Acompanhe seu processo

Processo na Itália – Passo a Passo

Aposto que o seu primeiro pensamento ao considerar o reconhecimento da sua cidadania italiana foi: “isso é muito complicado” ou “ah não, isso demora muito tempo”.

Estes são os argumentos que eu mais ouço ao conversar sobre cidadania com descendentes de italianos.

Esta página é para desmistificar este processo e dizer que o processo é simples, mas que precisa ser feito de acordo com as instruções dadas pelas autoridades!

Eu acho fundamental que você entenda quais são as etapas para o reconhecimento da cidadania italiana, mesmo que contrate uma empresa especializada para cuidar do seu caso. É a única maneira de você poder acompanhar seu processo e, inclusive, cobrar um serviço de qualidade!

Algumas etapas são mais burocráticas que outras, mas é só seguir as instruções que tudo vai dar certo.

Nesta seção, trataremos o reconhecimento na Itália passo a passo. Sem traumas e sem confusão. Tudo bem detalhado para que você entenda o que vai passar, mesmo se contratar assessoria, seja ela qual for.

 

 

Comentários ( 18 )
  1. Guilherme Miranda

    Boa tarde, tudo certo?
    Minha namorada está querendo dar entrada na cidadania dela pelo processo na Italia, ela ja possui todos os documentos e tal. Gostaria de saber qual é a médio do prazo para conseguir o passaporte?

    Obrigado

  2. Danielle Toloczko Dutra

    Boa tarde.

    Minha mãe possui cidadania italiana obtida diretamente na comune de Pisa e uma carta da comune reconhecendo a cidadania e que pode passar adiante, no caso, eu. Eu estou querendo fazer minha cidadania tbm lá em Pisa, nesse caso, como seria meu processo? Vocês poderiam me assessorar? Obrigada.

    • gatto Post author

      Danielle,
      Se você for menor de 18 anos, basta enviar sua certidão de nascimento traduzida e apostilada para Pisa, através do consulado de sua jurisdição de residência.
      Agora, se for maior de 18 anos, deverá fixar residência no comune de Pisa e apresentar todas as certidões, desde o seu antenato italiano até você, traduzidas e apostiladas.
      Infelizmente não podemos lhe assessorar no comune de Pisa, pois não temos estrutura atualmente neste comune.
      Gatto

  3. Ana Cristina

    Boa noite!
    Estou finalizando meu processo de cidadania aqui na Itália. Fiz o processo sozinha e esse site me ajudou muito! Por uma infelicidade, é a primeira vez que o Comune onde estou morando (Asiago VI) está fazendo essa prática da cidadania, então vcs podem imaginar a luta que foi até agora! Ocorre que o Comune enviou toda documentação ao consulado italiano em São Paulo, para obtenção da certidão de não renúncia, mas a pessoa responsável não tem certeza se o e-mail está correto, pois não receberam nenhuma resposta… “taskforce.sanpaolo@esteri.it”
    Por favor Gatto, vc sabe se existe outro e-mail para envio dessa documentação no Brasil/ consulado? Eu sei que essa resposta demora, mas se eu tiver a certeza de que o e-mail está correto, ficarei mais tranquila! Obrigada!

    • gatto Post author

      Ana Cristina,

      Sim, posso imaginar a confusão toda por aí. É muito comum…. Tente ter paciência e ouvi-los. Leve sempre as circulares ministeriais e as leis sobre cidadania com você quando for ao comune.

      O e-mail usado pelo comune está ERRADO. Não Renúncia deve ser solicitada sempre por PEC, que é um e-mail certificado usado na Itália. Este e-mail tem o mesmo valor legal de uma carta enviada pelo correio, com aviso de retorno.

      O e-mail correto para São Paulo é: con.sanpaolo@cert.esteri.it. Um segundo e-mail certificado pode ser o con.sanpaolo.anagrafe@cert.esteri.it. Se possível, peça para o oficial enviar aos dois.

      Além disso, diga ao oficial que ele deve relacionar toda a árvore genealógica, com nome completo, local e data de nascimento, em um documento com papel timbrado do comune. Deve assinar e colocar um número de protocolo. Depois disso deve escanear e enviar ao consulado por PEC (nos endereços relacionados acima).

      Nos atualize sobre o seu processo. Estamos ansiosos por aqui. Qualquer coisa é só gritar!
      Gatto

  4. Bianca Cristina Mocelin

    Sou de Curitiba e já tenho cidadania italiana, meu primo fez todo o processo diretamente na Italia e eu e alguns de meus irmão conseguimos a cidadania no consulado de Curitiba através do processo iniciado por esse meu primo, agora um dos meus irmãos gostaria de fazer sua cidadania e de seu filho e esposa, como já temos a documentação dos ascendentes no consulado e o processo na Italia ele precisa iniciar um novo processo pelo consulado de Curitiba ( disseram demorar 8 ou mais anos na fila de espera)? Ele pode fazer o processo por outro Estado?
    Bianca C Mocelin
    Região de Vêneto
    Província de Vicenza
    Comuna italiana de San Nazário

    • gatto Post author

      Bianca,
      Infelizmente é necessário iniciar um novo processo, ou seja, entrar na fila e aguardar a chamada.
      Para fazer de forma mais imediata, ele poderia vir até a Itália e aproveitar a pasta já aberta no mesmo comune.
      Só é possível abrir o processo em outro estado brasileiro, caso se tenha residência neste estado. No entanto, informo que todos os estados brasileiros apresentam longas filas no momento.
      Gatto

  5. tenho um duvida, minha noiva esta na italia, estou indo me casa com ela la, mais ela nao ser tornou cidadã italiana ainda, a pesa dela ter descendente italiano, ela vai da entrada no documento dela depois que casamos la …Como vai fica minha situação de regaliza, automaticamente pego o documento italiano junto com ela, ou ela pega primeiro, e depois que vou ter o direito ? eu vou ter que espera mais tempo, mesmo me casando com ela?

  6. Gabriela

    Prezados, bom dia.

    Gostaria de saber o valor da assessoria para o processo na Itália, levando em consideração que vou ficar até o final do processo em solo italiano estudando a lingua.

    Att,
    Gabriela.

  7. Ludovico De Nardi Junior

    Tenho uma duvida,meu bisavô era da província de Treviso,tenho direito a cidadania italiana.

  8. Vânia Sobral

    Estou com todas as certidões e já mandei traduzir…só não estou conseguindo agendar no consulado ,pois eles agora não estão recebendo por conta da convenção de Haia .
    Gostaria de saber como poderia me ajudar nessa fase e quanto custaria ?.
    Tenho uma preocupação com o prazo de validade dos documentos ,alguns deles estão com data de dezembro de 2015 .
    Aguardo .

    Vânia Sobral

  9. Juan Madia

    Bom dia!

    Estou com todas as certidões e já mandei traduzir…só não estou conseguindo agendar no consulado de Curitiba.
    Quero saber o valor para sua assessoria na Itália.

    No aguardo,
    Juan Carlos

    • gatto Post author

      Olá Juan Carlos, tudo bem?

      Nós prestamos assessoria na Itália sim.
      O primeiro passo para iniciar a sua viagem é nos enviar seus documentos para que eu nós possamos analisa-los e verificar se, de fato, estão completos e prontos para começar o reconhecimento.

      Lhe enviaremos nossos valores e mais detalhes por e-mail.
      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  10. gatto Post author

    Boa tarde Henrique, tudo bem?

    Você pode nos enviar seus documentos para o e-mail contato@gattocidadania.com?
    Com ele em mãos, poderemos avaliar se o seu processo já está completo ou se precisaríamos providenciar algo a mais.

    Nós podemos lhe providenciar toda assessoria, tanto na etapa Brasil, com traduções e legalizações, por exemplo, quanto na etapa Itália.
    Para poder lhe passar um orçamento, aguardo seu contato para entender o seu caso e, então, lhe orientar da melhor maneira possível.

    Conte sempre conosco!

    Equipe Gatto

Adicionar comentário

Seu e-mail não vai ser divulgado. Preencha todos os campos *

Gatto Cidadania - CNPJ: 21.528.457/0001-43
P. IVA: 03439590781

EnglishItalianPortugueseSpanish