Acompanhe seu processo

Análise de documentos

Cada processo de reconhecimento de cidadania italiana é único e possui peculiaridades próprias. Por isso, o primeiro passo é entender tais peculiaridades e saber quais medidas tomar a seguir.

Nós analisamos seu caso e seus documentos, fornecendo assessoria detalhada sobre o que deve ser feito para que o seu processo seja realizado com sucesso.

Caso você queira apresentar seus documentos na Itália, trabalhamos conjuntamente com alguns comunes da província de Cosenza, ao sul da da Itália. Por isso, seus documentos poderão ser analisados pelo oficial de estado civil do comune que você iniciará seu processo, que informará se seus documentos estão prontos para apresentação ou se necessitam alguma retificação.

Lembramos que a os comunes agem de diferentes formas na hora de analisar os documentos. Por isso, é importante salientar que o parecer positivo de um comune poderá não ser para outro.

Após estas análises, você estará livre para nos contratar ou para seguir em frente sozinho nesta jornada em busca do reconhecimento da cidadania italiana.

Para entender as condições e obter um orçamento para análise de documentos, por favor, envie-nos um e-mail para: contato@gattocidadania.com

Comentários ( 42 )
  1. Milena Leone

    Olá, meu bisavô se chama Pedro veio com 12 anos para o Brasil com a Mãe e Pai, porém a mãe morreu no navio vindo para o Brasil. E para entrar no brasil com criança, teria que esta com a mãe. O pai dele pegou qualquer mulher e disse que era a mãe do meu Bisavô.
    Ou seja, a certidão da Itália consta o nome da mãe verdadeira e a certidão de casamento e óbito a da mãe de mentira. Será que consigo alterar as certidões diretamente no cartório ou terá que ser judicial ? E como irei comprovar ? Somente com a certidão da Itália ?
    No aguardo, obrigada.

  2. Aloisio Formighieri Junior

    Olá! Estou tentando enviar os documentos para uma análise prévia, porém o email:
    analisededocumentos@gattocidadania.com
    não está recebendo os emails, estou recebendo uma mensagem de erro recorrente.

  3. Flávio

    Boa tarde, enviei um email mas está voltando, existe outro meio de envio?
    Minha dúvida é sobre a retificação, veja os envolvidos:

    Trisavô – Attilio Giavarini (Itália, Nascimento e Casamento) – Attilio Javarini (Brasil, Óbito e documentos do filho Olympio)
    Bisavô – Olympio Javarini (Nascimento e Casamento) – Olimpio Javarini (Óbito e Nascimento da filha Emília)
    Avó – Emília Javarini (correção do nome do pai)
    Mãe e Requerente – Josélia Javarini (correção do nome do avo) – Divorciada, no caso entra a certidão de divórcio?
    Requerente – Flávio Fonseca Junior OK

  4. joaquim

    brasileira casada e com dois filhos, brasileiros, residente no brasil, tem os registros de nascimento dela e dos filhos bem como averbado o casamento , em comuns da italia,como fazer o registro desses documentos no brasil.

    • gatto Post author

      Joaquim, basta envia-los ao consulado italiano de sua jurisdição de residência. Lembrando que todos os documentos devem ser de inteiro teor e devem estar traduzidos por um tradutor juramentado.
      Tanto as certidões brasileiras como as traduções juramentadas devem estar devidamente apostiladas!
      Equipe Gatto

  5. roberto

    o cidadão brasileiro que tem certidão de nascimento registrada em Comune na Italia e mora no brasil, o que tem que fazer para ter direito a votar e tirar o passaporte?,

  6. Mariane Tonon

    Olá, tudo bem?
    Ouvi dizer que os documentos não precisam mais ser de inteiro teor, isso se confirma? Eles têm prazo de validade?

    Enviei um e-mail para vocês solicitando um orçamento,
    muito obrigada!

    • gatto Post author

      Mariane,
      A legislação italiana não exige certidões em inteiro teor.
      No entanto, é possível que alguns comunes ainda continuem exigindo estes documentos, uma vez que já estão acostumados a recebe-los neste formato. Portanto, o melhor a fazer é verificar diretamente no comune onde você realizará o seu processo, qual seria o modelo de certidões que eles exigem por lá.
      Equipe Gatto

  7. Luiz

    Olá! Bom dia,

    A data de nascimento do meu avo está errada na sua certidao de nascimento (08/11/1911). Porém nas suas certidoes de casamento e obito, elas estao corretas (25/03/1906). Há algum problema nesse caso? Se houver que fazer qualquer alteracao na documentacao, a certidao de nascimento nao pode ser atualizada, apenas havera uma errata nas certidoes de casamento e obito. Nesse caso, seria um problema entao meu avo ter se casado com 16 anos?

    Obrigado pela atencao e ajuda.

    • gatto Post author

      Olá Luiz,
      Geralmente, erros de datas têm de ser obrigatoriamente corrigidos!
      No entanto, caso queira fazer seu processo sozinho, sugiro entrar em contato com o comune que realizará o seu processo para que o oficial te diga se quer que corrija ou não.
      Nos comunes em que trabalhamos, seria necessário corrigir!
      Equipe Gatto

  8. Gustavo dos Santos

    Gostaria de saber se é possivel uma ajuda para analisar meus docs.
    Gostaria de saber se é necessário corrigir pois tem um mes de nascimento errado, letras sobrando no primeiro nome de um dos antepassados, alguns não falam o nome do meio e tem uma certidão de nascimento que não diz o nome da criança, porém todas as outras informações coincidem com a de batismo (data, nomes dos pais, local e nome dos padrinhos)

    • gatto Post author

      Gustavo, boa tarde.
      Envie seus documentos digitalizados, em formato .PDF, para analisededocumentos@gattocidadania.com.
      Nossa equipe lhe dará um parecer sobre a necessidade de retificações.

      Caso sejam necessárias correções, podemos lhe indicar como fazer ou, caso queira, lhe enviar uma proposta para o serviço.
      Conte sempre conosco!
      Equipe Gatto

  9. Aguinaldo Serra

    Olá Equipe Gatto! Prazer enorme em compartilhar um pouquinho sobre minha dúvida com vocês.
    Minha única dúvida é saber se tenho direito por via administrativa o reconhecimento da minha cidadania por parte de meu avô materno que se naturalizou brasileiro, acho mas não tenho certeza se foi após o nascimento de minha mãe filha dele nascida no brasil em 1936.
    Aguardo seu retorno, desde já, agradeço pela atenção. Abraços!

    • gatto Post author

      Aguinaldo,
      Você precisa saber quando ele se naturalizou. Se foi antes do nascimento da sua mãe, não tem direito. Se for depois, tem o direito!
      Equipe Gatto

  10. Antonio Sérgio Chechim

    Olá, tudo bem?
    Na sua resposta para a Sra Hegel você diz sobre retornar ao Brasil depois de confirmada a residência e dar entrada dos documentos no comune, deixando uma procuração para a sua equipe acompanhar o caso. Essa equipe terá poderes para receber os documentos italianos, ou o interessado terá que retornar ao comune para retirá-los pessoalmente? Alternativamente esses documentos poderão ser enviados pelo comune ao Brasil para retirada no consulado?

    • gatto Post author

      Olá Antonio,
      Este método não é o ideal. No entanto, o que pode ser feito é você transferir sua residência para o Brasil, inscrevendo-se no AIRE do comune onde você havia residência anteriormente para realizar o processo.
      Quando esta etapa estiver concluída, você poderá emitir seu passaporte através deste consulado.
      No entanto, o ideal é que você faça duas viagens, caso não possa permanecer na Itália durante toda a realização do seu processo.
      Equipe Gatto

  11. ketlin

    Bom dia! !

    Estou com todas as certidões em inteiro teor. Vocês fazem a parte do Brasil?
    Emissão de CNN, legalizaçao dos documentos e tradução?
    Atualmente moro em Dublin e pretendo fazer meu processo na Italia, qual seria o valor?

    Obrigada

  12. Cristiane Caliani

    Boa tarde,
    Na opção processo passo a passo Brasil não tem a documentação como tem no passo a passo Italia.

    Poderia me informar o que preciso? Meu bisavô é italiano da comuni di Gorgonzola.
    Obrigada

  13. Keicy

    Boa tarde! As certidões devem ser do ano em que se pretende ir a Italia dar início ao processo?
    Pretendo ir apenas em 2018. Solicitar as certidões agora seria perda de tempo? Obrigada

    • gatto Post author

      Olá Júlia, tudo bem?
      Não há motivos para que o agendamento do passaporte fique mais fácil. A convenção de Haia não tem nenhuma relação com este procedimento.
      Equipe Gatto

    • gatto Post author

      Keicy,
      Isto depende do comune em que você for realizar o seu processo.
      De qualquer forma, é interessante que você emita as certidões agora para verificar se elas precisariam ser retificadas. Perda de tempo seria aguardar até 2018 e, quando for emitir as certidões, verificar que há erros que devem ser retificados.
      Caso queira receber um parecer gratuito sobre seus documentos, digitalize-os e envie para analisededocumentos@gattocidadania.com
      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  14. Matheus Chenta

    Olá, estou tentando reconhecer minha cidadania no consulado de Porto Alegre-RS. Meu pai fez sua cidadania em Milão em 2006. Estou fazendo meu processo via FILHOS MAIORES. Porém, pediram a certidão de meu pai emitida por Milão, pois eles precisam inscrevê-lo no consulado daqui. Ao ver a certidão, não há o nome de seus pais (meus avós). Isso será um problema? Ele faleceu em 2014.

    • gatto Post author

      Matheus,

      É melhor pedir a certidão que se chama “estratto per riassunto dell’atto di nascita” do seu pai. Neste documento constará o nome dos pais do seu pai.

  15. Antonio Edgar de Paris

    Senhores
    Tenho as certidões, italianas e brasileiras.
    Acontece que tem alguns “erros” tipo supressão de um nome, falta ou excesso de letras.
    Não sei o que deve realmente ser corrigido. As informações colhidas em vários sites são desencontradas.
    Nenhuma empresa ou pessoa habilitada conferiu estes documentos.
    A intenção é fazer na Itália, eu e dois filhos.
    Como devo proceder para estes documentos serem analisados? Envio cópias para os senhores informarem o que realmente precisa ser corrigido?
    Estou ciente de que as correções provavelmente serão exigidas pelo Oficial de Estado Civil de Pávia, onde então os senhores entrarão com o pedido depois de cumpridas as etapas no Brasil.
    Qual o tempo mínimo de permanência na Itália. Eu sou aposentado mas os filhos, maiores de idade, não.

    • gatto Post author

      Ola Antonio, tudo bem?
      Nossa empresa realiza análise de todos os documentos gratuitamente e sem qualquer compromisso conosco.
      Basta envia-los digitalizados para analisededocumentos@gattocidadania.com
      o tempo mínimo de permanência na Itália até que a sua residência seja confirmada. isto se dará em cerca de 20 dias, aproximadamente.
      Conte conosco!
      Equipe Gatto

  16. Gabriel Felisoni

    Teste teste Teste testeTeste testeTeste testeTeste testeTeste testeTeste testeTeste testeTeste teste

  17. Juliano

    Amigo, tentei enviar meus documentos para análise mais seu provedor disse que este seu endereço de e-mail está cheio. Por favor faça um backup e apague as mensagens obsoletas.

  18. Viviane Karol Grion

    Olá, meu bisavô veio para o Brasil em 1911 junto com sua família ( pais e irmãos ), pelo o que consta no site museu do imigrante eles são austríacos, vindo de Aiello, mas depois da guerra Aiello passou a ser da Itália. Agora minha dúvida : eu tenho direito a requerer a cidadania italiana ou austríaca ?

  19. paula

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se voces ainda estao afazendo as análises dos documentos.
    tenho interesse em tirar minha cidadania italiana.
    eu e meu irmaos somos bisnetos de italianos.
    No caso tenho em maos a cópia do nascimento e casamento italiano do meu bisavo.

    Aguardo

    Obrigada

  20. Hegel Ravagnani

    Olá, tudo bem?
    meu irmão já tem passaporte italiano a mais ou menos anos, gostaria de saber quais documentação será necessario para adquirir a cidadania?
    obs: já tentei uma vez e infelizmente não deu certo. Tenho um pouco de conhecimento sobre o assunto.
    Desde de já agradeço

    • gatto Post author

      Boa tarde Hegel, tudo bem e você?

      Como o processo através dos consulados no Brasil têm levado muito tempo, os descendentes têm optado por reconhecer suas cidadanias diretamente na Itália. Lá, o processo se conclui em cerca de 4 meses. Você precisa ir para a Itália para apresentar seu pedido de residência e cidadania e depois já poderá voltar ao Brasil (ou viajar pela Europa, caso prefira), para esperar o processo se concluir. Neste caso, você deixará uma procuração para a nossa equipe cuidar do caso por você e lhe avisar quando estiver tudo concluído.

      No entanto, caso você queira permanecer na Itália e aguardar o seu processo se concluir, isto também é completamente viável.

      O primeiro passo é reunir todos os documentos que comprovam o seu parentesco com o italiano nato. Para isso, precisamos de certidões em inteiro teor de nascimento, casamento e óbito de todos da sua árvore genealógica até o primeiro italiano (o que imigrou no Brasil). Depois disso, passamos tais documentos por alguns procedimentos, a fim de torna-los válidos para apresentação na Itália e pronto: você já poderá viajar para reconhecer a sua cidadania italiana.

      Em casos que há divergências de dados entre as certidões, algumas vezes é necessário retifica-los para que não haja dúvidas para o comune que realizará o processo. Isto acontece em divergências graves e, portanto, erros pequenos são tolerados. Isto fica a cargo do comune que realiza o processo analisar o sobrenome e verificar se é possível continuar com o processo ou não.

      Para que o seu processo tenha 100% de chances de sucesso, nós enviamos todos os documentos para serem analisados junto ao comune, antes mesmo de você viajar. Desta forma, você não terá surpresas ao chegar lá.

      Caso o comune não aceite por causa de eventuais divergências, nós saberemos com antecedência e procederemos com as devidas retificações para que os documentos se tornem aceitáveis para apresentação.

      Para que nós possamos conversar com dados mais concretos, eu peço que você preencha a ficha anexa. Com ela, eu poderei entender o seu caso e lhe passar uma proposta exata para resolve-la. Deste modo, posso lhe orientar da melhor maneira possível.

      Veja se minha explicação ficou clara e, por favor, não hesite em contatar-nos, caso precise.

      Conte conosco!

      Equipe Gatto

Adicionar comentário

Seu e-mail não vai ser divulgado. Preencha todos os campos *

Gatto Cidadania - CNPJ: 21.528.457/0001-43
P. IVA: 03439590781

EnglishItalianPortugueseSpanish