Prezados amigos e clientes,
Hoje escrevemos sobre o que muda em relação a pegar um vôo direto para a Itália ou fazer escala em um país que faça parte do espaço schengen.
Vamos lá.
A circular do ministério público italiano 32/2007 comunicou a todos os comunes que os descendentes de italianos que quisessem iniciar os procedimentos para o reconhecimento da cidadania italiana na Itália, poderiam se inscrever como residentes no país, sem a necessidade de qualquer visto (permesso di soggiorno).
No entanto, para esta inscrição (que tecnicamente se chama inscrição anagrafica) seria necessária uma declaração de presença em território italiano.
Esta tal declaração de presença é feita de duas maneiras obrigatoriamente:
1) Para as pessoas que chegam na Itália, provenientes de um país que não faça parte do espaço Schengen, o carimbo recebido no passaporte, no momento da imigração italiana, já serve como tal declaração.
Isto acontece pois ao passar pela imigração italiana, o governo do país tem o controle de sua entrada em seus registros.
2) Para as pessoas que chegam de um país que faça parte do espaço schengen, é necessário fazer uma declaração de presença na QUESTURA (polícia federal italiana).
Isto acontece pois, no momento de entrada na Europa, o cidadão recebeu o carimbo da imigração de um outro país que não a Itália. Depois disso, ele pegou um vôo “doméstico” dentro da união europeia e não recebeu mais nenhum controle ao entrar neste país.
Exemplo: Um requerente sai do aeroporto de Guarulhos. Faz escala em Madrid (Espanha) e depois pega outro vôo para Roma.
O que acontece neste exemplo é que a pessoa passou pela imigração espanhola e, portanto, recebeu um carimbo espanhol (e não italiano).
Depois, ao pegar o vôo para a Itália, esta pessoa não recebeu mais nenhum controle imigratório e portanto o governo italiano não tem como saber que ele está em solo italiano.
Neste caso, para fins de inscrição anagráfica (pedido de residência), é necessário ir até a Polícia Federal italiana (QUESTURA) e declarar a sua própria presença.
Para fazer isso, é necessário apresentar o modelo que está logo aqui embaixo:
O QUE É MELHOR FAZER?
Nós sempre aconselhamos os clientes que usam a nossa consultoria, a fazer um vôo direto para a Itália.
A razão disso é simples: evita-se o que pode ser um grande transtorno e perda de tempo.
O setor responsável pelas declarações de presença se chama UFFICIO IMMIGRAZIONE e é o mesmo setor que administra os pedidos de asilo político, refúgio e imigrações em geral.
Com a situação caótica que a Itália vive sobre este assunto, nós acabamos por encontrar funcionários mal humorados que podem, muitas vezes, impor barreiras ou então te fazer esperar durante horas para receber o simples carimbo de declaração de presença.
Se você está sendo guiado por um consultor profissional, o trauma pode ser menor. No entanto, se você está fazendo o seu processo sozinho, nós aconselhamos seriamente a evitar este passo.
Veja a foto tirada hoje, por exemplo, quando acompanhávamos uma de nossas requerentes a cumprir esta etapa:
Vejam o tamanho da fila necessária apenas para pegar um carimbo.
Pense que cada uma dessas pessoas leva de 40 minutos a 1,5 horas para resolver o seu assunto. Portanto, caso seja inevitável pegar um vôo direto para a Itália, chegue bem cedo na QUESTURA para fazer a sua declaração de presença. Reze para pegar um funcionário bem humorado e conseguir sair de lá com a sua declaração carimbada e assinada =).
Um forte abraço de toda nossa equipe!
10 de novembro de 2016 ∣ 15:49
Mariane
Qual a dica que vcs dão par quem pretende viajar do Brasil para a Itália, sem ter problemas com o carimbo do espaço Scheng? Qual o melhor roteiro? Obrigada
13 de novembro de 2016 ∣ 15:49
gatto
Mariane,
O melhor a fazer é pegar um vôo direto para a Itália. Alternativamente, caso não seja possível escolher um vôo direto, escolha um vôo com escalas fora da União Europeia, como exemplo Turquia ou Inglaterra.
Estas opções evitarão que você tenha que ir até a Questura fazer a declaração de presença, que, por muitas vezes, é um momento bem desagradável e que te fará perder tempo.
Equipe Gatto
24 de janeiro de 2017 ∣ 15:49
Helena D.
1- RETIFICAÇÃO: consegui retificar o nome do meu bisavó na certidão de casamento brasileira por meio da comprovação da certidão de nascimento da Itália. Perguntas:
a) É necessário retificar também na de óbito?
b) É obrigatório retificar também as certidões de meu avô (falecido) e de minha mãe que é viva?
c) No caso de minha mãe, depois ela teria que alterar toda sua documentação? O sobrenome difere em apenas uma letra. É realmente obrigatório?
2- PERMANÊNCIA: soube que caso a cidadania não saia no prazo de 3 meses, será necessário pagar uma taxa de 250 euros referente à taxa de permanência até que saia o visto. Neste caso, eu posso entrar na Itália com visto de estudante por 4 ou 6 meses e durante este período entrar com a documentação e solicitação da cidadania?
26 de janeiro de 2017 ∣ 15:49
gatto
Helena,
1) Todas as certidões, sem exceção, devem ser retificadas!
2) Não existe nenhuma taxa desta natureza. O que se deve fazer é pedir um “permesso di soggiorno”, alegando que você está aguardando o reconhecimento da tua cidadania italiana.
Este pedido custa cerca de 80euros e não é necessário deixar a Itália para faze-lo.
Se você estiver com visto de estudante, o seu prazo de permanência será o definido pelo visto. Vc pode pedir o reconhecimento da cidadania com qualquer visto de qualquer natureza.
Equipe Gatto
18 de fevereiro de 2017 ∣ 15:49
Juliana Dotti
Enviei aos srs. toda a documentação para que observem se há algum detalhe que necessite de retificações ou se falta mais documentos.
Também gostaria de saber qual o valor para permanecer na Itália pelo tempo hábil para que se prepare a dupla cidadania e qual a cidade indicada para permanecer nesse período.
Na Itália vcs tem alguém que acompanhe aos lugares certos sem ter que ficar a mercê de ir de um lado para outro sem saber como agir?
4 de abril de 2017 ∣ 15:49
Marina F. de Oliveira
Olà,me chamo Marina e eu jààà possuo a minha Cidadania Italiana hà 3anos, porèm minha filha veio aqui para Italia em 2015 para fazer a sua Cidadania,mas por problemas pessoais, precisou voltar ao Brasil,pois jà era passados mais de 4 meses e meio e nada. O processo dela agora està pronto,mas ela nao està podendo vir a Italia e nao sabe quando terà condiçoes, e gostarìamos de saber como ela poderia pegar a Cidadania no Brasil.
Ela precisa fazer todo o Processo, de novo ?
Eu Poderia pedir a Comune onde fiz meu Processo de Citadinanza daqui para enviar o Processo ao Consulado Italiano no Brasil, pra que ela pegasse por là?
Por favor se puderem nos ajudar,agradeço imensamente.
7 de abril de 2017 ∣ 15:49
gatto
Marina,
Quando você diz que o processo dela está pronto, o que você exatamente quer dizer? As certidões estão preparadas, traduzidas e apostiladas? É isso?
Infelizmente não é possível a transferência de pastas entre comune e consulado.
Para a sua filha iniciar o processo no Brasil, é necessário que ela inicie o processo inteiramente pelo Brasil.
Equipe Gatto
22 de junho de 2017 ∣ 15:49
Juliana
Olá! Queria tirar uma dúvida. Se o processo na italia demorar mais de 3 meses é possível fazer uma declaração de presença para ficar regular no país ao invés de fazer um permesso soggiorno?
Obrigada
28 de junho de 2017 ∣ 15:49
gatto
Juliana,
Não! O único documento válido para ficar legalmente na Itália, após transcorridos os 3 meses de turista, é um PERMESSO DI SOGGIORNO. Se você tiver iniciado o seu processo na Itália, o comune deve lhe deixar uma declaração dizendo que você está em processo de reconhecimento. Esta declaração será válida como documento necessário para que você peça o permesso na Questura local.
Conte conosco!
Gatto
27 de junho de 2017 ∣ 15:49
Gabriela
Boa tarde!
Se meu voo tiver escala na Turquia, meu passaporte será carimbado na Itália?
Obrigada!
27 de junho de 2017 ∣ 15:49
gatto
Gabriela, será sim!
30 de julho de 2017 ∣ 15:49
Vandré zinetti
Boa tarde,
Uma dúvida que estou, eu queria comprar a passagem somente de ida pois vou já ficar para residir mas em Barcelona, se eu tiver a passagem pra Barcelona dentro dos 3 meses teria algum problema? Na imigração eu teria que falar que vim fazer minha nacionalidade e já falaria que assim pronta eu irei morár em Barcelona e não irei retornar ao Brasil.
Obrigado
2 de agosto de 2017 ∣ 15:49
gatto
Olá Vandré, boa tarde.
Na imigração diga sempre a verdade, para não correr riscos desnecessários.
De qualquer forma, desaconselho a compra de uma passagem só de ida, uma vez que você entrará como estrangeiro e um dos requisitos para imigrar é que se tenha passagem de saída do país dentro do período disponível (que no caso da Europa é de 90 dias).
Boa sorte e conte sempre conosco!
Gatto
5 de dezembro de 2017 ∣ 15:49
Layla
Meu esposo tem cidadania italiana, e estamos pensando em nos mudar pra Europa, e primeiramente ir pra Itália e pedir a residência, e posteriormente nos mudar pra França, mas estou com muitas dúvidas, entre elas:
O pedido de permesso di soggiorno só pode ser feito na Itália, ou pode ser feito do Brasil, antes de viajar? Qual a data de validade?
No caso do registro de casamento no comune italiano, quanto tempo dura o processe se feito aqui no Brasil, e feito pela Itália? Qual vale mais a pena?
Obrigada!
9 de dezembro de 2017 ∣ 15:49
gatto
Layla,
Um permesso di soggiorno é um visto de permanência. Ele pode ser pedido em qualquer país europeu (o nome mudará, pois permesso di soggiorno é o termo italiano e naturalmente é utilizado somente na Itália).
Ele só pode ser feito no país onde vocês vão morar. Não existe como fazer isso no Brasil.
O registro o casamento é mais rápido diretamente na Itália onde se tem a residência. Pelo Brasil, este registro poderá levar cerca de 180 dias. Se vocês planejam mudar para a Itália antes de 180 dias, faça pela Itália. Se planejam ir depois dos 180 dias, faça pelo Brasil.
Gatto
28 de fevereiro de 2018 ∣ 15:49
Celso Barboni
Olá Srs. da Assessoria Gatto,
Moro em São Paulo e tenho a cidadania italiana reconhecida no Consulado de SP e estou regular com meu cadastro no AIRE.
Gostaria de recolher e me aposentar pela Itália, como posso fazer isto estando no Brasil? Vocês prestam este tipo de serviço de assessoria? Vale a pena, quais são os ônus e bonus?
Outra dúvida, reconheci minha cidadania italiana via Brasil, Consulado de SP, depois de longos 14 anos, tirei o passaporte italiana, todavia não tenho minha certidão da transcrição do meu nascimento emitida pelo comune do meu Dante causa.
Já enviei uns 04 e-mails pra eles requerendo e eles simplesmente ignoram.
Existe alguma lei que os obriguem a enviarem a certidão da transcrição da minha certidão de nascimento brasileira.
Obs. O comune é o Comune di Ro Ferrarese (FE)
Saudações
Celso Barboni
14 de março de 2018 ∣ 15:49
gatto
Celso,
Para recolher INPS na Itália, é necessário ter residência no país.
Para pedir a certidão, é necessário entrar em contato com o próprio comune (e não com o consulado).
Gatto
1 de março de 2018 ∣ 15:49
Renan Salgado
Boa noite, ja estava programado para fazer um mochilao para a europa, estou com passagens compradas, inclusive as internas(Domesticas), porem achei a certidao que faltava para o reconhecimento da cidadania e esta chegando da italia, irei passar por Portugal, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, irlanda e depois Italia, terei de fazer esse procedimento e se caso for necessario eu posso fazer direto na cidade no caso Genôva que ficarei ou somente em Roma? obrigado
14 de março de 2018 ∣ 15:49
gatto
Renan, de qual procedimento exatamente você está falando?
Gatto
22 de março de 2018 ∣ 15:49
Lena
Olha, tenho 4 meses que voltei da Itália, quanto tempo devo esperar pra retornar?
Obrigada!!
3 de abril de 2018 ∣ 15:49
gatto
Realmente não entendi esta dúvida.
18 de abril de 2018 ∣ 15:49
Dalva Helena Vieira dos Santos Batista
Como posso conseguir a cidade Italiana se meu bisavô, Jose Calderaro não reconheceu minha avó como filha por orgulho da minha bisavó. O que devo fazer?
5 de maio de 2018 ∣ 15:49
gatto
Se eles não eram casados e sua avó não foi declarada por nenhum dos pais italianos, infelizmente não há o que fazer.
Gatto
11 de maio de 2018 ∣ 15:49
Steven
Ola, preciso de seguro viagem para fazer declaracao de presença?
14 de maio de 2018 ∣ 15:49
gatto
Teoricamente sim.
Na prática, algumas Questuras podem pedir e outras não.
Gatto
11 de maio de 2018 ∣ 15:49
Ana Paula
Boa noite, estou na Itália para tirar a cidadania italiana, porém perdi o prazo de 7 dias para me apresentar na questura e carimbar o passaporte. O que podemos fazer nesse caso?
14 de maio de 2018 ∣ 15:49
gatto
Vá imediatamente a Questura para regularizar o seu status.
Gatto
6 de julho de 2018 ∣ 15:49
Marianne
Sou brasileira morando em Portugal desde fevereiro de 2018, pretendo ir a Itália em outubro requerer a cidadania por ascendência. Como devo fazer para ter a declaração de presença na Itália, sendo que já ultrapassei o prazo de 90 dias no espaço Schengen pois como é sabido partindo de Portugal não receberei nenhum carimbo na Itália? Obrigada
28 de março de 2019 ∣ 15:49
Edilson
Minha assessoria disse que não precisava fazer permesso di soggiorno e estou em Portugal esperando sair a cidadania italiana e já passaram os 3 meses legais e agora o que pode acontecer e como proceder? Grato
4 de novembro de 2019 ∣ 15:49
Alan
Ola Gatto,
Primeiro, obrigado por ajudar tirando a duvida do pessoal, muito bacana da sua parte.
Estou prestes a ir a Italia fazer meu processo de cidadania por conta.
Tenho uma irma que entrou na Europa por Madrid, no ano de 2017, e só agora se regularizou (neste ano de 2019).
Hoje é residente de Malta, devidamente regularizada, com a permissão por conta do casamento com um cidadão Europeu.
Neste caso como funciona sua entrada na Italia para iniciar o processo? Já que por ser regularizada residente em Malta, já não pega mais o carimbo, e ao passar pela QUESTURA apresentará um carimbo de 2017.
Para residentes na Europa existe algum processo diferente?
Obrigado!
3 de dezembro de 2019 ∣ 15:49
Emil
Bom dia! Vim pra Itália a partir de Portugal, onde fiquei por 5 meses. No entanto fui na imigração pedir o prorrogamento, o que não sabia, era que a permissão de estadia era somente para Portugal, e que não poderia mais permanecer no espaço Schengen. Prorroguei pois minhas certidões no Brasil para cidadania italiana tiveram que ser retificadas e atrasaram. Fui na questura e o policial considerou o carimbo, mas faltou preencher umm formulário de moradia. Levei meu formulário com carimbo do comune e quem me atendeu foi um policial super mal humorado dizendo que se quisesse poderia me tirar do país por exceder os 3 meses. Enfim, ele não me tirou do país, e não deu o carimbo. Tenho todos meus documentos para reconhecimento de cidadania comigo e não consigo dar entrada no comune por conta deste carimbo. Há al uma maneira legal para eu conseguir o Permesso di soggiorno no meu caso?
Obrigado desde já!
3 de dezembro de 2019 ∣ 15:49
Marcello
Olá! Já realizei minha dichiarazione di presenza, porém vou me mudar para outro apartamento e ainda não declarei residência. Irei fazer outra declaração de ospitalita, preciso fazer outra declaração de presença? PS já passaram mais de 8 dias desde que cheguei. Obrigado!!
12 de dezembro de 2019 ∣ 15:49
Maria Teresa Bertoncini Mendes
Boa tarde.Estou na Itália para fazer meu processo de reconhecimento.Porém eu não consegui entregar meus documentos no comune sendo quena inscrição é on-line e só fazem 4 processos ao mês.Entrei na Europa por Portugal e meu visto de turista vence no dia 26/12 como fazer o permesso sem ter entregue os documentos no comune.Ha uma saída?
23 de dezembro de 2019 ∣ 15:49
Graziela
Sempre há recomendações sobre comprar-se passagens de ida e volta quando se vai dar entrada no reconhecimento da cidadania direto na Itália, certo? Minha dúvida é a seguinte… Devemos comprar a volta no sentido de garantir no ato de entrada que não excederemos o prazo de 90 dias concedidos aos turistas brasileiros dentro do Espaço Schengen, correto? Então, poderia-se reduzir custos comprando uma passagem da Itália para um país europeu fora do Espaço Schengen como a Grã Bretanha? Claro, partindo da idéia de que a passagem de volta seria perdida após o reconhecimento da cidadania daqueles que não pretendem retornar ao Brasil e levando em consideração que a documentação esteja toda correta.
15 de janeiro de 2020 ∣ 15:49
JULIANO
Eu resido na Espanha ilegal meu carimbo do passaporte está vencido entrei na Europa em 03/15/2019, queria saber se posso dar início no processo mesmo com esse carimbo vencido, ou oque seria melhor maneira para que eu possa dar início.
1 de março de 2020 ∣ 15:49
Tatiani
Ola gostaria de tirar uma duvida, estou em portugal a mais de tres meses (visto estourado) e consegui finalmente encontrar a certidao do meu bisavo, gostaria de saber se posso ir diretamente a Italia fazer meu processo de reconhecimento ou terei que voltar ao Brasil e pegar um voo direto para a italia. Obrigada
2 de agosto de 2020 ∣ 15:49
Ieda Longo
Boa noite!Tenho a cidadania italiana,desde 2006,tenho uma filha residente na Itália tenho que iviajar,vou ficar por mais de 90 dias
dei entrada no pedido de passaporte,devido a pandemia os serviços foram suspensos,como devo proceder nesse caso,para ñ ter problemas com imigração?
Obrigada!
Ieda
4 de março de 2021 ∣ 15:49
Lucia
Estou morando na Italia, mas tenho uma carteira de residente de estudos da Espanha. Solicitei a cidadania italiana, mas o processo não foi finalizada e passei do prazo de 90 dias. Preciso solicitar o permesso di soggiorno para cidadania, mesmo com a carteira de residente de um país membro da UE?
22 de março de 2021 ∣ 15:49
gatto
Lucia,
Como você fez para dar entrada no seu processo de reconhecimento da cidadania italiana?
Teoricamente você já deveria ter pedido o permesso di soggiorno (a não ser que você tenha saído da comunidade europeia e entrado diretamente na Itália, recebendo o carimbo italiano. Foi isso que vc fez?).
De todo modo, se está residindo na Itália, deve, sem dúvidas, pedir o permesso di soggiorno).
Gatto
24 de maio de 2021 ∣ 15:49
Bianca Tomaselli
Olá, vou à Espanha e à França realizar um período de pesquisa por uma Universidade espanhola. Tenho em mãos os documentos necessários para fazer a cidadania. Gostaria de saber se caso eu entre na Europa por Roma posso fazer o pedido da cidadania e realizar minhas pesquisas na França e Espanha. Teria que necessariamente residir na Itália durante todo o processo?
Grata
16 de janeiro de 2022 ∣ 15:49
Daniel stride
Ola esta faltando 1 mes para acabar meus 90 dias na italia eu fiz o pedido do permesso di soggiorno sem saber q precisava da declaração de presenza. Mesmo assim eu preciso fazer a declaração de presenza para poder fazer residencia e dar entrada no processo ou com a ricevuta della richiesta posso fazer todo o tramite?
17 de janeiro de 2022 ∣ 15:49
gatto
Olá Daniel,
Sim, faça a declaração de presenza na Questura para iniciar seu processo de residência no comune italiano.
Gatto.
24 de janeiro de 2022 ∣ 15:49
Julianne
Boa tarde!
Meu marido vai iniciar o processo de cidadania na Italia, porém nossa chegada será em Paris. Após chegar na Europa, tem prazo para ir no UFFICIO IMMIGRAZIONE solicitar a declaração de presença?
25 de janeiro de 2022 ∣ 15:49
gatto
Sim,
8 dias após a chegada em território italiano.
Gatto