Acompanhe seu processo

Processo no Brasil – Passo a Passo

Comentários ( 30 )
  1. Raissa

    Bom dia,

    Gostaria de saber se para fazer o processo da cidadania no Brasil, a certidão que está na Itália tem que ser original, ou pode ser xerox mesmo? Como faço para pedir na Itália, caso precise?

    Obrigada pela atenção

  2. Caroline Laghetto de Moura Rosa

    Olá, Minha família tem pasta aberta no consulado já…na época que demos entrada na documentação, teve um erro na minha certidão de nascimento e acabou não dando certo…o tempo passou e agora estou querendo fazer a cidadania para tirar passaporte…vocês fazem isso? qual o custo? Como funciona?
    Agradeço desde já!
    Caroline Laghetto de Moura Rosa

  3. Alex Medeiros Coelho

    Olá,
    Meu nome é Alex, sou Brasileiro e sou casado desde 2006 com uma Brasileira com cidadania Italiana adquirida em 2004 temos um filho de 2 Anos.
    Gostaria de saber como faço para dar início ao meu processo de Naturalização..
    Atualmente moramos no Brasil.
    Grato

    • gatto Post author

      Alex,
      Abordamos amplamente este tópico em nosso blog.
      Peço que navegue, assista aos vídeos e leia os posts. Caso tenha alguma dúvida específica, publique aqui que teremos prazer em ajuda-lo.
      Gatto

  4. Jean Martinelli Peçanha

    Boa tarde, eu e minha mãe demos entrada na cidadania italiana juntos, entre 2003 e 2004, ela recebeu a cidadania a pouco tempo atrás, eu mudei de endereço e perdi o contato nesse período, retomando só agora, com faço para saber se já sou também um cidadão italiano, tenho o número de registro no consulado do Rio de Janeiro. Obrigado.

  5. Gaetano Greco

    ola, boa tarde, tenho algumas duvidas com respeito ao apostilamento dos documentos e traduções. como devo proceder eu mesmo posso mandar todos estes documentos traduzidos e apostilados para a italia, sou italiano e quero tirar o passaporte a minha filha, queria também saber se for o consulado fazer todo esse tramite qual seria o valor a cobrar!! Grato.

  6. Flávio

    Bom dia. Eu e minha esposa possuímos cidadania italiana, obtidas há alguns anos através do Consulado em São Paulo e agora gostaríamos de obter o passaporte para nossa filha de dez meses, nascida posteriormente. Sabem informar se podemos solicitar o passaporte dela logo após o envio dos docs. de atualização (apostilados) ao Consulado de SP, ou se será necessário aguardar alguma validação da atualização? Obrigado!!

    • gatto Post author

      Flávio,
      É necessário aguardar a transcrição da certidão de nascimento da sua filha junto ao comune italiano. Somente após finalização deste procedimento é que você poderá solicitar o passaporte dela.

      O consulado deverá lhe avisar quando for este momento.
      Equipe Gatto

  7. Regiane

    Bom dia. Gostaria de tirar uma dúvida. Já possuo cidadania italiana, porém meu passaporte venceu em 2015 e preciso renová-lo, porém não sei o que é necessário. Além disso, hoje sou casada porém não alterei meu nome, mas acredito ser necessário atualizar meu estado civil. Poderiam, por favor, me orientar sobre o que deve ser feito? Obrigada.

    • gatto Post author

      Olá Regiane,

      Antes de mais nada, você precisa atualizar seu cadastro consular.
      Depois que o cadastro estiver atualizado, basta agendar uma data para emissão do passaporte.

  8. Lucilene

    Boa Tarde, meu esposo já possui cidadania, temos 5 anos de casados, agora que facilitou quero dar entrada na minha cidadania, no caso por matrimonio com cidadão italiano, minha dúvida é quais os documentos que levo ao cartório para o apostilamento?
    Depois qual o endereço que envio?
    ainda paga alguma taxa?
    me manda email explicando por favor!

  9. Guylherme Fauri

    Bom dia,
    meu bisavô veio da Itália para o Brasil, e tenho cidadania Italiana por herança.
    Inclusive minha tia tem passaporte Italiano e sei que ela tem a documentação necessária ou parte dela .
    pretendo fazer uma viagem para o exterior em fevereiro do ano que vem, e queria saber como dou entrada para fazer o passaporte Italiano, Na policia federal ou tenho que ir no consolado?

  10. Gabriela Oliveira

    Olá! O bisavô do meu marido é italiano. Gostaríamos de saber como fazer para dar entrada em sua cidadania Italiana. Vi uma noticia na Tv que se pode solicitar através do cartório. Gostaria de mais informações se puderem ajudar. Grata!

    • gatto Post author

      Olá Gabriela,
      O processo é feito através do consulado, se o requerente residir no exterior ou, então, no comune italiano, se residir na Itália.

      O que se faz no cartório é a validação das certidões e traduções, para que possam ser apresentadas na Itália.
      Caso queira entender como funciona o processo, nos escreva para contato@gattocidadania.com
      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  11. Cintia

    Boa tarde!
    Já entrei com o processo de cidadania no consulado, há quase 11 anos! Tenho acompanhado, através do protocolo, e pelo visto este ano (pois já saiu o calendário), não seremos chamados.
    Realmente tenho que aguardar tudo isso?
    Como o processo é antigo, tenho receio de quando nos chamarem ainda falta algo, ou ter que renovar algum documento e isso atrasar ainda mais!! Poderia me ajudar?
    Obrigada,

    • gatto Post author

      Olá Cintia,
      Infelizmente, o consulado italiano de São Paulo conta com uma imensa fila para o reconhecimento sim. Você está próxima de ser chamada e, por isso, vale a pena começar a verificar se os documentos estão corretos ou se precisaria corrigir alguma informação, por exemplo.

      Nos envie seus documentos para analisededocumentos@gattocidadania.com, para que possamos analisar sem qualquer compromisso. Assim, você terá a tranquilidade de poder apresentar seus documentos quando forem chamados.
      Conte conosco!
      Equipe Gatto

    • Raphael

      Uma dúvida: pelo Consulado Italiano no Rio de Janeiro, caso eu entre pelo Brasil, ouvi dizer que leva em torno de 3-5 anos, procede? Pelo que ví por aqui, tem pessoas que em 10 anos ainda conseguiram o reconhecimento entrando pelo de SP.

      • gatto Post author

        Raphael, tudo bem?
        Atualmente o consulado do Rio de Janeiro tem sido um dos mais rápidos para o reconhecimento no Brasil. No entanto, é impossível precisar um prazo.

  12. Gustavo Moraes

    Bom dia
    Gostaria de tirar uma dúvida, meu trisavô nasceu na Itália, minha bisavó, minha avó e meu pai no Brasil, eu tenho direito a cidadania?

    • gatto Post author

      Olá Gustavo, tudo bem?
      Muito provavelmente você tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana. No entanto, atente-se ao que colocamos abaixo:
      Caso sua avó tenha nascido antes do ano de 1948, você terá que realizar o seu reconhecimento judicialmente, pois se encaixará no que chamam de caso por “via materna”.
      Caso ela tenha nascido após 1948, você poderá iniciar o processo pelas vias administrativas, através do consulado de sua jurisdição ou em qualquer comune italiano em que fixe residência.
      Caso tenha alguma dúvida sobre isso, por favor, não hesite em contatar-nos através do e-mail contato@gattocidadania.com
      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  13. carla lupo

    Gostaria de solicitar cidadania Italiana, ja tenho os documentos mas gostaria de saber como vcs podem me ajudar?

  14. Edijana Scomparin

    Boa tarde. Meu pai é Italiano e eu gostaria de fazer minha cidadania e dos meus meus filhos, gostaria de saber quais os documentos necessários.
    Meu pai ja tem o nome no consulado.

    • gatto Post author

      Olá Edijana, tudo bem?
      Para saber melhor sobre o processo, basta acessar nossa página com “documentos necessários”. Lá detalhamos o passo a passo sobre como conseguir estes documentos, ok?
      Caso precise de algum auxílio, não deixe de contatar-nos através do e-mail contato@gattocidadania.com
      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  15. Tassiana Ferrari

    Gostaria de receber mais informações.
    Obrigada.

Adicionar comentário

Seu e-mail não vai ser divulgado. Preencha todos os campos *

Gatto Cidadania - CNPJ: 21.528.457/0001-43
P. IVA: 03439590781

EnglishItalianPortugueseSpanish