Acompanhe seu processo

Quem Somos

Lembro que meu avô sempre dizia: “o gato que nasce no forno é pão ou é gato?” e crianças respondíamos, “gato”, é claro.

E ele concluía: “então, se você é meu neto e eu sou italiano, não importa em que lugar do mundo tenha nascido, porque seja onde for, será sempre italiano”.

 

 

 

gato no forno

Foi baseado nesta verdade que resolvemos nos dedicar a ajudar “gatos que nasceram em forno brasileiro “a encontrar suas raízes.

A busca pelo reconhecimento da cidadania italiana significa muito mais que desfrutar das vantagens (e são muitas)  de ter um passaporte europeu e cidadania italiana.

Nosso objetivo é fazer com que descendentes de italianos consigam reencontrar suas origens, muitas vezes perdidas no tempo, principalmente pela falta de registros públicos oficiais e certidões redigidas incorretamente.

Temos presenciado diversas situações em que ao desenvolvimento do processo de nossos clientes, os descendentes de italianos percebem ser muito mais gratificante o momento de reencontro com seu passado, seus parentes, sua cidade natal, do que a conquista do passaporte em si.

E é isso que oferecemos: entregar o passaporte italiano e todas as vantagens que ele proporciona, porém não como um simples e frio documento, e sim repleto de história e significado.

Trabalhamos para atender o nosso cliente de uma forma personalizada, buscando entender sua necessidade e explicar detalhadamente o processo de acordo com o histórico individual de cada um.

Só temos casos de sucesso ao encontrar certidões perdidas, desafiando o próprio cliente que acreditava que o registro de seu passado estava perdido para sempre.

Nos envolvemos no processo de forma pessoal e vibramos junto com o cliente a cada solução de caso.

Mais que clientes, conquistamos amigos e mais que amigos, formamos uma família, pois afinal, somo todos “gatos”, não é mesmo?

Um abraço e Arrivederci!

Comentários ( 34 )
  1. Luiz Nucci

    Olá bom dia! Tenho a cidadania italiana e gostaria de saber se posso solicitar ao consulado italiano em São Paulo uma carteira de identidade e a certidão de nascimento italiana. Se sim quais seriam os caminhos? pelo próprio site?pessoalmente?

    • gatto Post author

      Luiz,
      Os consulados italianos no Brasil ainda não emitem carteira de identidade.
      Para solicitar, é necessário ir até a prefeitura italiana onde está registrado o seu AIRE.
      Para solicitar a certidão de nascimento, você até pode recorrer ao consulado, mas eu recomendo entrar em contato diretamente com o comune italiano.
      Gatto

  2. rita

    Olá Gabriel!
    Não estou conseguindo efetuar o pagamento de 200 euros para o ministério dell’interno para cidadania por matrimônio. Já tentei em várias agências bancárias e US UNION sem sucesso. Se vc ou alguém que tenha feito essa remessa puder me ajudar, agradeço!

    • gatto Post author

      Rita,
      Vá até a SUA agência, com as instruções do consulado impressas (como justificativa para a remessa internacional).
      O seu gerente será obrigado a fazer a remessa para a conta, se você apresentar a justificativa escrita.
      Gatto

  3. Ricardo Zwarg

    Olá,

    Minha cidadania italiana foi emitida aqui no Brasil, no consulado de São Paulo. Sendo assim, isso implica que já sou registrado na plataforma A.I.R.E? Em caso afirmativo, apenas precisarei realiazar a atualização do cadastro, pois mudei de residência, e quanto tempo este processo costuma levar? E apesar de ser maior de idade, sou estudante e não possuo nenhuma conta registrada em meu nome para utilizar como comprovante de residência. Como posso proceder neste caso?

    Muito obrigado, parabéns pelo serviço prestado.

    Atenciosamente,

    Ricardo.

    • gatto Post author

      Olá Ricardo, tudo bem?

      Se você reconheceu sua cidadania através do consulado italiano de São Palo, você já está automaticamente com a situação AIRE cadastrada.

      Como mudou de endereço, deve obrigatoriamente atualiza-la. O prazo máximo legal é de 180 dias, mas na prática tem levado de 90 a 120 dias.

      O comprovante de endereço deve sempre ser nominal, independente de qualquer motivo. Se você não possui nenhuma conta em seu nome (serve também os boletos da faculdade, por exemplo), a solução seria você ir até o cartório eleitoral da sua zona e pedir um comprovante de endereço eleitoral.

      Um abraço e boa sorte.
      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  4. Luiza

    Gostaria de saber se é necessário solicitar retificação do sobrenome por haver algumas variações.

  5. Raphael

    Boa noite gatto,
    vou atraz de minha cidadania italiana, na italia.
    estou com uma duvida, tenho quase todas as certidões que preciso para dar entrada nesse processo, porem não tenho a de óbito do meu trisavô italiano que vai me passar esse direito,
    será que consigo dar entrada sem essa certidão?
    Agradeço a sua atenção e parabéns pelo site.

    • gatto Post author

      Olá Raphael, tudo bem?
      As certidões de óbito só são obrigatórias para os casos de antenatos nascidos antes de 1920, na região que era dominada pelo austro-húngaro.

      Caso seu antenato tenha nascido antes da unificação da Itália, também é obrigatória a apresentação das certidões de óbito.

      Se vc não se enquadra em nenhum destes casos, a legislação italiana não obriga a apresentação destas certidões. No entanto, apesar da não obrigação destas certidões, alguns comunes a pedem.

      Deste modo, caso você faça o seu processo sozinho, sugiro que entre em contato com o comune que deseja fazer o processo para verificar se é possível fazer o reconhecimento da cidadania sem certidões de óbito.

      Caso faça com alguma consultoria, peça ao responsável para lhe dar esta resposta.

      Obrigado pelos elogios ao site. Em breve, teremos muita coisa nova.

      Conte sempre conosco!
      Equipe Gatto

  6. renata

    Olá Gatto!
    Acabei de vir da Itália com o reconhecimento do processo de cidadania, agora preciso fazer o registro no AIRE. Moro em SC e estou procurando em sites e blogs como fazer o cadastro sem muitos custos hehehehe
    Aguardo retorno!

  7. Antonio Alexandre Gatto Cadete

    Tenho Gatto em meu nome, como faço pra saber se tenho direito a cidadania italiana ?

    • gatto Post author

      Olá Antonio, tudo bem?
      Todo descendente de italiano tem direito ao reconhecimento da nacionalidade.
      Para entrar com o processo, você precisa emitir as certidões de nascimento e casamento de todos os seus ascendentes até chegar no italiano que emigrou ao Brasil.
      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  8. Regiani Machado Lima

    Olá
    Hoje já não temos mais na família o sobrenome Gato mas sei que alguns tios da minha avó materna tinha e era dividido em duas linha os Gatos e os Gatões pois um vinha da Itália e outro do Portugal e sei também que seu descendentes se casaram entre si ai depois entrou a família Ribeiro e tambem Machado o meu bisavô materno era Antônio Gato e ainda tenho um tio materno qie se chama João Machado que apenas o apelido de Gato mas não em registro. Eu fiquei muito interessado quando li aqui que vocês ajudam pois nós todos da família hoje Machado gostaríamos muito de saber sobre nossa descendência.
    Obrigada

  9. Osmar

    Prezados, boa tarde.

    Gostaria de tirar uma dúvida. No roteiro para requerimento de cidadania está escrito que no caso de pessoas divorciadas é necessário apresentar toda a documentação do processo.

    Isto é válido para qualquer pessoa na linha de sucessão? No caso específico, meu pai divorciou-se muito tempo depois do nascimento dos filhos e já é falecido. Ainda assim é necessária essa documentação? Qual o efeito deste divórcio na transmissão do direito à cidadania?

    Agradeço pela gentileza do esclarecimento.

    • gatto Post author

      O divórcio só é necessário, caso o próprio requerente seja divorciado, pois este ato será transcrito na Itália.
      No seu caso, não é necessário apresentar apresentar o divórcio, pois somente as suas certidões serão transcritas. Os documentos do seu pai servirão apenas para demonstrar a descendência.

      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  10. Daniela Fernandes

    Boa Tarde,

    Eu tenho direito a cidadania italiana por descendência do meu bisavô por parte de pai. Acredito que já tenho quase todos os documentos necessários para aplicar, porém hoje me encontro morando na Austrália. Alguma informação sobre como eu posso aplicar para tirar meu passaporte italiano sendo brasileira porém morando na aqui? Ouvi dizer que o processo é bem mais rápido, porém não sei nem por onde começar.

    • gatto Post author

      Daniela, onde você mora?
      O processo de reconhecimento da cidadania italiana pode ser reconhecido em qualquer lugar, desde que o requerente tenha residência permanente.
      A alternativa que muitos requerentes estão optando, é reconhecer o processo diretamente na Itália, onde se evita as grandes filas enfrentadas nos consulados italianos no Brasil.
      Consulte nosso site para obter mais informações sobre o reconhecimento na Itália, ou então, nos escreva para contato@gattocidadania.com
      Conte sempre conosco!
      Equipe Gatto

  11. Keyne Santaniello

    Dúvida: o meu pai é italiano-natural de Napoles e mora no Brasil há mais de 40 anos, o mesmo solicita informações, se é possível solicitar a aposentadoria pela Itália ??? Quais são os procedimentos, onde e como podemos solicitar aqui no Brasil ? E eu sendo filho o processo de obter e solicitar a Cidadania Italiana é mais fácil ? Quais são os procedimentos ? Keyne Santaniello – São Paulo – SP

  12. VERONICA FABRIS DE CAMARGO OZORIO

    Prezados Srs.Boa noite,

    Já tenho a cidadania Italiana.. e já estou registrado ao A.I.R.E., no consulado Italiano no RJ.
    Tambem jã tenho 30 anos de contribuicao a Previdencia Social Brasileira, mas não solicitei ainda a minha aposentaria aqui, já que o valor da mesma e bem baixo…
    Tenho algumas perguntas:
    1 -Se existe o acordo, e eu fosse viver e trabalhar na Italia, teria que trabalhar quanto tempo mais lã pra poder requerer a minha aposentadoria??
    2 – Existe essa possibilidade mesmo eu tendo somente 49 anos de idade?
    3- Existe tempo minimo pra que eu contribua a previdencia italiana pra poder solicitar a aposentadoria la na Italia??
    4 – Se vivo hoje aqui e apos requerer lá a aposentadoria, eu voltasse ao Brasil, poderia receber essa aposentadoria aqui em Euros?
    5 – Existe alguma forma de se aposentar aqui no Brasil, via consulado, sem ter que ir a Italia e ou outra maneira de se obter a aposentadoria como italiano, que vive aqui no Brasil?

    Agradeco a sua ajuda

  13. Filippo D'Ambrosio

    Boa Noite
    Caros.
    Sou italiano nato e moro no Brasil há 57 anos.
    Casei com brasileira e me divorciei.
    Vou me casar de novo.
    Minha nova esposa pode ter a cidadania italiana?
    Eu posso realizar meu casamento no consulado italiano afim de obter direitos na Itália?
    PS: atualmente resido em Recife
    Atenciosamente
    Filippo

  14. Luiz

    Gatto boa tarde , tenho interesse em fazer o processo de cidadania na Italia com voce,ja tenho todas as certidões e gostaria de um orçamamento,

    obs:se outro telefone para contato pois este telefone que esta o site so da ocupado.

    atenciosamente.
    Luiz Carlos Ameduri

    • gatto Post author

      Olá Luiz Carlos, tudo bem?

      Em breve lhe enviaremos todas as informações e orçamento. Estamos finalizando a análise dos seus documentos.
      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  15. antonio de paula Martinhao

    Prezados Srs.Bom dia!!!

    Jã tenho a cidadania Italiana.. e jã estou registrado ao A.I.R.E., no consulado Italiano em SP.
    Tambem jã tenho 37 anos de contribuicao a Previdencia Social Brasileira, mas nao solicitei ainda a minha aposentaria aqui, jã que o valor da mesma e bem baixo…
    Tenho algumas perguntas:
    1 -Se existe o acordo, e eu fosse viver e trabalhar na Italia, teria que trabalhar quanto tempo mais lã pra poder requerer a minha aposentadoria??
    2 – Existe essa possibilidade mesmo eu tendo somente 54 anos de idade?
    3- Existe tempo minimo pra que eu contribua a previdencia italiana pra poder solicitar a aposentadoria la na Italia??
    4 – Se vivo hoje aqui e apos requerer lá a aposentadoria, eu voltasse ao Brasil, poderia receber essa aposentadoria aqui em Euros?
    5 – Existe alguma forma de se aposentar aqui no Brasil, via consulado, sem ter que ir a Italia e ou outra maneira de se obter a aposentadoria como italiano, que vive aqui no Brasil?

    Agradeco a sua ajuda

    Abracci…

  16. Eduardo

    Prezados:

    Gostaria de tirar a minha cidadania italiana. Meu sobrenome é Polinati. Gostaria de saber qual o procedimento, tempo e valores!

    Att,
    Eduardo Renan G. Polinati.

    • gatto Post author

      Boa tarde Renan, tudo bem?

      Como o processo através dos consulados no Brasil têm levado muito tempo, os descendentes têm optado por reconhecer suas cidadanias diretamente na Itália. Lá, o processo se conclui em cerca de 4 meses. Você precisa ir para a Itália para apresentar seu pedido de residência e cidadania e depois já poderá voltar ao Brasil (ou viajar pela Europa, caso prefira), para esperar o processo se concluir. Neste caso, você deixará uma procuração para a nossa equipe cuidar do caso por você e lhe avisar quando estiver tudo concluído.

      No entanto, caso você queira permanecer na Itália e aguardar o seu processo se concluir, isto também é completamente viável.

      O primeiro passo é reunir todos os documentos que comprovam o seu parentesco com o italiano nato. Para isso, precisamos de certidões em inteiro teor de nascimento, casamento e óbito de todos da sua árvore genealógica até o primeiro italiano (o que imigrou no Brasil). Depois disso, passamos tais documentos por alguns procedimentos, a fim de torna-los válidos para apresentação na Itália e pronto: você já poderá viajar para reconhecer a sua cidadania italiana.

      Em casos que há divergências de dados entre as certidões, algumas vezes é necessário retifica-los para que não haja dúvidas para o comune que realizará o processo. Isto acontece em divergências graves e, portanto, erros pequenos são tolerados. Isto fica a cargo do comune que realiza o processo analisar o sobrenome e verificar se é possível continuar com o processo ou não.

      Para que o seu processo tenha 100% de chances de sucesso, nós enviamos todos os documentos para serem analisados junto ao comune, antes mesmo de você viajar. Desta forma, você não terá surpresas ao chegar lá.

      Caso o comune não aceite por causa de eventuais divergências, nós saberemos com antecedência e procederemos com as devidas retificações para que os documentos se tornem aceitáveis para apresentação.

      Para que nós possamos conversar com dados mais concretos, eu peço que você preencha a ficha que lhe enviamos por e-mail. Com ela, eu poderei entender o seu caso e lhe passar uma proposta exata para resolve-la. Deste modo, posso lhe orientar da melhor maneira possível.

      Veja se minha explicação ficou clara e, por favor, não hesite em contatar-nos, caso precise.

      Conte conosco!

      Equipe Gatto

  17. Gatto empresas,

    obrigado pelo atendimento e pela atencao dada ao cliente. Finalmente descobri que posso ser um cidadao italiano e sair deste pais cagado. Os seus serviso tem sido de muito boa qualiudade. gracas ao deus maior e vc, estou indo a eurupa cvpomo um cidadao italno. Arivederce. Caio

  18. MARINA ILIADIS

    Gostei bastante dos serviços da Gatto. O processo da cidadania foi célere, e o serviço excelente. Viajar é essencial, a bagagem que você trás, o contato com outras culturas e, consequentemente, a divergência de pensamentos, faz com que você tenha um grande crescimento pessoal.
    Parabéns e obrigada pela agilidade e presteza.

  19. Rogério Felisoni

    Boa tarde,

    Realmente, sinto muita falta de ter o sentimento de patriotismo! O Brasil não nos dá condições para isso! É uma pena.
    Muito boa esta iniciativa. Já reconheci minha cidadania italiana com a Gatto e pretendo me mudar para a Itália em breve.
    Obrigado

  20. Lucas Ambrolizio

    Olá,

    Esse texto é muito legal. Gostaria de conhecer melhor seus serviços.
    Podem me enviar uma proposta?

Adicionar comentário

Seu e-mail não vai ser divulgado. Preencha todos os campos *

Gatto Cidadania - CNPJ: 21.528.457/0001-43
P. IVA: 03439590781

EnglishItalianPortugueseSpanish