Acompanhe seu processo

Aposentadoria por velhice na Itália

 

Aposentadoria na italia

Você sabia que é possível pedir sua aposentadoria aogoverno italiano?

Para fazer isso, é preciso cumprir os 4 requisitos abaixo:

1) Ser italiano

2) Possuir idade mínima (65 anos para homens e60 anos para mulheres)

3) 20 anos de contribuição para a previdência italiana

4) Não possuir vínculo empregatício (atividades autônomas podem continuar)

 

 

 

Comentários ( 371 )
  1. gilberto medeiros benedet

    Boa tarde me chamo gilberto tenho 60 anos e tenho a dupla cidadania italiana.falta dois anos para me aposentar por tempo de serviço. pretendo morar na italia . eu trabalhando la poderei me aposentar na italia ou nao vale a pena.

  2. Luis

    Vivo na Itália com esposa e filho menor que estuda aqui, temos dupla cidadania, Tenho 63 anos, aposentado pelo INSS no Brasil e recebo o beneficio em euro diretamente no banco que tenho conta aqui na Itália. O custo de vida é alto. Não encontro trabalho nessa idade. A esposa trabalha part time. Tenho tido necessidade de médicos especialistas, urologista, nefrologista e psiquiatra e não posso pagar. Somente o médico de família é grátis.
    Preciso saber se há algum meio de eu conseguir isenção nos atendimentos e medicamentos aqui na Itália. Já estive no distretto e como não sou desocupado não tenho direito. Voce sabe me dizer se há alguma outra forma….. assistência social …..ou outra forma qualquer?

  3. Ga Wilson

    Todo mundo quer ir mamar na Itália, coitada.

  4. martino cipriano

    quero saber sobre aposentadoria sou italiaino tenho 65 anos.gostaria de saber se posso adiquerii aposentadoria.por idade.nao contribui.vc podem me enviar material sobre aposentadoria na Itália por idade. martino Cipriano 17/10/2017.

  5. Me chamo Rodrigo e gostarai de saber se poderiam me ajudar nesta questao.
    Sou brasileiro moro agora no Brasil mais trabalhei na italia por 6 anos .
    Contribui e paguei todos os seguros e impostos do pais e gostaria de saber se seria possivel retiral o Valor do seguro da aposentadoria do tempo em que trabalhei no Pais Antes dos 65 nos ?
    Obrigado

  6. joao antonio belatto

    Boa tarde.
    Sou aposentado no Brasil e quero me mudar pra Italia. Como faço pra receber minha aposentadoria la?

  7. joao antonio belatto

    Sou aposentado no Brasil, quero ir morar na italia, como faço para receber minha aposentadoria?

  8. BEATRIZ GONÇALVES ROCHA COLOMBO

    Boa tarde! Meu pai é italiano, tem 25 anos que mora no Brasil. Mais ou menos uns 25 anos de contribuição na Itália. Ele tem 68 anos e queria saber o que precisa fazer pra ele aposentar, onde ele precisa ir, quais documentos… Obrigada!

  9. Rogerio

    Tenho dupla cidadania, moro no Brasil, sou servidor municipal, gostaria de saber se é possível e, se existe uma forma de pagar a previdencia italiana morando no Brasil? também se compensa esse processo? desde já agradeço imenso pela atenção, obrigado!

    • gatto Post author

      Rogério,

      Para contribuir com a aposentadoria na Itália, é necessário ser residente no país.
      De qualquer forma, a nossa opinião é que não vale a pena investir na previdência italiana, em casos que não são obrigatórios, pois no Brasil temos opções de investimentos que renderiam muito mais que a própria previdência italiana (e isto faria com que você tivesse montantes muito maiores no momento de resgata-los).

      Um abraço,
      Equipe Gatto

  10. Reisla

    Bom dia! Meu marido tem 43 anos e minha filha 17 anos ambospossuem cidadania italiana. Meu marido já contribui por mais de 25 anos, sendo que contribuiu 10 anos pelo ipsemg por ser funcionário do TJMG e 15 anos pelo IINSS pois agora é tabelião de cartório concursado. Gostaria de saber se ele pode começar a contribuir para aposentadoria na Itália, se sim, como ele deve fazer? Deve contribuir como autônomo ? E minha filha como funciona? Como tabelião meu marido não pode se aposentar no Brasil uma vez que o cargo é vitalício. Nunca moramos na Europa, mas temos intenção de ir no futuro. Aguardo retorno, obrigada, Reisla

  11. Priscilla

    Tenho dupla cidadania, sou brasileira e contribuo na previdência no Brasil, tenho 34 anos, Vale a pena contribuir na Itália para aposentar lá também? Como funciona isso? obrigada.

  12. claudio

    Boa tarde
    Sou cidadão Italiano.
    Gostaria informação em quanto tenho 26,5 anos de contributos na Italia e 15 anos no Brasil. Atualmente sou residente no Brasil
    Tenho 60 anos.
    Tenho direito a aposentadoria Brasileira? Somando os anos trabalhados na Italia e no Brasil
    Desde ja agradeço.

  13. Benedito Cesar Ferraz

    Tenho uma sogra que tem cidadania italiana , tem 82 anos de idade e vive com o salario mínimo no Brasil, existe algum tipo de beneficio que ela pode conseguir? Ela não tem nenhum tipo de propriedade .

    Pode responder no meu e-mail.

    • gilberto costa fontes

      minha esposa e italiana, tem visto permanente, ela veio para o brasil com 6 anos de idade atualmente esta com 70 anos. teria algum benefcio a receber do governo italiano, pois naõ contribui os 15 anos aqui no brasil, atualmente estamos com muita dificuldade financeira, pois meu marido recebe apenas, aposentadoria por idade, que o salario minimo. Sera que teria algum direito de ajuda do governo italiano.. Gostaria de ter uma resposta ou uma orientação. Desde de jah fico muito grato.

  14. Cleunice Salete PAvani

    Boa tarde

    Contribui por 33 anos ao INSS no Brasil, aposentei em 2015 por tempo de contribuição. Tenho 54 anos. Fiz o reconhecimento da cidadania italiana. Dentro dos proximos 5 anos pretendemos mudar para a Italia, eu e meu esposo. Continuo trabalhando como micro empresaria. Como seria pra mim a aposentadoria?
    Meu esposo poderia mudar e recolher la com o trabalho dele ate completar o tempo? ele esta com 51 anos.
    Gentileza informar-me pelo e mail nicepp@gmail.com

  15. Fernando

    tenho 65 anos e só agora consegui a dupla cidadania italiana e a minha esposa também com 65 anos por descendência. Como só eu sou aposentado com um salário no Brasil, gostaria de saber se eu e ela teríamos direito a pensão internacional italiana

    • maria da conceiçao nunes

      meu irmao trabalhou 22 anos na italia.morreu no meses di julho 2017,ele nao era casado.Minha mae pode pedi o trasnfirimento das suas contribuicoes da Italia para o brasil? para justar com as contribuicoes do inss do brasil?para que direito na sua aposentadoria?

  16. Marco Caraccio

    Bom dia,
    Sou brasileiro, 53 anos, tenho cidadania italiana, contribuinte do INSS no Brasil e pretendo mudar p/ Italia c/ minha esposa, brasileira cidadania Italiana, também contribuinte do INSS.
    Em conversa uma vez com pessoa que mora la, disse-me que se eu trabalhar um unico mes na Italia ja tenho direito ao beneficio, é verdade ? E se não, qual seria o procedimento correto para me aposentar pela idade.
    Gostaria de obter informações sobre nossos direitos e deveres para aposentarmos na Itália.
    Atenciosamente,

  17. Sergio F. Piccoli

    Sou cidadão italiano mas só tive 2 ou 3 meses de contribuição ao INPS, pois necessitei voltar ao Brasil, onde já contribuo por 37 anos ao INSS. Mas aqui foi acometido por doença que me levou a aposentadoria por invalidez (pelo INSS). Tenho algum direito a aposentadoria pela Itália? Como proceder?

  18. Ricardo Benazzi

    Boa dia!

    Sou cidadão brasileiro e estou pleiteando minha cidadania italiana. Sei que há acordos bilaterais de tempo de serviço entre Brasil e Itália. E minha pergunta é: aposentando no Brasil posso averbar o tempo de contribuição que tenho aqui no sistema previdenciário da Itália? Em caso positivo, vou unificar as 2 aposentadorias e receber uma unica, ou vou receber este beneficio pelo Brasil e outro pela Itália? Uma ultima questão é que no brasil se consegue aposentar pelo minimo, ou chegar aos 60 e aposentar pelo teto, na Itália funciona assim também? E por último, poderia me enviar o material sobre aposentadoria na Itália por idade? Agradeço a atenção de todos da Gatto, sempre muito atenciosos.
    Ricardo Benazzi

  19. PRISCILLA PAPINI

    Boa noite! Poderiam me enviar o material sobre aposentadoria na Itália por idade? Obrigada.

  20. camila de paula pierucci gostaria de aposentares acidente de transito trabalhando http://www.sociedfadeitaliana.com.br mesmo tendo 42 anos de idade gls alameda nothman 73 cx 13895 campos elisios cep 01216-970 sao paulo sp brasilé 5.000 euros

  21. jonne carlos vinha

    ola eu sou agricultor no brasil e quero saber o que que eu tenho que fazer para receber minha aposentadoria na italia.eu tendo cidadanea italiana.

  22. angela

    pessoal, tenho cidadania italiana e 30 anos de contribuição no brasil e gostaria de saber como faço para receber a aposentadoria italiana, podem me ajudar e mandar o material?

  23. Adriana

    olá,

    poderia me passar o material informativo sobre a aposentadoria italiana, já tenho a cidadania.

    abs

  24. Ana

    Pode me reponder por email ja tenho 32 anos de contribuição no Brasil e cidadania italiana.
    Ainda não me aposentei aqui no Brasil como posso fazer para me aposentar na Italia.
    Tenho como contribuir na Italia e levar esse periodo de contribuição do Brasil para Italia
    e me aposentar por lá. Estou com 58 anos.

  25. Irene

    Boa noite! Gostaria de receber e-mail com informações sobre aposentadoria na Itália!

  26. Claires Dalla Costa

    Boa noite meu esposo é cidadão italiano , ele tem 9 anos e dez meses na Itália mais 3 anos e pouco na Espanha e o restante aqui no Brasil e mais 24 anos no Brasil, ele tem 58 anos. E verdade que ele deve escolher os anos de um pais e não os dois, e que ele so pode aposentar na Itália pela idade de la, e qual é a idade para aposentar para um homem na Itália?.
    Muito obrigada

  27. Tenho cidadania italiana, tenho 67 anos e nunca contribuí na Itáliana – mesmo assim posso receber aposentadoria italiana?

    obrigada

  28. André

    Olá!!
    Tenho o interesse de futuramente trabalhar na Italia, então gostaria muito de receber as informações sobre a previdência italiana e sua relação com a previdência brasileira.
    Muito obrigado!!

  29. Bruno Trevisol

    Bom dia,
    minha mae tem a cidadania italiana e falta alguns anos para ela conseguir se aposentar por invalidez aqui na Austria.
    A minha pergunta seria:
    Será que consigo comprar na Italia os anos de trabalho que faltam para ela se aposentar aqui na Austria?
    Quanto custaria?
    Abracos

  30. Valdir Perotto

    Bom dia,
    Meu nome Valdir Perotto, sou brasileiro, 58 anos, tenho cidadania italiana, contribuinte do INSS e pretendo mudar p/ Italia c/ minha esposa, brasileira cidadania Italiana, também contribuinte do INSS. Nossa filha já mora alguns anos na Italia.
    Gostaria de obter informações sobre nossos direitos e deveres para aposentarmos na Itália.
    Atenciosamente,

    • Elizabet Gazola Fedato

      Ola, sou casada com um Brasileiro com cidadania Italiana. Estamos indo este ano morar na Itália.
      Tenho 55 anos e 13 anos de contribuição no Brasil.
      Eu posso me aposentar por idade na Itália ?, os anos que trabalhei jo Brasil contam ?
      Eu posso ter duas aposentadorias por idade ? no Brasil e na Itália ?
      Em caso de eu ter que contribuir na Itália como autônoma, o que devo fazer, quais os órgãos que devo procurar la .

  31. Boa Tarde, t
    tenho 60 anos , 18 anos trabalhados na Italia e 15 , por enquanto, no Brasill onde atualmente moro e trabalho. Se, como parece, a idade minima no Brasil para se aposentar , vai ser de 65 anos:
    irei receber aposentadoria separadas da italia e aqui no Brasil? Irei receber antes a Italiana ou a Brasileira? Da qui a quanto tempo?
    Espero em uma vossa resposta porque não entendi bem a lei Brasil – Italia sobre a previdencia
    Obrigado

  32. sou italiano eu minha esposa e tenho70 anos e minha esosa67 temos direito em se aposentar na italia moramos no brasil etenho vontade de morar na italia

  33. Nivaldo Conti Baptistta

    Gostaria de receber mais informações sobre o assunto! Obrigado!.

  34. MOROSINI

    OLA,

    TAMBEM GOSTARIA DE RECEBER O MATERIAL SOBRE APOSENTADORIA, GRATO.

  35. Prezado Sr. Gallo

    Tenho 56 anos. Sou italiano. Dupla cidadania.
    Contribuo no Brasil há 31 anos.
    Há como me aposentar na Italia?

    Obrigado

  36. meu marido nasceu na italia 28/02/1952em torraca ..chegou no brasil em 1955..ele tem direito a aponsentadoria italiana?

  37. Marcio

    Olá,
    Realmente muito bom essa informação, estas de parabéns
    Gostaria de receber o material para aposentadoria italiana também,

    Desde já agradeço!!!

  38. PAULO ROMANO

    Salve, eu trabalhei no Brasil por 8 anos e vivo na Italia à 26 anos. somando os anos de contributos: 8 anos no Brasil e 23 anos recolhidos na Italia, teria condiçòes pelas leis atuais de eu requerer a minha pensào pelo Brasil, uma vez chegando aos 35 anos de cobtributos???
    visto que pretendo voltar para o mesmo

  39. cassio r iaquinto

    Por favor já sou cidadão Italiano faltam 3 anos para me aponsentar aqui no Brasil como faço para começar a pagar a previdência na Italia como autônomo,e que benefícios tenho mais.
    gostaria de comprar uma casa em Moiano BN campanha. Como faço para levar o dinheiro dentro da lei , e se tenho que pagar algum imposto.

  40. Bernardo Garrtetto

    Prezado, bom dia!

    Minha mãe, que já possui cidadania, completou 60 anos neste mês, e já contribuindo por 20 anos aqui no Brasil, qual seria o protocolo para ela aposentar na itália?
    Att,

    Bernardo

  41. Bruno Pellanda

    Bom dia!

    Gostaria de receber o material sobre a aposentadoria na Itália utilizando o tempo de contribuição no Brasil, poderia me enviar?

    Desde já agradeço.

  42. Aline Perim

    Gostaria de receber o material por emaii com informações sobre aposentadoria na Italia.

  43. Rogério

    Por gentileza, gostaria de receber o material referente a aposentadoria Italiana.

    Muito obrigado.

  44. RAFAEL

    BOA TARDE GATTO, SOU CIDADÃO ITALIANO TENHO 33 ANOS. O SENHOR SABE ME RESPONDER SE EU POSSO CONTRIBUIR AQUI NO BRASIL E LA NA ITALIA E APOSENTAR PELOS DOIS?

  45. Fabrício

    Gostaria de receber o material referente a aposentadoria Italiana, desde já muito obrigado.

  46. Maria de Fátima

    Boa tarde! Por favor preciso saber se tenho direito aposentadoria da Itália tenho a 7 anos cidadania Italiana e de contribuição no Brasil somente 15 anos. Por favor envie material sobre aposentadoria.
    grato

  47. Felipe

    Boa noite, Gatto.
    Gentileza enviar as informações sobre aposentadoria/pensão italiana bem como a tabela de seus honorários. Obrigado

  48. OLÁ O QUE NÃO ENTENDI QUANTO APOSENTADORIA PARA QUEM TEM CIDADANIA ITALIANA.ME APOSENTO COM 30ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS NO BRASIL EM MAIO,TENHO 63 ANOS.COMO TENHO CIDADANIA ITALIANA POSSO ME APOSENTAR TAMBÉM NA ITÁLIA SEM TER MORADO E NEM TRABALHADO LÁ? E FICAREI COM UMA APOSENTADORIA BRASILEIRA E outra ITALIANA ? Pode me responder pelo email
    obrigada

    • Pietro

      Prezada Sra Helena, bom dia.
      Estou interessado no mesmo assunto e gostaria conhecer a resposta que vc recebeu, favor poderia me encominhar esta resposta…obrigado.
      Pietro

  49. OLÁ O QUE NÃO ENTENDI QUANTO APOSENTADORIA PARA QUEM TEM CIDADANIA ITALIANA.ME APOSENTO COM 30ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS NO BRASIL EM MAIO,TENHO 63 ANOS.COMO TENHO CIDADANIA ITALIANA POSSO ME APOSENTAR TAMBÉM NA ITÁLIA SEM TER MORADO E NEM TRABALHADO LÁ? E FICAREI COM UMA APOSENTADORIA BRASILEIRA E outra ITALIANA ? Pode me responder pelo email
    obrigada

  50. Adriano

    Caros, Também gostaria de receber o material por e-mail, para aposentar minha mãe, que é Italiana.

  51. Jorge

    Sou aposentado por tempo de contribuição no brasil 35 anos, acabei de reconhecer o direito a cidadania italiana. Como posso pagar as taxas e requer aos 66 anos a minha aposentadoria na italia. tenho 56 anos. Vou continuar morando no brasil.
    jorge
    obrigado

  52. Cristiane

    Olá, Boa Tarde
    Gostaria de receber e-mail com as informações sobre a aposentadoria italiana. Possuo a dupla cidadania, mas contribuí somente com a previdência brasileira. Agradeço.

  53. Cristiane

    Olá,
    Gostaria de receber e-mail com as informações sobre a aposentadoria italiana. Possuo a dupla cidadania, mas contribuí somente com a previdência brasileira. Agradeço.

  54. PAULO BARBIERI

    Bom dia!
    Estou informando meu e.mail para que possas mencionar quais os custos e honorários para providenciar a documentação.
    Aguardo retorno.
    Atenciosamente

  55. FABIO VENTRIGLIA

    Boa noite, tenho cidadania Italiana há 20 anos mas trabalho no Brasil, nunca trabalhei na Itália, quanto tempo tenho que contribuir e como posso contribuir na Itália para quando eu me aposentar receber a aposentadoria da Itália?
    Tenho uns 20 anos de contribuição no Brasil mas sempre pela contribuição mínima.

    Abraço!

  56. tania

    boa tarde
    gostaria de receber o e-mail com as informacao sobre aposentadoria italiana

  57. Adecir

    Por favor me envie email com as informações.

  58. MARCELO NIESI

    Prezados,
    Possuindo a Cidadania Italiana, trabalhando como Servidor Público Estatutário aqui no Brasil, gostaria de ao me aposentar ir residir na Itália, Solicito que me seja encaminhado todas as informações para que eu possa passar a receber minha aposentadoria na Itália.
    Fico no aguardo.
    Grato.
    Cordialmente,

  59. Denise

    Prezados.

    Consegui a cidadania italiana recentemente e gostaria de receber o material sobre aposentadoria na Itália, para iniciar o processo de contribuição
    Obrigada!

  60. Fernando Carlos

    Ola amigos.Sou cidadão italiano….tenho 52 de idade e 37 anos de aposentadoria paga no Brasil. Gostaria de receber o material por emaii com informações sobre aposentadoria na Italia

  61. Dan

    bom dia, gostaria de ter acesso ao material sobre aposentadoria, pois eu acabei de chegar da Italia onde estava fazendo meu processo de cidadania e gostaria de saber se apenas contribuindo no Brasil também tenho direito em me aposentar na Italia, ou se preciso contribuir na Italia para adquirir essse direito.
    abraço

    • Rio de Janeiro, 16 de maio de 2016.

      Prezados,
      Bom dia.

      Tenho 56 anos de idade e tenho 33 anos de contribuição no brasil. Sou cidadão italiano, como faço para me aposentar na Itália sem ter trabalhado lá. Posso receber a aposentadoria do Brasil e da Itália?
      Penso em morar na Itália.
      Como requerer a cidadania da minha esposa.

      Fico no aguardo.

      Desde já agradeço.

      Raphael.

  62. Élida Alves Grotta

    Bom dia.
    Gostaria de receber o material sobre a aposentadoria italiana. Eu meu marido e minha filha temos a cidadania italiana e ele tem quase 20 anos de contribuição no Brasil e gostaríamos de contribuir pela Itália também.

  63. Rita Bastos

    Sou brasileira, mas o meu marido era italiano, morando no Brasil há mais ou menos 17 anos e aposentado na Itália. Ele faleceu no dia 24/02. Nós tínhamos declaração por instrumento publico de união estável. Pergunto: Eu teria direito a pensão por morte? Este documento tem validade na Itália? Sei que há um tratado bilateral Brasil/Itália. Poderia me ajudar?

    Att.

    Rita

  64. Cristina

    pode me mandar os documentos também?

  65. Junior

    Olá!
    Também gostaria de receber o material sobre aposentadoria por e-mail.
    Obrigado!

  66. Marcio

    Bom dia ,gostaria de saber sou aposentado aqui no Brasil tenho 50 anos e possuo cidadania italiana e quero ir morar na Italia ,vou ter direito a me aposentar chegando la?

  67. Marcio

    Bom dia ,gostaria de saber sou aposentado aqui no Brasil tenho 50 anos e quero ir morar na Italia ,vou ter direito a me aposentar chegando la?

  68. leonardo

    Boa tarde gostaria de mais informações sobre aposentadoria e pensões já que minha mãe e pensionista do meu pai.Desde ja lhes agradeço.

  69. Jairo Cezar

    Boa tarde,
    Por favor, gostaria de receber o material sobre aposentadoria na Itália. Agradeço.

  70. Suely Miotto Farias

    Prezado, boa noite!

    Gostaria de receber o material sobre aposentadoria na Itália.

  71. Eduardo

    Boa tarde,

    Poderia me enviar por email o material sobre aposentadoria na Itália?
    Grato

  72. Oswaldo Pinatti

    Por favor não envie emails de comentários.

  73. DANIEL HOORN

    AGUARDO POR FAVOR O ENVIO DO DOCUMENTO COM INFORMACOES SOBRE APOSENTADORIA.
    GRATO

  74. Andrea Rebellatto Adorno

    tenho cidadania italiana e gostaria de saber como faço para contribuir no país.

  75. Verônica

    Já tenho a cidadania e faço 60 anos em Maio, o que preciso fazer para conseguir a aposentadoria italiana?

  76. Daguima

    Oi Gatto,

    sou brasileira e cidada italiana (atualmente tenho 56 anos). Moro na Italia ha 30 anos. Tenho +- 20 anos de trabalho na italia (ainda trabalho) e +- 4 anos no Brasil (ultimo ano de contribuiçao no Brasil foi em 1984). Pretendo daqui a uns 5 anos no maximo voltar para o Brasil. E’ possivel juntar o tempo de serviço do Brasil aqui na Italia e pedir aposentadoria com a lei do Brasil, 60 anos?.
    Obrigada pela disponibilidade
    Daguima

  77. wagner lovo

    Olá, ja tenho a cidadania contribui la por 2 anos na Itália mas gostaria de mais informações para aposentar meu pai lá, ele ja tem 65 anos e ja contribuiu aqui no Brasil por 43 anos, gostaria de receber também o e-mail de vocês, desde já agradeço.

  78. Wagner

    Boa tarde

    Creio que você já tenha respondido a questão antes, mas como são muitos comentários é difícil ter certeza.
    Tenho a dupla cidadania já trabalhei cerca de 25 anos aqui no Brasil e em breve irei para a Itália.
    Lá pretendo trabalhar e continuar contribuindo para o INSS.
    Pelo que entendi, só posso me aposentar aos 65 anos, mas nesse caso o tempo de contribuição aqui no Brasil será considerado também.
    Após me aposentar , se eu voltar ao Brasil, poderei me aposentar aqui também? Poderei receber a aposentadoria da Itália aqui no Brasil também?

    Agradeço se puder me enviar o material detalhado por email.

    Grato pela atenção e auxílio

  79. Diogo

    Ola, estou fazendo os procedimentos para ter minha cidadania italiana reconhecida (processo na italia) e gostaria de saber se eu posso contribuir para a previdencia Italiana morando no País, podendo ter a possibilidade de me aposentar tanto no Brasil como na Italia (respeitando o tempo de contribuição e idade)

  80. Pedro paulo Gonçalves

    Boa noite! Gostaria de receber e-mail com informações sobre a aposentadoria na Itália. Possuo dupla cidadania, mas somente contribuí com a previdência brasileira.
    Agradeço.

  81. Pedro paulo Gonçalves

    Boa noite! Gostaria de receber e-mail com as informações sobre a aposentadoria italiana. Possuo a dupla cidadania, mas contribuí somente com a previdência brasileira. Agradeço.

  82. Carlos Fernando

    Sou servidor público estatutário no Brasil e também recolho o INSS brasileiro como autônomo. Sou ítalo brasileiro. Gostaria de saber se posso acumular no futuro a aposentadoria estatutário no Brasil com a aposentadoria por idade na Itália (levando para Itália as contribuições realizadas no INSS Brasil, já que existe convênio com a Itália)? Gostaria de receber material a respeito. Grato.

  83. Wilson

    Olá, boa tarde!
    Poderia me enviar o material sobre a aposentadoria na Itália também por gentileza?

    Obrigado

  84. Clarissa Nazario

    Gostaria de obter informações sobre possibilidade de aposentadoria na Itália. Já tenho cidadania italiana e irei me aposentar aqui no Brasil no próximo ano. Grata

  85. Caroline

    Tenho 22 anos de contribuiçao e estou fazendo a cidadania italiana, como posso receber a aposentadoria pela Itália? Pode me enviar está documentação? Obrigada desde já!

  86. Rogério

    Boa tarde,

    Tenho 67 anos, acabo de aposentar-me por idade no Brasil, e “creio” ter 17 anos de contribuição no INSS (Brasil). Tenho cidadania italiana (além da brasileira). Acreditam que com nessa condição posso também pleitar aposentadoria por idade da Itália, ou qualquer outro benefício naquele país?
    Ficarei grato se puder ser informado.

  87. Marina Cazzanelli Borghetti

    Vou começar meu processo de cidadania e gostaria de saber se terei direito a aposentadoria na Italia. Aqui no Brasil estou me aposentando e minha contribuição foi de 30 anos.

    Obrigada

  88. EVA

    boa noite..trabalhei na lavoura ,no campo ate 32 anos,depois trabalhei de costureira com carteira assinada por 4 anos e meio, fui para a italia ,trabalhei de camarieira em um hotel por quase 7 anos em regola.agora tenho quase 56 anos, que faço? tenho algum direito a aposentadoria? parei de contribuir em maio de 2015…nao sei o que devo fazer..obrigada

  89. volnei

    ola tenho quase 60 anos, tenho um tempo de contribuiçao no Brasil. fui trabalhar na italia ,trabalhei com contribuiçao 5 anos là..voltei para o Brasil,,trabalhei onze meses fiquei doente, tirei um rim com canser, estou com bastante problemas, se conseguir me aposentar aqui, depois è possivel receber alguma coisa na italia ,pelos 5 anos de contribuiçao la?? obrigado pela esposta

  90. rosa maria

    Ola moro e trabalho na Italia por tempo indeterminado,tenho cinco anos de contributo INPS, e sete anos que moro na Italia.Tenho no Brasil 15 anos de contribuiçao , minha idade e de 57 anos.quais meus direitos de aposentadoria e se minha contribuiçao no Brasil posso juntar com essa D, ITALIA? obrigado

  91. Lucidio Meneghini

    Ola! Gostaria de receber informações via e-mail sobre aposentadoria Italiana, tenho dupla cidadania desde 2010, Muito obrigado!

  92. Ana Cristina Guerra

    Bom Dia! Primeiramente parabéns pelo Blog!! Seria possível me enviarem o material que falar a respeito da aposentadoria na Itália, tenho bastante interesse, pois devo solicitar a cidadania até o ano que vem e gostaria obviamente de fazer planos para o futuro o que inclui a aposentadoria.
    Muito Obrigada / Abçs

  93. EDSON HECTOR DALLAGO

    Olá boa tarde, enviei um e.mail dia 23/01 e o mesmo continua aguardando moderação. É normal?
    Aguardo retorno, agradeço.

  94. Boa tarde!!!. Recentemente obtive minha cidadania italiana, tenho 58 anos Gostaria de receber seu e-mail detalhando o processo de aposentadoria italiana.
    Obrigado!!!

  95. jonne carlos vinha

    ola meu nome e jonne , eu tenho a cidadania italiana a 1 ano , tenho 27 anos de idade e queria saber de consigo ter um aposentar na italia por causa de poblemas de saude . eu tomo varios tipo de remedios controlados e nao posso continuar exerceno meu trabalho rural . no brasil ta sendo dificio ter esse beneficio.

  96. Oswaldo Pinatti

    Por gentileza poderia enviar a documentação sobre a cidadania e a aposentadoria para trentinos
    Muito Obrigado

  97. Kelly

    Boa noite!
    Hoje moro na Itália e tenho cidadania italiana, mas estou querendo voltar a morar no Brasil. Tenho em média 10 anos de contribuição aqui e mais 10 anos lá.
    Se eu voltar a morar no Brasil posso continuar a pagar a Previdência da Itália a distância?
    Existe a possibilidade de ter duas aposentadorias, uma em cada país?
    Qual o valor mínimo da aposentadoria na Itália hoje?

  98. Boa noite,
    Sou descendente de italiano, tenho 63 anos de idade, sou aposentado por tempo de serviço desde 1999, continuo contribuindo até a presente, terei direito de pleitear aposentadoria?
    Qual o custo do processo de reconhecimento de dupla cidadania?
    Quais documentos preciso apresentar e qual seria o valor a ser recebido?
    Se possivel pode me mandar o material no e-mail abaixo.;
    Grato,

  99. Nivaldo Conto Baptistta

    Estou prestes a acertar minha Cidadania Italiana pessoalmente na comuns em que meu Bisavô nasceu, tenho 48anos, poderei de alguma forma pleitear a aposentadoria Italiana???… E como procede neste caso?!!!… Fico muito Grato se puder me infoar a respeito do assunto, Obrigado!!! Grazie per tutti, Ciao.

  100. José Maurício Ferrarez

    Olá equipe Gatto !

    Muito obrigado pelas informacoes e parabens pelo site.

    Desejo receber o e-mail com todas as informacoes a respeito da aposentadoria.

    • CARLOS EDUARDO FERRAREZ

      OLA JOSE MAURICIO, TUDO BEM?
      SOU CARLOS EDUARDO FERRAREZ, SOU DESCENDENTE DE ITALIANO, CHAMADO EDUARDO FERRAREZ, NASCIDO EM 1885 EM ALGUM LUGAR DA ITALIA, FILHO DE CARLOS FERRAREZ E COLLECTA FERRAREZ. ESTOU CORRENDO ATRAS DOS DOCUMENTOS DOS MEUS ANTENATOS PARA DAR ENTRADA NO RECONHECIMENTO DA MINHA CIDADANIA… SOU DE JUIZ DE FORA… VOCE POR ACASO TEM ALGUMA INFORMACAO DE QUAL COMUNA SAO MEUS ANTENATOS?

      ABRACO

  101. EDSON HECTOR DALLAGO

    Bom dia tenho cidadadia ITALIANA aproximadamente 10 anos, sou aposentado no BRASIL por tempo de contribuição, existe alguma chance e se tem como proceder para APOSENTAR-ME pela ITALIA? Fico no aguardo e desde já agradeço.

  102. Daniel Hoorn

    Boa tarde.
    Por favor, solicito o envio do documento/relatório da Gatto sobre aposentadoria na Itália.
    Agradeço antecipadamente,
    Daniel Hoorn

  103. Gostaria de receber o material referente a aposentadoria na Italia, uma vez que já contribuo no Brasil.
    Grata

  104. Patricia Regina Mosconi

    Gostaria de receber em meu Imail os detalhes dos documentos necessários para aposentadoria na Itália, somando o tempo de contribuição no Brasil.
    Grata.

  105. Fabiano B

    Boa tarde.
    Minha mãe recebe uma pensão por morte de meu pai e a aposentadoria dela no Brasil, total de 2 salários mínimos. Caso ela se mude para a Itália ( tem cidadania italiana) conseguirá transferir a aposentadoria e pensão do Brasil para a Itália? Gostaria tbem de receber o material de vocês sobre aposentadoria.
    Obrigado.

  106. Vera Aguiar

    Gostaria de receber o material acima mencionado.

  107. Cleunice salete pavani

    Olá. Estou iniciando o processo de cidadania Itália, e pretendo fazê lo naquele país. apisentei no Brasil por tempo de serviço (35 anos de contribuição). por gentileza enviem o material sobre aposentadoria pra mim?

  108. Caio D. Ricci

    Uma dúvida sobre aposentadoria. Moro no Brasil e adquiri a cidadania e pelo que sei daqui a 3 anos minha esposa tem direito.
    tenho duas dúvidas:
    1- Se eu aposentar no Brasil e ir aposentado para Itália e contribuir até os 65 anos lá eu consigo reaposentar ou pelo fato de já ser aposentado não consigo este direito.
    2- Pago a aposentadoria para minha esposa no Brasil e quando ela tiver 60 anos terá 14 anos de contribuição apenas . Com este tempo de contribuição no Brasil ela consegue aposentar na Itália?

  109. Amilton Tessaro

    Boa tarde,
    Tenho cidadania italiana, 62 anos de idade e moro na Itália.
    Tenho 29 anos de contribuição no Brasil.
    Serve para fazer meu pedido de aposentadoria aqui na Itália?
    E minha esposa esposa 64 anos e tem 15 anos de contribuição no Brasil, pode pedir aposentadoria aqui na Itália ?

  110. tatiana

    Gostaria de obter o material para aposentadoria. Uma vez que já tenho a cidadania! Grata

  111. João Batista Montemezzo

    Boa noite , gostaria de receber o material para tirar todas minhas duvidas a respeito da aposentadoria na Itália . Pois sou aposentado no Brasil , tenho 61 anos … Tenho dupla cidadania …. Obrigado

  112. Maria Cristina Arellaro

    Por gentileza, gostaria de receber o material sobre aposentadoria por idade na Itália. Como posso contribuir para receber aposentadoria por idade na Itália?

  113. osvaldemar marchetti

    OSVALDEMAR MARCHETTI

    Tenho a cidadania italiana e brasileira e estou com 65 anos e sou engenheiro e ainda trabalho e já paguei mais de 35 anos o INSS no Brasil.
    Gostaria de saber:
    1) Posso me aposentar pela Italia e tambem no Brasil.
    2) Onde posso me informar sobre o assunto acima e com quem devo falar.

  114. Aparecida

    Gostaria de ter informação sobre aposentadoria na Itália, se posso somar meu tempo aqui do Brasil lá.
    E se devo pagar previdência lá, tenho 58 e sou cidadã italiana.

  115. thiago

    Boa tarde, Gostaria de saber procedimento para aposentadoria italiana.

  116. Candido Restani

    Prezados Senhores.

    Também estou na mesma situação do Sr. Oswaldo Francesquini Sobrinho e gostaria de receber via e-mail o mesmo material enviado à este referido Sr.

    Atenciosamente,
    Cândido Restani.

  117. Amilcar

    Gostaria de receber o material informativo referente a aposentadoria na Itália, visto que tenho direito à cidadania italiana.

  118. Lorena Marquetti

    Boa tarde,

    Poer gentileza, também gostaria de receber o material sobre a aposentadoria na Itália.
    Obrigada!

  119. Luiz Coutinho

    Tenho uma vizinha Italiana que recebe pensão do inss dela e do marido falecido. Ao todo, 2 salários minimos, Ela tem 85 anos e quer ir embora para Italia, pois não tem nenhum parente no Brasil. Lá tem um irmão. Como ela deve proceder com as pensões do Brasil? Mesmo recebendo as pensões aqui, ela tem direito a receber também a pensão Italiana devido a sua idade?
    Ela vendeu a sua propriedade no RJ, Como ela deve proceder com o dinheiro da venda?

  120. João Batista Montemezzo

    Olá boa tarde , tenho dupla cidadania , já me aposentei no Brasil e gostaria de saber se posso me aposentar também na Itália mesmo não tendo contribuído com a previdência Italiana …? Fico no Aguado , Obrigado.

  121. KPC

    Boa tarde, estou interessado em conhecer mais sobre a aposentadoria por velhice na Itália e saber se me enquadro neste caso. Sou brasileiro e adquiri minha dupla cidadania há cerca de 15 anos. Sempre contribui com o sistema brasileiro (INSS), mas nunca contribui com o sistema italiano. Estou na ativa, recolhendo pelo sistema brasileiro como autônomo. Poderia, por gentileza, enviar informações? Agradeço desde já.

  122. Soraia Freitas Hajj

    Ola….pretendo tirar minha cidadania italiana e gostaria de mais informações referentes aos beneficios e deveres referentes a isso. E gostaria tbm de informacoes sobre a aposentadoria italiana. Obrigada

  123. Lucas

    Olá, tenho interesse em saber mais sobre aposentadoria na itália, sou italo-brasiliano , podes por favor me ajudar?

  124. Simone Berton

    Olá,
    Também gostaria de receber e-mail com as informações sobre o que devo fazer e quais são meus direitos/deveres para receber aposentadoria na Itália.
    Já possuo a cidadania.

  125. Evelyn Parolina

    Podem me enviar, por favor, o material sobre aposentadoria? Muito obrigada

  126. Felipe

    Boa noite. Por favor, também gostaria do material sobre aposentadoria na Itália. Muito obrigado desde já.

  127. Marcio

    Bom dia. A minha mãe tem todos os pré-requisitos para requerer a cidadania italiana e pretende iniciar o processo.
    Ela já é aposentada no Brasil, ela teria direito a se aposentar como italiana?
    Caso positivo, ela teria que optar por um ou outra aposentadoria?
    Desde já muito obrigado.

  128. Ana Amelia

    Boa tarde,
    Gostaria de receber o material sobre aposentadoria italiana, tenho planos de me mudar para lá e gostaria de saber mais sobre as contribuiçoes . Grata
    anaamelia@mundidecoratelier.com.br

  129. Vera Aguiar

    Olá. Solicito informações sobre contribuição para aposentadoria na Itália. Tenho 62 anos, aposentada no Brasil, com cidadania italiana, nunca tendo contribuído naquele país.
    Obrigada.
    Vera

  130. Lucas

    Favor me enviar o material!!!

  131. Biaggio scomparin

    Boa noite, meu pai é filho se italianos e nunca morou na Itália, ele já possui idade para aposentadoria.
    gostaria de saber se ele tem direito. E se você faz a acessória para isso?

  132. Lygia

    Olá, eu sou cidadã italiana e estou querendo me mudar com meus pais (já aposentados) para a italia (também farão o reconhecimento da cidadania).

    Acontece que o meu pai tem duas aposentadorias no Brasil, uma do INSS e outra do governo do Estado de São Paulo.

    Como fica para transferir a aposentadoria do Estado de São Paulo para a Italia?

    Obrigada

  133. Felipe del Giudice

    Boa noite, gostaria de receber o material sobre a aposentadoria e previdencia italiana também. Obrigado!

  134. Julita

    Olá. Poderia me enviar o material sobre a aposentadoria na Itália?
    Grata

  135. Andrea Rebellatto

    Boa noite.

    Gostaria de receber esse material sobre aposentadoria.

    Obrigada

  136. Gostaria de receber informações sobre aposentaria voluntária e compulsória Italiana por tempo de contribuição e apenas por idade para brasileira que tem a cidadania Italiana. Muito obrigado.

  137. celso silvestre

    Poderiam me mandar o material sobre aposentadoria na Italia.
    Sou brasileiro tenho 64 anos e pretendia me aposentar na italia.

  138. Thiago Andreata

    Boa tarde, tenho cidadania Italiana e tenho 61 anos de idade e uns 15 anos de contribuição aqui no Brasil, contudo tenho uma deficiência física ( cego de um olho ) tenho algum tipo de benefício na Itália ?

  139. Mateus Scorpioni

    Bom dia! Vocês poderiam enviar o material sobre aposentadora para mim, por favor?
    Sou cidadão italiano e tenho contribuição apenas no Brasil.
    Obrigado.

  140. Fernando Libonatti Consorti

    Gostaria de informações sobre dupla cidadania e a aposentaria.

    Pode me passar algumas informações ?

    Grato

  141. Thiago Quirino

    Olá! também gostaria de receber material sobre aposentadoria na Itália,

    grato.

  142. Ari Braga

    Bom dia!
    Sou cidadão ítalo-brasileiro. Conto com 63 anos atualmente e já estou aposentado pelo Brasil.
    Resido na Itália desde 2008 porém nunca contribui com a previdência daqui. Posso requerer a minha aposentadoria por idade junto ao INPS italiano?

  143. antonio

    Olá! Gostaria de receber material sobre aposentadoria na Itália.
    No aguardo, atenciosamente.

  144. Janaína

    Olá, já tive minha cidadania italiana reconhecida, mas só tenho contribuído ao INSS aqui no Brasil.
    Como é o processo da aposentadoria pela Itália? Devo já receber o direito por aqui ou posso encaminhar diretamente por lá? Ou as aposentadorias se somam? Como funciona?
    Desde já gradeço a atenção.

  145. Cassio

    Boa tarde

    Como contribuir do Brasil para a previdência italiana…

    obrigado.

  146. Roseli Aparecida Benazzi

    Boa tarde, tenho cidadania italiana e gostaria de saber se consigo mi aposentar por lá. Obrigado

  147. Denise Tessari

    Já sou aposentada no Brasil mas gostaria de ter informações de como obter a aposentadoria italiana, pois estou em paralelo tirando a cidadania italiana.

  148. Vanessa Oliveira

    olá meu caso é identico ao dos outros, poderia me enviar o material tambem? Obrigada

  149. Érico

    Olá, gostaria do material sobre a previdencia italiana mencionado nos comentários. Obrigado

  150. Ervê Retes

    Boa noite

    Vocês poderiam me enviar o material sobre requerimento de aposentadoria na Italia? Minha mae é aposentada no Brasil e acabou de obter a cidadania italiana. Gostaria de saber se ela tem direto a receber pensão do governo italiano.

  151. michele

    Assim como os demais, também tenho duvida sobre a aposentadoria italiana,pretendo em breve tirar minha cidadania.
    Aguardo retorno

  152. Marcello

    Parabéns por franquearem tantos esclarecimentos !

    Meu nome é Marcello, tenho dupla cidadania, 59 anos e contribuo a 25 anos para a previdência no Brasil.

    Pretendo me mudar para a Itália em 2016, o que devo fazer para ter direito a aposentadoria lá? Será que vive-se melhor com aposentadoria em Euros ou em Reais ??? Caso eu não consiga me mudar devo começar a contribuir pelos 5 anos na itália?

    grato

  153. Andre

    Boa noite,

    Tenho cidadania italiana e resido no Brasil.
    Contrinui alguns anos a previdencia brasileira e nunca trabalhei na Italia. Hoje em dia tenho uma empresa e nao recolho o INSS no Brasil. Gostaria de saber se eh possivel contribuir a previdencia italiana , mesmo residindo no Brasil.

    Obrigado

  154. Marcio Berti

    Boa tarde, já tenho a cidadania Italiana, sou servidor público com previdência própria. Tenho 25 anos de contribuição e gostaria de maiores detalhes sobre aposentadoria pelo governo Italiano.
    Aguardo retorno.

  155. Fabricio Zamborlini

    Bom dia, sou descendente de italiano e possuo cidadania e passaporte italianos.

    Gostei muito do seu site e gostaria de pedir a gentileza de enviar o documento que possui as informações sobre aposentadoria na itália para mim por favor ?

    Obrigado,

    Fabricio

  156. Bruno Barros Xavier

    Boa noite, eu e minha avó estamos para receber a nossa cidadania, e a minha avó recebe pensão por morte pois o marido dela que é descendente de italiano faleceu, tem como pedir essa pensão pela Itália? Já que foi o descendente de italiano da família que faleceu. Se puder me explicar melhor, me envie um email por favor, e parabéns por tirar as dúvidas de todos.

  157. alexandre moccia

    Bom dia,

    Seria possível enviar mais informações sobre o processo de aposentadoria na Itália, por favor?

    Obrigado,

    Alexandre Moccia

  158. Evelyn Parolina

    Ja tenho em mãos as certidões necessária para solicitar à cidadania e gostaria de saber se vocês analisam esses documentos para dar prosseguimento à solicitação. Gostaria de também receber a documentação para aposentadoria. Obrigada

  159. Jessica Glitz

    Boa tarde.

    O que é preciso fazer para tr direito a aposentadoria por idade da Itália, sendo italo-brasileiro?

  160. JULIE

    Boa Tarde,

    uma cidadã que apenas vá morar e trabalhar na Itália, mas não tenha cidadania italiana, pode se aposentar pelo regime de previdência da Itália?

  161. ana Paula Donofrio

    Ola tenho 20 anos de contribuicao no Brasil e consegui recentemente o reconhecimento da cidadania italiana. Pode me mandar informacoes sobre aposentaria na italia?

  162. Evelise

    Gostaria de saber melhor como aposentar pela Itália, pois sou cidadã italiana, mas moro no Brasil.

  163. MARILDA PAIVA REIS

    tenho 61 anos tenho dupla cidadania trabalhei 5 anos na inglaterra tenho direito a aposentadoria?obrigada

  164. Alessandra Orilio

    Boa tarde!
    Gostaria de maiores informações a respeito da aposentadoria.

    Obrigada.

  165. Suave Sereno

    Olá bom dia, minha pergunta é um tanto quando pertinente e do ponto de vista jurídico gostaria de saber quais são as implicações legais que uma pessoa na Itália poderá ter ao ficar recebendo a pensão de uma pessoa já falecida da qual a mesma não teria o direito em receber e sim em comunicar o falecimento ao orgão competente,pois tenho lá naquele país uma pessoa conhecida que está situação,mas desconhece a lei, eu gostaria de ajudá-la,conto com seus preciosos esclarecimentos.

    Muito Obrigada.

  166. Aissa Cardinali

    Boa tarde! gostaria de mais informações, poderia me enviar o material ?

  167. vander natal faggin

    boa tarde!!! tenho cidadania italiana, moro no brasil sou aposentado pele inss, nuca morei na italia tenho 66 anos. Gostaria de saber se tenho direito de requerer aposentadoria pela Italia. Obrigado aguardo resposta.

  168. Francieli Silva Guolo

    Olá, minha família tem dupla cidadania italiana, e gostaria de receber essas informações sobre a aposentadoria,pois minha mãe está indo morar no Reino Unido, e tem 48 anos, como ela deve proceder para acabar se aposentando pelo governo itailino??

  169. ione

    Boa noite!
    Tenho a cidadania italiana, faço minha contribuição à previdência brasileira, tenho 47 anos e 23 anos de contribuição, segundo algumas informações fiquei sabendo que há a possibilidade em requerer a aposentadoria italiana, Gostaria de saber como funciona, se devo também recolher para a previdencia italiana, ou o que pago aqui é válido, posso receber das duas nacionalidades ou não, como dar entrada… Gostaria de receber algumas informações sobre o assunto se for possível. Obrigada

  170. Cristina

    Ola, boa tarde!
    Convivo com um italiano há sete anos e meio na Bahia, que já tem cidadania no Brasil por ter uma filha comigo, quando nos conhecemos ele já estava aposentado porém disse que receberia um acréscimo pela filha de menor, ele registrou Luna e levou no consulado na época em Salvador e pagou taxas confirmando ser pai de uma menina. Até hoje não chegou este acréscimo que Franco disse que receberia, nossa filha já tem sete anos e meio. Então ele quer saber o que deve fazer para que receba esse bendito acréscimo.
    Desde já, agradeço.

  171. Jandira Dambros

    Sou cidadã italiana, e trabalhei na Itália por 8 anos, mais a contribuição no Brasil antes de ir para Itália.
    Gostaria de saber se posso contar com os dois contributos para aposentadoria, no próximo 2016 completo 60 anos.
    Grata pelas informações.

  172. Marcelo

    Gostaria de informações sobre a possibilidade de requerer a aposentadoria na Itália.

  173. Como pescador artesanal no Brasil, e cidadania Italiana se resolver viver na Itália tem como validar a atividade na aposentadoria Italiana, já que aqui no Brasil não se realiza contribuição nesta categoria ?

  174. Estamos pensando em solicitar a cidadania italiana. Tenho 18 anos de contribuição no Brasil.

    Podem enviar o material sobre esse assunto para o meu email?

  175. reginaldo lasmar

    o meu caso é o mesmo das pessoas que postaram mensagem minha mulher requereu cidadania italiana tem 64 anos, gostariamos de saber sobre aposentadoria italiana?abraços.

  176. Nery

    Tenho cidadania italiana,moro no Brasil ,tenho 55 anos já sou aposentado aqui no Brasil,sou portador de parkinson, gostaria de saber se posso me aposentar na Itália!
    Grato!

  177. Meire

    Prezados,
    Solicito informações sobre aposentadoria para cidadã italiana, mas que reside no Brasil desde de criança e não contribuiu o total de anos suficiente nem no Brasil nem na Itália e no Brasil ela não tem direito 🙁 Ela tem direito a aposentadoria por idade da Itália?

  178. Cezar

    Ola, se puder por gentileza seu material sobre aposentadoria na Itália agradeceria muito. Cezar

  179. Gilson

    meu caso é semelhante. consegui a cidadania italiana, nunca contribui lá, porem aqui estou preste a me aposentar.
    grato

  180. Patricia Tramontini Granemann

    Olá, seria possível me encaminhar o material com mais informações a respeito da aposentadoria na Itália?

  181. Diego Acciardo

    Gostaria de receber o material sobre aposentadoria na Itália.

  182. Leandro

    Olá!
    Gostaria de informações sobre aposentadoria na Itália.
    Minha mãe tem cidadania italiana , e é aposentada no Brasil, mas continua trabalhando.
    Gostaria de saber se ela tem direito a aposentadoria lá, visto que também pretendo me mudar para Itália.
    Obrigado!

  183. Aline

    Boa Tarde!
    Gostaria de saber maiores informações sobre a aposentadoria iatliana. Obtendo a cidadania italiana, a partir de qual idade e até que grau de parentesco é possível receber? Poderia me enviar o material?
    Muito obrigada!
    Aline.

  184. Ivan

    Bom dia,

    Eu tenho 35 anos sou engenheiro e trabalho aqui no Brasil e gostaria de saber se existe a possibilidade de contribuir para a previdência social Italiana daqui do Brasil. Eu possuo dupla cidadania. Italiana e Brasileira. Em caso positivo, qual o procedimento? Vocês podem me encaminhar as informações via emails.
    Muito Obrigado.

  185. HUGO

    Sou brasileiro, 58 anos, tenho cidadania italiana, contribuinte do INSS e pretendo mudar p/ Italia c/ minha esposa, brasileira, também contribuinte do INSS. Gostaria de obter informações sobre nossos direitos e deveres para aposentarmos na Itália.

  186. DOMENICO MERRICHELLI

    OLÁ!
    BOA TARDE.
    EU JÁ POSSUO A CIDADANIA ITALIANA MAS CONTRIBUO PARA O INSS. COMO FAÇO PARA CONTRIBUIR PARA O INPS?
    OBRIGADO

  187. Nattalia Lima ALves

    É possível me enviar informações sobre aposentadoria e cidadania?
    Tenho 33 anos e 15 anos de contribuição como estatutária na prefeitura municipal de Santo André, não sou celetista, pretendo ir para a Itália solicitar a cidadania e se tudo ocorrer bem e eu conseguir um trabalho pretendo ficar por lá com a minha família.
    Grata

  188. Clementina Monticelli

    Bom dia!
    Sou italiana nata, tenho 69 anos e moro no Brasil. Não tenho contribuição na Italia, porém possuo no Brasil. Gostaria de maiores informações dobre o meu caso! Obrigada!

  189. DENIZE FERRONATO

    Boa noite, já tenho a cidadania italiana, porém nunca morei fora, faço minha contribuição a previdência brasileira, tenho 24 anos de contribuição, li em alguns lugares que podemos nos aposentar pela Itália, gostaria de saber como funciona, se devo também recolher para a previdência italiana, ou o que pago aqui é válido, posso receber das duas nacionalidades ou não, como dar entrada… Gostaria de receber algumas informações sobre o assunto se for possível. Obrigada

  190. iza

    Olá gostaria de mais informações. Meu pai é cidadão italiano e é aposentado por invalidez aqui no brasil e disseram para ele que ele pode receber as duas pensões mesmo nunca tendo morado lá e nem contribuido lá. Eu também gostaria de saber se minha irmã também com cidadania italiana ,nunca trabalhou aqui mas minha mãe contribui por ela,ela tem depressão ,sindrome do panico e transtorno obssessivo-compulsivo , o que a impede de trabalhar,tem como minha irmã receber essa pensão italiana sendo ela uma cidadã também? Obrigada.

  191. Nicola Pesce

    Sou italiano, me aposentei aqui no Brasil por idade com um salario, 65 anos, gostaria de saber se for morar na italia quantos anos teria que pagar para conseguir apósentadoria ,tendo pago 15 anos aqui no Brasil. Grato.

  192. miriam

    Ola, Tenho cidadania italiana e nunca trabalhei na italia. Existe solicitação de aposentadoria por idade ? quantos anos para mulher? muito obrigada.
    miriam

  193. Edinelson

    Por favor, poderia me encaminhar também os documentos acerca da possibilidade de aposentadoria pelo INPS?

    Tenho 35 anos de contribuição aqui no Brasil e gostaria de entender como funciona a previdência lá.

  194. vanda silva

    ESTOU COM TUDO PRONTO PARA ADQUIRIR A CIDADANIA ITALIANA, MEUS PAIS TAMBÉM, COMO ELES SÃO APOSENTADOS AQUI NO BRASIL , É VERDADE QUE O GOVERNO COMPLEMENTA A APOSENTADORIA DELES, VISTO QUE RECEBEM MENOS QUE O MÍNIMO NA ITÁLIA?
    OBRIGADA

  195. Eduardo

    Para ítalo-brasileiro que trabalha no Brasil, o difícil é saber se é melhor pedir aposentadoria por aqui, por lá ou indiferente; caso seja a simples conversão do direito adquirido no Brasil de Reais para Euros. Ou será que há alguma correção para um padrão mínimo italiano? Poderiam enviar-me material explicativo ou responder? Obrigado.

  196. Júnior

    Boa tarde,

    Trabalho no serviço público e contribuo para regime próprio.
    Tenho cidadania italiana.
    Posso contribuir também com a previdência italiana?
    Vocês possuem algum material explicativo?
    Agradeço desde já a atenção dispensada.

  197. Sergio Martinolli

    Tenho dupla cidadania Italo/Brasileiro. Tenho 77 anos e vivo no Brasil há 40 anos. Como faço para receber o BENEFICIO pela previdência Italiana uma vez que não tenho renda.

  198. ricardo ceraldi

    Também me enquadro nas condições para solicitar aposentadoria na Itália. Hoje, resido no Brasil. Podes me enviar essa cartilha com as orientações e os demais dados de contato? Grato.

  199. ANA PAULA PINTO DE CARVALHO

    Tenho dupla cidadania (italiana). Trabalho em Londres regularmente registrada. O tempo que trabalhar em Londres poço contar para aposentadoria tanto na Itália como no Brasil?

  200. tenho 46 anos com quantos anos posso ter a aposentadoria italiana,sou filho de italiano

  201. Sou filho de italiano,tenho 46 anos ,com quantos anos poderia pedir aposentadoria, eu nunca contrebui na italia,eu posso ter esse benificio?Obrigado

  202. Claudia Syropulo

    Olá ,
    Gostaria de receber o material de vocês referente a aposentadoria na Italia.
    Obrigada.

  203. waldemar

    MINHA FILHA CONSEGUIU A CIDADANIA ITALIANA RECENTEMENTE EU NUNCA FUI PARA ITALIA E FALTAM ALGUNS ANOS ATE ME APOSENTAR COMO DEVO FAZER PARA ME APOSENTAR NA ITALIA

  204. Cintia

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se existe alguma maneira de contribuir para a previdência na Itália, porém, morando e trabalhando no Brasil.
    Abs,
    Cintia

  205. Elaine

    Bom dia!

    Está muito difícil encontrar informações sobre aposentadoria na Itália, que bom que achei este site.
    Gostaria de receber este material também, por favor.

    Minha mãe é italiana, veio para o Brasil com 8 anos. Ela contribuiu muito pouco aqui, 11 meses, agora está viúva e quer voltar pra Itália e solicitar aposentadoria por idade, ou ajuda de custo, não sei o nome, e nem mesmo se é possível. Fomos ao consulado aqui em SP esses dias e o atendente disse a minha mãe que se ela fosse pra Itália, receberia uma “aposentadoria” sim, mas não estou acreditando muito nisso…..

    Obrigada!

  206. Estevão

    Bom dia. Possuo dupla cidadania e gostaria de receber informações acerca de eventual aposentadoria italiana. Enfim, os requisitos para fazer jus a aposentadoria de lá, somada com a do Brasil.
    Grato

  207. Max

    Desejo informações sobre aposentadoria. Poderia me enviar o material?

  208. Juliano Carlos Mazzeo

    Bom dia,
    Eu tenho a cidadania italiana e meus pais ainda não, tirei a cidadania em Tórino e meus pais pretendem tirar em breve na Itália meu pai tem 63 anos minha mãe 60 e eles estão interessados a solicitação de aposentadoria na Italiana gostaria de saber das possibilidades e se vocês dão assistência referente a esse processo.

  209. Karina

    Ola,

    Sou MEI aqui no Brasil, e pago INSS como autonoma, tem alguma forma de pagar INPS como autonoma ou algo similar aqui do Brasil e no futuro me aposentar pela Italia?

    Obrigada 🙂
    Karina

  210. Giovani

    Boa Noite!

    Gostaria de receber o material referente a aposentadoria na Itália.
    Sou descendente e estou no processo da cidadania italiana.

  211. Caio Desidério ricci

    Boa tarde. moro no Brasil e tenho cidadania Italiana. a minha dúvida é:
    1º- Me aposentando no Brasil e indo morar aposentado em Portugal posso ter direito de me reaposentar por lá usando minha aposentadoria brasileira?
    2º – No caso de me aposentar no Brasil e ir morar na itália e trabalhando por lá posso me reaposentar pela itália?
    3º – No caso de uma aposentadoria na itália ou portugal, sendo eu já aposentado, eu junto o tempo de trabalho no Brasil e passo a receber uma só aposentadoria ou vou receber uma lá e outra aqui?
    Agradeço a atenção de todos,
    Caio

  212. Daniela

    Olá,
    Meu pai é italiano, mas sempre contribuiu para o INSS aqui no Brasil. Ele está com 65 anos e gostaria de saber se ele pode requerer a aposentadoria aqui e depois na Itália. Seria mais vantagem ele requerer a aposentadoria apenas na Itália? Minha mãe tem cidadania Italiana, porém ela já está aposentada aqui, ela tem direito à aposentadoria na Itália?
    Obrigada,
    Daniela

  213. Henrique

    Eu estava na fila em 2010 para agendar a entrega da documentação, acabei perdendo por deixar a data passar, agora quero entrar outra vez, eu soube que aqui no Brasil a demora e muita, gostaria de receber informações para fazer na Itália e também como faco para me aposentar la, aqui no Brasil me aposentei por invalidez.
    Posso me aposentar também na Itália?

  214. Claudio Alberani

    Sou Italiano, e assim como meus pais. O ano que vem completo 65 anos, e ainda faço contribuição para a previdência aqui no Brasil.
    Gostaria de saber se tenho direito e posso pedir a aposentadoria por idade na Itália.Nunca contribui com o INPS da Itália.
    Gostaria de saber mais sobre a aposentadoria na italia.

  215. Eduardo acciardo

    O meu pai é italiano e vive no brasil ha 40 anos, não é aposentado e sofre de doenças crônicas como faço para aposentar ele? Os documentos dele são todos italianos.

  216. Gerusa

    Boa tarde,

    Se puder fazer a gentileza de me enviar informações sobre aposentadoria na Itália, eu agradeço.

    Gerusa

  217. valdir

    Ola, tenho interesse em morar na Italia e requerer aposentadoria la, ja tenho 33 anos de servico aqui no Brasil, gostaria de maiores informacoes. Obrigada

  218. João

    Boa Tarde..! Gostaria de receber a documentação também sobre a aposentadoria pela Itália.

    Grato.!

  219. Francisco

    Boa tarde, meus caros. Peço a gentileza de me encaminhar o material que esclarece a questão da aposentadoria da Itália para italianos que vivem no Brasil. Agradeço vossa ajuda.

  220. Alexander

    Boa tarde,

    minha namorada está tentando obter a cidadania italiana e gostaria de saber se é possível obter a aposentadoria pela Itália sendo nunca ter ido pra lá?

  221. ricardo simeoni

    Boa tarde! Tenho dupla cidadania, moro na Brasil e tenho 52 anos, como começar a contribuir na Itália para ter direitos a aposentadoria por idade.
    poderiam me passar mais informacoes por favor?
    desde ja agradeco!
    att

  222. Lucio

    Tenho cidadania italiana e gostaria de planejar as coisas para me aposentar na italia. como proceder?

  223. Joao Paulo

    Olá!
    Primeiramente parabéns pelo site, muito interessante!
    Estou precisando receber esse material detalhado sobre aposentadoria via cidadania italiana também. Saber quais são as regas, se posso aposentar pelos 2 países, etc.
    Posteriormente me enviem também a prestação de serviços de vocês visando a obtenção da cidadania.
    Obrigado desde já!

  224. josi

    ola,
    Poderia me encaminhar também os documentos de aposentadoria pelo INPS?
    tenho 15 anos de contribuiçao aqui no brasil mas tenho planos de morar na italia, como posso contribuir para conseguir a aposentadoria italiana?

  225. Roberto

    Meu Pai e minha mãe já são aposentados no Brasil e possuem a cidadania italiana, eles receberiam aposentadoria na Italia se fossem morar lá ou que seria necessário para isso ocorrer ?

  226. Ari Braga

    Estou na mesma situação que o Fabio Borba.
    Tenho 63 anos, sou aposentado e possuo dupla cidadania (italiana).
    Também posso requerer aposentadoria na Itália?
    No aguardo de vossa manifestação.

    Grato!

  227. Marcio

    Bom dia,
    Tenho cidadania Italiana, porem nunca trablhei la, aqui no Brasil ja recolhi 20 anos de INPS, gostaria de informaçoes de como proceder para obter aposentadoria de ambos paises. grato Marcio

  228. Vera

    Bom dia!
    Poderia me enviar o material para informações quanto a aposentadoria na Itália? Obrigada!

  229. Antonio

    Tb Gostaria de receber material sobre aposentadoria Italiana

    Obrigado

  230. Danilo

    Olá!
    Tenho 60 anos e apto a me aposentar por tempo de contribuição aqui no Brasil pelo INSS. Como tenho a cidadania italiana, gostaria de saber se, para ter direito a receber a aposentadoria por idade da Itália, eu teria que, necessariamente, mudar-me pra Itália e trabalhar lá durante certo tempo.
    Grato pela atenção.

  231. LINCOLN

    ME ENVIEM MATERIAL APOSENTADORIA … BRIGADOO

  232. Rosana

    Sou cidadã italiana e gostaria de receber todas as informações sobre a aposentadoria na Itália. Minha mãe com 75 anos de idade recebe pensão por morte do meu pai. Ela nunca contribuiu para a previdencia. Existe a possibilidade de LOAS na Itália?

  233. cyro

    Boa tarde! Não entendi muito bem. Tenho cidadania italiana, 72 anos, sou aposentado no Brasil e não contribuo mais com o INSS. Moro atualmente na Espanha, mas penso em mudar para a Italia, Eu jamais morei lá ou contribui com INPS italiano. Mesmo assim teria algum direito?

  234. Renato

    Boa Noite,

    Muito bom o site!! Parabéns!!
    Eu gostaria de receber mais informações sobre a aposentadoria na Itália. Tenho aposentadoria no Brasil, sou cidadão italiano e gostaria de residir na Itália.
    Obrigado,
    Renato

  235. Raphael Lazaro

    Boa tarde! Pretendo trabalhar e estudar na Itália, gostaria de saber, se eu solicitar a naturalização da minha esposa no meu comune, quanto tempo leva para o processo ser concluído, posso fazer direto na Itália ou pelo consulado de SP?

  236. Raphael Lazaro

    Boa tarde! Tenho cidadania italiana, nunca contribui a previdência italiana,somente a brasileira, gostaria de saber quanto tempo de contribuição tenho que atingir para requerer a aposentadoria por contribuição ou velhice na Itália.

  237. Marcelo

    Boa tarde. Parabéns pelo site e pelas informações prestadas.
    Assim como muitos,a minha duvida é sobre a aposentadoria.
    Tenho 28 anos e tenho dupla cidadania (Brasileira/Italiana). Gostaria de saber como fazer para contribuir com a previdência Italiana também para conseguir a aposentadoria Brasileira e Italiana. Se possível me envie todas as informações por e-mail

  238. Guilherme

    Boa Tarde!

    Poderia me encaminhar também os documentos acerca da possibilidade de aposentadoria pelo INPS?

    Tenho pouco tempo de contribuição, até pela minha idade, mas penso em buscar uma vida na Itália, e gostaria de entender como funciona a previdência lá.

    Obrigado

  239. JONNY VON PINNOW

    Ola boa noite, por gentileza necessito informações.sobre requerer aposentadoria (para meu tio) italiano e atualmente residindo no Brasil à 9 anos. o mesmo ja contribuiu com INPS (de Italia) 38 anos e ate o momento>>ainda contribui, a idade dele e 60 anos que fara agora dia 30/08. ja tem direito a requerer? muito obrigado

  240. Lourdes

    Toda família de meu pai é da Itália,inclusive a propriedade onde meu pai nasceu é da família a mais de 100 anos . Estou com 58 anos e contribuo pelo INSS brasileiro . Qual possibilidade de me aposentar pela Itália e quais requisitos ? Obrigada pela orientação .lourdes_italiana@hotmail.com

  241. Michel Casagrande

    Boa Noite!

    Desejo informações sobre aposentadoria. Poderia me enviar o material?

    Grato!

  242. Selene

    Boa tarde.
    Você poderia me enviar material informativo sobre a aposentadoria na Itália? contribuições no Brasil e na Itália.

  243. alexandre

    Bom dia,
    Meu nome é Alexandre tenho a cidadania italiana porem nunca morei ou contribui pelo inps italiano , somente fiz a minha contribuicao no inps do brasil. por ter a cidadania posso me aposentar pelo inps italiano por idade tambem ? se requerer a minha aposentadoria no brasil perco o direito de requerer a aposentadoria italiana??

  244. Gerardo Ciamba

    Na verdade há algumas duvidas,sou aposentado no Brasil…mas sou legítimo da Italia…Torraca.chegamos no Brasil em 1955 meu pai guerriou em 1945…nasci em 1952 …meu avô tem nome no mural dos guerreiros na época….Francesco Ciamba..como posso pedir minha aposentadoria Italiana morando aqui no Brasil?

    • reginaldo lasmar

      o meu caso é o mesmo das pessoas que postaram mensagem minha mulher requereu cidadania italiana tem 64 anos, gostariamos de saber sobre aposentadoria italiana?abraços.

  245. Leandro

    Olá!
    Já tenho minha cidadania reconhecida, mas estou pesquisando o custo benefício para a cidadania da minha mãe que ja é aposentada no Brasil.
    Ela tem algum direito a aposentadoria, caso tenha reconhecida sua cidadania italiana?
    É um valor mensal com o qual ela poderia levar uma vida confortável na Itália?

  246. enoch

    Boa tarde, faltam 5 anos para me aposentar, e gostaria de saber se como residente do Brasil poderia contribuir com o INPS Italiano voluntariamente por determinado período para requerer a aposentadoria italiana residindo no Brasil, e quanto tempo teria que faze-lo. Existe um valor minimo na aposentadoria Italiana, como na brasileira?
    Poderia me enviar o material para consulta dos detalhes do requerimento da aposentadoria Italiana.

  247. Isabella

    Boa tarde! Precisava do material também, para ver como funciona se um italiano resolve morar no Brasil, ele tem direito a aposentadoria por tempo de serviço aqui? Obrigada

  248. Luciano

    Olá,

    Minha esposa tem 29 anos e obteve recentemente a cidadania italiana. Somos servidores públicos no Brasil e não pretendemos, a princípio, morar na Itália. Há, contudo, a possibilidade de ela contribuir para a previdência italiana e receber futuramente um benefício independentemente da previdência brasileira? Gostaria de receber o material para análise.

    Obrigado,

    Luciano

  249. Guilherme

    Olá,

    Por favor, poderia me enviar o material via email?
    Quanto é a remuneração mínima para aposentados na Italia?

    Abraços

  250. Francine Ferrari

    Ola! Gostaria de receber mais informacoes a respeito da aposentadoria na Italia! Obrigada.

  251. Renata P.

    Boa tarde.

    Meu sogro já é aposentado no Brasil, mas tem a cidadania Italiana há muitos anos. Ele tem direito a aposentar pela Itália mesmo não tendo contribuído lá?

  252. Leon

    Olá
    Tenho dupla cidadania (brasileira e italiana) e gostaria de receber informaçoes sobre a aposentadoria na Italia.
    Grato

  253. Perácio Feltrin

    Também tenho a cidadania italiana e gostaria de receber informações sobre como aposentar-me na italia. Tenho 48 anos de idade e 33,5 anos de contribuição ao inss.

  254. Laís

    Olá!
    Também gostaria de receber esse email contendo informações sobre aposentadoria na itália.
    Meu pai é aposentado no Brasil, contribuiu para o INSS por 35 anos e tem 61 anos de idade. Como ele faz para obter aposentadoria por lá?
    obrigada

  255. Rachele Ferrari

    Olá,

    Tenho cidadania italiana e gostaria de informações sobre contribuição previdenciaria e aposentadoria na Italia.
    Vcs tem informações sobre pensão para herdeiros de italianos que tenham sido servidores do exercito italiano, já falecidos?

  256. Juarez

    Olá! Vocês poderiam enviar o material sobre aposentadoria para mim? Estou mudando para a Italia em Outubro. Tenho direito a cidadania italiana e já estou com quase todo o processo montado para dar entrada no pedido diretamente na Italia.

  257. Daniel

    Minha avó tem dupla cidadania e com 65 anos de idade e mais de 20 anos de contribuição ainda não aposentou. Lendo algumas respostas vi que ela não poderia aposentar aqui porque nunca contribuiu com nenhum instituto de previdência italiano, mas fixando residência na Itália ela poderia. Gostaría de saber uma média de valor pra uma pessoa nas circunstâncias dela. Você tem essa informação? e uma última pergunta: pra aposentar na Itália tem que estar aposentado no Brasil? Obrigado!

  258. marli

    Bom dia,
    moro e trabalho na Italia e gostaria de saber se posso somar ao tempo de trabalho italiano o tempo de trabalho que tenho no Brasil.
    Obrigada.

  259. Giovani

    Bom dia.

    Tenho interesse em me aposentar por idade, busco mais informações sobre os documentos necessários. Desde já agradeço.

  260. Carlos Fernando Lapenda

    Nasci no Brasil e tenho a cidadania italiana reconhecida Sou italo-brasileiro..Trabalho como servidor público federal no Brasil e contribuo para a aposentadoria estatutária e ao mesmo tempo contribuo como autônomo para o INSS. No Brasil como completar os requisitos legais irei mim aposentar como estatutário e autônomo (INSS). Gostaria de saber se no futuro poderei acumular a aposentadoria estatutária no Brasil e aposentadoria como autônomo na Itália (através do convênio com o INPS italiano)?

  261. Carlos Lapenda

    Sou italo-brasileiro, nasci no Brasil e tenho a cidadania italiana reconhecida.Trabalho como servidor público federal no Brasil e contribuo para a aposentadoria estatutária e ao mesmo tempo contribuo como autônomo para o INSS. No Brasil como completar os requisitos legais irei mim aposentar como estatutário e autônomo (INSS). Gostaria de saber se no futuro poderei acumular a aposentadoria estatutária no Brasil e aposentadoria como autônomo na Itália (através do convênio com o INPS italiano)?

  262. marcelo

    Boa noite meu caso é o mesmo do Osvaldo ,gostaria de receber o material sobre a aposentadoria ser for possivel. Gostaria de saber se consigo me aposentar nos dois paises? qual é o valor da aposentadoria na Italia? grato

  263. MARCIAL BERALDO

    TENHO 51 ANOS E JA POSSO ME APOSENTAR NO BRASIL. POREM TENHO INTERESSE DE ME APOSENTAR NA ITALIA , SE ME APOSENTAR AGORA NO BRASIL PERCO DIREITO A APOSENTAR NA ITALIA?
    O QUE PRECISAREI FAZER PARA ME APOSENTAR NA ITALIA, E QUANTO RECEBEREI PELA APOSENTADORIA ITALIANA?

  264. Miriam

    Boa tarde! Tenho dupla cidadania, moro na Brasil e tenho 42 anos, como começar a contribuir na Itália para ter direitos a aposentadoria por idade. Grata

  265. Marcelo

    Gostaria de receber o material com informações sobre como obter aposentadoria na Italia. Desde já agradeço.

  266. Atayde Jose Fernandes Jr

    Muito bom dia! Estou com 53 anos e 34 de contribuiçao, devo pedir minha aposentadoria por tempo de contribiçao em 2016. Pergunto: Seria mais interessante pedir pela Italia, Já que estou acertando minha cidadania e pretendo morar lá?

  267. Carlos Garcia

    Boa noite eu e minha esposa temos contribuições no Brasil e ela tem nacionalidade Italiana e ei Espanhola podemos aposentar nestes referidos países além do Brasil? Obrigado e parabéns pelo site.

  268. Ricardo Augusto Pace

    Boa noite, tenho cidadania italiana , eu e minha esposa. Tenho 66 anos e ela 61. Me aposentei no Brasil com mais de 20 anos de contribuição. Ela não se aposentou aqui por ter parado de contribuir após ter parado de trabalhar, mas também contribuiu 20 anos. Que direitos temos em relação a aposentadoria na Itália? É preciso morar lá?

    Grato,
    Ricardo

  269. Samara Lança

    Boa Noite!
    Gostaria que me enviasse o material sobre aposentadoria. Estou pensando em tirar a cidadania italiana e morar la. Já tenho 10 anos de contribuição no Brasil. Se eu for pra la daqui uns 5 anos teria 15 anos. Se eu trabalhar la 5 anos somaria 20 anos no total. Poderia solicitar minha aposentadoria la?

  270. Suely Miotto Farias

    Bom dia!

    Gostaria de receber o material sobre aposentadoria na Itália. Estou no processo da dupla cidadania e tenho interesse em solicitar a aposentadoria por lá.

  271. Suely Miotto Farias

    Boa Noite!

    Gostaria de receber o material referente a aposentadoria na Itália.
    Sou descendente e estou no processo da cidadania italiana.

  272. Carlos Lucchese De Sa

    Vocês poderiam enviar o material sobre aposentadora para mim, por favor?
    Sou cidadão italiano e tenho contribuição apenas no Brasil. Estou pensando em morar na Itália.
    Grato

  273. olá, gostaria de ter informações sobre como me aposentar na italia, tenho 57 anos e já contribui 34 anos no inss do Brasil, como faço para me aposentar na Itália

    • gatto Post author

      Boa tarde Miguel, tudo bem?

      O Brasil e a Itália possuem um acordo que permite com que você possa receber sua aposentadoria através do INPS italiano, caso venha a residir no país. Portanto, caso você decida se mudar para lá, fique tranquilo que seu benefício será concedido.

      Enviamos em seu e-mail, nosso material sobre o assunto. Caso tenha maiores dúvidas, por favor, não hesite em contatar-nos!

      Equipe Gatto

  274. Vania

    Olá,

    Sou funcionária pública federal aposentada no Brasil e cidadã italiana. Tenho direito a receber a aposentadoria italiana mesmo vivendo no Brasil e nunca tendo vivido na Itália? Poderiam me enviar o material?

    • gatto Post author

      Olá Vânia, tudo bem?

      Só tem direito a receber a aposentadoria italiana sendo residente no Brasil, o aposentado que contribuiu com instituto de previdência italiano. Deste modo, infelizmente, você não possui este direito.

      De todo modo, caso você venha a residir na Itália, poderá receber sua aposentadoria no país, sem problemas.

      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  275. luis de feo

    gostaria de receber requerimentos para aposentadoria italiana

    luis@brastrela.com.br

    • gatto Post author

      Boa tarde Luis, tudo bem?

      Acabamos de enviar nosso material sobre aposentadoria.

      Saiba que estamos montando um novo material com muito mais informações a respeito. Assim que o tivermos pronto, teremos o prazer de lhe enviar também!

      Conte conosco.

      Equipe Gatto

    • vitor

      Boa tarde,

      também gostaria de receber o material/informações. Sou cidadão italiano e gostaria de saber como contribuir para a previdência italiana.

  276. Bruno

    Vocês poderiam enviar o material sobre aposentadora para mim, por favor?
    Sou cidadão italiano e tenho contribuição apenas no Brasil.

    • gatto Post author

      Boa tarde Bruna, tudo bem?

      Acabamos de enviar nosso material sobre aposentadoria.

      Saiba que estamos montando um novo material com muito mais informações a respeito. Assim que o tivermos pronto, teremos o prazer de lhe enviar também!

      Conte conosco.

      Equipe Gatto

  277. BOM DIA ,TENHO CIDADANIA ITALIANA ;E 62 ANOS DE IDADE E VINTE SETE ANOS DE CONTRIBUIÇAO INSS, SOU APOSENTADO POR INVALIDEZ A SETE ANOS, E POSSIVEL REQUERER APOSENTADORIA NA ITALIA. ATT, FANE

    • gatto Post author

      Boa tarde Custodio, tudo bem?

      É possível que você faça o requerimento da pensão por invalidez apenas se a sua intenção é se mudar para a Itália. Neste caso, você precisará comprovar sua incapacidade de trabalhar e também comprovar que houve contribuições ao INSS por pelo menos 5 anos e que 3 destas contribuições tenham sido feitas nos 5 anos anteriores à aposentadoria.

      Creio que você consiga facilmente comprovar estas condições, mas lembre-se que o INPS italiano só terá responsabilidade para lhe pagar, caso você se mude definitivamente para a Itália.

      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  278. carla

    Bom dia! Tenho uma dúvida também: tenho contribuição somente no Brasil, é possível requerer a aposentadoria na Itália?

    • gatto Post author

      Sim, em termos gerais, é possível.

      Você precisa preencher os requisitos mínimos de idade e tempo de contribuição. Além disso, é necessário ser residente em território italiano.
      Enviaremos em seu e-mail nosso material sobre o assunto.

      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  279. Claires

    Boa tarde, eu e meu marido moramos na Itália e na Espanha, eu morei 15 anos meu marido 20 anos, gostaria de saber de quantos anos a gente precisa ter contribuído para requerer aposentadoria de la, eu já aposentei aqui no Brasil, tenho 62 anos e contribui na Itália + ou – 5 anos tenho algum direito.
    Muito obrigada

    • gatto Post author

      Olá Claires, tudo bem?

      Você, sem dúvidas, tem direito sobre a aposentadoria relativa ao tempo da sua contribuição. Basta comprova-los e fazer o requerimento junto ao consulado italiano da cidade de sua jurisdição.

      Enviaremos no seu e-mail, um material exclusivo sobre o tema para que você possa entender melhor sobre o assunto.

      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  280. Gilmar

    Boa tarde,

    Eu sei que o post é sobre aposentadoria por idade, mas eu gostaria de saber sobre como contribuir com a previdência da Itália.

    Tenho 28 anos e gostaria de receber informações para começar a contribuir.

    Obrigado,
    Gilmar

    • gatto Post author

      Boa tarde Gilmar, tudo bem?

      Sem dúvida nenhuma é possível! Os patronatos em São Paulo auxiliam os descendentes que desejam contribuir com a previdência italiana.
      Enviaremos por e-mail nosso material a respeito da aposentadoria na Itália e com informações a respeito de novos cursos sobre os direitos e deveres dos cidadãos italianos.

      Vale lembrar que para fins de previdência, vale mais a pena fazer investimentos privados de longo prazo no Brasil, já que não sabemos como se comportará a previdência europeia no futuro e também por considerar que os investimentos de renda fixa no Brasil estão bastante rentáveis.

      Conte conosco!
      Equipe Gatto

      • Carla

        Bom dia Gatto,

        Meu caso é exatamente o do Gilmar, tenho 33 anos e quero contribuir.
        Mas a pergunta é: Eu recebo a aposentadoria sem estar morando lá e sem nunca ter morado lá, somente tendo feito a contribuição?!

        Obrigada

  281. Ramiro Montezano Rodrigues

    Boa tarde!

    O meu caso é parecido com o da Cristiane e gostaria de obter mais informações sobre a aposentadoria na Italia.

    Desde já agradeço.

    Ramiro

  282. Fabio Borba

    Boa noite

    Tenho 58 anos sou aposentado no Brasil e tenho cidadania italiana.
    Como proceder para conseguir a aposentadoria na Italia.

    GRATO

    • gatto Post author

      Boa noite Fábio, tudo bem?

      Obrigado por acessar nosso site. Enviaremos agora mesmo nosso material sobre aposentadoria na Itália.
      Qualquer outra dúvida, saiba que estamos sempre a disposição.

      Equipe Gatto

    • Ari Braga

      Estou na mesma situação que o Fabio Borba.
      Tenho 63 anos, sou aposentado e possuo dupla cidadania (italiana).
      Também posso requerer aposentadoria na Itália?
      No aguardo de vossa manifestação.

      Grato!

  283. Douglas

    Bom dia, tenho cidadania Italiana, mas trabalho no Brasil, nunca trabalhei na Italia, quanto tempo tenho que contribuir e como posso contribuir na Italia para quando eu me aposentar receber a aposentadoria da Italia?
    Abraço!

    • gatto Post author

      Boa tarde.

      Obrigado por acessar nosso site. Enviaremos agora mesmo nosso material sobre aposentadoria na Itália.
      Qualquer outra dúvida, saiba que estamos sempre a disposição.

      Equipe Gatto

    • gatto Post author

      Boa noite Douglas, tudo bem?

      Obrigado por acessar nosso site. Enviaremos agora mesmo nosso material sobre aposentadoria na Itália.
      Qualquer outra dúvida, saiba que estamos sempre a disposição.

      Equipe Gatto

  284. Mauricio

    Meu caso é idêntico ao do Sr. Osvaldo acima, gostaria também de receber por e mail que responda as questões relacionadas a aposentadoria na Italia. Agradeço vossa atenção

    • gatto Post author

      Boa tarde.

      Obrigado por acessar nosso site. Enviaremos agora mesmo nosso material sobre aposentadoria na Itália.
      Qualquer outra dúvida, saiba que estamos sempre a disposição.

      Equipe Gatto

  285. Cristiane Zonta

    Boa noite, já tenho a cidadania italiana, porém nunca morei fora, faço minha contribuição a previdência brasileira, tenho 19 anos de contribuição, li em alguns lugares que podemos nos aposentar pela Itália, gostaria de saber como funciona, se devo também recolher para a previdencia italiana, ou o que pago aqui é válido, posso receber das duas nacionalidades ou não, como dar entrada… Gostaria de receber algumas informações sobre o assunto se for possível. Obrigada

    • gatto Post author

      Boa tarde Cristiane, tudo bem?

      Certamente você poderá requerer sua aposentadoria na Itália.
      A previdência italiana passou por algumas reformas e hoje funciona de acordo com quotas que variam conforme a idade do requerente e o tempo de contribuição.
      A boa notícia é que os países possuem acordos bilaterais que permitem somar os tempos e valores de contribuição em cada um deles. Portanto, você não perderá o seu tempo de contribuição no Brasil.
      Mandamos em seu e-mail, um documento que responde absolutamente todas as questões relacionadas a aposentadoria na Itália. Analise-o e não hesite em contatar-nos caso tenha alguma outra dúvida.
      Aliás, caso precise de qualquer esclarecimento relacionado ao processo de cidadania italiana diretamente na Itália, fique a vontade em nos consultar. Nos empenharemos bastante para solucionar o seu caso em tempo breve.
      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  286. Oswaldo Francesquini Sobrinho

    Tenho 63 anos de idade, aposentado por tempo de contribuição(37 anos) aqui no Brasil. Tenho todas as certidões necessárias para adquirir a cidadania Italiana, pretendo requere la e residir na Itália, contribuindo para o INSS daquele país. Poderei pedir a aposentadoria por Velhice na Itália? Após quanto tempo de contribuição na Itália?

    Oswaldo

    • gatto Post author

      Boa tarde Sr. Oswaldo, tudo bem?
      Certamente você poderá requerer sua aposentadoria na Itália.
      A previdência italiana passou por algumas reformas e hoje funciona de acordo com quotas que variam conforme a idade do requerente e o tempo de contribuição.
      A boa notícia é que os países possuem acordos bilaterais que permitem somar os tempos e valores de contribuição em cada um deles. Portanto, você não perderá o seu tempo de contribuição no Brasil.
      Mandamos em seu e-mail, um documento que responde absolutamente todas as questões relacionadas a aposentadoria na Itália. Analise-o e não hesite em contatar-nos caso tenha alguma outra dúvida.
      Aliás, caso precise de qualquer esclarecimento relacionado ao processo de cidadania italiana diretamente na Itália, fique a vontade em nos consultar. Nos empenharemos bastante para solucionar o seu caso em tempo breve.
      Conte conosco!
      Equipe Gatto

      • Andrea

        Também gostaria de receber o material por email

      • Luiz

        Olá Gatto,
        Pode por favor me enviar essa documentação para eu analisar também?

        Obrigado!

      • Olá, tudo bem?

        Gostaria deste documento, por favor.

        Muito obrigada!

      • olá também gostaria de receber o material sobre a aposentadoria italiana !….obrigado !……Ass, Eduardo Zambon Agnese

      • Washington

        Olá Gatto, me mande esta documentação tb.

      • Caio Ricci

        Boa tarde.
        A minha dúvida é que sou cidadão brasileiro e já tenho a cidadania minha e de meus filhos. Vou aposentar no Brasil e vou morar definitivamente na itália. Há acordos bilaterais de tempo de serviço entre Brasil e Itália, Brasil e Portugal etc… E minha pergunta é:
        Aposentando no Brasil e indo para Itália e contribuindo até os 65 consigo reaposentar na Itália? Em caso positivo vou unificar as 2 aposentadorias e receber uma unica ou vou receber este beneficio pelo Brasil e outro pela Itália? Uma ultima questão é que no brasil se consegue aposentar pelo minimo ou chegar aos 6o e aposentar pelo teto, na Itália funciona assim também?
        Agradeço a atenção de todos da Gatto sempre muito atenciosos
        Caio Ricci

      • Silvio Adolfo

        Por Favor, Poderia me enviar o mesmo email ?
        pois minha situação é o mesmo..

        • Dalva de Carvalho

          Boa tarde
          Moro na italia, jà dei entrada no meu pedido de aposentadoria por idade aqui na Italia, a carico do Brasil, o Brasil quem vai pagar, vcs podem me informar se o valor que vou receber aqui na Italia è o valor em vigor no Brasil, ou o valor em vigor aqui na italia da aposentadoria??? Obrigada

      • MARCELO NIESI

        Prezados,
        Gostaria de receber este material para aposentadoria na Itállia.
        Grato.
        Cordialmente,

      • Filipe

        Bom dia,

        Gostaria de receber este material sobre aposentadoria na Italia tambem.

        Obrigado,

      • Cleber Gatelli

        Olá,

        Gostaria de receber o material sobre a aposentadoria, apesar de ter 27 anos de contribuição aqui no Brasil, já estou me programando para esta situação. É o momento de ficar informado.
        Obrigado.

      • Jaqueline

        Sou brasileira, 52 e tenho cidadania italiana por matrimonio. Meu marido tera direito a aposentadoria por idade na Itália e aqui tb no Brasil por tempo de contribuição. Gostaria de saber se eu poderia contribuir com o INPS italiano para mais tarde, quando deveremos viver na Itália eu poder receber tb aposentadoria de lá + a aposentadoria brasileira.
        Agradeço se puder me orientar. Att. Jaqueline

      • kenia dotto

        Boa tarde! Como poderei receber o material sobre aposentadoria na Itália?
        Agradeço antecipadamente,

        Kenia Dotto

      • Paula

        Boa tarde
        Ja possuo cidadania italiana, e gostaria de saber como faco para contribuir com o INPS da Italia… tenho 43 anos de idade, 20 anos de contribuicao para o INSS brasileiro…
        Tenho intencao de me mudar em definitivo pra Itália dentro de alguns anos… mas gostaria de comecar a contribuir desde já
        Agradeço muito
        Paula Altieri

      • stael

        Gato se eu tiver a cidadania italiana, idade para aposentadoria,valerá o tempo de contribuição no Brasil para a contagem?

      • Edgard Arnas

        Por favor enviar estas informações também no meu email.

    • Valmir jorge comerlatto

      Ola! Nasci no brasil, mas ja tenho a nacionalidade italiana. Eu era militar, fui baleado em servico e aposentado. Somando o tempo de agricultura eu tenho hj 34 anos de contribuicao. Quero residir e me spisentar na italia. E possivel???

    • Kleber

      Olá
      Tenho um tio que se encontra aposentado no Brasil, ele tem cidadania Italiana e 71 anos de vida. Ele nunca contribuíu com a previdência Italiana. Ele tem direito a aposentadoria na Italia?

    • Samuel

      Boa tarde,poderia me enviar o material sobre aposentadoria na Itália por idade

Adicionar comentário

Seu e-mail não vai ser divulgado. Preencha todos os campos *

Gatto Cidadania - CNPJ: 21.528.457/0001-43
P. IVA: 03439590781

EnglishItalianPortugueseSpanish