Acompanhe seu processo

Perguntas frequentes

PERGUNTA: Quanto tempo leva para minha inscrição AIRE se concluir?

RESPOSTA: O prazo legal máximo para conclusão da inscrição AIRE é de 180 dias. No geral, os consulados italianos no Brasil concluem este pedido em até 120 dias.

PERGUNTA: Qual o meu comune AIRE?

RESPOSTA:
Depende.

Se você realizou seu processo de reconhecimento através do consulado italiano no Brasil, seu comune AIRE é aquele mesmo comune de nascimento do seu antenato italiano.

Se você fez seu processo na Itália, seu comune AIRE é o comune onde você realizou seu processo, pois é lá que você tinha residência na Itália.

É claro que estas respostas servem para quem nunca morou na Itália ou morou somente para fins de reconhecimento da cidadania italiana. Se você morou na Itália, em um comune diverso daquele que realizou seu processo de reconhecimento, seu comune AIRE é o seu último comune de residência no país.

PERGUNTA: Fiz meu processo na Itália e não tenho RG nem passaporte, como me inscrevo no AIRE?

RESPOSTA: Apresente as certidões transcritas de nascimento (e casamento, se for o caso), junto com o restante da documentação exigida. Não se esqueça de apresentar as certidões dos filhos menores, se for o caso!

PERGUNTA: Onde posso pegar uma 2.a via das minhas certidões de estado civil (nascimento, casamento, etc)?

RESPOSTA: Você precisa pedir estes documentos ao comune onde estão registradas as suas certidões.

Se você fez o processo no Brasil, normalmente seus registros foram enviados para o comune de nascimento do seu antenato italiano (aquele que emigrou ao Brasil).

Se você fez o processo na Itália, seus registros estão no comune onde você pediu o reconhecimento da sua cidadania italiana.

PERGUNTA: Vou pedir meu reconhecimento na Itália, meu cônjuge pode pedir ao mesmo tempo que eu?

RESPOSTA: NÃO! Seu cônjuge tem direito de pedir a naturalização por casamento com um cidadão italiano e, portanto, só poderá apresentar o pedido após a conclusão do seu pedido.

Além disso, a competência para naturalizações é o Ministero dell’Interno italiano (Ministério Público) e não tem nada a ver com o comune italiano. São procedimentos completamente distintos!

Se você (mulher) for casada com cidadão italiano ou futuro cidadão italiano antes de abril/1983, leia o tópico abaixo.

PERGUNTA:Sou casada com requerente à cidadania italiana antes de abril/1983, o que devo fazer?

RESPOSTA: O seu procedimento é uma exceção! Você é cidadã italiana por “jure matrimonio” e bastará apresentar a sua certidão de nascimento para que tenha seu reconhecimento concluído.

Para isso, depois que seu marido concluir seu processo, basta apresentar a sua certidão de nascimento, junto com os documentos de inscrição AIRE dele junto ao consulado. O consulado providenciará os documentos ao comune para que seu reconhecimento seja concluído em até 180 dias.

ATENÇÃO: ESTA MODALIDADE SERVE SOMENTE PARA MULHERES CASADAS COM CIDADÃOS ITALIANOS ANTES DE ABRIL/1983. HOMENS CASADOS COM MULHERES ITALIANOS ANTES DESTA DATA DEVEM APRESENTAR PEDIDO DE NATURALIZAÇÃO, CONFORME ITEM 4.

PERGUNTA: Meu parente já concluiu um processo de reconhecimento junto ao consulado italiano, no Brasil. Posso usar a mesma pasta e integrar meus documentos?

RESPOSTA: NÃO! Infelizmente, o consulado não autoriza mais a utilização de pastas já entregues. Você deve iniciar um novo processo desde o começo.

PERGUNTA: Meu parente já concluiu um processo de reconhecimento junto a um comune italiano. Posso usar a mesma pasta e integrar meus documentos?

RESPOSTA: Isto é possível se você desejar fazer o seu processo no mesmo comune que o seu parente fez no passado.

No entanto, nossa equipe desaconselha esta prática, pois o processo pode demorar um pouco mais. Além disso, é possível que no momento do desarquivamento do processo, o oficial se depare com erros cometidos pelo oficial da época do seu parente e o seu processo de reconhecimento enfrentará problemas (nossa equipe já vivenciou isto na prática, mais de uma vez).

Portanto, apesar de possível se feito no mesmo comune, nós aconselhamos que você reúna a documentação novamente e inicie tudo do começo. É mais seguro, apesar de um pouco mais caro.

Comentários are closed.

Gatto Cidadania - CNPJ: 21.528.457/0001-43
P. IVA: 03439590781

EnglishItalianPortugueseSpanish