter a situação AIRE dele atualizada.
      Não é necessário inscreve-lo no AIRE e só depois informar o casamento e óbito da esposa. Pode-se fazer tudo de uma única vez, enviando os documentos traduzidos e apostilados por sedex ao consulado, junto com o formulário de atualização de stato civile, disponível em nosso site (link: http://gattocidadania.com/consulado-sao-paulo/).
      Quando você for convocada, precisará apresentar tudo de novo, mas atualmente só é necessário traduzir as certidões do requerente (não precisa mais traduzir as certidões dos ascendentes). Isto para o caso da cidadania.
      Para a atualização AIRE é necessário traduzir e apostilar todas as certidões.
      Conte conosco!
      Gatto

      • bruna bonsangue

        Entendo!, achei que só pudesse enviar os documentos depois que aprovassem a AIRE dele.
        No caso, envio só as certidões(traduzidas e apostiladas) de casamento e óbito da esposa (e o formulario), pois os filhos já são todos adultos, correto?

        Pois dos filhos teremos que levar qdo chamarem para a cidadania…é isso?

  66. Bom dia!
    Com a ajuda de vocês consegui agendar minha solicitação de passaporte para o dia 03.11, mas entro para confirmar e não vejo onde clicar para confirmar, somente para anular, que realmente não é o caso.
    O que deverá aparecer na tela abaixo para que eu possa confirmar? Será que ainda não está no prazo de confirmação?
    Segue abaixo a tela para que possam me ajudar:
    Código de agendamento CONSPAO-28-09-2017-18668
    Departamento Passaportes
    Nome Ana Paula Godinho Pinto
    Data selecionada 03/11/2017 — 09:22
    Estado Em curso
    Logout
    Anular (com um desenho de impressora ao lado)

  67. Rosangela

    Boa Tarde!
    Pode me informar como uso o passaporte italiano para viagens internacionais(em caso de dupla cidadania)?Meu marido tem a cidadania e minha filha,como temos filhos em comum posso requerer a cidadania apos 01 ano e 8 meses ou somente apos três anos?

    • gatto Post author

      Rosangela,
      O ideal é entrar e sair do Brasil com o passaporte brasileiro e entrar e sair da Europa com o passaporte italiano. Caso não tenha um dos passaportes, apresente o passaporte da outra nacionalidade e o RG da nacionalidade do país que está entrando/saindo.

      Sim, por vocês já terem filhos, você pode pedir a sua naturalização por casamento, sim!
      Conte conosco!
      Gatto

  68. Fabio Federico

    Olá, gatto,
    Tenho a cidadania italiana desde 1989 obtida via consulado em São Paulo. Não me lembro de ter feito em 1989 o registro no AIRE mas como recebo regularmente correspondência da Comune de Pisa no meu endereço aqui no Brasil achei que já estivesse inscrito. Agendei um horário para obter um novo passaporte e chegando lá fui informado que não estava registrado (achei estranho, visto o caso das correspondências). Comecei então a fazer o cadastro no site mas não terminei (não preenchi todos os campos e não anexei os documentos solicitados).

    Resolvi enviar um e-mail para sanpaolo.anagrafe1@esteri.it perguntando se estava inscrito e eles responderam o seguinte:

    Gentile Sig. Federico,

    ai fini dell’ aggiornamento della sua situazione AIRE, la preghiamo di seguire le istruzioni contenute nel sito, al link http://www.conssanpaolo.esteri.it/consolato_sanpaolo/it/i_servizi/per_i_cittadini/anagrafe e di inviare per posta o a questo indirizzo e-mail tutta la documentazione specificata.

    Il suo Comune AIRE è Pisa.

    Distinti saluti

    L’ impiegato addetto
    Mariarosaria D. Preite
    Ufficio Anagrafe
    Consolato Generale d’ Italia – San Paolo

    Enviei por e-mail os documentos solicitados para, segundo ela mesma, ATUALIZAR minha situação no AIRE.

    Hoje, 50 dias depois, recebi o seguinte e-mail:

    Gentile Signora/e,
    Le confermiamo la sua iscrizione/variazione nell’anagrafe di questo Consolato Generale . Per l’eventuale rilascio del passaporto si prega voler seguire le istruzioni del sito.

    Confirmamos a sua inscrição/atualização no nosso cadastro informático. Para a emissão do passaporte siga as indicações contidas no site.

    Distinti saluti
    Raffaella D’Ippolito
    L’impiegato addetto
    Ufficio Anagrafe
    Consolato Generale d’Italia
    San Paolo

    Minha dúvida é a seguinte: Neste momento eu ESTOU ou NÃO ESTOU registrado no AIRE?

    Visto a burocracia e a falta de disposição de ajudar do consulado não desejo perder novamente meu tempo indo até lá.

    Obrigado e grande abraço.

    Fabio Federico

    • gatto Post author

      Fabio, que confusão!!!!!

      De fato, o sistema consular é um pouco fraco e desorganizado. Eu imagino que você sempre esteve registrado no AIRE do comune de Pisa e o consulado tenha perdido seu registro na época em que digitalizou os processos (já vimos vários casos assim e é por isto que imaginei que tenha sido também o seu caso).

      Como você recebeu o e-mail do consulado confirmando, te posso afirmar com quase toda a certeza que agora já regularizaram o seu registro no anagrafe consular e está tudo ok. Não te dou 100% de certeza, pois podemos contar com erros consulares também. Portanto, sugiro que imprima o e-mail, como prova adicional no momento em que for emitir o passaporte. Além disso, sugiro que leve alguma correspondência recebida pelo comune de Pisa.

      Não creio que você precisará usar nada disso, mas em caso de problemas, você estará bem preparado para resolver e evitar perda de tempo!

      Conte conosco!
      Gatto

  69. ADRIANO

    BOM DIA ESTOU COM UM PROBLEMA ESTOU COM A MINHA CERTIDAO DE NASCIMENTO JA FOI TRANSCRITA EM TIVOLI ROMA FIZ O PROCESSO AQUI MESMO NA ITALIA FOI PELA LINHA MATERNA EU JA SOU CIDADAO ITALIANO O MAIS O PROBLEMA E QUE EU SAIR DO BRASIL FAZ UM ANO JA ESTOU ILEGAL MEU PASSAPORTE BRASILEIRO ESTA COMIGO O TEMPO TODO EU TENHO A CERTIDAO DE NASCIMENTO E O PROCESSO DIZENDO QUE EU SOU CIDADAO ITALIANO MAIS PRECISO FAZER O AIRE ESTIVE NA ITALIA TENTEN FAZER RESIDENCIA NAO CONSEGUIR TINHA UMA PESSOA QUE E?PRESTARIA O ENDERECO PARA EU FAZER MINHA RESIDENCIA MAIS ISSO E ILEGAL NAO QUERO TER DOR DE CACBECA ESTOU DIZENDO ESTOU SAINDO DE ITALIA E RETORNANDO PARA HOLAND POSSO FAZER NO CONSULADO O PASSAPORTE ITALAINO NA HOLAND COM A CERTIDAO DE NASCIMENTO E PROCESSO ?

  70. Cristiana Gatto

    Boa noite, Gatto.
    Primeiramente gostaria de cumprimentá-lo pelo excelente site, que é muito bem organizado e esclarecedor. Tenha a certeza de que está ajudando muitas pessoas!
    Gostaria de um esclarecimento seu: já obtive minha cidadania italiana e, há 1 ano e 4 meses, dei entrada nos documentos do meu marido para o início do processo de cidadania por casamento. Esses dias meu marido recebeu um e-mail do consulado de BH, solicitando que ele compareça ao Consulado para entregar os documentos originais apresentados no início desse processo, entretanto, não explicam o porquê nem pra quê de levar esses documentos. Vc sabe me informar qual será o próximo passo e quanto tempo demora para ter um novo posicionamento? Será que ainda vai demorar mais dois anos pra ele conseguir a cidadania por casamento? Muito obrigada.

    • gatto Post author

      Cristiana,
      Esta é a praxe comum do processo de naturalização por casamento: pedido no site – convocação consular para apresentação dos documentos originais – juramento.

      Me estranha que esta convocação tenha sido feita depois de tanto tempo. Em São Paulo, onde prestamos o serviço de assessoria à naturalização por casamento, este tipo de convocação para apresentar os documentos é feita após 1 mês mais ou menos.

      O processo todo, por lei, não pode levar mais que 730 dias.
      Esta foi a 1a convocação consular?
      Conte conosco!
      Gatto

  71. Gregor Gatti

    Boa noite. Dei entrada no meu processo de reconhecimento da cidadania no consulado italiano no rio de janeiro, onde no dia 31/05/2017 entreguei toda minha documentacao conforme solicitado e no mesmo dia recebi meu pozisione numero. Estou na italia ja um mes, porem meus documentos ainda nao foram enviados ao comune para o reconhecimento da cidadania. Quanto tempo demora para o consulado enviar meus documentos para serem transcritos no comune para que eu possa retirar minha identidade italiana ? obrigado

    • gatto Post author

      Gregor, como vai?
      O consulato tem até 2 anos para concluir o processo de “acertamento” da sua cidadania italiana e, em caso positivo, enviar os documentos a serem transcritos no comune.
      No geral, este processo leva menos tempo, mas este é o prazo máximo. Sugiro que você não fique ilegal na Itália, esperando que o processo se conclua, pois isto certamente poderá lhe trazer problemas!
      Conte conosco!
      Gatto
      Gatto

  72. Alan Vendrame

    Boa tarde, Gatto! Excelente seu site, são informações extremamente claras e valiosas. Eu tinha algumas dúvidas sobre atualização do AIRE e a maioria delas ficou sanada com a leitura deste texto e das perguntas/respostas.

    Eu tenho passaporte válido e minha dúvida é somente quanto ao procedimento de atualização de estado civil (casamento). Pelo que li em suas respostas, presumo que meu registro no AIRE esteja atualizado, uma vez que recebo todas as correspondências do Consulado em meu endereço, inclusive as cédulas eleitorais. Se você puder esclarecer, por favor, minha dúvida é a seguinte: devo apostilar a certidão de casamento inteiro teor, depois fazer a tradução juramentada e enviar ao Consulado; ou devo apostilar a certidão, traduzir e apostilar novamente antes de enviar ao Consulado?

    Outra questão, no Certificato Eleittorale consta um número de inscrição logo após meu nome e data de nascimento. Esse número é o de registro no AIRE?

    Agradeço bastante!

    Abraço

    Alan Vendrame

    • gatto Post author

      Olá Alan, como vai? Obrigado pelos elogios!
      Não importa a ordem. O que importa é que você mande tanto a certidão em inteiro teor, como a tradução juramentada apostiladas (ambas). Não é obrigatório que a tradução contenha a citação da apostila na certidão.
      Quanto ao número que você diz, imagino que seja o seu número de eleitor. Para ter certeza, precisaria ver o documento que você está se referindo. Caso queira, me envie um e-mail (gabriel@gattocidadania.com) com o certificado anexado, para que eu possa verificar.
      Conte conosco!
      Gatto

  73. Henrique

    Ola boa noite Equipe Gatto. Tenho minha residencia na cidade de Londres. Agora estou de volta ao Brasil e gostaria de atualizar meus dados no AIRE, pois meu passaporte esta vencido. Para atualizar, basta enviar o formulario com as informacoes atuais, assim como copias dos documentos via online ou correio?Obrigado

    • gatto Post author

      Henrique, nós temos um passo a passo detalhado para isso (São Paulo). O link está neste mesmo post. Peço que leia com atenção que certamente conseguirá resolver.
      Conte conosco!
      Gatto

  74. Luiz

    Olá Gatto, primeiramente gostaria de parabenizar você pelo belo trabalho de tirar as duvidas das pessoas. Entreguei toda minha documentação para ter reconhecida a minha cidadania no consulado em BH. O funcionário me informou que o processo demoraria de 6 a 8 meses. Disse que receberia uma certidão por email. Gostaria de saber se posso acompanhar esse procedimento, se tem uma forma pela data de entrega que posso ir acompanhando, ou se tenho que somente aguardar. E se esse tempo de 6 a 8 meses está dentro da normalidade.
    Obrigado

    • gatto Post author

      Infelizmente não há outra maneira de acompanhar. Você, eventualmente, pode consultar o próprio consulado…
      O prazo de 6 a 8 meses está dentro da normalidade sim. O prazo máximo por lei é de 730 dias.
      Gatto

  75. Solange

    Olá, bom dia!

    Fiz minha inscrição no AIRE, realizei a entrevista no Consulado para a emissão de passaporte e já paguei a taxa de emissão.

    A previsão dada pelo Consulado é de 40 dias para a chegada do passaporte, sendo que não consta a opção de requerer Nulla Osta.

    Você saberia me informar qual o tempo médio para a entrega do passaporte na cidade de São Paulo? Costuma levar mais ou menos dos 40 dias previstos?

    Obrigada desde já,
    Solange

  76. Nicolau Domingos Huppert Barana

    Boa tarde Gatto. Eu conclui o processo de cidadania no Consulado de São Paulo e na época, durante a entrevista me dissseram que eu poderia solicitar o passaporte assim que recebesse o documento da conclusão. Só que desde abril eu tento agendar o passaporte e não consigo. Qualque e-mail que mando solicitando informações sobre AIRE é respondido de forma bruta e pouco educada, então te pergunto se preciso me inscrever no AIRE, se já estou inscrito como saber e como agendar os passaportes? Obrigado e boa tarde

    • gatto Post author

      Olá Nicolau, como vai?

      Se você fez o seu processo de reconhecimento através do consulado, não é necessário pedir a inscrição AIRE, uma vez que o consulado o fez automaticamente no final do processo.

      Para agendar o passaporte, basta que você entre no sistema online (prenota online), exatamente às 17:00 de Brasília (de domingo a quinta), que é o horário que o sistema libera a vaga para o próximo dia disponível.

      Deve-se fazer com agilidade, porque as vagas se esgotam rapidamente!
      Conte conosco!
      Gatto

      • ANA ELISA PILLON

        Olá Gatto!
        Perguntei à secretaria do consulado se meus filhos possuem o AIRE (pq eles possuem a cidadania italiana) e ela respondeu que já foi encaminhado pelo consulado de Curitiba…mas onde eu posso verificar se isso está em processo mesmo?
        Outra dúvida: tenho acessado o prenota há muiiitooosss dias e NUNCA consigo. Há outra forma de começar o processo de solicitação do passaporte italiano?

        Att
        Ana Elisa

        • gatto Post author

          Ana Elisa,
          Não entendi a sua 1a dúvida. Poderia esclarecer melhor? A única forma de consultar um processo consular, é verificando no próprio consulado.
          Pelo pouco que entendi do seu argumento, imagino que seus filhos não estejam inscritos no AIRE e o consulado está processando. Neste caso, você pode consultar também o comune, para verificar se os documentos já chegaram lá, por exemplo.
          Para o Prenota, de fato, tenho ouvido que em Curitiba é muito disputado mesmo. Siga as instruções para Curitiba e acesse o site minutos antes da abertura de novas datas. Atualize a página até que vire o horário para tentar ser a primeira.
          Conte conosco!
          Gatto

  77. Rodrigo

    Bom dia, tudo bom?

    Eu tive o meu processo de cidadania realizado no consulado do Rio de Janeiro, porém já moro em São Paulo há uns 7 anos e tenho dúvida quanto a renovação do meu passaporte.

    O procedimento é apenas se inscrever no AIRE, no Consulado de São Paulo, e então poder efetuar a renovação por aqui?

    Obrigado,
    Rodrigo.

  78. scattolin

    Ola moro em Pelotas RS, preciso renovar meu passaporte italiano e no site do Consulado Italiano de Poa não há disponibilidade de horarios, vcs prestam algum serviço de agendamento? Pode ser por SP, ou PR. obrigado

    • gatto Post author

      Scattolin,
      Nós não prestamos serviços de agendamento, pois entendemos que esta é uma etapa que não necessita de pagamento para ser efetuada.
      Se você é residente no RS, o consulado de jurisdição é o de Porto Alegre (e não em SP ou PR).
      Conte conosco!
      Gatto

  79. Enzo D. Di Santo

    Prezados, necessito atualizar meu endereço no Brasil para solicitação do primeiro passaporte, basta enviar o formulário para inscrição AIRE para o consulado?

  80. Inscrevi-me no AIRE em 18.07 e desde 02.08 continua em processamento. Saberia me informar se já alguma forma de verificar o que está acontecendo, um “tipo” fale conosco com eles ou como devo proceder? Obrigada, Ana Paula

  81. Leonardo Paulini

    Olá, Gatto, boa tarde!

    Primeiramente: parabéns pelo trabalho! Tem me ajudado demais.

    Por favor, poderia me auxiliar com algumas dúvidas? Segui o procedimento acima.Passo a passo como ilustrado no seu vídeo. Ao término da inscrição, foi gerada uma mensagem de erro, contudo, recebi uma confirmação via email de que o procedimento havia sido concluído. Como me certificar de que a inscrição foi, de fato, efetivada? Realizei o procedimento por duas vezes e a mais de um mês já.

    Outro dúvida, se puder me ajudar ficarei extremamente agradecido. Fiz a minha cidadania em Monza (Milão), e voltei da Itália apenas com a certidão de nascimento italiana, não consegui voltar com o passaporto. Como faço para dar entrada no consulado, seria online também?

    Muito obrigado e um grande abraço!

  82. Eduardo

    Gatto, bom dia, Tenho uma duvida: moro na Escocia e estou preenchendo o formulario para obter o passaporte Italiano. No formulario tem um item para preencher que é: Comune A.I.R.E. Este item seria em qual comuni eu adquirí minha cidadania na Italia? Agradeço desde já

  83. na 4 etapa inseri o passaporte, não foi.
    Inseri o RG brasileiro, não foi…
    O que devo fazer para concluir o cadastro???

    • gatto Post author

      Anna,
      Tente fazer a inscrição de outro navegador. Muitos requerentes relataram problemas similares e depois conseguiram ao trocar de navegador.
      Se puder, relate aqui o resultado, para acompanharmos =)
      Gatto

  84. Gustavo Saggese

    Prezados,

    Tenho cidadania italiana desde criança e residi no Rio de Janeiro até 2010, quando me mudei para São Paulo. Meu passaporte vence no ano que vem e em março de 2017 solicitei mudança do AIRE para o Consulado de São Paulo, seguindo todas as instruções do site. Já foram quase 6 meses e ainda não recebi nenhuma resposta. Minha dúvida é: esta solicitação deveria ter sido enviada para o Consulado do Rio de Janeiro, onde tenho registro?? Tentei esclarecê-la via e-mail em ambos os consulados, mas não obtive retorno. Ou simplesmente não é possível alterar o consulado onde estou registrado? Meu objetivo é facilitar a renovação de passaporte, visto que vou pouco ao Rio de Janeiro e gostaria de poder fazê-lo em São Paulo. Muito obrigado!

    • gatto Post author

      Gustavo, como vai?
      O que você precisaria ter feito era a INSCRIÇÃO em São Paulo e não a troca de endereço. Troca de endereço se faz só quando se altera endereço dentro de uma mesma jurisdição consular.

      De todo modo, antigamente, o procedimento era praticamente o mesmo tanto para troca de endereço quanto para inscrição, no consulado de São Paulo. Então, creio que tenham prosseguido da forma correta.

      Acho que o melhor a fazer neste caso é entrar em contato com o consulado de São Paulo, através do e-mail: sanpaolo.anagrafe1@esteri.it e escrever algo do tipo: “gentile signore, ScrivoLa per sapere se la mia situazione AIRE risulta aggiornata o se dovrei fare qualche modifica. I miei dati sono: (colocar seus dados completos, como nome completo, data de nascimento, nome dos pais, endereço e estado civil. Cordiali saluti”. Geralmente respondem rápido para estas solicitações.

      Caso não respondam, sugiro ir ao consulado pessoalmente para verificar, uma vez que o processo já deveria ter sido finalizado.
      Por gentileza, volte aqui para relatar a conclusão do seu caso, para que possamos acompanhar! Fico curioso! rsrs
      Conte conosco!
      Gatto

      • Gustavo Saggese

        Olá, pessoal. Tudo bem? Primeiramente, muitíssimo obrigado pelo retorno!!!

        Escrevi ao consulado como recomendado e recebi a seguinte resposta:

        “Gentile Signore,

        si informa che in questi schedari consolari lei risulta di stato civile celibe e residente all’ indirizzo (meu endereço atual)”

        Posso entender que fui cadastrado?? A única coisa que estranhei foi não me retornarem no prazo de 180 dias. Vasculhei todos os meus e-mails e de fato nada chegou. Mas o endereço que consta na resposta é o endereço que mandei para me registrar (meu atual). Será que posso agendar minha renovação de passaporte em SP com segurança?

        Muito obrigado mais uma vez! Tenho acompanhado e super recomendado o site de vocês 🙂

        • gatto Post author

          Gustavo, como vai?
          Que bom que lhe responderam rapidamente!
          Se você for solteiro, significa que as suas informações estão todas corretas e atualizadas no sistema do consulado. Portanto, você pode SIM agendar seu passaporte.
          Infelizmente, não é raro ver que o consulado não atualiza os requerentes sobre a conclusão AIRE.
          Conte sempre conosco!
          Gatto

          • Gustavo Saggese

            Gatto, muito obrigado mais uma vez! Sim, todas as informações correspondem aos meus dados atuais 🙂

            Tenho só uma última dúvida, caso seja possível esclarecer: para me inscrever no sistema, o que coloco em “Comune di residenza”? Rio ou São Paulo? Já baixei o formulário e a mesma dúvida se repete em “Comune A.I.R.E. (Cidade na Itália de inscrição)”. Neste segundo caso, fiquei na dúvida entre Rio, São Paulo ou a cidade onde sou registrado na Itália (Corleto Monforte, SA).

            Obrigado e ótimo final de semana!

          • gatto Post author

            Gustavo,
            Comune de Residencia é onde você mora e onde vai requerer o passaporte.
            O comune AIRE é o italiano. Para você, Corleto Monforte).
            Conte conosco!
            Gatto

          • Gustavo Saggese

            Prezados,

            Hoje recebi meu novo passaporte italiano! Deu tudo certo com o Consulado de SP. Agradeço imensamente a ajuda de vocês.

            Grande abraço!!!

          • gatto Post author

            Conte conosco para o que precisar Gustavo!
            Gatto

  85. Bruno Henrique Zamuner

    Gatto bom dia, em primeiro muito bom o seu conteúdo na Internet, foi esclarecedor. Tenho uma dúvida, pedi a minha atualização de endereço sem o procedimento de cadastro no AIRE, e acabei recebendo hoje uam correspondencia via email informando um ‘Número famiglia AIRE’ e um ‘Número Individuale’, isto significa que está tudo certo? o dcumento é assinado pela oficiala anagrafe. Obrigado

    • gatto Post author

      Olá Bruno, como vai?

      Sim, isto significa que vocês estão inscritos no anagrafe consular. O endereço informado é o atual ou é o velho?
      É possível que ainda recebam uma carta do comune italiano.

      Gatto

  86. Olá Gatto

    Em maio deste ano fui convocada pelo consulado de Curitiba e levei todos os documentos. A minha dúvida é: Depois de ser reconhecida como cidadã italiana, qual será o próximo passo? Fazer meu registro no AIRE (ou nesse caso é automático o registro)? E depois agendar a emissão do passaporte? Estou programando minha mudança pra Itália até abril de 2018, espero que tudo se resolva até lá.
    Um abraço
    Vanessa

    • gatto Post author

      Boa tarde Vanessa,

      Fazendo o processo através de um consulado, você será automaticamente registrada no AIRE, quando o processo acabar.
      Portanto, não é necessário pedir nenhuma inscrição AIRE (a não ser, obviamente, se você mudou de endereço).

      Depois de reconhecida, então, basta agendar o passaporte. Creio que dará tempo sim, sem dúvidas.
      Gatto

  87. Marina Pini

    Oi, tudo bem?

    Recentemente me mudei para o Reino Unido e preciso fazer o AIRE para poder renovar o passaporte aqui. Uma das primeiras perguntas é em que Comune eu sou registrada e eu não faço idea.
    Minha cidadania foi tirada em 97, se não me engano, quando tinha 4 anos. Meu pai disse que não possue nenhum documento adicional além do passaporte. Alguma ideia de como eu posso descobrir a minha Comune para poder me registrar?

    • gatto Post author

      Marina, provavelmente em Roma.
      No entanto, pergunte ao consulado que realizou o seu processo. Deve-se perguntar para qual comune foram enviados os certificados a serem transcritos. Lá é o seu comune AIRE.
      Gatto

  88. Andreina Esposito

    Bom dia. Tenho dupla cidadania, em 1992 me casei aqui no Brasil e fui para Florença, o consulado em São Paulo na época encaminhou minha certidão de casamento para Florença. Retornei ao Brasil e em 1999 nasceu meu filho em São Paulo -SP e em 2008 me divorciei, atualmente resido em novo endereço no interior de São Paulo e tenho uma certidão de união estável. Preciso fazer todas essas alterações cadastrais. Me informei no sub consulado de Ribeirão Preto, e me pediram para fazer toda a alteração pela internet, inclusive para pedir a cidadania do meu filho com 18 anos completos . Sinceramente não sei por onde começar. Poderiam me instruir? Obrigada, Andreina Esposito

    • gatto Post author

      Andreina,
      O consulado lhe informou de forma erronea. Não é possível incluir seu filho nem alterar o estado civil de forma online, já que é necessário enviar as certidões traduzidas e apostiladas ao consulado.

      Seu divórcio foi feito de maneira judicial ou admiistrativa (cartório)? Pergunto, pois muda-se o procedimento.
      Aguardo esta informação para lhe orientar de maneira exata sobre tudo.
      Gatto

  89. Ernesto Toccafondo

    Boa Tarde: Meu pai nasceu no Brasil em 1910. O pai dele, meu avô, nasceu na Italia. Meu pai foi à Italia em 1930 e lá prestou serviço militar; eu tenho o Certificado original do exercito italiano. Meu pai voltou ao Brasil após cumprir o serviço militar, em 1932. Ele está inscrito na Lista di Leva, classe de 1911. A cidade de origem é San Severino Marche. Meu pai, tendo servido ao exercito italiano, tornou-se italiano ? Como posso saber se está inscrito no Anagrafe do comune em San Severino ? Como posso saber se ele, meu pai, ao voltar da Italiana preencheu o AIRE? Considerando o tempo passado, quase cem anos, e tendo meu pai já falecido ha 50 anos, gostaria de obter dupla cidadania, e hoje estou com 75 anos de idade. Com Anagrafe ou AIRE de meu pai eu não teria que entrar em fila de espera, mas o Consulado italiano em Belo Horizonte não respon de minhas perguntas e me remete ao site Perguntas e Respostas Frequentes. Ora, meu caso é sem precedentes, até à simples leitura do texto acima. Voce poderia me orientar como devo proceder? Muito obrigado. Ernesto Toccafondo.

    • gatto Post author

      Ernesto, como vai?
      Seu pai CERTAMENTE era italiano. Veja que é impossível que um estrangeiro sirva o exército de um país. Para isso é necessário ser cidadão daquele país!

      Agora, saber se ele se inscreveu no AIRE é outra coisa.
      Existem dois caminhos para isso:
      1) Perguntar ao consulado;
      2) Perguntar ao comune;

      Se você falar italiano, creio que seja uma boa ideia ligar diretamente no comune e verificar a situação. Escrever um e-mail é uma segunda opção (talvez mais demorada e menos eficiente).

      Se não, sugiro que vá pessoalmente ao consulado buscar esta informação. Por e-mail, infelizmente, é muito precário o atendimento.

      Outra observação: vc tem certeza que seu pai não te registrou como italiano? Às vezes, ele foi pró ativo e te registrou (imagina, que beleza?).

      Se possível, relate aqui o desfecho depois de descobri-lo. Estou curioso!
      Um abraço,
      Gatto

  90. simone

    Olá! Fiz a minha inscrição no AIRE (minha, do cônjuge e 1 filha) tudo ao mesmo tempo. Porém não foi possível anexar os documentos do meu marido e filha. Não dava mais espaço. Posso rever a situação e tentar mandar o restante, mesmo já tendo um protocolo de recebimento?

    • gatto Post author

      Simone, o seu marido é cidadão italiano?
      Quais documentos você quer anexar?
      Gatto

    • simone

      Obrigada pelo retorno. Penso que seja necessário anexar a certidão de nascita e o comprovante de cidadania. Sim, meu marido tb obteve a cidadania por parte da família dele.

      • gatto Post author

        Em São Paulo, não é necessário, como já explicado. Inclusive, não há nem espaço para isso…
        Em se tratando de duas pessoas maiores de 18 anos, também não é possível fazer o AIRE seu e do seu marido juntos. Obrigatoriamente, dois processos separados.
        Gatto

  91. patricia rodrigues zampier fontes

    boa tarde,
    fiz minha cidadania na Itália e agora preciso transmitir para meus filhos e marido, para meus filhos é só pedir alteração do AIRE? como faço para transmitir para meu marido? obrigada desde já.

  92. Viviane Felix

    Boa tarde,
    Meu marido já adquiriu a cidadania italiana. Tem alguma forma de verificar qual o endereço que fora registrado no AIRE, e também se o estado civil dele está como “casado”?À época da entrada no processo, ele era solteiro, quando finalmente adquiriu a cidadania, já estava casado comigo. Também precisamos atualizar o nascimento de nosso filho no AIRE. A certidão de nascimento que enviaremos à Embaixada aqui em Brasília, precisa ser traduzida? Desde já muitíssimo obrigada.

    • gatto Post author

      Viviane, boa tarde. Obrigado pela contribuição em nosso blog!

      Pergunte ao seu marido se ele apresentou a certidão de casamento, quando se apresentou ao consulado para entregar os documentos. Caso ele tenha apresentado, certamente a mesma terá sido transcrita e o estado civil estará atualizado. Caso contrário, ele ainda será solteiro e deverá apresentar a situação.

      Para registrar o seu filho, é necessário emitir uma certidão de nascimento em inteiro teor, traduzida e apostilada.

      Sugiro que vá pessoalmente à embaixada para verificar a real situação e, então, agir. Desta maneira, evitarão perda de tempo!
      Um abraço e conte sempre conosco!
      Gatto

  93. Fabio

    Bom dia, Gatto,
    Estou me registrando no AIRE seguindo seu video passo-a-passo, mas fiquei com algumas dúvidas que, quem sabe, você possa me esclarecer.
    Fiz todo o processo de obtenção da cidadania no Consulado de São Paulo em 1989. Meu avô era de Pisa e foi por isso que consegui.
    Abaixo estão alguns campos das telas de registro sobre os quais tenho alguma dúvida do que preencher.
    Dati anagrafici
    Comune italiano di trascrizione atto di nascita – (Preencho San Paolo, Pisa ou deixo em branco?)
    Comune d’iscrizione elettorale – (Preencho San Paolo, Pisa ou deixo em branco?)

    Comune italiano di ultima residenza
    Località – (Nunca morei na Itália, e este campo é de preenchimento obrigatório. O que devo escolher, já que só há cidades italianas na lista?)

    Circoscrizione consolare
    Data di arrivo nella circo.ne consolare – (Não cheguei da Itália, nem morei, e meu processo foi feito aqui em San Paolo. Que data escolho, já que é um campo obrigatório?)
    Nazione di provenienza – (Mesmo problema da anterior. Escolho Brasil, Italia ou deixo em branco?)
    Luogo di provenienza – (Mesmo problema da anterior. Escolho San Paolo, Pisa ou deixo em branco?)

    Obrigado pela ajuda de sempre.

    • Fabio

      Gatto,
      apenas para deixar clara minha postagem acima: eu já tenho a cidadania italiana e estou requerendo a emissão de um novo passaporte, mas preciso me cadastrar novamente no AIRE pois meu cadastro original foi perdido/apagado em alguma atualização/digitalização do sistema.

      Abs.

    • gatto Post author

      Fábio,

      Antes de mais nada, devo lhe sugerir entrar em contato com o consulado para verificar o que de fato aconteceu. Simplesmente aceitar que eles “perderam” o seu registro não é uma boa opção e poderá lhe trazer dor de cabeça inútil. De toda forma, seguem respostas:

      Comune italiano di trascrizione atto di nascita: aqui deve-se colocar o local de transcrição da sua certidão de nascimento. Será Roma ou Pisa, dependendo de quando você tenha feito o seu reconhecimento. Você se lembra onde foi registrado o seu nascimento? Creio que tenha sido Pisa. Veja com o seu irmão, talvez ele saiba;

      Comune d’iscrizione elettorale: Mesma resposta anterior;

      Comune italiano di ultima residenza: Se não der para deixar em branco, coloque Pisa e tente deixar uma observação nos campos em que isso seja possível. Eles não permitem, pois a inscrição AIRE é automática para quem faz o processo via consulado e, portanto, não há sentido se inscrever “novamente”.

      Data di arrivo nella circo.ne consolare – (Não cheguei da Itália, nem morei, e meu processo foi feito aqui em San Paolo. Que data escolho, já que é um campo obrigatório?): idem resposta anterior;

      Nazione di provenienza – (Mesmo problema da anterior. Escolho Brasil, Italia ou deixo em branco?)
      Luogo di provenienza – (Mesmo problema da anterior. Escolho San Paolo, Pisa ou deixo em branco?)

      Idem respostas anteriores.

      Um abraço,
      Gatto

  94. Márcio

    Boa tarde Gatto, tudo bem?
    Parabéns pelo poste e pelo video explicativo!
    O meu caso para transferir o A.I.R.E, possuo somente a transcrição de minha certidão de nascimento e casamento emitido na Itália.
    Irei precisar dar entrada anexando a transcrição também ou não?
    Retornei ao Brasil no ultimo dia 15 de agosto (carimbo no passaporte brasileiro). Qual prazo que tenho para transferir o A.I.R.E?
    Obrigado!!

    • gatto Post author

      Márcio, como vai?

      Não é necessário anexar as certidões, pois o consulado pedirá confirmação ao comune de qualquer maneira.
      O prazo para inscrição é de 90 dias, a partir do momento em que você mudou definitivamente ao Brasil.
      Um abraço,
      Gatto

  95. Luís Felipe Gomes

    Gatto, bom dia!

    Parabéns pelo conteúdo do site, realmente é muito esclarecedor.
    Tenho algumas dúvidas.
    1) Requeri minha cidadania em 2010, autorizado pela Lei 379/2000, fui até o consulado em São Paulo assinar a documentação e até hoje não obtive resposta. Existe alguma forma de descobrir o andamento do meu processo na comissão em Roma?

    2) Caso seja deferido meu pedido, estarei cadastrado na A.I.R.E. automaticamente, sendo necessária apenas a atualização do endereço e estado civil (casamento), enviando o formulário e as nova certidão de casamento em inteiro teor traduzida e apostilada?

    3) Minha prima e meu primo, irmãos, tiveram o pedido deles deferido (entraram bem antes que eu, mas temos o mesmo ascendente). Já recebem na casa deles correspondências e etc., mas ainda não informaram o casamento e o nascimento dos filhos. Estamos providenciando as traduções das certidões e vamos enviar seguindo as instruções do site do consulado. Minha dúvida é: podemos informar em um mesmo requerimento o casamento e o nascimento dos filhos ou tem que ser um formulário por ato?

    Desde já agradeço!

    Um abraço

    • gatto Post author

      Olá Luis, como vai? Obrigado pela sua contribuição em nosso blog!

      1) Por favor, esclareça se vc entrou com o pedido junto ao consulado em 2010 ou se foi convocado para apresentar a documentação nesta data. Para entrar com o pedido junto ao consulado, primeiro vc envia uma carta com A/R, pedindo o reconhecimento, entra na fila e depois é chamado para apresentar a documentação (cerca de 10 anos depois, mais ou menos). Não ficou claro o que vc fez em 2010. Se vc apresentou o pedido em 2010, certamente ainda não foi concluído, pois o consulado de São Paulo está chamando as pessoas que apresentaram requerimento em 2006, neste momento.

      Se vc apresentou os documentos em 2010 (ou seja, foi convocado pelo consulado nesta data), então certamente sua cidadania já foi concluída. Sugiro entrar em contato diretamente com o consulado (indo pessoalmente lá é a melhor opção), para verificar se houve algum problema! Nesta altura, vc já deveria estar recebendo as comunicações consulares, como cédulas de votação, por exemplo (a não ser, é claro, que tenha trocado de endereço sem informa-los);

      2) Se vc ainda não apresentou os documentos, deverá apresentar tudo no dia da convocação e seu estado civil estará atualizado automaticamente. Estará devidamente cadastrado no AIRE, também. Se você apresentou os documentos em 2010, está cadastrado no AIRE e precisará apenas atualizar seu estado civil, mandando as certidÕes traduzidas, junto com o formulário disponível neste link: http://gattocidadania.com/consulado-sao-paulo/ ;

      3) Sim, pode informar no mesmo formulário, tanto o nascimento dos filhos quanto o casamento. Basta indicar as duas opções no formulário;

      Um abraço e conte sempre conosco!
      Gatto

      • Luis Felipe Gomes

        Gatto, boa tarde!

        Obrigado pela sua resposta.

        Desculpe vê-la depois de muito tempo.

        Então, em 2010 eu entreguei os documentos e assinei uma folhona com um carimbão.
        Então aguardo a resposta desde então. O endereço é da casa dos meus pais, eles ainda moram lá. Vários parentes fizeram no mesmo dia, mas nada ainda de resposta.

        Minha dúvida é se há alguma forma de consultar esse processo na Itália para ver o que aconteceu. Espero que tenha dado tudo certo.

        Abs. e novamente obrigado!

        • gatto Post author

          Luis Felipe,

          Se você entregou os documentos em 2010 significa que solicitou a cidadania italiana neste momento.
          Certamente o processo já foi deferido e é possível sim consulta-lo seja em Roma como no consulado.
          Neste momento, creio que seja melhor você consultar junto ao consulado. Escreva um e-mail para sanpaolo.anagrafe1@esteri.it explicando a situação e descreva todos os seus dados pessoais (nome, sobrenome, endereço, data de nascimento, estado civil, etc).

          Peça para eles confirmarem a situação.
          Como lhe disse, certamente já doi finalizado, pois o prazo para conclusão de um processo de cidadania é 730 dias.
          Quando tiver uma resposta nos atualize!!!! Um grande abraço,
          Gatto

  96. Mariana Pentagna

    Olá Thiago, bom.
    Primeiro, parabéns pelos vídeos e pelo site.
    Já tenho a cidadania italiana, requerida e deferida no Rio de Janeiro no começo dos anos 2000.
    Meu passaporte está vencido e sei que não posso mais renová-lo e sim, tirar outro.
    Ao assistir um de seus vídeos observei que tenho que me inscrever no Consulado de São Paulo, já que agora moro aqui. Acho que tenho que me inscrever no AIRE com meu novo endereço.
    Conforme vi no seu site, fiz o meu registro no site do Consulado de São Paulo e agora já tenho login e senha.
    Mas estou tendo dúvidas quando vou fazer a inscrição AIRE. Tenho uma parte que diz: “Comune italiano di ultima residenza”. Nunca morei na Itália e minha cidadania – e de minha família – foi toda feita aqui no Brasil (Rio de Janeiro). Abaixo disso, tem outra parte que pede “Circoscrizone consolare – Anno di prima emigrazione, Data di arrivo nella circo.ne consolare, Nazione di provenienza, Luogo di provenienza”. Não sei o que preencher nestas partes.
    Ficaria muito grata se pudesse me ajudar,
    Abç.

  97. Minha irmã já fez o cadastro no AIRE, mas consta esta mensagem de erro. Somente informando, ela só tem uma filha de 19 anos que mora com ela. Como proceder?
    “manca dichiarazione senza figli magiore”
    Obrigada, Ana Paula

  98. Thiago

    Olá, boa noite!

    Minha mãe teve a cidadania italiana reconhecida há aproximadamente 15 anos, quando eu ainda era menor de idade, e desde então não mudamos de endereço. Por ser filho, acabei também tendo a cidadania reconhecida, mas nunca tirei o passaporte italiano. Gostaria de saber se preciso fazer essa inscrição no AIRE para poder dar entrada no pedido do passaporte.

    Obs.: Recebo periodicamente correspondências gerais e sobre eleições da cidade italiana onde foi feita a inscrição da minha mãe. Acredito, portanto, que meus dados já devam constar no consulado, correto?

    Obrigado desde já pela atenção!
    Thiago

    • gatto Post author

      Boa tarde Thiago, como vai? Obrigado pelo contato!

      Pelo que você informou, devo informar que teoricamente sua situação AIRE já está ok. Digo teoricamente, pois verificamos algumas vezes que em casos semelhantes, o cidadão italiano teve que atualizar as suas informações da mesma maneira…

      Aconselho que você vá até o consulado ou escreva para: sanpaolo.anagrafe1@esteri.it, perguntando se a sua situação está ok para emissão do passaporte. No e-mail, informe todos os seus dados (nome completo, endereço, estado civil).

      É melhor do que simplesmente agendar, aguardar a chegada da data e correr o risco de perder tempo.
      Se possível, relate a solução do seu caso em nosso blog, para ajudar demais leitores.
      Abraços,
      Gatto

      • Thiago

        Muito obrigado pela atenção, Gatto! Já enviei o email com as informações e assim que obtiver qualquer resposta, volto aqui para relatar!

        Um abraço!

        • gatto Post author

          Boa sorte Thiago, aguardamos o seu relato para continuarmos ajudando a todos!
          Conte sempre conosco!
          Gatto

          • Thiago

            Após enviar meus dados e perguntar se minha situação está ok para emissão do passaporte , recebi a seguinte resposta do Consulado:

            “Gentile Signore,

            si informa che il suo indirizzo in questi schedari consolari risulta aggiornato.

            Distinti saluti
            Ufficio Anagrafe”

            Eles não mencionaram nada em relação ao passaporte, mas se meus dados estão atualizados, significa que posso dar entrada no pedido de emissão, certo?

            Obrigado mais uma vez pela presteza e atenção!

            Thiago

          • gatto Post author

            Thiago,
            Também entendo desta forma! Vai tranquilo que vai dar tudo certo.
            Espero ouvir de você em breve, já com o passaporte em mãos =).
            Gatto

          • Thiago

            Olá Gatto, bom dia!

            Minha entrevista no consulado foi ontem e meus dados estavam corretos e atualizados. Tudo correu bem!

            Agora é só ficar no aguardo do passaporte pelo correio!

            Mais uma vez, obrigado pela ajuda!!

            Um abraço,
            Thiago

          • gatto Post author

            Que ótimo Thiago!
            Obrigado por relatar.
            Um abraço e boa sorte nos próximos passos =).
            Abs
            Gatto

          • Thiago

            Finalmente, um mês exato após a entrevista no Consulado, o passaporte chegou em casa!! 😀

            Deu tudo certo e, de fato, não precisei atualizar o AIRE, pois o processo de reconhecimento foi feito no próprio consulado, mesmo que há mais de 15 anos.

            Obrigado, abraço!
            Thiago

          • gatto Post author

            Que ótima notícia, Thiago!
            Um abraço,
            Gatto

  99. Fabio

    Olá, Gatto,
    Tenho cidadania desde 1989 (tirada no consulado em São Paulo) e estou tirando o segundo passaporte, mas parece que preciso me inscrever no AIRE, antes. O que posso usar como comprovante de identidade? Tenho passaporte italiano e brasileiro, mas os dois estão vencidos. Posso usar assim mesmo? Tenho RG, mas ele não tem data de vencimento (que é pedido no registro AIRE). Posso usar e deixar o vencimento em branco? Também tenho CNH, válida e com data de vencimento. Qual a melhor opção? Obrigado.

    • gatto Post author

      Fabio,

      Se você fez o processo inteiro pelo consulado italiano de São Paulo, certamente você já foi inscrito no AIRE, através deste mesmo consulado. Você deve atualiza-lo, apenas caso tenha mudado o seu estado civil, endereço ou caso tenha tido filhos neste período.

      Como identidade, você pode usar seu passaporte italiano mesmo que vencido, assim como seu passaporte brasileiro (melhor opção).
      Se possível, relate a solução do seu caso em nosso blog, para ajudar demais leitores.
      Conte conosco!
      Gatto

      • Fabio

        Gatto,

        Obrigado pela rápida resposta, algo raro em outros sites.

        Fiz, sim, o processo inteiro pelo consulado. Também achei que estivesse inscrito e como nada se alterou desde lá (end., estado civil, filhos, etc) não atualizei nada e agendei direto pelo Prenota OnLine. Estive lá ontem, mas perdi meu tempo: na hora do atendimento fui informado que NÂO estou cadastrado. Algo deve ter ocorrido e meu cadastro se perdeu. Vou ter que me cadastrar novamente.
        Com relação ao comprovante de identidade, acho que posso escanear e anexar qualquer um dos passaportes no final do processo junto com os outros documentos solicitados, mas não posso usá-los no início do cadastro, que na segunda tela pede:
        “Inserire i dati di un proprio documento di riconoscimento in corso di validità”
        Nesta tela, o ano mais antigo aceito no campo Data rilascio para o documento é 2007, e no campo Data scadenza o ano mínimo de vencimento é 2017. Meus dois passaportes estão fora dessas datas. Meu novo passaporte brasileiro está sendo emitido, mas a entrega vai demorar mais uns trinta dias por causa daquele problema de emissão que todos sabemos. Será que vou ter que aguardar por ele?
        Abs,

  100. Ana Paula

    Esta mensagem coloquei também como resposta a um comentário de vocês, desta forma ignorem a segunda inserção:
    Fiz a solicitação da minha cidadania via advogado na Itália, já recebi o documento e já me cadastrei no AIRE. Três dúvidas sobre isso: 1) sem querer no nome de solteira da minha mãe eu coloquei o nome de casada (mantido até hoje). O processo já está em “processamento” segundo o site. Devo alterar? Se sim, como? 2) Tem-se uma previsão de quanto tempo demora para finalizarem o processo no AIRE e 3) depois disso como devo proceder? Quais são os próximos passos? Muito obrigada.

    • gatto Post author

      Olá Ana Paula, como vai?
      Seguem, finalmente, as suas respostas:
      1) Sugiro que você aguarde a inscrição desta maneira, para evitar confusões. Caso o consulado peça a alteração, faça. Caso contrário, emita o seu passaporte e depois peça a alteração, contatando o consulado. Creio que esta forma lhe economizará tempo e evitará dor de cabeça com informações atravessadas e perdidas no meio do caminho;
      2) Em São Paulo, o prazo tem sido de cerca de 30 a 60 dias, mais ou menos. Depende sempre do comune enviar as informações ao consulado;
      3) Depois disso, você está regular com seus deveres de cidadã italiana. Caso queira, pode agendar o passaporte, através do site: https://prenotaonline.esteri.it/login.aspx?cidsede=100001&returnUrl=/ (consulado de São Paulo).
      Conte conosco!
      Gatto

  101. Antonio

    Ola Bom Dia,
    Moro em londres desde 2010 e esqueci de mudar minha aire que esta ainda no brasil para o consulado de Londres.
    Vc acha que terei algum problema em mudar minha Aire, pois meu passaporte vencera agora no final de 2017, e estive vendo no site do consulado de londres que terei de ter minha aire aqui para eu poder renovar o passaporte.
    Vc acha que devo dizer que moro em londres desde 2010?
    Desde ja agradeco.

    • gatto Post author

      Antonio,

      Diga sempre a verdade! Mesmo que o prazo para inscrição AIRE já tenha vencido, você não tem motivos para declarar falso (isso sim poderia lhe criar problemas!).
      Informe a data correta de chegada na jurisdição consular e aguarde o período necessário para inscrição (em Londres, cerca de 5 a 6 meses).
      Conte conosco!
      Gatto

  102. Erica

    Olá, boa noite.

    Tenho uma dúvida em relação ao AIRE, se puder me ajudar serei grata! Fiz o processo de reconhecimento de cidadania na Itália, voltei pro Brasil por conta de muitos problemas, com a intenção de voltar pra Europa. Por isso não atualizei o AIRE. Acontece que 1 ano se passou, vou voltar pra Europa, mas só ano que vem, então decidir transferir meu AIRE pra SP. Minha grande dúvida, na hora do preenchimento do site onde está escrito a data de arrivo, se eu colocar a data de 1 ano atrás, terei problemas? Porque sei que deveria ter feito dentro do prazo de 90 dias, mas por conta de muitas coisas acabei não fazendo.
    Muito obrigada desde já e parabéns por sanar tantas dúvidas!

    • gatto Post author

      Erica,
      Diga sempre a verdade. Mesmo que o prazo legal (90 dias já tenha vencido), declarar falso é um problema muito maior!
      Vc não terá problemas, não se preocupe!
      Gatto

  103. Giovanna

    Boa noite! Meu pai é Italiano que reside no Brasil há mais de 50 anos. Ele é permanente aqui, casado com uma brasileira. Ele perdeu TODOS os documentos dele, RNE, passaporte e etc, que já estavam vencidos. Para fazer uma segunda via da RNE, a Polícia Federal exige uma Inscrição Consular ou a segunda via do Passaporte. Essa Inscrição Consular seria o AIRE? Ele é catarinense e o Consulado que lida com essa região é o de Curitiba… Tem que fazer um agendamento pra conseguir tirar essa tal Inscrição Consular?

    • gatto Post author

      Giovana,
      Não é necessário agendar nada para se inscrever no AIRE.
      Se ele já foi inscrito, basta comparecer ao consulado para pedir um certificado anagrafico.
      Caso contrário, deve se inscrever e depois pedir o certificado.
      Conte conosco!
      Gatto

  104. José Lucio Munhoz

    Olá, Gatto.
    Antes de tudo parabéns pelo site!
    Eu sou Brasileiro e sempre residi no Brasil, estando em Blumenau desde 2011. Obtive o reconhecimento de minha cidadania (e de minha esposa) por decisão Judicial em um Tribunal de Roma e a sentença foi recentemente registrada perante a Comune italiana, que expediu em Fevereiro/17 a Certidão de Nascimento Italiana (minha e de minha esposa). Na sentença não constou minhas filhas menores, que serão registradas agora diretamente no Consulado.
    Estou com algumas dúvidas em relação ao AIRE (a ser apresentado pela primeira vez em Curitiba):
    1) Basta um cadastro para eu e minha esposa ou cada qual terá de preencher um?
    2) Devo preencher em italiano ou pode ser em português ?
    3) Quando pede a data em que chegou na circunscrição do Consulado, o que digo?
    Desde já o meu muito obrigado!
    Lucio

    • gatto Post author

      Olá Lúcio, como vai?

      Vamos às suas respostas:
      1) Cada cidadão italiano maior de 18 anos deve fazer a sua própria inscrição AIRE, individualmente. Portanto, uma para cada um de vocês, ok?
      2) Apesar de eu achar mais legal preencher em italiano (sou muito a favor de que os cidadãos italianos aprendam o mínimo da língua e cultura italianas), você pode preencher em português sem problemas;
      3) Coloque a data que você chegou na jurisdição de Curitiba. Não precisa ser exatamente, caso você não lembre;

      Um abraço e se precisar, conte sempre conosco!
      Gatto

  105. Ana Paula

    Nao recebo retorno da minha mensagem enviada anteriormente, mas fico recebendo e-mails que parecem vírus. O que acontece?

    • gatto Post author

      Ana Paula,

      Infelizmente nosso site está sendo bombardeado por SPAM. Hoje mesmo instalamos uma nova ferramenta que deverá acabar (ou diminuir substancialmente) a presença dos comentários SPAM. Lamento pelo inconveniente. A resposta para a sua dúvida será enviada em breve.
      Um abraço e conte sempre conosco!
      Gatto

      • Ana Paula

        Parece que minha dúvida anterior não foi respondida e sumiu. Vocês conseguem localizar ou devo enviar de novo? Acho que mandei +- dia 25 de julho. Obrigada.

        • gatto Post author

          Ana Paula, poderia reenviar? De fato, procurei muito a sua pergunta, depois do relato do seu problema, mas não a encontro por nada.
          Obrigado,
          Gatto

  106. Iracema Zampirolli

    Boa tarde, meu marido já tem o AIRE, o processo foi feito junto com meu sogro e alguns familiares no Consulado Italiano em Vitória-ES, mas como moramos em São Paulo o passaporte dele tem que ser feito pelo Consulado daqui, neste caso ele pode agendar direto a emissão de passaporte ou precisa fazer alguma atualização por causa do início do processo ter sido feito em Vitória.
    Obrigada

    • gatto Post author

      Iracema,

      Antes de agendar o passaporte junto ao consulado italiano de São Paulo, é necessário que ele tenha cadastro neste consulado. Portanto, é necessário atualiza-lo e depois de receber a confirmação de tal atualização, pedir o passaporte.
      Conte conosco!
      Gatto

  107. Stephany

    Boa tarde,

    Tive a cidadania italiana reconhecida pelo consulado da Itália no Rio de Janeiro em Março e logo após te-la reconhecida, me mudei para Madrid, onde estou fazendo um mestrado e vivendo legalmente com o visto de estudante no passaporte brasileiro.
    Logo que cheguei em Madrid, solicitei a alteração no AIRE para que pudesse ser atendida pelo consulado aqui na cidade, pois pretendo tirar o passaporte italiano o quanto antes. Porém agora estou cheia de dúvidas pois não tenho nenhum documento de fato que comprove a minha cidadania, apenas um papel do consulado do Rio dizendo que meus documentos foram para a Comune de Valdobbiadene para a transcrição.
    Há algumas semanas recebi um email do consulado da Itália em Madrid dizendo que estavam encaminhando o meu pedido de alteração no AIRE para a mesma Comune, porém não sei se eles irão me informar quando tudo estiver ok ou se já devo considerar que está tudo ok.
    Lendo na internet também achei algumas pessoas dizendo que devo solicitar o Certificado de Nascita para a Comune de Valdobbiadene, que serve como uma comprovação do reconhecimento da minha cidadania, mas não sei como fazer isto. Como devo proceder? Realmente não sei em qual informação confiar.

    • gatto Post author

      Stephany,

      De fato, você pode pedir a sua certidão de nascimento, como comprovante de sua cidadania.
      Além disso, você poderia pedir um “certificato di cittadinanza”, para o seu comune. Mas para isso, você precisaria estar inscrita no AIRE.
      O próprio consulado também poderia lhe dar um certificado de cidadania, em Madrid.
      Quanto ao contato do consulado para saber se está pronto, é difícil responder. Cada consulado possui uma maneira de comunicar os requerentes.
      De todo modo, o correto seria que eles entrassem em contato com você, para esta informação. Sugiro que aguarde o prazo e, em caso não tenha recebido alguma resposta, entre em contato com o consulado.
      Gatto

  108. Renato

    Olá,

    Não estou encontrando o caminho para mudança do AIRE em Brasilia. o de São Paulo, por exemplo há até o link e o “passo a passo”, mas em Brasilia está escrito o que deve fazer, mas não “como” fazer.

    Por gentileza, poderia me ajudar?

  109. Rafael

    Olá Gatto,

    Tenho algumas dúvidas sobre o preenchimento do AIRE no novo sistema do consulado:
    1) No item “Comune italiano di transcrizione atto di nascita” você diz no vídeo que é o local onde a pessoa fez a cidadania. Minha cidadania foi toda feita pela vice-consulado de Vitória-ES. Porém sei que minha comuna é Canda. Devo preencher com o nome da minha comuna assim mesmo?
    2) Mesma pergunta de cima para o campo “Comune italiano di ultima residenza”. Apesar de nunca ter morado na Itália, preencho com Canda?
    3) Mais uma vez, no campo “Data di arrivo nella circo…” como não fiz a cidadania na Itália, qual data coloco?
    4) Nunca preenchi esse AIRE e no site do consulado aparece a opção de primeira inscrição ou de atualização. Qual dos dois eu preencho?

    • gatto Post author

      Rafael,

      Se você fez o processo pelo Brasil, não é necessário se inscrever no AIRE, uma vez que tal inscrição será feita automaticamente, após o reconhecimento;

  110. José Renato

    Boa tarde equipe Gatto,

    Estou com um problema e ninguém consegue ajudar hahaha quem sabe vocês..

    Reconheci a cidadania italiana ano passado e me mudei para Dublin onde me inscrevi no AIRE pela primeira vez. Fiz como mandou o protocolo: cadastrei meu email, comprovantes todos ok e o registro foi concluído com sucesso.

    Agora estou de volta para sao paulo e nao consigo achar um jeito de mudar o meu AIRE pra cá! Entro no site do consulado e eles me jogam para o “servizi consolari online”, mas lá a opção de alterar o endereço não fica disponível para mim, e se tento fazer como a primeira vez, ele acusa que já tenho meu registro no AIRE concluido, ou seja, não consigo alterar o endereço ou o consulado ou criar um novo registro inicial… :/

    Sabe a solução do mistério? hahaha

    Obrigado!

    • gatto Post author

      José Renato,

      Se inscreva no servizi consolari com um outro e-mail (não com o mesmo e-mail que você se inscreveu em Dublin).
      Assim, você conseguirá fazer a 1a inscrição AIRE em São Paulo.

      Depois, é só seguir o passo a passo demonstrado por vídeo, em nosso site.
      Conte conosco!
      Gatto

      • José Renato

        Obrigado pela resposta Equipe Gatto!

        Eu pensei nisso também mas não sabia se isso era correto ou nao. No caso eles não negam o pedido quando cruzarem as informações e verem que meus dados do passaporte e id italiana já estão cadastrados com outro email?

        • gatto Post author

          Na verdade, isto é um erro de sistema deles.
          Imagina um cidadão que muda de país (como é o seu caso), ele precisa se registrar em outro consulado.
          Não há mal nenhum em trocar de país. Aliás, é seu dever informar os diversos consulados, sempre que for residente em um país diferente da Itália.
          Gatto

    • Paula

      Bom dia Gatto,
      Gostaria de um esclarecimento. Minha cidadania foi reconhecida pelo Consulado de SP mas na época eu morava no RJ. Atualizei meu endereço para o endereço do RJ, contudo ano passado voltei para o MS (jurisdição do Consulado de SP) e acabei de enviar o formulário e as cópias para atualização do endereço aqui no MS para o Consulado de SP. A minha dúvida é, eu preciso atualizar o meu estado civil para casada e o nascimento do meu filho. Eu já fiz todo o processo de tradução e apostila de todas as certidões em inteiro teor (casamento e nascimento do meu filho) enquanto eu morava no RJ. Eu posso mandá-las para o Consulado de SP sem problemas? Eles vão aceitar ou terei problema pq não mandei para Brasilia e fiz tudo no RJ?
      Obrigada!

      • gatto Post author

        Paula,
        Você não só pode, mas deve enviar atualizar o seu estado civil.
        Como mora na jurisdição de SP, deve enviar para o consulado de SP. Poderia, inclusive, mandar junto com o formulário de atualização de endereço.
        Um abraço e conte conosco!
        Gatto

        • Paula

          Obrigada Gatto pela resposta!
          Como fico sabendo se deu certo a atualização cadastral? Tem algum lugar que eu possa acessar e saber o andamento disso? Pq entrei no prenota online e lá é só para agendar o passaporte e visto ne.
          Ou terei que esperar um contato deles por email?
          Obrigada

          • gatto Post author

            Paula,
            Basta acompanhar pelo próprio site.
            O consulado também, teoricamente, lhe enviará um e-mail quando a inscrição for efetivada.
            Gatto

  111. Ana

    Oi Gatto, bom dia!
    Minha cidadania foi reconhecida no começo de abril, feita através do consulado de São Paulo mas ainda não tenho nenhum documento ou passaporte italiano (vou tirar somente ano que vem). Como devo proceder com o AIRE?

    Obrigada!

  112. gatto Post author

    Somente entrando em contato com o seu consulado!
    Gatto

  113. DANIEL LOURENCO ZORZAL

    Bom dia!!

    Eu tenho a cidadania italiana e o passaporte, que vence em 2018. Gostaria de renová-lo e comecei a juntar documentos novamente. Percebi que o AIRE mais atualizado que tenho é de 2009, quando morei na Espanha, Lá, eu me registrei no consulado italiano e o AIRE saiu com meu endereço espanhol.
    Voltei para o Brasil em 2011 e não fiz nenhuma atualização. Pelo que li, eu devo “atualizar” minha inscrição AIRE agora em SP (local de residência atual) antes de prosseguir com a solicitação do passaporte.
    É isso mesmo?

    Obrigado pela ajuda

    • gatto Post author

      Exatamente Daniel.
      Você precisa urgentemente transferir sua residência para o Brasil. Siga nossos passos e tudo ficará regular muito rapidamente.
      Um abraço,
      Gatto

  114. Tatiana

    Olá, tanto eu quanto meu marido retornamos recentemente da Itália com nossas cidadanias… para fazer a AIRE, fazemos uma única, em nome do meu marido, ou é necessário fazer uma em nome do meu marido e nossos filhos (menores) e outra somente para mim?

    • gatto Post author

      Tatiana,
      Todo cidadão maior de 18 anos tem o dever de se inscrever no AIRE de forma individual.
      Os filhos menores podem fazer parte de uma declaração ou de outra. Preferivelmente pelo lado que foi reconhecida a cidadania das crianças.
      Conte conosco!
      Gatto

  115. bruna

    OLa, ja tenho cidadania ha anos.
    Casei ha 3 anos e tenho dois filhos.
    atualizei o casamento no AIRE, meu marido ja pode tirar cidadania?
    no AIRE ainda nao esta registrado meus filhos, apos registro eles tbm podem tirar automatico a cidadania?
    vcs fazem este procedimento?

    • gatto Post author

      Bruna,
      O registro dos filhos é exatamente o reconhecimento da cidadania italiana deles. Portanto, assim que registra-los, eles serão italianos!

      Quanto ao seu marido, recomendo que primeiro atualize seu cadastro AIRE, incluindo os filhos. Depois de passada esta etapa, peça a naturalização do seu marido.
      Um abraço,
      Gatto

  116. Louise

    Olá! Para fazer o AIRE então é só online ou precisa ir no consulado presencialmente?

  117. Jaque

    Olá, muito esclarecedor este site, muitas dúvidas já foram sanadas, porém algumas ainda restam como: Ja encaminhei a AIRE para Curitiba, este processo costuma demorar para se obter a resposta?
    O consulado de Curitiba não esta mais agendando passaporte para este ano é possível fazer o agendamento em outro Consulado?

    • gatto Post author

      Infelizmente o consulado de Curitiba não é muito eficiente quanto aos passaportes e AIRE. É necessário ter paciência.
      Não dá para emitir passaporte em um consulado, se você não estiver no AIRE, através deste determinado consulado.
      Gatto

  118. Bruna

    Boa tarde!
    Eu queria saber como faço pra descobrir se o processo de obtenção da minha cidadania foi concluído, tenho 21 anos mas meus pais levaram minha certidão de nascimento ao consulado quando eu ainda era muito pequena, e agora eu descobri que eles não sabem se o processo foi concluído ou não, se eu tenho a cidadania ou não. Como faço?

    • gatto Post author

      Bruna,
      É necessário ir até o consulado ou escrever por e-mail, para que eles possam verificar se você consta como inscrita lá.
      Um abraço,
      Gatto

  119. Gabriela

    Olá, hoje completa 150 dias que dei entrada no Aire no Consulado italiano de São Paulo^e ainda nõ obtive resposta de conclusão da solicitação. Você sabe se realmente está demorando para eles responderem?

    • gatto Post author

      Gabriela,
      É possível que o seu comune esteja demorando para responder ao consulado.
      Relatos recentes de quem seguiu nossas dicas para inscrição estão mostrando que o prazo pra conclusão é de aproximadamente 30 dias em São Paulo.
      Gatto

  120. João Carlos

    Bom dia. Muito boa as explicações.
    Por favor estou tentando me registrar para fazer o Aire e recebo o email mais quando clico no link abre uma pagina dizendo que não foi concluído.
    Sabe me dizer se esta com algum problema?
    Obrigado

  121. Paula

    Olá, tenho a cidadania italiana e no AIRE estou casada e com o registro do meu primeiro filho.
    Me separei, casei novamente e tenho outro filho. Estou com a seguinte dúvida para atualizar o cadastro no AIRE: Tenho que enviar somente o processo do divórcio ou da separação também? Outra dúvida, o meu atual marido tem direito a cidadania italiana? Obrigada!

    • gatto Post author

      Paula,
      Basta o divórcio.
      Sim, seu marido pode pedir a naturalização por casamento, após 3 anos de casamento.
      Leia nossos artigos sobre naturalização para entender mais sobre o assunto.
      Gatto

  122. Daniel

    Olá! O seu site está me auxiliando muito. Sou cidadão italiano e meu passaporte venceu. Moro em Curitiba. Acontece que vou morar na Itália por 6 meses acompanhando minha esposa em um doutorado sanduíche. O consulado de Curitiba não tem mais horários de agendamento para passaportes.
    Minha dúvida é:
    Posso entrar na Itália com meu passaporte Brasileiro e Renovar o Passaporte Italiano lá?

  123. Mauricio

    Olá, boa tarde,
    Já tive o reconhecimento de cidadania em 2001. Entretanto, como nunca solicitei o passaporte italiano, gostaria de saber se tem como saber se estou devidamente cadastrado no AIRE,
    Há como consultar esse cadastro?
    Muito grato pelo apoio.

    Mauricio

  124. Flavia

    Boa Tarde !!!!
    Tenho lido seus comentários e AMO a ajuda prestada a todos…

    Gostaria, se possível, me esclarecer algumas informações:
    Tenho a cidadania a mais de 20 anos, nesse meio tempo mudei de endereço, houve o nascimento de minha filha e eu não fiz a atualização do A.I.R.E. em SP.
    Agora, surgiu a oportunidade de mudança para Dublin. Minha dúvida é a seguinte:

    Eu posso fazer essa atualização e requisição de nossos passaportes no Consulado em Dublin? Pois iremos fixar residência lá.

    Tenho que levar todos documentos traduzidos e apostilados?

    Obrigada !!!

    • gatto Post author

      Olá Flávia, tudo bem?

      Já nos comunicamos pelo chat online, mas vou registrar a reposta, pois pode ajudar outros leitores na mesma situação.

      É possível regularizar-se através de Dublin sim. Os procedimentos são os mesmos, ou seja: alugar um imóvel ou ser hospedado por alguém que lhe de residência e pedir a inscrição AIRE em Dublin. No mesmo momento, leve as certidões a serem transcritas (no seu caso casamento e nascimento da filha) para que sejam transcritas na Itália. Assim, sua filha será italiana reconhecida também.

      No entanto, nós não aconselhamos fazer desta forma. É preferível regularizar-se no Brasil e chegar na Europa já como cidadão italiano. Digo isto, pois chegando na Europa já como cidadão comunitário poderá lhe facilitar muitos caminhos, principalmente no início da sua viagem.

      Boa sorte e conte sempre conosco!
      Gatto

  125. Marcos Baiadori

    Parabens pela pagina de muita ajuda!
    Eu tirei ano passado minha cidadania e recebi hoje um e-mail sobre minha expatriação e inscrição no AIRE.
    Ai que fique preocupado, por que o motivo de inscrição no AIRE foi por expatriação, procurei o significado da palavra e sera que perdi minha cidadania????
    Segue o que esta escrito no documento…
    “comunica che in data 02/05/2017 questo Ufficio ha provveduto all’ìscrizione in AIRE per Espatrio con decorrenza dal
    26/04/2017”

    • gatto Post author

      Marcos, boa tarde.

      Calma!

      A tradução literal do e-mail que você recebeu é: comunicamos que na data de 02.05.2017, este setor providenciou a inscrição AIRE, por expatrio (ou seja, saiu da Pátria, que é a Itália), com decorrência do dia 26.04.2017.

      Você não perdeu sua cidadania italiana. Todas as pessoas inscritas no AIRE são expatriadas, pois vivem fora da pátria italiana.
      Um abraço,
      Gatto

  126. Thais

    Boa tarde!

    Reconheci minha cidadania no consulado italiano do Rio de Janeiro e agora estou morando em Portugal. Para que eu transfira o AIRE do Brasil para Portugal preciso informar algo no consulado do Brasil ou entrar em contato direto com o consulado de Portugal? to super confusa, quanto mais pesquiso mais duvidas surgem.

    Obrigada desde já pela ajuda!

    • Thais

      Tenho uma outra dúvida que esqueci de colocar no comentário.. Em relação a minha certidão de nascimento transcrita, como eu faço para consegui-la? nunca tive acesso. O consulado do Rio deveria ter me mandado ou é normal que não a receba?

      Obrigada.

      • gatto Post author

        Thais,
        O consulado APENAS envia as certidões brasileiras para serem transcritas no comune. Se você quiser uma certidão do seu registro, você precisa entrar em contato diretamente com o comune.

        Gatto

    • gatto Post author

      Thais,

      Ótima pergunta!

      Sempre que você informar o consulado de sua nova jurisdição de residência (no seu caso atual – Portugal), será necessário informar a sua última residência (no seu caso, Brasil).
      Daí, será papel do consulado de Portugal, informar o consulado no Brasil, sobre a sua nova residência. Os consulados farão as devidas baixas/atualizações, não se preocupe com isso!

      Conte conosco!
      Gatto

  127. Gledson Melotti

    Oi, tudo bom? Eu tenho o AIRE. Como devo proceder para obter a cidadania ou passaporte italiano tendo o AIRE?

    • gatto Post author

      Gledson,

      Se você tem AIRE, certamente você já possui cidadania italiana, pois AIRE é um registro que só é possível para cidadãos italianos!

      Para emitir o passaporte, entre no site e agende a emissão através do consulado de sua jurisdição de residência.

      Gatto

  128. Flavio

    Boa Tarde, possuo dupla cidadania ha mais de 20 anos, a cidadania foi feita em São Paulo, porém meu ultimo passaporte foi renovado/emitido no consulado de Los Angeles (quando eu residia lá) e esta vencido há um ano. Não me recordo de ter preenchido o AIRE. Preciso de instruções sobre como proceder nos seguintes casos:

    1) Como fazer a atualização de endereço?
    2) Preciso atualizar meu estado civil (de solteiro para casado)
    3) Tenho uma filha de com 1 ano de idade, como devo proceder para solicitar a cidadania e passaporte italiano para ela?
    4) Gostaria de solicitar a cidadania e passaporte para minha esposa* (em junho/2017 completaremos 03 anos de casados)

    *este é meu primeiro e único casamento.

    Grato pela oportunidade.

  129. Ligia Jorge

    Gatto, boa tarde.

    Parabens pelo site, ajuda em muitas duvidas.
    Meu marido precisa agendar para efetuar o passaporte, nosso filho menor precisa de um agendamento tb. Só nao sei como proceder isso. Ele precisa ter um email para efetuar o cadastro no consulado de SP, para dps realizar o agendamento?

    Obrigado.

  130. Layla

    ola eu moro no PR queria saber onde eu faco minha atualizacao do AIRE. qual o email, pra que mora no PR

    • gatto Post author

      Bom dia Layla, obrigado pelo contato!

      O e-mail para envio de inscrição AIRE no estado do Paraná é: statocivile.curitiba@esteri.it.

      Você deve enviar:

      1.Formulário de pedido de inscrição/atualização AIRE. Você pode fazer o download deste formulário através do link: http://gattocidadania.com/consulado-de-curitiba/

      2. comprovante de residência recente (màximo três meses) em seu nome, que ateste a residência nesta circuscrição consular;

      3. eventual fotocópia do passaporte ou da carteira de identidade italiana, mesmo se vencidos;

      4. RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) ou “protocolo” da Polícia Federal;

      5. (somente para os duplos cidadãos) fotocópia do documento de identidade “R.G.”;

      Conte conosco!
      Gatto

  131. Juliana

    Bom dia Gatto.
    Eu preciso transferir meu AIRE para Consulado Italiano de São Paulo.
    Os únicos documentos italianos que tenho são Certidão de Nascimento e Casamento Italiano.
    Não tenho o RG e nem o passaporte italiano.
    Como faço nesse caso? Quais documentos apresento neste caso?

    Desde já agradeço.

    Att.

    • gatto Post author

      Juliana,

      Neste caso apresente:

      1) Formulário para inscrição AIRE, no consulado de São Paulo. Você pode baixa-lo neste link: http://gattocidadania.com/consulado-sao-paulo/

      2) Cópia das certidões de nascimento e casamento italianas, que você diz possuir;

      3) Comprovante de residência atual EM SEU NOME!;

      4) Cópia de um documento de identidade (preferencialmente passaporte);

      Conte conosco!
      Gatto

  132. Thiago

    Boa tarde! Muito legal o site e o serviço de vocês, fiquei muito feliz em achar respostas eloquentes para minhas diversas dúvidas! Deveria haver um link no site do consulado direto para cá!

    Gostaria de tirar duas dúvida específicas, se possível:
    Minha esposa possui cidadania italiana há anos, porém não fez nenhuma atualização do AIRE, estando desatualizado há uns 15 anos. Desde então, ocorreram alguns fatos que não foram relatados, como um primeiro casamento/divórcio, nascimento de nossa filha (ainda menor de idade) e nosso casamento, respectivamente.
    1. Gostaria de saber se é necessário mandar os dados referente ao primeiro casamento/divórcio dela, ou se é necessário apenas informar do atual casamento?
    2. Como nossa filha nasceu antes de nos casarmos, será necessário algum processo específico para incluí-la (e eu também) no AIRE de minha esposa?

    Agradeço desde já,
    Thiago

    • gatto Post author

      Olá Thiago, tudo bem?

      Muitíssimo obrigado pelo seu comentário. Sentir que fazemos alguma diferença na vida dos descendentes é justamente o que nos motiva a trabalhar todos os dias!

      Vamos às suas respostas:

      1) Todas as passagens de estado civil de um cidadão italiano devem ser registradas na Itália, sem exceção. Na verdade, sua esposa deveria ter comunicado o 1o casamento, quando casou. O divórcio, quando divorciou. O 2o casamento, quando aconteceu. E assim por diante.

      Como nada disso foi feito, vocês precisam enviar todos estes documentos para que eles sejam transcritos na Itália.

      A boa notícia é que você pode enviar todos os registros juntos, sem ter que enviar um de cada vez, o que aumentaria muito o tempo de espera.

      2) Aqui, depende um pouco do caso.

      A 1a coisa que você precisa verificar é quem foi o declarante do nascimento da sua filha. Se foi só você ou só a sua esposa, é necessário fazer uma declaração extra, traduzi-la e apostila-la. Pegue a certidão dela e veja quem foi o declarante. Se não houver a frase: “ambos os genitores foram declarantes (ou algo do tipo), deve-se fazer esta declaração adicional.

      Se a sua filha for menor de 14 anos, ela não precisa ir junto fazer a declaração. Basta que você e a sua esposa vão ao cartório e façam, a declaração (se for você o declarante na certidão, a sua esposa que deve fazer a declaração de maternidade. Se for ela, você que faz a declaração de paternidade).

      Se a sua filha for maior de 14 anos, todos precisam ir ao cartório fazer a declaração (você, esposa e filha).

      Lembre-se que se o divórcio tiver sido feito em via judicial é necessário desarquiva-lo e preparar (traduzir e apostilar) as seguintes partes:

      1) Petição Inicial;
      2) Ato de instrução e Julgamento;
      3) Sentença Judicial;
      4) Carimbo dizendo que o processo transitou em julgado;
      5) Certidão de objeto e pé;
      6) Formulário de pedido de transcrição de divórcio;

      Se o divórcio tiver acontecido em cartório, basta requerer a ato notorial de divórcio, ao cartório responsável pelo registro.

      PS: Todos os formulários citados acima podem ser baixados na página:

      http://gattocidadania.com/consulado-sao-paulo/

      Espero que tenha ajudado!
      Um abraço,
      Gatto

      • Thiago

        Muito obrigado pela resposta e pela prontidão, fico muito agradecido!

        Verifiquei a certidão de nascimento e realmente não consta “ambos genitores”, apenas o meu nome. Já adicionei mais este item à lista de documentos necessários, obrigado pela ajuda!

        Felizmente o divórcio foi em cartório, o que facilita e barateia o processo de agora. No entanto, permaneço com uma dúvida: é necessário produzir algum documento específico ao casamento, visto que a própria certidão de casamento vem com a averbação do divórcio? Preciso de dois documentos distintos ou a certidão de casamento com averbação do divórcio serve para comunicar ambos os fatos?

        Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda,
        Thiago

        • gatto Post author

          Thiago,
          Mesmo com a averbação do divórcio na certidão de casamento, é necessário produzir a escritura pública de divórcio (como o seu caso é em cartório).
          Basta ir até o cartório e pedir uma via da escritura e fazer o mesmo procedimento das demais certidões.
          Um abraço,
          Gatto

  133. Fernanda

    Olá Gatto, tudo bem? Estou com uma dúvida referente ao AIRE.

    Meu passaporte italiano foi emitido em 2012 quando eu tinha 17 anos. Como ele venceu este ano, preciso renová-lo. A questão é que não sei se eu tenho um AIRE. Penso que provavelmente sim, tendo em vista que recebo correspondências em minha residência e provavelmente eu tenho o cadastro, já que já fiz emissão de um passaporte.

    Só preciso esclarecer essa dúvida para então agendar minha visita ao Consulado de SP.

    Obrigada pela atenção.

    Fernanda.

    • Fernanda

      Gatto, tenho mais duas dúvidas. No meu cadastro para agendamento coloquei como cidadania somente a brasileira. Tem algum problema?

      No requerimento para emissão de passaporte o que coloco no campo “comune AIRE”?

      Obrigada!

    • gatto Post author

      Olá Fernanda, tudo bem?

      Se você recebe correspondências consulares na sua casa, significa que seu endereço está atualizado em seu cadastro AIRE, com certeza!

      No entanto, se você mudou de estado civil ou teve algum filho, desde o reconhecimento da sua cidadania, é necessário atualizar estes registros antes de pedir o passaporte.

      Se você não alterou seu estado civil desde então, pode marcar seu passaporte sem preocupações!

      Um abraço,
      Gatto

  134. Guillermina

    Olá Gatto! Primeiramente parabéns pelo seu trabalho!

    Minha situação: sou argentina e minha mãe tirou a cidadadania dela e a minha por lá.
    Isso significa que tenho um AIRE?
    Hoje moro no Rio de Janeiro, estou casada e tenho duas filhas, quero atualizar o AIRE, mando os formulários que eles solicitam preencidos para o Consulado Italiano no Rio de Janeiro?
    Quero tirar meu passaporte Italiano e também os das minhas filhas, primeiramente atualizo o AIRE correto?
    Muito obrigada pela ajuda!!!

    • gatto Post author

      Olá Guillermina, tudo bem?

      Obrigado pelo elogio! =).

      Vamos por partes.

      Se você obteve seu reconhecimento através do consulado italiano na Argentina, você foi cadastrada automaticamente no AIRE, com seu endereço por lá.

      Depois de se mudar de residência, se você nunca entrou em contato com o consulado italiano, seu endereço AIRE ainda está neste antigo, na Argentina. Portanto, você obrigatoriamente precisa atualiza-lo, para o Rio de Janeiro.

      Como você provavelmente era solteira e sem filhos no momento do reconhecimento, tem, também, que declarar o nascimento das suas filhas e também o seu casamento.

      Você pode fazer tudo isto ao mesmo tempo! Para declarar as alterações de estado civil, você precisa emitir as certidões de casamento e nascimento das suas filhas EM INTEIRO TEOR, traduzi-las e apostilar (tanto as certidões como as traduções juramentadas). Daí, você precisa enviar tudo isto ao consulado, junto com o requerimento, para que eles possam enviar ao comune italiano para transcrição.

      Você pode encontrar os formulários para download neste link:http://gattocidadania.com/consulado-do-rio-de-janeiro/.

      Junto com o formulário de inscrição AIRE, envie as certidões citadas anteriormente (casamento seu e nascimento de suas filhas, devidamente traduzidas e apostiladas).

      Sugiro que você vá pessoalmente ao consulado entrega-los. Fazendo isso, apesar de um pouco chato, você evita eventuais perdas de tempo com documentação errada e diversos “vai e volta” que a burocracia pode lhe ocasionar.

      Não se esqueça de levar, também:

      1) Cópia das páginas 2, 3, 4 e 5 do seu passaporte italiano, caso possua;
      2) RNE brasileiro;
      3) Comprovante de endereço no Rio de Janeiro – mais recente possível!

      Depois de finalizados todos estes procedimento é que você poderá solicitar o passaporte para todos os envolvidos.

      Conte conosco!
      Equipe Gatto

      • Guillermina

        Muitissiomo obrigada pelo caminho das pedras!
        Só me esclareça por favor, o que seria emitir as certidões de casamento e nascimento das minhas filhas EM INTEIRO TEOR?
        Preciso fazer uma tradução juramentada?
        Apostilar seria colocá-las em formato de apostila em alguma gráfica?
        Desculpa pelas perguntas tão técnicas mas é que estou fazendo tudo sozinha! Muito obrigada!

        • gatto Post author

          Guillermina,

          INTEIRO TEOR é um formato de certidão. Quando você for ao cartório brasileiro pedir uma certidão do seu registro, basta notificar ao cartorário que você quer que ele emita a certidão em FORMATO INTEIRO TEOR. Esta certidão é um registro fiel ao livro do registro e não abreviado, com as certidões convencionais que geralmente emitem.

          A tradução deve ser obrigatoriamente juramentada, por um tradutor juramentado matriculado na Junta Comercial do Rio de Janeiro.

          Apostilar é legalizar a certidão para que ela tenha validade no exterior (no seu caso, na Itália). É basicamente um adesivo que o próprio cartório (que seja habilitado, pois nem todos são) cola na certidão e na tradução e autentica estes documentos (dá validade para uso no exterior).

          Não se preocupe. Estamos aqui para isso.
          Abraços e boa sorte!

          Gatto

          • Guillermina

            Gatto,
            Meu casamento civil foi em São Paulo, preciso pedir nesse mesmo cartório em SP a emissão da certidão de casamento em FORMATO INTEIRO TEOR ou pode ser em um cartório no RJ?
            Minhas filhas nasceram no Rio de Janeiro, preciso pedir no cartório onde as duas foram registradas a a emissão da certidão de nascimento em FORMATO INTEIRO TEOR?
            Mais uma vez agradeço a ajuda! Quando for a Modena (local de nascimento do meu antenato italiano!) mando uma foto pra vcs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

          • gatto Post author

            Guillermina,

            Você precisa pedir no cartório em SP, mas traduzi-la por tradutor juramentado no Rio De Janeiro.

            As certidões de nascimento também serão pedidas onde está o registro, ou seja, no cartório do Rio de Janeiro onde elas estão registradas!

            Modena é muito bonita! Mande sim, estaremos esperando.
            Um abraço,
            Gatto

  135. Émerson Vaz Lettry

    Boa tarde, eu tenho cidadania italiana e já tenho passaporte, que inclusive venceu. Gostaria de saber com relação a meu irmão, que não tem a cidadania e a deseja, assim como também a situação de meu pai e de minha mãe. Eles poderiam pleitear a cidadania que eu já tenho? Obrigado.

    • gatto Post author

      Émerson,

      Seu irmão e seu pai podem reconhecer a cidadania deles por jure sanguinis, através do mesmo antenato que deu origem ao seu reconhecimento.

      O fato de você já ser cidadão italiano reconhecido não altera em absolutamente nada no processo deles. Eles precisam iniciar um processo individualmente.

      Navegue em nosso site e busque mais informações sobre o processo de reconhecimento e, se preferir, entre em contato por e-mail ou telefone.

      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  136. Flávia

    Boa Noite !!!
    Gostaria de uma “luz” se possível.

    Eu e minha filha de 10 anos estamos de mudança para Dublin, minha cidadania foi feita há 20 anos através do consulado italiano aqui de SP, porém, não fiz a declaração de nascimento dela ainda. Posso fazer todo esse processo (além da atualização do A.I.R.E.) direto no Consulado em Dublin? E a outra dúvida é: Meu passaporte está vencido há anos….posso fazer novo passaporte lá também?

    Obrigada !!!

    • gatto Post author

      Flávia, tudo bem?

      A resposta para as todas as suas perguntas é SIM, desde que você tenha residência estabelecida em Dublin. Neste caso, você deverá se inscrever no AIRE em Dublin (após ter um local para declarar como residência), declarar a sua filha e também pedir seu passaporte.

      Apesar da resposta positiva acima, devo expor minha opinião. Leve-a em conta, se desejar!

      Eu regularizaria toda a situação ainda no Brasil e chegaria em Dublin já com o passaporte italinao, tanto para a sua filha quanto para você. Isto lhe economizará grandes dores de cabeça explicando qual a sua situação (de duplo cidadão), etc etc.

      Será mais fácil encontrar casa para alugar como cidadão europeu. Além disso, você entrará como cidadão comunitário e poderá de bate pronto pedir emprego, estudar, etc.

      Caso você escolha se regularizar já em Dublin, lembre-se que entrará como brasileiro, terá tempo de permanência no país e sua vida se complicará bastante.

      Portanto, vale a pena postergar um pouquinho a sua ida para a Europa e chegar com tudo pronto (bastando apenas atualizar o AIRE em Dublin quando chegar), do que fazer as coisas às pressas e correr o risco de ter dores de cabeças que podem ser evitáveis.

      Boa sorte e conte sempre conosco!
      Equipe Gatto

  137. Ricardo

    Olá!!!
    Uma pergunta básica, mas não fala no site, quando mandar o cadastro do AIRE por correio em SP, o comprovante de residencia pode ser xerox simples?
    Muito obrigado pela ajuda…

  138. Breno

    Ola, boa tarde.

    Casei-me recentemente e pretendo fazer a mudança de estado civil pelo consulado. Entretanto, no formulário solicitado (“Declaração Substitutiva de Certificação (Mod. 2)), pede-se a “A TRANSCRIÇÃO DA CERTIDÃO DE CASAMENTO/NASCIMENTO FILHO/ÓBITO NO SEGUINTE MUNICÍPIO ITALIANO”.

    Como faço para saber qual é este município italiano? É o município de onde vieram meus antepassados? Nunca morei na Itália e obtive a cidadania pelo Brasil.

    Obrigado

    • gatto Post author

      Breno, boa tarde.

      Ótima pergunta! Aliás, este será o tema de nosso próximo vídeo explicativo.
      Depende um pouco de quando você obteve o reconhecimento da sua cidadania italiana. Antigamente, os consulados enviavam as certidões dos processos de reconhecimento feitos no Brasil, para serem transcritas em Roma.

      Depois de um tempo, passaram a enviar para o comune de nascimento do antenato italiano, ou seja, onde nasceu o antepassado que deu origem a sua família.

      Portanto, de duas uma: Roma ou comune de nascimento do seu antepassado.

      Se você possui uma certidão sua de nascimento italiana, este é o comune. Caso contrário, sugiro que você vá até o consulado e pergunte em qual comune está registrada a sua certidão. Este será o comune para o qual você deve enviar a sua certidão de casamento.

      Um abraço,
      Equipe Gatto

  139. L

    Ola Gatto , primeiramente Parabens pelos serviços prestados e pela atenção a todas as peguntas :

    A minha situação é a seguinte :

    Obtive o reconhecimento da minha cidadania lá na Italia , mas feito atraves de um advogado , Via Judicial .
    Ele acaba de me enviar a Sentença do Juiz , e agora estou aguardando a Transcrição e a Certidao de Nascimento .

    Minha duvida é : O reconhecimento de cidadania foi feito na Italia , mas eu moro no Brasil em SP , e todas autenticacoes e traducao juramentadas foram feitas aqui .

    O AIRE foi feito automaticamente em SP , ou nao foi emitido AIRE ???

    Preciso emitir meu passaporte Italiano , e gostaria de saber qual seria o procedimento mais rapido ?
    Ir a Italia e solicitar o Passaporte na Comune aonde recebi o reconhecimento , ou solicitar aqui em SP ?

    Muito Obrigado

    aTT Fernando

    • gatto Post author

      Olá Luiz, tudo bem?

      Primeiramente, creio que seja válido salientar que AIRE não se emite. AIRE é simplesmente um registro, um cadastro, de residência para italianos que residem no exterior.

      Os italianos que reconhecem a cidadania por via materna (ou seja, judicialmente), não têm AIRE cadastrado de forma automática. É necessário que você procure o consulado de São Paulo para fazer sua inscrição AIRE.

      Lembre-se que você só pode fazer isso depois que suas certidões de nascimento, casamento forem transcritas. Quando esta fase acabar, peça ao advogado que lhe está auxiliando, para que ele te envie uma certidão de nascimento e de casamento, para que você possa anexar ao pedido de inscrição AIRE junto ao consulado.

      O passo mais rápido para emissão do passaporte é certamente aguardar sua inscrição AIRE em São Paulo, a não ser que você tenha intenções reais de residir na Itália. Digo isso, pois será necessário que você tenha residência na Itália para pedir o passaporte por aqui. Isto envolverá alugar um imóvel, declarar residência, aguardar a confirmação, etc etc. Não creio que valerá a pena o tempo e o dinheiro investidos.

      Para entender melhor o que é AIRE, sugiro os seguintes estudos: http://gattocidadania.com/videos-explicativos/aire-entenda-o-que-e-isso-realmente/ e http://gattocidadania.com/saiba-mais-sobre-cidadania-italiana/o-que-e-aire-e-como-se-inscrever/

      Para entender melhor sobre o momento em que você é, de fato, cidadão italiano, sugiro o seguinte vídeo: http://gattocidadania.com/videos-explicativos/dei-entrada-no-meu-processo-de-cidadania-quando-posso-me-considerar-italiano/

      Para encontrar o formulário necessário para inscrição AIRE em SP, faça o download nesta página: http://gattocidadania.com/formularios-para-download/

      Um abraço de toda nossa equipe. Conte sempre conosco!

      • Luiz

        Ola

        Muito obrigado pela rapida e lucida resposta ! O video me ajudou muito a entender o momento exato que posso ser considerado italiano . Imaginava ser no momento da Sentença .

        Sobre a Emissão do passaporte , é justamente essa a situação que você citou : Pois eu tenho uma proposta de trabalho na Italia dentro de 2 meses, logo terei residência fixa e visto de trabalho fornecido pelo empregador …

        A duvida que fico é : Indo até a Italia ou especificamente no Comune onde foi Reconhecido minha cidadania , já com comprovantes de residencia e etc. , posso Emitir o meu passaporte lá mesmo , sem que seja necessario envolver o Consulado de SP ou que seja necessario que ele emita um ”nulla osta (nada consta) ?

        Pois li que esse nulla osta , tbm leva um tempo a chegar devido a demora dos Consulados aqui do Brasil .

        Estando na Italia , com residencia , posso ir direto ao Posto da Questura ( Policia Federal daí ne rsrs) e o tempo de aguardo será dentro do prazo normal ? Ou seja sem ter que agurdar os 180 dias da AIRE .

        Muito obrigado mais uma vez , me perdoe por tantas duvidas , mas nem mesmo os advogados conseguem explicar tao bem rs

        Att. Luiz Fernando

        • gatto Post author

          Luiz,

          Se a sua intenção é residir na Itália nos próximos 2 meses, certamente você não deve envolver o consulado italiano para inscrição AIRE.

          O que você deve fazer é, sem dúvidas, pedir sua residência (APR – Anagrafe População Residente) junto ao comune que for morar, de fato. Você deveria se inscrever no AIRE (Anagrafe para Italianos Residentes no Exterior só e somente só fosse morar no exterior, ou seja, fora da Itália!).

          Residente na Itália, então, você poderá procurar a Questura da província responsável pela sua jurisdição de residência (o posto mais próximo, como você mesmo falou! rsrs).

          Veja que não tem nada a ver com o comune onde estão transcritos os seus atos, mas sim, com o comune onde você é RESIDENTE!!!!

          Conte conosco!
          Gatto

  140. Bruno

    Boa noite, minha cidadania foi reconhecida na Itália, voltei de lá 2 semanas atrás, até quando posso registrar o AIRE? tem algum prazo? e não tenho o comprovante recente de endereço em meu nome, só de 5 meses atrás. Aguardo resposta.

  141. Oriana

    Olá,
    minha mãe fez o processo da minha cidadania quando eu era pequena e diz que não possui nenhum documento para comprovar. Preciso Atualizar o meu AIRE, como prossigo? Como faço para obter algum documento que comprove a minha cidadania?

    • gatto Post author

      Olá Oriana, você sabe qual o comune de nascimento do seu antenato italiano (pessoa que deu origem à sua árvore genealógica)?

      Certamente a sua certidão de nascimento está transcrita nesta cidade e você pode pedir uma 2a via desta certidão para comprovar que é cidadã italina.
      Se você não lembrar ou não souber onde é esta cidade, sugiro que você se dirija ao consulado italiano de sua jurisdição de residência, pergunte aos oficiais consulares onde está registrada a sua certidão de nascimento, para que depois possa pedi-la.

      De qualquer forma, você não precisa de nenhum comprovante de cidadania italiana para atualização do AIRE. Se a sua mãe fez o seu processo através do consulado italiano, o próprio consulado já terá este registro e prosseguirá com a atualização, apenas com os documentos requeridos no site.

      Creio que a melhor opção é ir até o consulado e verificar qual a sua real situação, para evitar perder tempo desnecessário.

      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  142. Lucia Carolina Rinaldi Novelletto

    Olá,

    Estou organizando os documentos para fazer meu AIRE – reconheci minha cidadania na Itália mês passado. Porém, o único comprovante de residência em meu nome, ainda está meu nome de solteira, hoje além de meu sobrenome paterno possuo de meu esposo, terei problemas?
    Obrigada!

  143. Ricardo

    Oi!!! me tira uma duvida….minha filha nasceu na Austrália e o consulado de SP não esta aceitando a transcrição daqui do Brasil para fazer o registro dela de nascimento, o mesmo pede para fazer no consulado de Sydney.. é isso mesmo? tem alguma dica?
    Abracos

    • gatto Post author

      Ricardo, tudo bem?

      Você não precisa fazer absolutamenta nada no consulado italiano de Sydney.

      O que você precisa fazer é:

      1) Emitir a certidão de nascimento da sua filha, na Austrália;
      2) Traduzi-la, por um tradutor juramentado;
      3) Apotilar tanto a certidão quanto a tradução;
      4) Apresentar ao consulado de São Paulo;

      Um abraço,
      Equipe Gatto

  144. Tina

    OI!!!!
    Minha filha ainda não foi registrada, irei fazer isso depois que estiver pronto o Aire em SP.
    Minha duvida é: No formulário do AIRE, devo por o nome dela?

    Obrigada!!!

    • gatto Post author

      Olá Tina,

      Você não precisa aguardar a conclusão do AIRE para registrar o filho. Você pode mandar tudo junto.

      Você precisa juntar a certidão de nascimento dela, traduzida e apostilada, enviar pro consulado, junto com o formulário indicando que deseja fazer a declaração de nascimento do filho, no comune que está cadastrado o seu AIRE.

      Equipe Gatto

  145. Camila

    Olá, boa tarde.

    Eu já sou cidada italiana há muitos anos, porém não cheguei a tirar o passaporte.
    Nesse meio tempo me casei e mudei de endereço.
    Agora, eu e meu marido estamos nos mudando para Londres, porém ainda sem residência definida.
    Uns amigos que se mudaram para a Italia, fizeram todo o processo deles (atualização de endereço e estado civil) em 1 semana direto no país.
    Gostaria de se, no meu caso, funcionaria ir direto a minha comune. E, se não, a indicação seria fazer por aqui ou esperar para fazer de dentro da UE.

    Obrigada,
    Camila

  146. Ligia Jorge

    Bom dia,
    Preciso preencher o AIRE, mas estou na dúvida se devo preencher no computador ou pode ser preencheido a caneta.
    Obrigado

  147. Alessandra Dell'Orfanello Raposo

    Hoje tive minha cidadania e dos meus 2 filhos menores de idade reconhecida na Italia, tenho residência no Rio. Tenho 2 dúvidas: 1) para fazer a inscrição no AIRE no consulado do Rio de Janeiro, meus filhos precisam de comprovante de residência? 2) Quanto tempo demora para a inscrição do AIRE ficar pronta no Riono consulado do Rio de Janeiro? Agradeço a ajuda . Alessandra

    • gatto Post author

      Alessandra,
      Se eles são menores de 18 anos, basta que você os declare no formulário e mande o comprovante no seu nome!.

      O prazo legal para conclusão de inscrição AIRE junto ao consulado é de 180 dias, mas no geral a inscrição é feita antes disto.

      Equipe Gatto

      • Victor

        Olá,
        Parabéns trabalho!

        De modo geral, o consulado ou comune, nos informa através de e-mail ou outro meio, quando esse cadastramento/atualização estiver de fato efetivado?
        Ou realmente é necessário esperar os 180 dias para requerer qualquer serviço consular?

  148. Thais Werneck

    Boa tarde,
    tenho cidadania italiana, e tenho que realizar uma série de procedimentos junto ao consulado – inscrição no AIRE, atualização de estado civil, endereço, nascimento de filho, etc… Ao me inscrever no AIRE e preencher o formulário ‘ISCRIZIONE ALLÁIRE E/O CAMBIO DI INDIRIZZO’, encaminhando comprovante de endereço + certidão de casamento e nascimento da minha filha em inteiro teor, com apostila e tradução juramentada, consigo realizar todos esses procedimentos, ou preciso ir um a um? Ex. primeiro me inscrever no AIRE, para em outro procedimento solicitar alteração de estado civil, etc…

  149. Victor

    Bom dia.

    No início de Dezembro recebi o dcto da minha cidadania.
    Preciso cadastrar minhas infos no AIRE mas não entendi direito uma coisa.

    Eu imprimo o formulário, preencho, digitalizo e envio juntamente com comprovante de residência e tal?

    Obrigado

  150. Ricardo

    Bom dia!!!

    Quando fiz o processo entreguei a minha certidão de casamento. E não entreguei a de nascimento dá minha filha ainda. Irei fazer assim que o Aire estiver no consulado de SP.
    No formulário devo colocar minha mulher e minha filha?
    Minha mulher ainda não eh cidadã italiana ainda….Mas minha certidão de casamento está na comune.
    Muito obrigado

  151. cleyton

    Minha cidadania foi reconhecida no brasil então ainda não tenho passaporte como faço minha inscrição AIRE ?

  152. Émerson Vaz Lettry

    Boa tarde,

    Eu tenho cidadania italiana e meu passaporte venceu em 20 de dezembro de 2014, tendo sido emitido em 21 de dezembro de 2004. Nunca fui à Itália mas pretendo. Li que não há mais renovação do passaporte, mas emissão. Devo somente agendar na embaixada em Brasília? Sou de Goiânia e li que Brasília é minha jurisdição. Se for só o agendamento, tenho que ir lá pessoalmente e levar que documentos? O que preciso fazer para pegar um passaporte novo? Muito obrigado.

    • gatto Post author

      Émerson,

      Você precisa verificar como está a sua situação AIRE. Caso você tenha mudado de endereço ou de estado civil desde a emissão de seu último passaporte, é necessário que você atualize sua situação antes de marcar a emissão de novo passaporte.

      De fato, houve uma mudança na emissão dos passaportes. Antigamente, era necessário o pagamento de uma taxa anual (caso fosse usar o passaporte). Atualmente, paga-se um valor único para o livro do passaporte que é válido por 10 anos.

      Equipe Gatto

  153. Ola!!

    Eu nao tenho nem o passaporte e nem o Id Italiano, o que devo mandar como documento?
    So tenho a certidão de transcrição quando virei cidadão? serve?
    Pois nao tirei ainda nenhum dos dois..

  154. george luis amboni

    ola gostaria de saber como faco para fazer outro passaporte italiano ja que o meu foi roubado a anos e tenho boletim de ocorencia do roubo na data e gostaria de fazer um novo passaporte como faco obrigado georgeluisamboni@gmail.com

    • gatto Post author

      George,

      Basta agendar um horário no site de do consulado de sua jurisdição de residência.
      Equipe Gatto

    • Zenaide

      Meu esposo possui a cidadania Italiana.
      Mas não atualizou seus dados cadastrais no consulado como divorcio e endereço desde 1995 quando retornou ao Brasil depois de morar 5 anos na Itália. Como proceder para renovar o passaporte dele, o anterior ele perdeu mas possui o RGI.

      • gatto Post author

        Olá, deve-se primeiro atualizar o cadastro AIRE dele, para depois pedir o passaporte.

        Equipe Gatto

        • Zenaideferri

          Obrigada pela informações. Mas tenho ainda dúvidas. Os documentos para atualização do A.I.R.E. devem ser enviados ao consulado de São Paulo com as devidas traduções juramentada? Pelo que entendi também o consulado leva até 180 dias para atualizar. Mudaremos para a Europa em Julho, caso não der tempo de tirar a 2 via do passaporte Italiano do meu esposo, poderemos dar continuidade em outro pais da Europa?

          • gatto Post author

            Olá,
            Se vocês pretendem ir para Europa em Julho, sugiro que preparem a documentação e já atualizem o AIRE diretamente no consulado do país de futura residência.

            Se pretendem mudar para a Itália, bastará fazer a residência normal no comune. Depois de definida, basta se dirigir à Questura ou comissariato mais próximo e pedir o passaporte.

            Equipe Gatto

  155. Igor

    Bom dia, o AIRE é só para cidadãos que ja tenham a cidadania reconhecida, ou eu preciso dele para dar entrada no processo de reconhecimento de cidadania ?

    • gatto Post author

      Igor, sugiro que você leia o texto. Vai te esclarecer muitas dúvidas!
      AIRE significa Anagrafe para Italianos Residentes no Exterior. Portanto, só italianos se inscrevem no AIRE!

      Abraços,
      Equipe Gatto

    • claudia

      Boa tarde meu esposo fez cidadania na italia,agora reside no brasil ha tres meses mandei tudo ao consulado d e curitiba para atualizar o aire dele e de minha filha q e de menor precizo fazer o passaporte dela mas porem tenhu q saber antes se o aire esta atualizado ate agora nao tenhu resposta como posso saber se esta ou nao ja tudo correto,desde ja agradeco a atencao.

      • gatto Post author

        Claudia,

        Normalmente o consulado envia um e-mail para confirmar a inscrição AIRE.
        Você pode perguntar direto ao consulado qual é o estado da sua inscrição, mas tenha em mente que os consulados normalmente não respondem antes de finalizar o prazo de 180 dias.
        Equipe Gatto

  156. Beatriz

    Olá equipe Gatto!
    Eu e meu pais fomos reconhecidos italianos por judicial materno. Minha dúvida é:
    * Eles são idosos e residem comigo, não possuem nenhum comprovante de endereço em nome deles. Nesse caso, como vou justificar o endereço deles? Posso fazer uma declaração de endereço, traduzir e apostilar para apresentar com os demais documentos do Aire?

    Aguardo,
    Obrigada

    • gatto Post author

      Beatriz,
      Recomendo, neste caso, que você se dirija ao cartório eleitoral da zona de seus avós e peça um comprovante de endereço eleitoral.

      Equipe Gatto

  157. Victor Mignone

    Olá!

    Eu tenho o passaporte italiano e sou cadastrado no AIRE do Rio de Janeiro onde moro. Mas eu quero tirar a carta d’identità, porém o consulado italiano no Rio não tirar esse documento. O único local parar retirar a ID italiana seria na comuna italiana onde estou registrado? (onde meu antepassado italiano nasceu)?

    Obrigado

  158. Bruno

    Boa tarde,

    Minha cidadania foi reconhecida em 2015 e agora pretendo solicitar o passaporte. Nesse meio tempo, meu endereço domiciliar mudou e estou tentando enviar um e-mail ao consulado italiano de São Paulo, por onde foi realizado meu processo, para alterar meu endereço AIRE. No entanto, o e-mail volta com a mensagem:

    Il recapito non è riuscito per i seguenti destinatari o gruppi: sanpaolo.anagrafe1@esteri.it La cassetta postale del destinatario è piena e non può accettare messaggi al momento. Effettuare un ulteriore tentativo di invio del messaggio in seguito.

    Entendo que o motivo é porque a caixa postal está cheia e gostaria de orientações em como proceder. No e-mail que estou tentando enviar, anexei comprovante de endereço em meu nome. É necessário mais algum documento, como RG?

    Grato, saudações e congratulações pelo serviço!

    • Bruno

      Aproveito a oportunidade também para saber quanto tempo demora para realizar a alteração de endereço, pois irei solicitar ainda hoje o agendamento para emissão de passaporte e tenho receio de chegar o dia de ir ao Consulado e ainda estar com endereço anterior. Aliás, estou tentando acessar o sistema de agendamento (já fiz o registro e recebi email de confirmação), mas o sistema não está acessando. Saberia informar se devo tentar apenas às 22h (horário de Roma)?

      Grato novamente e saudações!

      • gatto Post author

        Bruno,

        O prazo máximo para inscrição AIRE ou qualquer alteração no cadastro é de 180 dias.

        Norlmalmente, os consulados levam cerca de 120 dias aproximadamente.

        • Bruno

          Agradeço pelo retorno e orientações!

          Pretendo viajar em setembro e solicitei a a alteração de endereço dia 05 de março, e o agendamento de solicitação do passaporte ficou para 10/04. Será que até lá (dia da visita de solicitação de passaporte), a alteração de endereço será realizada? Ou é melhor remarcar esse agendamento?

          Depois da visita pra levar a documentação de solicitação do passaporte, quanto tempo demora pra retirá-lo?

          Grato e abraço,

          Bruno

          • gatto Post author

            Bruno,

            Não é possível saber se já estará atualizado. A única coisa que se pode assegurar com certeza é que o prazo máximo é de 180 dias. Todo o resto seria especulação.

            Depois da entregar da documentação requerida, o consulado informa que são necessários 45 dias para emissão do passaporte (+30, caso você esteja solicitando 1o passaporte naquela jurisdição de residência, pois nestes casos é necessário pedir um outro documento chamado “NULLA OSTA”, à autoridade italiana responsável pela sua antiga jurisdição de residência).

            Equipe Gatto

    • gatto Post author

      Olá Bruno,

      Para saber os documentos necessários, basta ler o nosso artigo publicado.

      De fato, muitas vezes a caixa postal de e-mails do consulado está cheia. É necessário continuar tentando até que você receba a mensagem automática de confirmação de recebimento do requerimento.

      Um abraço
      Equipe Gatto

  159. Victor Sartor

    Boa noite! Minha noiva, nosso filho e eu estamos nos mudando para a alemanha. Ja somos inscritos no aire e temos cidadania. Como devemos fazer para transferir o aire dela e de meu filho (eu jah fiz atraves de um agente consular a muitos anos) para a alemanha? Obrigado! Victor sartor

    • gatto Post author

      Olá Victor,
      Depois de ter se transferido para a Alemanha e ter um imóvel para declarar como residência, basta procurar o consulado responsável pela jurisdição da sua residência e pedir a inscrição.
      Equipe Gatto

      • Victor

        Bom Dia! Ja temos td. Residencia e somos registrados. O inreresse mesmo eh
        Transferir a residência de minha noiva e nosso filho para ca. Entrarei em contato com o consulado italiano entao. Muito o rigado!

  160. Giovanna Santos Ferrari

    Boa tarde Equipe Gatto,

    Tenho cidadania italiana por parte dos meus avós maternos, quando pequena tiramos o passaporte eu e minha irmã, e por conta da nossa idade ficamos vinculadas ao passaporte da minha mãe.
    Passados alguns anos, preciso renovar meu passaporte, gostaria de saber mais informações sobre essa desvinculação, e se essa desvinculação é feita automática uma vez que sou maior de idade.

    Muito obrigada mais uma vez pelo apoio.

    Estão de parabéns!

    Giovanna

    • gatto Post author

      Olá Giovanna,

      Antigamente, na Itália, os filhos tinham seus passaportes “vinculados” aos de seus pais.
      Hoje em dia, cada filho tem o seu próprio passaporte.

      Se você não alterou seu endereço e/ou estado civil, o consulado já deve ter feito a atualização de maneira automática. Neste caso, bastaria agendar o passaporte e comparecer ao consulado.

      Caso tenha alterado endereço e/ou estado civil, é necessário atualizar sua situação cadastral antes de agendar o passaporte.

      De toda maneira, o ideal é você ir até o consulado para verificar qual a sua real situação, para evitar perda de tempo.

      Te aconselho ir até o consulado, verificar se a sua situação AIRE está atualizada. Caso não esteja escreva para gabriel@gattocidadania.com, com as orientações que eles te derem no consulado, para que possamos lhe orientar sobre os próximos passos.

      Um abraço,
      Equipe Gatto

  161. arnoldo marcos bertoldi

    Ola boa tarde !!!entao como se diz na Italia “sono nei guai fino al collo”
    Sou Italobrasiliano ,e em 2006 voltei para o Brasil e nao mi sono inscrito al AIRE.
    e agora oq devo fazer?grazie

    • gatto Post author

      Arnaldo,

      Basta se inscrever agora. Você deveria ter feito isso dentro de 90 dias da sua entrada em solo brasileiro, mas ainda pode fazê-lo agora.

      Um abraço
      Equipe Gatto

  162. Rosimeire

    Ola preciso saber quanto ao comprovante de endereço nominal, se pode ser de fatura de cartão? Pois como moro com os meus pais não tenho contas de luz, telefone e água em meu nome.

  163. maria emilia bender

    acabei de escrever para vocês. como sempre recebo os envelopes com votos durante o período eleitoral, devo supor que minha inscrição na AIRE existe, certo?

    • gatto Post author

      Maria, sim.
      Eventualmente ela esta desatualizada, caso você tenha trocado de estado civil ou tenha tido filhos, desde sua última atualização.
      Abraços,
      Equipe Gatto

  164. maria emilia bender

    boa noite,
    meu passaporte italiano expira no próximo dia 15 de março. nos dez antes entre a expedição e a expiração, eu me divorciei. (meu ex-marido é italiano, mas a cidadania me foi dada por eu ter avós italianos.). como devo proceder? basta providenciar uma tradução juramentada do documento de divórcio? meu endereço permanece o mesmo. meus filhos são maiores.
    obrigada,
    m.

    • gatto Post author

      Maria,
      Seu divórcio foi feito judicialmente ou em cartório?

      • maria emilia bender

        em cartório. inteiramente amigável.

        • gatto Post author

          Maria,
          Neste caso, basta providenciar a escritura notarial de divórcio e providenciar a tradução juramentada deste documento. Depois disso, apostile a escritura e a tradução e envie ao consulado para atualizar seu estado civil.
          Equipe Gatto

          • maria emilia bender

            obrigada. escritura notarial de divórcio é a certidão do divórcio, certo? mando ao consulado o documento em português e em italiano?

          • gatto Post author

            Maria,

            Sim, o nome correto para “certidão de divórcio” é escritura notorial de divórcio”. Você deve mandar a certidão, sua tradução juramentada e com as respectivas apostilas (seja na certidão, seja na tradução).

            Abraços,
            Equipe Gatto

  165. Flávia

    Boa Noite, gostaria de uma informação se possível.

    Meu passaporte italiano foi extraviado durante minha mudança, como devo proceder. Ahhh só para lembrar, não tenho cópia dele 🙁 e agora???

  166. Paula

    Sou cidadã italiana, e minhas filhas também. Estamos residindo na Flórida (EUA) através da minha cidadania italiana. Minha inscrição do AIRE está em São Paulo. Como faço para mudá-la para a Flórida?
    Outra pergunta: quando fui tirar meu novo passaporte (isso depois de já ter informado minha mudança de nome para o de casada) meu passaporte veio com meu nome de solteira. É assim mesmo?

    • gatto Post author

      Paula,

      Contate o consulado responsável pela sua jurisdição de residência na Flórida. Verifique os documentos necessários e proceda com a inscrição AIRE.

      Quanto ao nome de solteira, é porque alguns comunes transcrevem as certidões com o nome de solteira e não alteram o nome para casado. Na Itália, não se altera o nome depois de casado.

      Equipe Gatto

  167. Vinicius Bof Bufon

    Gatto,

    Há quase 30 anos, minha família foi a Itália e requereu a cidadania para todos filhos e netos de meus avós maternos (italianos natos). Tenho comigo, então, desde a infância a Certidão de Nascimento Italiana e outro documento, que julgo eu, ser o Certificado de Reservista.
    Não tenho RG, CPF ou passaporte italianos. Tampouco tenho registro no AIRE ou qualquer atualização de meu estado civil e residência. Sou casado, tenho 3 filhos e moro atualmente em Brasília.

    Pergunto:
    1) Preciso primeiro solicitar RG, CPF e passaporte italianos, para depois fazer quaisquer procedimentos de atualização dos meus filhos, casamento, residência?

    2) Consigo realizar estes procedimentos todos aqui por Brasilia? Ou preciso ir a Itália para algum deles?

    Grato

    • gatto Post author

      Vinicius,

      Não creio que você tenha um “certificado de reservista”. Se quiser que nós analisemos este documento para verificar do que ele se trata, envie-o para gabriel@gattocidadania.com.

      Para se inscrever no AIRE, siga as instruções descritas neste artigo.

      Respostas às perguntas:

      1) Não, não é necessário. Basta que você envie um comprovante de que é cidadão italiano e também siga as instruções acima descritas;
      2) Você pode fazer tudo através do consulado de sua residência. Basta, para isso, estar com o seu cadastro AIRE atualizado;

      Equipe Gatto

  168. Daniela Akemy Hanai Ferri

    Olá bom, dia!!!
    Meu marido tem a cidadania reconhecida desde 1998, mas seu passaporte venceu em 2003, nós nos casamos em 2006 tivemos uma filha, e eu já tenho um filho do casamento anterior e o pai dele é falecido, teria como meu filho também ser inscrito no AIRE ou não?? Qual procedimento devo tomar para a atualização do AIRE??? Se possível me orientar agradeço pela atenção.

    • gatto Post author

      Olá Daniela,
      Seu filho não pode ser inscrito, pois não é cidadão italiano. A mesma regra se aplica para você, a menos que já tenha se naturalizado italiana.
      Para atualizar a situação AIRE do seu marido, basta preparar a certidão de casamento de vocês em inteiro teor, traduzi-la e apostila-la. O mesmo para o filho que é fruto deste casamento.
      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  169. Camila Boldrini

    Bom dia,

    Uma pergunta: acabei de escrever para o sanpaolo.anagrafe1@esteri.it como indicado acima e recebi em resposta uma mensagem que diz que a caixa potal do destinatário está cheia. Como devo proceder? Necessito saber a comuna (AIRE) em que estou registrada para alteração de domicílio.

    Obrigada de antemão pela orientação,

    Camila

  170. ana da silva

    Bom dia Gatto, tive a cidadania reconhecida em novembro, e na alegria de ter conseguido sai da italia para morar em Londres e nao reparei que a commune errou a data de meu nascimento, e agora eu nao posso ir a italia a commune ja me mandou as certidoes corrigidas, agora pra fazer a inscricao na A.I.R.E posso colocar o RG com a data errada para mim assim que tiver inscrita tirar outro? vou ter problemas com a inscricao por isto? obrigada.

    • gatto Post author

      Olá Ana,
      O ideal é você retornar a Itália e refazer o RG com a data correta.
      Se não houver esta possibilidade, va ao consulado e explique a situação, para verificar o que recomendam neste caso.
      Equipe Gatto

  171. Natalia